Gênero, biopolítica e relações de poder: a fundamentalidade de políticas públicas de educação para mulheres

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Valesca Brasil
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Rosa, Geraldo Antônio da, Canci, Chanauana de Azevedo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Perspectivas em Diálogo
Texto Completo: https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/18788
Resumo: Abordamos questões de gênero e biopolítica, relacionando-os e estabelecendo as políticas de educação como mecanismos de empoderamento feminino diante das relações de poder. Revisitamos a história das mulheres na sociedade e o domínio exercido pelo Estado ao longo do tempo sobre a comunidade feminina, limitando e impedindo seu acesso à espaços fundamentais, em momentos decisivos na construção social. Por meio de políticas educacionais é possível resguardar as mulheres, promovendo sua afirmação enquanto sujeitos proativos socialmente. Neste ensaio teórico, propomos uma reflexão sobre o papel das políticas na articulação e execução de ações direcionadas ao acesso à educação pelas mulheres. Consideramos essencial o incentivo à organização feminina, conscientização da história de exclusão e submissão social, e com isso, a articulação de movimentos em prol dos direitos e defesa das conquistas das mulheres, para exigir do ente estatal políticas públicas educacionais contributivas e efetivas quanto ao seu acesso à educação e profissionalização.
id UFMS-2_b873e1573a8e5168a060dab527c31094
oai_identifier_str oai:periodicos.ufms.br:article/18788
network_acronym_str UFMS-2
network_name_str Perspectivas em Diálogo
repository_id_str
spelling Gênero, biopolítica e relações de poder: a fundamentalidade de políticas públicas de educação para mulheresAbordamos questões de gênero e biopolítica, relacionando-os e estabelecendo as políticas de educação como mecanismos de empoderamento feminino diante das relações de poder. Revisitamos a história das mulheres na sociedade e o domínio exercido pelo Estado ao longo do tempo sobre a comunidade feminina, limitando e impedindo seu acesso à espaços fundamentais, em momentos decisivos na construção social. Por meio de políticas educacionais é possível resguardar as mulheres, promovendo sua afirmação enquanto sujeitos proativos socialmente. Neste ensaio teórico, propomos uma reflexão sobre o papel das políticas na articulação e execução de ações direcionadas ao acesso à educação pelas mulheres. Consideramos essencial o incentivo à organização feminina, conscientização da história de exclusão e submissão social, e com isso, a articulação de movimentos em prol dos direitos e defesa das conquistas das mulheres, para exigir do ente estatal políticas públicas educacionais contributivas e efetivas quanto ao seu acesso à educação e profissionalização.Editora UFMS2024-01-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/1878810.55028/pdres.v11i26.18788Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 11 n. 26 (2024); 26-432358-184010.55028/pdres.v11i26reponame:Perspectivas em Diálogoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/18788/13456Copyright (c) 2024 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedadehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Valesca BrasilRosa, Geraldo Antônio da Canci, Chanauana de Azevedo2024-01-03T19:05:46Zoai:periodicos.ufms.br:article/18788Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/indexPUBhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/oaipersdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br2358-18402358-1840opendoar:2024-01-03T19:05:46Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false
dc.title.none.fl_str_mv Gênero, biopolítica e relações de poder: a fundamentalidade de políticas públicas de educação para mulheres
title Gênero, biopolítica e relações de poder: a fundamentalidade de políticas públicas de educação para mulheres
spellingShingle Gênero, biopolítica e relações de poder: a fundamentalidade de políticas públicas de educação para mulheres
Costa, Valesca Brasil
title_short Gênero, biopolítica e relações de poder: a fundamentalidade de políticas públicas de educação para mulheres
title_full Gênero, biopolítica e relações de poder: a fundamentalidade de políticas públicas de educação para mulheres
title_fullStr Gênero, biopolítica e relações de poder: a fundamentalidade de políticas públicas de educação para mulheres
title_full_unstemmed Gênero, biopolítica e relações de poder: a fundamentalidade de políticas públicas de educação para mulheres
title_sort Gênero, biopolítica e relações de poder: a fundamentalidade de políticas públicas de educação para mulheres
author Costa, Valesca Brasil
author_facet Costa, Valesca Brasil
Rosa, Geraldo Antônio da
Canci, Chanauana de Azevedo
author_role author
author2 Rosa, Geraldo Antônio da
Canci, Chanauana de Azevedo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Valesca Brasil
Rosa, Geraldo Antônio da
Canci, Chanauana de Azevedo
description Abordamos questões de gênero e biopolítica, relacionando-os e estabelecendo as políticas de educação como mecanismos de empoderamento feminino diante das relações de poder. Revisitamos a história das mulheres na sociedade e o domínio exercido pelo Estado ao longo do tempo sobre a comunidade feminina, limitando e impedindo seu acesso à espaços fundamentais, em momentos decisivos na construção social. Por meio de políticas educacionais é possível resguardar as mulheres, promovendo sua afirmação enquanto sujeitos proativos socialmente. Neste ensaio teórico, propomos uma reflexão sobre o papel das políticas na articulação e execução de ações direcionadas ao acesso à educação pelas mulheres. Consideramos essencial o incentivo à organização feminina, conscientização da história de exclusão e submissão social, e com isso, a articulação de movimentos em prol dos direitos e defesa das conquistas das mulheres, para exigir do ente estatal políticas públicas educacionais contributivas e efetivas quanto ao seu acesso à educação e profissionalização.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-01-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/18788
10.55028/pdres.v11i26.18788
url https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/18788
identifier_str_mv 10.55028/pdres.v11i26.18788
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/18788/13456
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2024 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2024 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UFMS
publisher.none.fl_str_mv Editora UFMS
dc.source.none.fl_str_mv Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 11 n. 26 (2024); 26-43
2358-1840
10.55028/pdres.v11i26
reponame:Perspectivas em Diálogo
instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron:UFMS
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron_str UFMS
institution UFMS
reponame_str Perspectivas em Diálogo
collection Perspectivas em Diálogo
repository.name.fl_str_mv Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
repository.mail.fl_str_mv persdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br
_version_ 1799711247716843520