Acesso ao trabalho inclusivo para pessoas com deficiência: uma sistematização de boas práticas baseada em levantamento sistemático da literatura
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Perspectivas em Diálogo |
Texto Completo: | https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/10173 |
Resumo: | A inclusão das pessoas com deficiência (PCD) nos espaços públicos e privados é um fator relevante a ser tratado nos dias atuais. Mas isso não deve ser entendido como um problema de assistencialismo, e, sim, como uma forma de pertencimento dessa classe, que passa a provar, constantemente, o quanto pode ser produtiva e contributiva para as organizações. Dessa forma, o presente artigo tem a finalidade de apontar um conjunto de boas práticas observadas em organizações públicas e privadas, com base em levantamento sistemático da literatura. Para apoiar esse objetivo, utilizou-se como metodologia o protocolo Cochrane, que suporta levantamentos sistemáticos na área da saúde. Para tanto, foram realizadas análises sistemáticas em três bases internacionais de periódicos, além de uma base nacional de teses e dissertações. Foi possível achar como resultados a prática da promoção da diversidade por meio da inclusão, via mercado de trabalho; o respeito às diferenças, a sensação de pertencimento das PCD, o aprendizado e a construção de competências entre os trabalhadores com deficiência. O artigo oferece uma contribuição para os diversos setores que empregam pessoas com deficiência, ajudando-os a gerenciarem e empregarem ações que incluam e empoderem, de forma efetiva, seus empregados com necessidades especiais. |
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Acesso ao trabalho inclusivo para pessoas com deficiência: uma sistematização de boas práticas baseada em levantamento sistemático da literaturaA inclusão das pessoas com deficiência (PCD) nos espaços públicos e privados é um fator relevante a ser tratado nos dias atuais. Mas isso não deve ser entendido como um problema de assistencialismo, e, sim, como uma forma de pertencimento dessa classe, que passa a provar, constantemente, o quanto pode ser produtiva e contributiva para as organizações. Dessa forma, o presente artigo tem a finalidade de apontar um conjunto de boas práticas observadas em organizações públicas e privadas, com base em levantamento sistemático da literatura. Para apoiar esse objetivo, utilizou-se como metodologia o protocolo Cochrane, que suporta levantamentos sistemáticos na área da saúde. Para tanto, foram realizadas análises sistemáticas em três bases internacionais de periódicos, além de uma base nacional de teses e dissertações. Foi possível achar como resultados a prática da promoção da diversidade por meio da inclusão, via mercado de trabalho; o respeito às diferenças, a sensação de pertencimento das PCD, o aprendizado e a construção de competências entre os trabalhadores com deficiência. O artigo oferece uma contribuição para os diversos setores que empregam pessoas com deficiência, ajudando-os a gerenciarem e empregarem ações que incluam e empoderem, de forma efetiva, seus empregados com necessidades especiais.Editora UFMS2021-01-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/1017310.55028/pdres.v8i16.10173Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 8 n. 16 (2021); 120-1372358-184010.55028/pdres.v8i16reponame:Perspectivas em Diálogoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/10173/8775Copyright (c) 2021 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedadehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFerreira da Costa e Silva, TatianaOliveira de Araujo, Fernando 2022-05-27T01:40:05Zoai:periodicos.ufms.br:article/10173Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/indexPUBhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/oaipersdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br2358-18402358-1840opendoar:2022-05-27T01:40:05Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false |
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