A universidade pública para os jovens das classes populares: narrativas de superação e a luta por transformação social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva Vasconcelos, Francisca Denise
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Paiva da Silva, Luana, Sousa Damasceno, Roniel, Viana Sales, Bárbara Ellen
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Perspectivas em Diálogo
Texto Completo: https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/10187
Resumo: As políticas de ações afirmativas vêm aumentando o acesso ao ensino superior para jovens oriundos de classes populares. Desse modo, o objetivo do presente artigo é discutir os significados da universidade pública para esses jovens. Para isso, apresentaremos os dados obtidos por meio da realização de entrevistas semiestruturadas com 27 estudantes da Universidade Federal do Ceará – Campus Sobral. Para a análise dos dados utilizamos como ferramenta o software IRAMUTEQ e o suporte teórico da Análise de Discurso trazida por Orlandi. Os relatos dos estudantes permitem compreender que a entrada deles na Universidade Pública está vinculada à negação das instituições privadas de ensino superior, que trazem em seu bojo impossibilidades a esses sujeitos, bem como à superação de contextos de empobrecimento através da possibilidade de emancipação e concretização de seus projetos de vida. Com isso, notamos a construção de trajetórias de superação pautadas na luta por reconhecimento e transformação social.  
id UFMS-2_c0d125f1434a0b3ac0aa8a678c3e2ef7
oai_identifier_str oai:periodicos.ufms.br:article/10187
network_acronym_str UFMS-2
network_name_str Perspectivas em Diálogo
repository_id_str
spelling A universidade pública para os jovens das classes populares: narrativas de superação e a luta por transformação socialAs políticas de ações afirmativas vêm aumentando o acesso ao ensino superior para jovens oriundos de classes populares. Desse modo, o objetivo do presente artigo é discutir os significados da universidade pública para esses jovens. Para isso, apresentaremos os dados obtidos por meio da realização de entrevistas semiestruturadas com 27 estudantes da Universidade Federal do Ceará – Campus Sobral. Para a análise dos dados utilizamos como ferramenta o software IRAMUTEQ e o suporte teórico da Análise de Discurso trazida por Orlandi. Os relatos dos estudantes permitem compreender que a entrada deles na Universidade Pública está vinculada à negação das instituições privadas de ensino superior, que trazem em seu bojo impossibilidades a esses sujeitos, bem como à superação de contextos de empobrecimento através da possibilidade de emancipação e concretização de seus projetos de vida. Com isso, notamos a construção de trajetórias de superação pautadas na luta por reconhecimento e transformação social.  Editora UFMS2021-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/1018710.55028/pdres.v8i18.10187Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 8 n. 18 (2021): Assentamentos Rurais e Educação do Campo; 288-3112358-184010.55028/pdres.v8i18reponame:Perspectivas em Diálogoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/10187/9969Copyright (c) 2021 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedadehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva Vasconcelos, Francisca DenisePaiva da Silva, LuanaSousa Damasceno, RonielViana Sales, Bárbara Ellen2023-08-19T03:54:34Zoai:periodicos.ufms.br:article/10187Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/indexPUBhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/oaipersdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br2358-18402358-1840opendoar:2023-08-19T03:54:34Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false
dc.title.none.fl_str_mv A universidade pública para os jovens das classes populares: narrativas de superação e a luta por transformação social
title A universidade pública para os jovens das classes populares: narrativas de superação e a luta por transformação social
spellingShingle A universidade pública para os jovens das classes populares: narrativas de superação e a luta por transformação social
Silva Vasconcelos, Francisca Denise
title_short A universidade pública para os jovens das classes populares: narrativas de superação e a luta por transformação social
title_full A universidade pública para os jovens das classes populares: narrativas de superação e a luta por transformação social
title_fullStr A universidade pública para os jovens das classes populares: narrativas de superação e a luta por transformação social
title_full_unstemmed A universidade pública para os jovens das classes populares: narrativas de superação e a luta por transformação social
title_sort A universidade pública para os jovens das classes populares: narrativas de superação e a luta por transformação social
author Silva Vasconcelos, Francisca Denise
author_facet Silva Vasconcelos, Francisca Denise
Paiva da Silva, Luana
Sousa Damasceno, Roniel
Viana Sales, Bárbara Ellen
author_role author
author2 Paiva da Silva, Luana
Sousa Damasceno, Roniel
Viana Sales, Bárbara Ellen
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva Vasconcelos, Francisca Denise
Paiva da Silva, Luana
Sousa Damasceno, Roniel
Viana Sales, Bárbara Ellen
description As políticas de ações afirmativas vêm aumentando o acesso ao ensino superior para jovens oriundos de classes populares. Desse modo, o objetivo do presente artigo é discutir os significados da universidade pública para esses jovens. Para isso, apresentaremos os dados obtidos por meio da realização de entrevistas semiestruturadas com 27 estudantes da Universidade Federal do Ceará – Campus Sobral. Para a análise dos dados utilizamos como ferramenta o software IRAMUTEQ e o suporte teórico da Análise de Discurso trazida por Orlandi. Os relatos dos estudantes permitem compreender que a entrada deles na Universidade Pública está vinculada à negação das instituições privadas de ensino superior, que trazem em seu bojo impossibilidades a esses sujeitos, bem como à superação de contextos de empobrecimento através da possibilidade de emancipação e concretização de seus projetos de vida. Com isso, notamos a construção de trajetórias de superação pautadas na luta por reconhecimento e transformação social.  
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/10187
10.55028/pdres.v8i18.10187
url https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/10187
identifier_str_mv 10.55028/pdres.v8i18.10187
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/10187/9969
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedade
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedade
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UFMS
publisher.none.fl_str_mv Editora UFMS
dc.source.none.fl_str_mv Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 8 n. 18 (2021): Assentamentos Rurais e Educação do Campo; 288-311
2358-1840
10.55028/pdres.v8i18
reponame:Perspectivas em Diálogo
instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron:UFMS
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron_str UFMS
institution UFMS
reponame_str Perspectivas em Diálogo
collection Perspectivas em Diálogo
repository.name.fl_str_mv Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
repository.mail.fl_str_mv persdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br
_version_ 1799711246738522112