Mobilizando o raciocínio proporcional na resolução de questões percentuais via uso de funções lineares
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Perspectivas em Diálogo |
Texto Completo: | https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/12578 |
Resumo: | Este trabalho tem o objetivo de mostrar resultados e análises de dados das 3 últimas questões de uma avaliação, que contou com um total de 6 questões (as 3 primeiras questões foram objeto de análise em outro artigo). A avaliação foi proposta em sala de aula de um colégio público federal localizado em uma grande cidade, capital de estado, para alunos de uma turma da 1ª série do ensino médio e foi entregue por 12 alunos (houve 10 faltas, e 6 alunos não a entregaram). O propósito que norteou o estudo foi descrever a natureza das soluções dos sujeitos - conforme o nível de mobilização do raciocínio proporcional em relação à determinação de aumentos e de decréscimos percentuais de valores e quantias - de modo a conhecer e identificar como se deu a natureza das intervenções de ensino encaminhadas pelo professor. A avaliação deu-se na aula seguinte ao término do desenvolvimento e exploração de conceitos associados ao exercício do raciocínio proporcional via conceitos pertinentes às funções lineares, durante reflexões feitas quando da resolução de questões de Matemática Financeira, ao longo de 4 aulas, duração de 40 minutos cada. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, na modalidade pesquisa-ação estratégica, segundo a qual a análise dos dados constituiu o mote para apontar indicações a respeito da apropriação do raciocínio proporcional. Os resultados mostraram que a metodologia e os procedimentos de resolução desenvolvidos para este universo de situações pouco atraíram os sujeitos de estudo como uma alternativa de resolução. |
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