Uma análise de produção bibliográfica sobre as práticas teatrais contemporâneas e a infância: protagonismos infantis e relações de poder
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Perspectivas em Diálogo |
Texto Completo: | https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/15812 |
Resumo: | Ao tomar como inspiração o trabalho com arquivos desenvolvido pelo pensador francês Michel Foucault, interessou à presente investigação mapear os discursos que atrelam a infância às práticas teatrais, analisando, também sob a óptica foucaultiana, as relações de poder aí evidenciadas. Para isso, este artigo valeu-se de um arquivo constituído pelo conjunto de dez revistas científicas do campo das Artes e das Artes Cênicas. No bojo de tal arquivo, foram garimpados 54 artigos que versam acerca do binômio teatro/infância, possíveis de serem divididos em quatro categorias: 1) As linguagens do teatro como instrumento de terapia infantil; 2) A criança, o teatro e a educação – formal e não formal; 3) Teatralidades e infância – a infância como inspiração; 4) A criança e o teatro contemporâneo. Em comum esses artigos evidenciam discursos regulares em favor de ideias de protagonismos infantis, as quais convergem para imagens de indivíduos autônomos apropriados de espaços para se expressarem, agirem e dizerem o que pensam. Entretanto, tal condição infantil parece não se efetivar de forma inconteste nas práticas teatrais com crianças presentes nos estudos escrutinados, uma vez que essas estão fortemente marcadas por intencionalidades e interferências de seus adultos propositores. Daí sobrevêm um paradoxo: a esfera da criança protagonista parece ser incitada e simultaneamente comedida pelas sinuosidades de poder reivindicatórios de sua própria emancipação. |
id |
UFMS-2_cfa20e89595507040fed55cd0d99e3b0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufms.br:article/15812 |
network_acronym_str |
UFMS-2 |
network_name_str |
Perspectivas em Diálogo |
repository_id_str |
|
spelling |
Uma análise de produção bibliográfica sobre as práticas teatrais contemporâneas e a infância: protagonismos infantis e relações de poderAo tomar como inspiração o trabalho com arquivos desenvolvido pelo pensador francês Michel Foucault, interessou à presente investigação mapear os discursos que atrelam a infância às práticas teatrais, analisando, também sob a óptica foucaultiana, as relações de poder aí evidenciadas. Para isso, este artigo valeu-se de um arquivo constituído pelo conjunto de dez revistas científicas do campo das Artes e das Artes Cênicas. No bojo de tal arquivo, foram garimpados 54 artigos que versam acerca do binômio teatro/infância, possíveis de serem divididos em quatro categorias: 1) As linguagens do teatro como instrumento de terapia infantil; 2) A criança, o teatro e a educação – formal e não formal; 3) Teatralidades e infância – a infância como inspiração; 4) A criança e o teatro contemporâneo. Em comum esses artigos evidenciam discursos regulares em favor de ideias de protagonismos infantis, as quais convergem para imagens de indivíduos autônomos apropriados de espaços para se expressarem, agirem e dizerem o que pensam. Entretanto, tal condição infantil parece não se efetivar de forma inconteste nas práticas teatrais com crianças presentes nos estudos escrutinados, uma vez que essas estão fortemente marcadas por intencionalidades e interferências de seus adultos propositores. Daí sobrevêm um paradoxo: a esfera da criança protagonista parece ser incitada e simultaneamente comedida pelas sinuosidades de poder reivindicatórios de sua própria emancipação.Editora UFMS2022-11-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/1581210.55028/pdres.v9i21.15812Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 9 n. 21 (2022): Lutas e Resistências em Michel Foucault; 165-1832358-184010.55028/pdres.v9i21reponame:Perspectivas em Diálogoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/15812/11733Copyright (c) 2022 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedadehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess Silveira Gomes, Sidmar2023-08-19T03:55:50Zoai:periodicos.ufms.br:article/15812Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/indexPUBhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/oaipersdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br2358-18402358-1840opendoar:2023-08-19T03:55:50Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma análise de produção bibliográfica sobre as práticas teatrais contemporâneas e a infância: protagonismos infantis e relações de poder |
title |
Uma análise de produção bibliográfica sobre as práticas teatrais contemporâneas e a infância: protagonismos infantis e relações de poder |
spellingShingle |
Uma análise de produção bibliográfica sobre as práticas teatrais contemporâneas e a infância: protagonismos infantis e relações de poder Silveira Gomes, Sidmar |
title_short |
Uma análise de produção bibliográfica sobre as práticas teatrais contemporâneas e a infância: protagonismos infantis e relações de poder |
title_full |
Uma análise de produção bibliográfica sobre as práticas teatrais contemporâneas e a infância: protagonismos infantis e relações de poder |
title_fullStr |
Uma análise de produção bibliográfica sobre as práticas teatrais contemporâneas e a infância: protagonismos infantis e relações de poder |
title_full_unstemmed |
Uma análise de produção bibliográfica sobre as práticas teatrais contemporâneas e a infância: protagonismos infantis e relações de poder |
title_sort |
Uma análise de produção bibliográfica sobre as práticas teatrais contemporâneas e a infância: protagonismos infantis e relações de poder |
author |
Silveira Gomes, Sidmar |
author_facet |
Silveira Gomes, Sidmar |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silveira Gomes, Sidmar |
description |
Ao tomar como inspiração o trabalho com arquivos desenvolvido pelo pensador francês Michel Foucault, interessou à presente investigação mapear os discursos que atrelam a infância às práticas teatrais, analisando, também sob a óptica foucaultiana, as relações de poder aí evidenciadas. Para isso, este artigo valeu-se de um arquivo constituído pelo conjunto de dez revistas científicas do campo das Artes e das Artes Cênicas. No bojo de tal arquivo, foram garimpados 54 artigos que versam acerca do binômio teatro/infância, possíveis de serem divididos em quatro categorias: 1) As linguagens do teatro como instrumento de terapia infantil; 2) A criança, o teatro e a educação – formal e não formal; 3) Teatralidades e infância – a infância como inspiração; 4) A criança e o teatro contemporâneo. Em comum esses artigos evidenciam discursos regulares em favor de ideias de protagonismos infantis, as quais convergem para imagens de indivíduos autônomos apropriados de espaços para se expressarem, agirem e dizerem o que pensam. Entretanto, tal condição infantil parece não se efetivar de forma inconteste nas práticas teatrais com crianças presentes nos estudos escrutinados, uma vez que essas estão fortemente marcadas por intencionalidades e interferências de seus adultos propositores. Daí sobrevêm um paradoxo: a esfera da criança protagonista parece ser incitada e simultaneamente comedida pelas sinuosidades de poder reivindicatórios de sua própria emancipação. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-11-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/15812 10.55028/pdres.v9i21.15812 |
url |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/15812 |
identifier_str_mv |
10.55028/pdres.v9i21.15812 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/15812/11733 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UFMS |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UFMS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 9 n. 21 (2022): Lutas e Resistências em Michel Foucault; 165-183 2358-1840 10.55028/pdres.v9i21 reponame:Perspectivas em Diálogo instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) instacron:UFMS |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
instacron_str |
UFMS |
institution |
UFMS |
reponame_str |
Perspectivas em Diálogo |
collection |
Perspectivas em Diálogo |
repository.name.fl_str_mv |
Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
repository.mail.fl_str_mv |
persdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br |
_version_ |
1799711247355084800 |