O estado da arte sobre as contribuições das abordagens decoloniais para o ensino de Geografia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Perspectivas em Diálogo |
Texto Completo: | https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/16317 |
Resumo: | Apresentamos os resultados de uma pesquisa de iniciação científica voluntária desenvolvida junto ao Núcleo de Educação Antirracista (NEA) ligado aos cursos de Licenciatura em Geografia e Letras da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS, Unidade de Jardim/MS). A partir de um enfoque teórico-metodológico decolonial, abordamos o ensino e a aprendizagem de temáticas curriculares na área do conhecimento geográfico na educação básica para acolher as diferenças presentes na constituição identitária de estudantes do sudoeste sul-mato-grossense. Como recurso de coleta de dados, utilizamos a pesquisa bibliográfica por meio do estado da arte das pesquisas sobre o ensino de geografia na perspectiva dos estudos decoloniais; posteriormente, tabulamos dados do Google Acadêmico a fim de entender como as pesquisas na área da Geografia propõem intervenções pedagógicas nos conteúdos específicos dessa área do saber. Em conclusão, a perspectiva decolonial do ensino de geografia propõe engajamento nas experiências de vida dos/das alunos/as; contribui para a inclusão de narrativas de grupos inferiorizados nos conteúdos; evita apagamento existencial de grupos não eurocentrados, o epistemicídio e o racismo estrutural que funcionaram como elementos orientadores de temáticas curriculares da Geografia. |
id |
UFMS-2_d386664ff4c522a7da02c6fdbc09045a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufms.br:article/16317 |
network_acronym_str |
UFMS-2 |
network_name_str |
Perspectivas em Diálogo |
repository_id_str |
|
spelling |
O estado da arte sobre as contribuições das abordagens decoloniais para o ensino de GeografiaApresentamos os resultados de uma pesquisa de iniciação científica voluntária desenvolvida junto ao Núcleo de Educação Antirracista (NEA) ligado aos cursos de Licenciatura em Geografia e Letras da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS, Unidade de Jardim/MS). A partir de um enfoque teórico-metodológico decolonial, abordamos o ensino e a aprendizagem de temáticas curriculares na área do conhecimento geográfico na educação básica para acolher as diferenças presentes na constituição identitária de estudantes do sudoeste sul-mato-grossense. Como recurso de coleta de dados, utilizamos a pesquisa bibliográfica por meio do estado da arte das pesquisas sobre o ensino de geografia na perspectiva dos estudos decoloniais; posteriormente, tabulamos dados do Google Acadêmico a fim de entender como as pesquisas na área da Geografia propõem intervenções pedagógicas nos conteúdos específicos dessa área do saber. Em conclusão, a perspectiva decolonial do ensino de geografia propõe engajamento nas experiências de vida dos/das alunos/as; contribui para a inclusão de narrativas de grupos inferiorizados nos conteúdos; evita apagamento existencial de grupos não eurocentrados, o epistemicídio e o racismo estrutural que funcionaram como elementos orientadores de temáticas curriculares da Geografia.Editora UFMS2022-11-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/1631710.55028/pdres.v9i21.16317Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 9 n. 21 (2022): Lutas e Resistências em Michel Foucault; 409-4272358-184010.55028/pdres.v9i21reponame:Perspectivas em Diálogoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/16317/11748Copyright (c) 2022 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedadehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues Ferreira, YagoGuimarães Oliveira da Silva, Fernando2023-08-19T03:55:50Zoai:periodicos.ufms.br:article/16317Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/indexPUBhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/oaipersdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br2358-18402358-1840opendoar:2023-08-19T03:55:50Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O estado da arte sobre as contribuições das abordagens decoloniais para o ensino de Geografia |
title |
O estado da arte sobre as contribuições das abordagens decoloniais para o ensino de Geografia |
spellingShingle |
O estado da arte sobre as contribuições das abordagens decoloniais para o ensino de Geografia Rodrigues Ferreira, Yago |
title_short |
O estado da arte sobre as contribuições das abordagens decoloniais para o ensino de Geografia |
title_full |
O estado da arte sobre as contribuições das abordagens decoloniais para o ensino de Geografia |
title_fullStr |
O estado da arte sobre as contribuições das abordagens decoloniais para o ensino de Geografia |
title_full_unstemmed |
O estado da arte sobre as contribuições das abordagens decoloniais para o ensino de Geografia |
title_sort |
O estado da arte sobre as contribuições das abordagens decoloniais para o ensino de Geografia |
author |
Rodrigues Ferreira, Yago |
author_facet |
Rodrigues Ferreira, Yago Guimarães Oliveira da Silva, Fernando |
author_role |
author |
author2 |
Guimarães Oliveira da Silva, Fernando |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues Ferreira, Yago Guimarães Oliveira da Silva, Fernando |
description |
Apresentamos os resultados de uma pesquisa de iniciação científica voluntária desenvolvida junto ao Núcleo de Educação Antirracista (NEA) ligado aos cursos de Licenciatura em Geografia e Letras da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS, Unidade de Jardim/MS). A partir de um enfoque teórico-metodológico decolonial, abordamos o ensino e a aprendizagem de temáticas curriculares na área do conhecimento geográfico na educação básica para acolher as diferenças presentes na constituição identitária de estudantes do sudoeste sul-mato-grossense. Como recurso de coleta de dados, utilizamos a pesquisa bibliográfica por meio do estado da arte das pesquisas sobre o ensino de geografia na perspectiva dos estudos decoloniais; posteriormente, tabulamos dados do Google Acadêmico a fim de entender como as pesquisas na área da Geografia propõem intervenções pedagógicas nos conteúdos específicos dessa área do saber. Em conclusão, a perspectiva decolonial do ensino de geografia propõe engajamento nas experiências de vida dos/das alunos/as; contribui para a inclusão de narrativas de grupos inferiorizados nos conteúdos; evita apagamento existencial de grupos não eurocentrados, o epistemicídio e o racismo estrutural que funcionaram como elementos orientadores de temáticas curriculares da Geografia. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-11-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/16317 10.55028/pdres.v9i21.16317 |
url |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/16317 |
identifier_str_mv |
10.55028/pdres.v9i21.16317 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/16317/11748 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UFMS |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UFMS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 9 n. 21 (2022): Lutas e Resistências em Michel Foucault; 409-427 2358-1840 10.55028/pdres.v9i21 reponame:Perspectivas em Diálogo instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) instacron:UFMS |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
instacron_str |
UFMS |
institution |
UFMS |
reponame_str |
Perspectivas em Diálogo |
collection |
Perspectivas em Diálogo |
repository.name.fl_str_mv |
Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
repository.mail.fl_str_mv |
persdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br |
_version_ |
1799711247414853632 |