O estado da arte sobre as contribuições das abordagens decoloniais para o ensino de Geografia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues Ferreira, Yago
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Guimarães Oliveira da Silva, Fernando
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Perspectivas em Diálogo
Texto Completo: https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/16317
Resumo: Apresentamos os resultados de uma pesquisa de iniciação científica voluntária desenvolvida junto ao Núcleo de Educação Antirracista (NEA) ligado aos cursos de Licenciatura em Geografia e Letras da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS, Unidade de Jardim/MS). A partir de um enfoque teórico-metodológico decolonial, abordamos o ensino e a aprendizagem de temáticas curriculares na área do conhecimento geográfico na educação básica para acolher as diferenças presentes na constituição identitária de estudantes do sudoeste sul-mato-grossense. Como recurso de coleta de dados, utilizamos a pesquisa bibliográfica por meio do estado da arte das pesquisas sobre o ensino de geografia na perspectiva dos estudos decoloniais; posteriormente, tabulamos dados do Google Acadêmico a fim de entender como as pesquisas na área da Geografia propõem intervenções pedagógicas nos conteúdos específicos dessa área do saber. Em conclusão, a perspectiva decolonial do ensino de geografia propõe engajamento nas experiências de vida dos/das alunos/as; contribui para a inclusão de narrativas de grupos inferiorizados nos conteúdos; evita apagamento existencial de grupos não eurocentrados, o epistemicídio e o racismo estrutural que funcionaram como elementos orientadores de temáticas curriculares da Geografia.
id UFMS-2_d386664ff4c522a7da02c6fdbc09045a
oai_identifier_str oai:periodicos.ufms.br:article/16317
network_acronym_str UFMS-2
network_name_str Perspectivas em Diálogo
repository_id_str
spelling O estado da arte sobre as contribuições das abordagens decoloniais para o ensino de GeografiaApresentamos os resultados de uma pesquisa de iniciação científica voluntária desenvolvida junto ao Núcleo de Educação Antirracista (NEA) ligado aos cursos de Licenciatura em Geografia e Letras da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS, Unidade de Jardim/MS). A partir de um enfoque teórico-metodológico decolonial, abordamos o ensino e a aprendizagem de temáticas curriculares na área do conhecimento geográfico na educação básica para acolher as diferenças presentes na constituição identitária de estudantes do sudoeste sul-mato-grossense. Como recurso de coleta de dados, utilizamos a pesquisa bibliográfica por meio do estado da arte das pesquisas sobre o ensino de geografia na perspectiva dos estudos decoloniais; posteriormente, tabulamos dados do Google Acadêmico a fim de entender como as pesquisas na área da Geografia propõem intervenções pedagógicas nos conteúdos específicos dessa área do saber. Em conclusão, a perspectiva decolonial do ensino de geografia propõe engajamento nas experiências de vida dos/das alunos/as; contribui para a inclusão de narrativas de grupos inferiorizados nos conteúdos; evita apagamento existencial de grupos não eurocentrados, o epistemicídio e o racismo estrutural que funcionaram como elementos orientadores de temáticas curriculares da Geografia.Editora UFMS2022-11-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/1631710.55028/pdres.v9i21.16317Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 9 n. 21 (2022): Lutas e Resistências em Michel Foucault; 409-4272358-184010.55028/pdres.v9i21reponame:Perspectivas em Diálogoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/16317/11748Copyright (c) 2022 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedadehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues Ferreira, YagoGuimarães Oliveira da Silva, Fernando2023-08-19T03:55:50Zoai:periodicos.ufms.br:article/16317Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/indexPUBhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/oaipersdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br2358-18402358-1840opendoar:2023-08-19T03:55:50Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false
dc.title.none.fl_str_mv O estado da arte sobre as contribuições das abordagens decoloniais para o ensino de Geografia
title O estado da arte sobre as contribuições das abordagens decoloniais para o ensino de Geografia
spellingShingle O estado da arte sobre as contribuições das abordagens decoloniais para o ensino de Geografia
Rodrigues Ferreira, Yago
title_short O estado da arte sobre as contribuições das abordagens decoloniais para o ensino de Geografia
title_full O estado da arte sobre as contribuições das abordagens decoloniais para o ensino de Geografia
title_fullStr O estado da arte sobre as contribuições das abordagens decoloniais para o ensino de Geografia
title_full_unstemmed O estado da arte sobre as contribuições das abordagens decoloniais para o ensino de Geografia
title_sort O estado da arte sobre as contribuições das abordagens decoloniais para o ensino de Geografia
author Rodrigues Ferreira, Yago
author_facet Rodrigues Ferreira, Yago
Guimarães Oliveira da Silva, Fernando
author_role author
author2 Guimarães Oliveira da Silva, Fernando
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues Ferreira, Yago
Guimarães Oliveira da Silva, Fernando
description Apresentamos os resultados de uma pesquisa de iniciação científica voluntária desenvolvida junto ao Núcleo de Educação Antirracista (NEA) ligado aos cursos de Licenciatura em Geografia e Letras da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS, Unidade de Jardim/MS). A partir de um enfoque teórico-metodológico decolonial, abordamos o ensino e a aprendizagem de temáticas curriculares na área do conhecimento geográfico na educação básica para acolher as diferenças presentes na constituição identitária de estudantes do sudoeste sul-mato-grossense. Como recurso de coleta de dados, utilizamos a pesquisa bibliográfica por meio do estado da arte das pesquisas sobre o ensino de geografia na perspectiva dos estudos decoloniais; posteriormente, tabulamos dados do Google Acadêmico a fim de entender como as pesquisas na área da Geografia propõem intervenções pedagógicas nos conteúdos específicos dessa área do saber. Em conclusão, a perspectiva decolonial do ensino de geografia propõe engajamento nas experiências de vida dos/das alunos/as; contribui para a inclusão de narrativas de grupos inferiorizados nos conteúdos; evita apagamento existencial de grupos não eurocentrados, o epistemicídio e o racismo estrutural que funcionaram como elementos orientadores de temáticas curriculares da Geografia.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/16317
10.55028/pdres.v9i21.16317
url https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/16317
identifier_str_mv 10.55028/pdres.v9i21.16317
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/16317/11748
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UFMS
publisher.none.fl_str_mv Editora UFMS
dc.source.none.fl_str_mv Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 9 n. 21 (2022): Lutas e Resistências em Michel Foucault; 409-427
2358-1840
10.55028/pdres.v9i21
reponame:Perspectivas em Diálogo
instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron:UFMS
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron_str UFMS
institution UFMS
reponame_str Perspectivas em Diálogo
collection Perspectivas em Diálogo
repository.name.fl_str_mv Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
repository.mail.fl_str_mv persdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br
_version_ 1799711247414853632