Rotina familiar e acadêmica de famílias de alunos durante o isolamento social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, Laura
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Cia, Fabiana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Perspectivas em Diálogo
Texto Completo: https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/11777
Resumo: A pandemia global do Coronavírus causou a interrupção das aulas presenciais, forçando escolas a se reorganizarem para continuar as atividades de forma remota. Assim, surgiu a necessidade de analisar as particularidades da realização deste processo na rotina das famílias dos alunos. O presente estudo tem como objetivo geral verificar o funcionamento da rotina familiar e acadêmica de crianças da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de escolas públicas e particulares de uma cidade do interior paulista, a partir do relato dos familiares. O objetivo específico foi analisar o relacionamento e comunicação entre família e escola neste período, e o impacto das demandas escolares na rotina dos familiares. Para isso, após cumpridos os procedimentos éticos, a coleta de dados foi realizada a partir do envio de um formulário eletrônico, via e-mail, aos familiares de alunos da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental do município. Os dados qualitativos obtidos foram submetidos à análise de conteúdo, passando por operação de desmembramento em unidades de conteúdo e categorização. Os dados quantitativos foram submetidos a medidas de tendência central e dispersão. Foram identificados focos de alerta na retomada das aulas remotas, como sobrecarga materna, dificuldade em compartilhar das atividades da criança, insuficiência das orientações escolares, necessidade de aprimoramento da comunicação e não-variedade das ferramentas utilizadas para tal. Estas constatações devem ser alvo de ação dos governantes, diretores e professores de modo a otimizar este processo educacional.
id UFMS-2_d68f9ac4e75839190e78b0ba3a80ca58
oai_identifier_str oai:periodicos.ufms.br:article/11777
network_acronym_str UFMS-2
network_name_str Perspectivas em Diálogo
repository_id_str
spelling Rotina familiar e acadêmica de famílias de alunos durante o isolamento socialA pandemia global do Coronavírus causou a interrupção das aulas presenciais, forçando escolas a se reorganizarem para continuar as atividades de forma remota. Assim, surgiu a necessidade de analisar as particularidades da realização deste processo na rotina das famílias dos alunos. O presente estudo tem como objetivo geral verificar o funcionamento da rotina familiar e acadêmica de crianças da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de escolas públicas e particulares de uma cidade do interior paulista, a partir do relato dos familiares. O objetivo específico foi analisar o relacionamento e comunicação entre família e escola neste período, e o impacto das demandas escolares na rotina dos familiares. Para isso, após cumpridos os procedimentos éticos, a coleta de dados foi realizada a partir do envio de um formulário eletrônico, via e-mail, aos familiares de alunos da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental do município. Os dados qualitativos obtidos foram submetidos à análise de conteúdo, passando por operação de desmembramento em unidades de conteúdo e categorização. Os dados quantitativos foram submetidos a medidas de tendência central e dispersão. Foram identificados focos de alerta na retomada das aulas remotas, como sobrecarga materna, dificuldade em compartilhar das atividades da criança, insuficiência das orientações escolares, necessidade de aprimoramento da comunicação e não-variedade das ferramentas utilizadas para tal. Estas constatações devem ser alvo de ação dos governantes, diretores e professores de modo a otimizar este processo educacional.Editora UFMS2021-01-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/1177710.55028/pdres.v8i16.11777Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 8 n. 16 (2021); 202-2172358-184010.55028/pdres.v8i16reponame:Perspectivas em Diálogoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/11777/8780Copyright (c) 2021 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedadehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBorges, LauraCia, Fabiana2022-05-27T01:40:05Zoai:periodicos.ufms.br:article/11777Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/indexPUBhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/oaipersdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br2358-18402358-1840opendoar:2022-05-27T01:40:05Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false
dc.title.none.fl_str_mv Rotina familiar e acadêmica de famílias de alunos durante o isolamento social
title Rotina familiar e acadêmica de famílias de alunos durante o isolamento social
spellingShingle Rotina familiar e acadêmica de famílias de alunos durante o isolamento social
Borges, Laura
title_short Rotina familiar e acadêmica de famílias de alunos durante o isolamento social
title_full Rotina familiar e acadêmica de famílias de alunos durante o isolamento social
title_fullStr Rotina familiar e acadêmica de famílias de alunos durante o isolamento social
title_full_unstemmed Rotina familiar e acadêmica de famílias de alunos durante o isolamento social
title_sort Rotina familiar e acadêmica de famílias de alunos durante o isolamento social
author Borges, Laura
author_facet Borges, Laura
Cia, Fabiana
author_role author
author2 Cia, Fabiana
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Borges, Laura
Cia, Fabiana
description A pandemia global do Coronavírus causou a interrupção das aulas presenciais, forçando escolas a se reorganizarem para continuar as atividades de forma remota. Assim, surgiu a necessidade de analisar as particularidades da realização deste processo na rotina das famílias dos alunos. O presente estudo tem como objetivo geral verificar o funcionamento da rotina familiar e acadêmica de crianças da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de escolas públicas e particulares de uma cidade do interior paulista, a partir do relato dos familiares. O objetivo específico foi analisar o relacionamento e comunicação entre família e escola neste período, e o impacto das demandas escolares na rotina dos familiares. Para isso, após cumpridos os procedimentos éticos, a coleta de dados foi realizada a partir do envio de um formulário eletrônico, via e-mail, aos familiares de alunos da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental do município. Os dados qualitativos obtidos foram submetidos à análise de conteúdo, passando por operação de desmembramento em unidades de conteúdo e categorização. Os dados quantitativos foram submetidos a medidas de tendência central e dispersão. Foram identificados focos de alerta na retomada das aulas remotas, como sobrecarga materna, dificuldade em compartilhar das atividades da criança, insuficiência das orientações escolares, necessidade de aprimoramento da comunicação e não-variedade das ferramentas utilizadas para tal. Estas constatações devem ser alvo de ação dos governantes, diretores e professores de modo a otimizar este processo educacional.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/11777
10.55028/pdres.v8i16.11777
url https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/11777
identifier_str_mv 10.55028/pdres.v8i16.11777
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/11777/8780
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedade
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedade
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UFMS
publisher.none.fl_str_mv Editora UFMS
dc.source.none.fl_str_mv Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 8 n. 16 (2021); 202-217
2358-1840
10.55028/pdres.v8i16
reponame:Perspectivas em Diálogo
instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron:UFMS
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron_str UFMS
institution UFMS
reponame_str Perspectivas em Diálogo
collection Perspectivas em Diálogo
repository.name.fl_str_mv Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
repository.mail.fl_str_mv persdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br
_version_ 1799711246764736512