O PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO REGULAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Filipin de Castro Antunes, Clarice
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Alves da Silva, Luzia, Rossetto, Elizabeth
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Perspectivas em Diálogo
Texto Completo: https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/915
Resumo: ResumoObjetiva-se com este artigo, discutir aspectos históricos e sociais relativos à educação de pessoas com deficiência, bem como, identificar a importância do Atendimento Educacional Especializado – AEE, enquanto suporte ao processo de escolarização de alunos com deficiência. O trabalho caracteriza-se como bibliográfico, ao utilizar-se de produções que versam sobre essa temática e fundamenta-se na Teoria Histórico-Cultural.  Documental pautando-se  na legislação que institui as políticas para educação especial na perspectiva da educação inclusiva. Para tanto, partimos da concepção de educação que prima pelo respeito as diferenças e a diversidade. Os resultados desse estudo, apresentam a educação como um processo imprescindível à emancipação humana de sujeitos com e sem deficiência, destacando o AEE como forma de apoio para o processo de escolarização e promoção das apropriações culturais dos alunos que dele necessitam.Palavras-chave: Pessoa com Deficiência. Políticas de Educação Inclusiva. Atendimento Educacional Especializado. THE PROCESS OF PERSON SCHOOLING WITH DISABILITIES IN REGULAR EDUCATION AbstractThe object of this article is to discuss historical and social aspects related to the education of persons with disabilities, as well to identify the importance of the Specialized Educational Services (AEE), used with support for the process of schooling of students with disabilities. The task is characterized as bibliographic, by using productions that talk about this thematic, also is based on the Documental Historical-Cultural Theory, basing on the legislation that establishes the policies to the special education in the perspective of the inclusive education. Both, we start at the conception of education that prioritizes the respect to the differences and the diversity. The results of this study, shows the education with a indispensable process of the human emancipation of subjects with or without disabilities, highlighting the AEE with form of support to the process of schooling and promotion of the cultural appropriation of the students that require it.Keywords: Person of Disabilities, Inclusive Education Policies, Special Educational Services
id UFMS-2_d8f24f1b19cb607432cb0f05ac982277
oai_identifier_str oai:periodicos.ufms.br:article/915
network_acronym_str UFMS-2
network_name_str Perspectivas em Diálogo
repository_id_str
spelling O PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO REGULARPessoa com Deficiência. Políticas de Educação Inclusiva. Atendimento Educacional Especializado.ResumoObjetiva-se com este artigo, discutir aspectos históricos e sociais relativos à educação de pessoas com deficiência, bem como, identificar a importância do Atendimento Educacional Especializado – AEE, enquanto suporte ao processo de escolarização de alunos com deficiência. O trabalho caracteriza-se como bibliográfico, ao utilizar-se de produções que versam sobre essa temática e fundamenta-se na Teoria Histórico-Cultural.  Documental pautando-se  na legislação que institui as políticas para educação especial na perspectiva da educação inclusiva. Para tanto, partimos da concepção de educação que prima pelo respeito as diferenças e a diversidade. Os resultados desse estudo, apresentam a educação como um processo imprescindível à emancipação humana de sujeitos com e sem deficiência, destacando o AEE como forma de apoio para o processo de escolarização e promoção das apropriações culturais dos alunos que dele necessitam.Palavras-chave: Pessoa com Deficiência. Políticas de Educação Inclusiva. Atendimento Educacional Especializado. THE PROCESS OF PERSON SCHOOLING WITH DISABILITIES IN REGULAR EDUCATION AbstractThe object of this article is to discuss historical and social aspects related to the education of persons with disabilities, as well to identify the importance of the Specialized Educational Services (AEE), used with support for the process of schooling of students with disabilities. The task is characterized as bibliographic, by using productions that talk about this thematic, also is based on the Documental Historical-Cultural Theory, basing on the legislation that establishes the policies to the special education in the perspective of the inclusive education. Both, we start at the conception of education that prioritizes the respect to the differences and the diversity. The results of this study, shows the education with a indispensable process of the human emancipation of subjects with or without disabilities, highlighting the AEE with form of support to the process of schooling and promotion of the cultural appropriation of the students that require it.Keywords: Person of Disabilities, Inclusive Education Policies, Special Educational ServicesEditora UFMS2015-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/915Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 2 n. 4 (2015); 71-892358-1840reponame:Perspectivas em Diálogoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/915/1033Filipin de Castro Antunes, ClariceAlves da Silva, LuziaRossetto, Elizabethinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-02T12:44:02Zoai:periodicos.ufms.br:article/915Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/indexPUBhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/oaipersdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br2358-18402358-1840opendoar:2019-07-02T12:44:02Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false
dc.title.none.fl_str_mv O PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO REGULAR
title O PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO REGULAR
spellingShingle O PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO REGULAR
Filipin de Castro Antunes, Clarice
Pessoa com Deficiência. Políticas de Educação Inclusiva. Atendimento Educacional Especializado.
title_short O PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO REGULAR
title_full O PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO REGULAR
title_fullStr O PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO REGULAR
title_full_unstemmed O PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO REGULAR
title_sort O PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO REGULAR
author Filipin de Castro Antunes, Clarice
author_facet Filipin de Castro Antunes, Clarice
Alves da Silva, Luzia
Rossetto, Elizabeth
author_role author
author2 Alves da Silva, Luzia
Rossetto, Elizabeth
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Filipin de Castro Antunes, Clarice
Alves da Silva, Luzia
Rossetto, Elizabeth
dc.subject.por.fl_str_mv Pessoa com Deficiência. Políticas de Educação Inclusiva. Atendimento Educacional Especializado.
topic Pessoa com Deficiência. Políticas de Educação Inclusiva. Atendimento Educacional Especializado.
description ResumoObjetiva-se com este artigo, discutir aspectos históricos e sociais relativos à educação de pessoas com deficiência, bem como, identificar a importância do Atendimento Educacional Especializado – AEE, enquanto suporte ao processo de escolarização de alunos com deficiência. O trabalho caracteriza-se como bibliográfico, ao utilizar-se de produções que versam sobre essa temática e fundamenta-se na Teoria Histórico-Cultural.  Documental pautando-se  na legislação que institui as políticas para educação especial na perspectiva da educação inclusiva. Para tanto, partimos da concepção de educação que prima pelo respeito as diferenças e a diversidade. Os resultados desse estudo, apresentam a educação como um processo imprescindível à emancipação humana de sujeitos com e sem deficiência, destacando o AEE como forma de apoio para o processo de escolarização e promoção das apropriações culturais dos alunos que dele necessitam.Palavras-chave: Pessoa com Deficiência. Políticas de Educação Inclusiva. Atendimento Educacional Especializado. THE PROCESS OF PERSON SCHOOLING WITH DISABILITIES IN REGULAR EDUCATION AbstractThe object of this article is to discuss historical and social aspects related to the education of persons with disabilities, as well to identify the importance of the Specialized Educational Services (AEE), used with support for the process of schooling of students with disabilities. The task is characterized as bibliographic, by using productions that talk about this thematic, also is based on the Documental Historical-Cultural Theory, basing on the legislation that establishes the policies to the special education in the perspective of the inclusive education. Both, we start at the conception of education that prioritizes the respect to the differences and the diversity. The results of this study, shows the education with a indispensable process of the human emancipation of subjects with or without disabilities, highlighting the AEE with form of support to the process of schooling and promotion of the cultural appropriation of the students that require it.Keywords: Person of Disabilities, Inclusive Education Policies, Special Educational Services
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/915
url https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/915
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/915/1033
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UFMS
publisher.none.fl_str_mv Editora UFMS
dc.source.none.fl_str_mv Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 2 n. 4 (2015); 71-89
2358-1840
reponame:Perspectivas em Diálogo
instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron:UFMS
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron_str UFMS
institution UFMS
reponame_str Perspectivas em Diálogo
collection Perspectivas em Diálogo
repository.name.fl_str_mv Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
repository.mail.fl_str_mv persdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br
_version_ 1799711245955235840