O PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO REGULAR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Perspectivas em Diálogo |
Texto Completo: | https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/915 |
Resumo: | ResumoObjetiva-se com este artigo, discutir aspectos históricos e sociais relativos à educação de pessoas com deficiência, bem como, identificar a importância do Atendimento Educacional Especializado – AEE, enquanto suporte ao processo de escolarização de alunos com deficiência. O trabalho caracteriza-se como bibliográfico, ao utilizar-se de produções que versam sobre essa temática e fundamenta-se na Teoria Histórico-Cultural. Documental pautando-se na legislação que institui as políticas para educação especial na perspectiva da educação inclusiva. Para tanto, partimos da concepção de educação que prima pelo respeito as diferenças e a diversidade. Os resultados desse estudo, apresentam a educação como um processo imprescindível à emancipação humana de sujeitos com e sem deficiência, destacando o AEE como forma de apoio para o processo de escolarização e promoção das apropriações culturais dos alunos que dele necessitam.Palavras-chave: Pessoa com Deficiência. Políticas de Educação Inclusiva. Atendimento Educacional Especializado. THE PROCESS OF PERSON SCHOOLING WITH DISABILITIES IN REGULAR EDUCATION AbstractThe object of this article is to discuss historical and social aspects related to the education of persons with disabilities, as well to identify the importance of the Specialized Educational Services (AEE), used with support for the process of schooling of students with disabilities. The task is characterized as bibliographic, by using productions that talk about this thematic, also is based on the Documental Historical-Cultural Theory, basing on the legislation that establishes the policies to the special education in the perspective of the inclusive education. Both, we start at the conception of education that prioritizes the respect to the differences and the diversity. The results of this study, shows the education with a indispensable process of the human emancipation of subjects with or without disabilities, highlighting the AEE with form of support to the process of schooling and promotion of the cultural appropriation of the students that require it.Keywords: Person of Disabilities, Inclusive Education Policies, Special Educational Services |
id |
UFMS-2_d8f24f1b19cb607432cb0f05ac982277 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufms.br:article/915 |
network_acronym_str |
UFMS-2 |
network_name_str |
Perspectivas em Diálogo |
repository_id_str |
|
spelling |
O PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO REGULARPessoa com Deficiência. Políticas de Educação Inclusiva. Atendimento Educacional Especializado.ResumoObjetiva-se com este artigo, discutir aspectos históricos e sociais relativos à educação de pessoas com deficiência, bem como, identificar a importância do Atendimento Educacional Especializado – AEE, enquanto suporte ao processo de escolarização de alunos com deficiência. O trabalho caracteriza-se como bibliográfico, ao utilizar-se de produções que versam sobre essa temática e fundamenta-se na Teoria Histórico-Cultural. Documental pautando-se na legislação que institui as políticas para educação especial na perspectiva da educação inclusiva. Para tanto, partimos da concepção de educação que prima pelo respeito as diferenças e a diversidade. Os resultados desse estudo, apresentam a educação como um processo imprescindível à emancipação humana de sujeitos com e sem deficiência, destacando o AEE como forma de apoio para o processo de escolarização e promoção das apropriações culturais dos alunos que dele necessitam.Palavras-chave: Pessoa com Deficiência. Políticas de Educação Inclusiva. Atendimento Educacional Especializado. THE PROCESS OF PERSON SCHOOLING WITH DISABILITIES IN REGULAR EDUCATION AbstractThe object of this article is to discuss historical and social aspects related to the education of persons with disabilities, as well to identify the importance of the Specialized Educational Services (AEE), used with support for the process of schooling of students with disabilities. The task is characterized as bibliographic, by using productions that talk about this thematic, also is based on the Documental Historical-Cultural Theory, basing on the legislation that establishes the policies to the special education in the perspective of the inclusive education. Both, we start at the conception of education that prioritizes the respect to the differences and the diversity. The results of this study, shows the education with a indispensable process of the human emancipation of subjects with or without disabilities, highlighting the AEE with form of support to the process of schooling and promotion of the cultural appropriation of the students that require it.Keywords: Person of Disabilities, Inclusive Education Policies, Special Educational ServicesEditora UFMS2015-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/915Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 2 n. 4 (2015); 71-892358-1840reponame:Perspectivas em Diálogoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/915/1033Filipin de Castro Antunes, ClariceAlves da Silva, LuziaRossetto, Elizabethinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-02T12:44:02Zoai:periodicos.ufms.br:article/915Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/indexPUBhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/oaipersdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br2358-18402358-1840opendoar:2019-07-02T12:44:02Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO REGULAR |
title |
O PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO REGULAR |
spellingShingle |
O PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO REGULAR Filipin de Castro Antunes, Clarice Pessoa com Deficiência. Políticas de Educação Inclusiva. Atendimento Educacional Especializado. |
title_short |
O PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO REGULAR |
title_full |
O PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO REGULAR |
title_fullStr |
O PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO REGULAR |
title_full_unstemmed |
O PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO REGULAR |
title_sort |
O PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO REGULAR |
author |
Filipin de Castro Antunes, Clarice |
author_facet |
Filipin de Castro Antunes, Clarice Alves da Silva, Luzia Rossetto, Elizabeth |
author_role |
author |
author2 |
Alves da Silva, Luzia Rossetto, Elizabeth |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Filipin de Castro Antunes, Clarice Alves da Silva, Luzia Rossetto, Elizabeth |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pessoa com Deficiência. Políticas de Educação Inclusiva. Atendimento Educacional Especializado. |
topic |
Pessoa com Deficiência. Políticas de Educação Inclusiva. Atendimento Educacional Especializado. |
description |
ResumoObjetiva-se com este artigo, discutir aspectos históricos e sociais relativos à educação de pessoas com deficiência, bem como, identificar a importância do Atendimento Educacional Especializado – AEE, enquanto suporte ao processo de escolarização de alunos com deficiência. O trabalho caracteriza-se como bibliográfico, ao utilizar-se de produções que versam sobre essa temática e fundamenta-se na Teoria Histórico-Cultural. Documental pautando-se na legislação que institui as políticas para educação especial na perspectiva da educação inclusiva. Para tanto, partimos da concepção de educação que prima pelo respeito as diferenças e a diversidade. Os resultados desse estudo, apresentam a educação como um processo imprescindível à emancipação humana de sujeitos com e sem deficiência, destacando o AEE como forma de apoio para o processo de escolarização e promoção das apropriações culturais dos alunos que dele necessitam.Palavras-chave: Pessoa com Deficiência. Políticas de Educação Inclusiva. Atendimento Educacional Especializado. THE PROCESS OF PERSON SCHOOLING WITH DISABILITIES IN REGULAR EDUCATION AbstractThe object of this article is to discuss historical and social aspects related to the education of persons with disabilities, as well to identify the importance of the Specialized Educational Services (AEE), used with support for the process of schooling of students with disabilities. The task is characterized as bibliographic, by using productions that talk about this thematic, also is based on the Documental Historical-Cultural Theory, basing on the legislation that establishes the policies to the special education in the perspective of the inclusive education. Both, we start at the conception of education that prioritizes the respect to the differences and the diversity. The results of this study, shows the education with a indispensable process of the human emancipation of subjects with or without disabilities, highlighting the AEE with form of support to the process of schooling and promotion of the cultural appropriation of the students that require it.Keywords: Person of Disabilities, Inclusive Education Policies, Special Educational Services |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/915 |
url |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/915 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/915/1033 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UFMS |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UFMS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 2 n. 4 (2015); 71-89 2358-1840 reponame:Perspectivas em Diálogo instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) instacron:UFMS |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
instacron_str |
UFMS |
institution |
UFMS |
reponame_str |
Perspectivas em Diálogo |
collection |
Perspectivas em Diálogo |
repository.name.fl_str_mv |
Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
repository.mail.fl_str_mv |
persdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br |
_version_ |
1799711245955235840 |