A ESCOLA PÚBLICA: FORMAS DE EXCLUSÃO E DE CONTROLE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Perspectivas em Diálogo |
Texto Completo: | https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/1 |
Resumo: | A ESCOLA PÚBLICA: formas de exclusão e de controle* RESUMO: Este artigo tem por objetivo refletir sobre o papel da escola pública no contexto contemporâneo considerando-se o movimento de expansão de oportunidades escolares que testemunhamos ao longo do século XX e que incorporou um contingente oriundo das classes populares que historicamente vinha sendo excluído da escolarização formal. Essa massificação exigiu que a escola se transformasse a caminho de uma escola para todos. Ao abrir as portas a novos públicos escolares, foram necessários novos regulamentos para a convivência interna e novas regulações para a vida externa, isto é, a escola criou novos mecanismos de controle disciplinar interno e as agências financiadoras novas formas de regulação da oferta do ensino público e gratuito. Esses aspectos devem ser considerados e criteriosamente analisados considerando: 1. A difusão mundial da escola; 2. Universalização da escola; 3. Processo de globalização;4. A construção de uma nova escola; 5. Garantia da sustentação da democracia nas escolas. Acima de tudo, é preciso considerar que é papel da escola desenvolver consciências críticas e espíritos solidários que sejam capazes de reconstruir e reinventar espaços e tempos democráticos.Palavras-chave: Escola pública. Exclusão. Globalização. Democratização.* O presente Texto é um aprofundamento de algumas reflexões apresentadas no artigo “Escolarização e globalização: mitos e desafios” redigido em colaboração com Sílvia Adriana Rodrigues. |
id |
UFMS-2_e19728a7e6631d0e0e09d33c855df35e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufms.br:article/1 |
network_acronym_str |
UFMS-2 |
network_name_str |
Perspectivas em Diálogo |
repository_id_str |
|
spelling |
A ESCOLA PÚBLICA: FORMAS DE EXCLUSÃO E DE CONTROLEA ESCOLA PÚBLICA: formas de exclusão e de controle* RESUMO: Este artigo tem por objetivo refletir sobre o papel da escola pública no contexto contemporâneo considerando-se o movimento de expansão de oportunidades escolares que testemunhamos ao longo do século XX e que incorporou um contingente oriundo das classes populares que historicamente vinha sendo excluído da escolarização formal. Essa massificação exigiu que a escola se transformasse a caminho de uma escola para todos. Ao abrir as portas a novos públicos escolares, foram necessários novos regulamentos para a convivência interna e novas regulações para a vida externa, isto é, a escola criou novos mecanismos de controle disciplinar interno e as agências financiadoras novas formas de regulação da oferta do ensino público e gratuito. Esses aspectos devem ser considerados e criteriosamente analisados considerando: 1. A difusão mundial da escola; 2. Universalização da escola; 3. Processo de globalização;4. A construção de uma nova escola; 5. Garantia da sustentação da democracia nas escolas. Acima de tudo, é preciso considerar que é papel da escola desenvolver consciências críticas e espíritos solidários que sejam capazes de reconstruir e reinventar espaços e tempos democráticos.Palavras-chave: Escola pública. Exclusão. Globalização. Democratização.* O presente Texto é um aprofundamento de algumas reflexões apresentadas no artigo “Escolarização e globalização: mitos e desafios” redigido em colaboração com Sílvia Adriana Rodrigues.Editora UFMS2014-06-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/1Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 1 n. 1 (2014); 1-132358-1840reponame:Perspectivas em Diálogoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/1/1Gomes, Alberto Albuquerqueinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-02T12:41:34Zoai:periodicos.ufms.br:article/1Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/indexPUBhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/oaipersdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br2358-18402358-1840opendoar:2019-07-02T12:41:34Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A ESCOLA PÚBLICA: FORMAS DE EXCLUSÃO E DE CONTROLE |
title |
A ESCOLA PÚBLICA: FORMAS DE EXCLUSÃO E DE CONTROLE |
spellingShingle |
A ESCOLA PÚBLICA: FORMAS DE EXCLUSÃO E DE CONTROLE Gomes, Alberto Albuquerque |
title_short |
A ESCOLA PÚBLICA: FORMAS DE EXCLUSÃO E DE CONTROLE |
title_full |
A ESCOLA PÚBLICA: FORMAS DE EXCLUSÃO E DE CONTROLE |
title_fullStr |
A ESCOLA PÚBLICA: FORMAS DE EXCLUSÃO E DE CONTROLE |
title_full_unstemmed |
A ESCOLA PÚBLICA: FORMAS DE EXCLUSÃO E DE CONTROLE |
title_sort |
A ESCOLA PÚBLICA: FORMAS DE EXCLUSÃO E DE CONTROLE |
author |
Gomes, Alberto Albuquerque |
author_facet |
Gomes, Alberto Albuquerque |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Alberto Albuquerque |
description |
A ESCOLA PÚBLICA: formas de exclusão e de controle* RESUMO: Este artigo tem por objetivo refletir sobre o papel da escola pública no contexto contemporâneo considerando-se o movimento de expansão de oportunidades escolares que testemunhamos ao longo do século XX e que incorporou um contingente oriundo das classes populares que historicamente vinha sendo excluído da escolarização formal. Essa massificação exigiu que a escola se transformasse a caminho de uma escola para todos. Ao abrir as portas a novos públicos escolares, foram necessários novos regulamentos para a convivência interna e novas regulações para a vida externa, isto é, a escola criou novos mecanismos de controle disciplinar interno e as agências financiadoras novas formas de regulação da oferta do ensino público e gratuito. Esses aspectos devem ser considerados e criteriosamente analisados considerando: 1. A difusão mundial da escola; 2. Universalização da escola; 3. Processo de globalização;4. A construção de uma nova escola; 5. Garantia da sustentação da democracia nas escolas. Acima de tudo, é preciso considerar que é papel da escola desenvolver consciências críticas e espíritos solidários que sejam capazes de reconstruir e reinventar espaços e tempos democráticos.Palavras-chave: Escola pública. Exclusão. Globalização. Democratização.* O presente Texto é um aprofundamento de algumas reflexões apresentadas no artigo “Escolarização e globalização: mitos e desafios” redigido em colaboração com Sílvia Adriana Rodrigues. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-06-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/1 |
url |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/1 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/1/1 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UFMS |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UFMS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 1 n. 1 (2014); 1-13 2358-1840 reponame:Perspectivas em Diálogo instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) instacron:UFMS |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
instacron_str |
UFMS |
institution |
UFMS |
reponame_str |
Perspectivas em Diálogo |
collection |
Perspectivas em Diálogo |
repository.name.fl_str_mv |
Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
repository.mail.fl_str_mv |
persdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br |
_version_ |
1799711245907001344 |