Socialização e comunicação por meio de regras: adultos e crianças em relação, no contexto de uma creche em Santos - SP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho de Oliveira, Simone
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Nakamura, Eunice
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Perspectivas em Diálogo
Texto Completo: https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/13613
Resumo: Este artigo apresenta parte da pesquisa de doutorado realizada em uma unidade de Educação Infantil em Santos - SP, uma creche conveniada com a Secretaria de Educação de Santos, baseada no método etnográfico e cujo objetivo foi compreender o processo de comunicação entre adultos e crianças por meio de regras. Foram observadas e acompanhadas, entre março e dezembro de 2018, situações do cotidiano de 15 crianças (entre três e quatro anos) de uma sala do Maternal II em interação com a professora responsável. O artigo centrou-se na análise do processo de socialização, de como os adultos moldam o comportamento e as formas de comunicação das crianças por meio de regras, assim como as concordâncias e transgressão das crianças durante esse processo. Ao privilegiar a perspectiva das crianças foi possível acessar outras dimensões sobre a socialização e a comunicação por meio das regras, destacando-se possibilidades de relações menos assimétricas que podem emergir entre adultos e crianças. O estudo aponta a necessidade de  reconhecimento da atuação das crianças e da sua maneira peculiar de vivenciar a cultura, onde ela aprende e também ensina, transforma-se na interação com os adultos e seus pares, mas também é agente de transformação.
id UFMS-2_eb7702f62e9d3e6a266d050c17c44f36
oai_identifier_str oai:periodicos.ufms.br:article/13613
network_acronym_str UFMS-2
network_name_str Perspectivas em Diálogo
repository_id_str
spelling Socialização e comunicação por meio de regras: adultos e crianças em relação, no contexto de uma creche em Santos - SPEste artigo apresenta parte da pesquisa de doutorado realizada em uma unidade de Educação Infantil em Santos - SP, uma creche conveniada com a Secretaria de Educação de Santos, baseada no método etnográfico e cujo objetivo foi compreender o processo de comunicação entre adultos e crianças por meio de regras. Foram observadas e acompanhadas, entre março e dezembro de 2018, situações do cotidiano de 15 crianças (entre três e quatro anos) de uma sala do Maternal II em interação com a professora responsável. O artigo centrou-se na análise do processo de socialização, de como os adultos moldam o comportamento e as formas de comunicação das crianças por meio de regras, assim como as concordâncias e transgressão das crianças durante esse processo. Ao privilegiar a perspectiva das crianças foi possível acessar outras dimensões sobre a socialização e a comunicação por meio das regras, destacando-se possibilidades de relações menos assimétricas que podem emergir entre adultos e crianças. O estudo aponta a necessidade de  reconhecimento da atuação das crianças e da sua maneira peculiar de vivenciar a cultura, onde ela aprende e também ensina, transforma-se na interação com os adultos e seus pares, mas também é agente de transformação.Editora UFMS2022-01-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/1361310.55028/pdres.v9i19.13613Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 9 n. 19 (2022); 44-592358-184010.55028/pdres.v9i19reponame:Perspectivas em Diálogoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/13613/10243Copyright (c) 2022 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedadehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho de Oliveira, SimoneNakamura, Eunice 2022-05-27T01:42:12Zoai:periodicos.ufms.br:article/13613Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/indexPUBhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/oaipersdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br2358-18402358-1840opendoar:2022-05-27T01:42:12Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false
dc.title.none.fl_str_mv Socialização e comunicação por meio de regras: adultos e crianças em relação, no contexto de uma creche em Santos - SP
title Socialização e comunicação por meio de regras: adultos e crianças em relação, no contexto de uma creche em Santos - SP
spellingShingle Socialização e comunicação por meio de regras: adultos e crianças em relação, no contexto de uma creche em Santos - SP
Carvalho de Oliveira, Simone
title_short Socialização e comunicação por meio de regras: adultos e crianças em relação, no contexto de uma creche em Santos - SP
title_full Socialização e comunicação por meio de regras: adultos e crianças em relação, no contexto de uma creche em Santos - SP
title_fullStr Socialização e comunicação por meio de regras: adultos e crianças em relação, no contexto de uma creche em Santos - SP
title_full_unstemmed Socialização e comunicação por meio de regras: adultos e crianças em relação, no contexto de uma creche em Santos - SP
title_sort Socialização e comunicação por meio de regras: adultos e crianças em relação, no contexto de uma creche em Santos - SP
author Carvalho de Oliveira, Simone
author_facet Carvalho de Oliveira, Simone
Nakamura, Eunice
author_role author
author2 Nakamura, Eunice
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho de Oliveira, Simone
Nakamura, Eunice
description Este artigo apresenta parte da pesquisa de doutorado realizada em uma unidade de Educação Infantil em Santos - SP, uma creche conveniada com a Secretaria de Educação de Santos, baseada no método etnográfico e cujo objetivo foi compreender o processo de comunicação entre adultos e crianças por meio de regras. Foram observadas e acompanhadas, entre março e dezembro de 2018, situações do cotidiano de 15 crianças (entre três e quatro anos) de uma sala do Maternal II em interação com a professora responsável. O artigo centrou-se na análise do processo de socialização, de como os adultos moldam o comportamento e as formas de comunicação das crianças por meio de regras, assim como as concordâncias e transgressão das crianças durante esse processo. Ao privilegiar a perspectiva das crianças foi possível acessar outras dimensões sobre a socialização e a comunicação por meio das regras, destacando-se possibilidades de relações menos assimétricas que podem emergir entre adultos e crianças. O estudo aponta a necessidade de  reconhecimento da atuação das crianças e da sua maneira peculiar de vivenciar a cultura, onde ela aprende e também ensina, transforma-se na interação com os adultos e seus pares, mas também é agente de transformação.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/13613
10.55028/pdres.v9i19.13613
url https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/13613
identifier_str_mv 10.55028/pdres.v9i19.13613
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/13613/10243
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedade
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedade
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UFMS
publisher.none.fl_str_mv Editora UFMS
dc.source.none.fl_str_mv Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 9 n. 19 (2022); 44-59
2358-1840
10.55028/pdres.v9i19
reponame:Perspectivas em Diálogo
instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron:UFMS
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron_str UFMS
institution UFMS
reponame_str Perspectivas em Diálogo
collection Perspectivas em Diálogo
repository.name.fl_str_mv Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
repository.mail.fl_str_mv persdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br
_version_ 1799711246861205504