INTERATIVIDADE: ESPECIFICIDADE DA MEDIAÇÃO EDUCACIONAL DO TUTOR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Perspectivas em Diálogo |
Texto Completo: | https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/719 |
Resumo: | Este artigo é fruto da pesquisa de trabalho final de curso em Gestão da Educação a Distância (Especialização Lato Sensu) ofertado pela Universidade Federal Fluminense (UFF). O estudo tem por objetivo refletir sobre a dinâmica interativa realizada na ferramenta fórum do curso de Ensino de Ciências, Pós-Graduação (Lato Sensu), ofertado na modalidade a Distância pela Universidade de São Paulo (Faculdade de Educação – FE/USP) e Redefor/SEE-SP em 2010/2011. Descrevemos a ação do tutor em fóruns de discussões buscando evidenciar a interação mediada pela tutoria e em que medida propiciou melhores resultados no processo de ensino e aprendizagens. A abordagem de ordem qualitativa, num estudo de caso, pautou-se na interpretação da realidade, no caráter hermenêutico sobre a experiência vivida pelos sujeitos envolvidos num dado contexto da ferramenta assíncrona de aprendizagem. A análise centrou-se no discurso realizado e na interatividade desenvolvida através da ação da tutoria com os cursistas. Através do presente estudo, foi possível observar que a interatividade estabelecida no ferramental, tem o tutor como elemento essencial de mediação. Sua atuação dinamiza os diferentes níveis interativos, a relação entre os sujeitos envolvidos e todo o processo de construção do conhecimento, promovendo resultados positivos no que se diz respeito a essa modalidade educacional. |
id |
UFMS-2_ee1b034f5061b229ed27332ce2720e34 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufms.br:article/719 |
network_acronym_str |
UFMS-2 |
network_name_str |
Perspectivas em Diálogo |
repository_id_str |
|
spelling |
INTERATIVIDADE: ESPECIFICIDADE DA MEDIAÇÃO EDUCACIONAL DO TUTORTutoria. Mediação. Interatividade.Este artigo é fruto da pesquisa de trabalho final de curso em Gestão da Educação a Distância (Especialização Lato Sensu) ofertado pela Universidade Federal Fluminense (UFF). O estudo tem por objetivo refletir sobre a dinâmica interativa realizada na ferramenta fórum do curso de Ensino de Ciências, Pós-Graduação (Lato Sensu), ofertado na modalidade a Distância pela Universidade de São Paulo (Faculdade de Educação – FE/USP) e Redefor/SEE-SP em 2010/2011. Descrevemos a ação do tutor em fóruns de discussões buscando evidenciar a interação mediada pela tutoria e em que medida propiciou melhores resultados no processo de ensino e aprendizagens. A abordagem de ordem qualitativa, num estudo de caso, pautou-se na interpretação da realidade, no caráter hermenêutico sobre a experiência vivida pelos sujeitos envolvidos num dado contexto da ferramenta assíncrona de aprendizagem. A análise centrou-se no discurso realizado e na interatividade desenvolvida através da ação da tutoria com os cursistas. Através do presente estudo, foi possível observar que a interatividade estabelecida no ferramental, tem o tutor como elemento essencial de mediação. Sua atuação dinamiza os diferentes níveis interativos, a relação entre os sujeitos envolvidos e todo o processo de construção do conhecimento, promovendo resultados positivos no que se diz respeito a essa modalidade educacional.Editora UFMS2016-01-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/719Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 3 n. 5 (2016); 88-1112358-1840reponame:Perspectivas em Diálogoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/719/1083https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/719/6461https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/719/6475Ribeiro, Rogério da CostaRibeiro, Lisliê Lúcia Lima Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-02T17:15:06Zoai:periodicos.ufms.br:article/719Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/indexPUBhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/oaipersdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br2358-18402358-1840opendoar:2019-07-02T17:15:06Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
INTERATIVIDADE: ESPECIFICIDADE DA MEDIAÇÃO EDUCACIONAL DO TUTOR |
title |
INTERATIVIDADE: ESPECIFICIDADE DA MEDIAÇÃO EDUCACIONAL DO TUTOR |
spellingShingle |
INTERATIVIDADE: ESPECIFICIDADE DA MEDIAÇÃO EDUCACIONAL DO TUTOR Ribeiro, Rogério da Costa Tutoria. Mediação. Interatividade. |
title_short |
INTERATIVIDADE: ESPECIFICIDADE DA MEDIAÇÃO EDUCACIONAL DO TUTOR |
title_full |
INTERATIVIDADE: ESPECIFICIDADE DA MEDIAÇÃO EDUCACIONAL DO TUTOR |
title_fullStr |
INTERATIVIDADE: ESPECIFICIDADE DA MEDIAÇÃO EDUCACIONAL DO TUTOR |
title_full_unstemmed |
INTERATIVIDADE: ESPECIFICIDADE DA MEDIAÇÃO EDUCACIONAL DO TUTOR |
title_sort |
INTERATIVIDADE: ESPECIFICIDADE DA MEDIAÇÃO EDUCACIONAL DO TUTOR |
author |
Ribeiro, Rogério da Costa |
author_facet |
Ribeiro, Rogério da Costa Ribeiro, Lisliê Lúcia Lima Pereira |
author_role |
author |
author2 |
Ribeiro, Lisliê Lúcia Lima Pereira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Rogério da Costa Ribeiro, Lisliê Lúcia Lima Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tutoria. Mediação. Interatividade. |
topic |
Tutoria. Mediação. Interatividade. |
description |
Este artigo é fruto da pesquisa de trabalho final de curso em Gestão da Educação a Distância (Especialização Lato Sensu) ofertado pela Universidade Federal Fluminense (UFF). O estudo tem por objetivo refletir sobre a dinâmica interativa realizada na ferramenta fórum do curso de Ensino de Ciências, Pós-Graduação (Lato Sensu), ofertado na modalidade a Distância pela Universidade de São Paulo (Faculdade de Educação – FE/USP) e Redefor/SEE-SP em 2010/2011. Descrevemos a ação do tutor em fóruns de discussões buscando evidenciar a interação mediada pela tutoria e em que medida propiciou melhores resultados no processo de ensino e aprendizagens. A abordagem de ordem qualitativa, num estudo de caso, pautou-se na interpretação da realidade, no caráter hermenêutico sobre a experiência vivida pelos sujeitos envolvidos num dado contexto da ferramenta assíncrona de aprendizagem. A análise centrou-se no discurso realizado e na interatividade desenvolvida através da ação da tutoria com os cursistas. Através do presente estudo, foi possível observar que a interatividade estabelecida no ferramental, tem o tutor como elemento essencial de mediação. Sua atuação dinamiza os diferentes níveis interativos, a relação entre os sujeitos envolvidos e todo o processo de construção do conhecimento, promovendo resultados positivos no que se diz respeito a essa modalidade educacional. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-01-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/719 |
url |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/719 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/719/1083 https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/719/6461 https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/719/6475 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UFMS |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UFMS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 3 n. 5 (2016); 88-111 2358-1840 reponame:Perspectivas em Diálogo instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) instacron:UFMS |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
instacron_str |
UFMS |
institution |
UFMS |
reponame_str |
Perspectivas em Diálogo |
collection |
Perspectivas em Diálogo |
repository.name.fl_str_mv |
Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
repository.mail.fl_str_mv |
persdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br |
_version_ |
1799711245937410048 |