Uma Abordagem para a Disciplina Desenho no Curso Técnico de Comunicação Visual em uma Instituição Federal de Ensino Técnico/Tecnológico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hanson, Dennis
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Perspectivas em Diálogo
Texto Completo: https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/5037
Resumo: O trabalho a seguir descreve a aplicação da metodologia de ensino de desenho originalmente desenvolvida pela professora Betty Edwards, em uma turma do curso técnico subsequente de uma instituição federal de ensino técnico em Minas Gerais. A metodologia baseia-se nos estudos científicos desenvolvidos tendo a lateralidade cerebral como fundamento teórico principal. A premissa é a de se envolver o discente na tarefa de desenhar, estimulando a atividade cerebral do hemisfério direito do cérebro, mais afeito à espacialidade, e fazendo calar o hemisfério esquerdo, mais lógico e crítico. O artigo inclui alguns exemplos reais de trabalhos realizados em aula pelos discentes, de modo a esclarecer o leitor e demonstrar a evolução dos trabalhos da classe, quase toda ela sem treinamento ou habilidade prévia com desenho. Os resultados, conforme demonstrados no texto, são surpreendentes mesmo para um curso com 60 horas de duração, com alunos apresentando uma evolução notável já na metade da carga horária total. Há também um adendo, demonstrando um caso de educação inclusiva, no qual um aluno com dificuldades cognitivas apresenta um desenvolvimento surpreendente tanto na sua capacidade de observação quanto no resultado de seus desenhos. Destaca-se ainda a possibilidade de se transpor a metodologia para o ensino de desenho nos cursos fundamental e médio.
id UFMS-2_ef32755b90416c577f6fe53286d33014
oai_identifier_str oai:periodicos.ufms.br:article/5037
network_acronym_str UFMS-2
network_name_str Perspectivas em Diálogo
repository_id_str
spelling Uma Abordagem para a Disciplina Desenho no Curso Técnico de Comunicação Visual em uma Instituição Federal de Ensino Técnico/Tecnológicoensino de desenho. lateralidade cerebral. cursos técnicos. instituições federais de ensinoO trabalho a seguir descreve a aplicação da metodologia de ensino de desenho originalmente desenvolvida pela professora Betty Edwards, em uma turma do curso técnico subsequente de uma instituição federal de ensino técnico em Minas Gerais. A metodologia baseia-se nos estudos científicos desenvolvidos tendo a lateralidade cerebral como fundamento teórico principal. A premissa é a de se envolver o discente na tarefa de desenhar, estimulando a atividade cerebral do hemisfério direito do cérebro, mais afeito à espacialidade, e fazendo calar o hemisfério esquerdo, mais lógico e crítico. O artigo inclui alguns exemplos reais de trabalhos realizados em aula pelos discentes, de modo a esclarecer o leitor e demonstrar a evolução dos trabalhos da classe, quase toda ela sem treinamento ou habilidade prévia com desenho. Os resultados, conforme demonstrados no texto, são surpreendentes mesmo para um curso com 60 horas de duração, com alunos apresentando uma evolução notável já na metade da carga horária total. Há também um adendo, demonstrando um caso de educação inclusiva, no qual um aluno com dificuldades cognitivas apresenta um desenvolvimento surpreendente tanto na sua capacidade de observação quanto no resultado de seus desenhos. Destaca-se ainda a possibilidade de se transpor a metodologia para o ensino de desenho nos cursos fundamental e médio.Editora UFMS2018-08-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documentapplication/pdfhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/5037Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 5 n. 9 (2018): Educação Especial: transversalidades e interfaces; 269-2812358-1840reponame:Perspectivas em Diálogoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/5037/4662https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/5037/6672https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/5037/6673Hanson, Dennisinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-08-18T17:40:00Zoai:periodicos.ufms.br:article/5037Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/indexPUBhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/oaipersdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br2358-18402358-1840opendoar:2018-08-18T17:40Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma Abordagem para a Disciplina Desenho no Curso Técnico de Comunicação Visual em uma Instituição Federal de Ensino Técnico/Tecnológico
title Uma Abordagem para a Disciplina Desenho no Curso Técnico de Comunicação Visual em uma Instituição Federal de Ensino Técnico/Tecnológico
spellingShingle Uma Abordagem para a Disciplina Desenho no Curso Técnico de Comunicação Visual em uma Instituição Federal de Ensino Técnico/Tecnológico
Hanson, Dennis
ensino de desenho. lateralidade cerebral. cursos técnicos. instituições federais de ensino
title_short Uma Abordagem para a Disciplina Desenho no Curso Técnico de Comunicação Visual em uma Instituição Federal de Ensino Técnico/Tecnológico
title_full Uma Abordagem para a Disciplina Desenho no Curso Técnico de Comunicação Visual em uma Instituição Federal de Ensino Técnico/Tecnológico
title_fullStr Uma Abordagem para a Disciplina Desenho no Curso Técnico de Comunicação Visual em uma Instituição Federal de Ensino Técnico/Tecnológico
title_full_unstemmed Uma Abordagem para a Disciplina Desenho no Curso Técnico de Comunicação Visual em uma Instituição Federal de Ensino Técnico/Tecnológico
title_sort Uma Abordagem para a Disciplina Desenho no Curso Técnico de Comunicação Visual em uma Instituição Federal de Ensino Técnico/Tecnológico
author Hanson, Dennis
author_facet Hanson, Dennis
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Hanson, Dennis
dc.subject.por.fl_str_mv ensino de desenho. lateralidade cerebral. cursos técnicos. instituições federais de ensino
topic ensino de desenho. lateralidade cerebral. cursos técnicos. instituições federais de ensino
description O trabalho a seguir descreve a aplicação da metodologia de ensino de desenho originalmente desenvolvida pela professora Betty Edwards, em uma turma do curso técnico subsequente de uma instituição federal de ensino técnico em Minas Gerais. A metodologia baseia-se nos estudos científicos desenvolvidos tendo a lateralidade cerebral como fundamento teórico principal. A premissa é a de se envolver o discente na tarefa de desenhar, estimulando a atividade cerebral do hemisfério direito do cérebro, mais afeito à espacialidade, e fazendo calar o hemisfério esquerdo, mais lógico e crítico. O artigo inclui alguns exemplos reais de trabalhos realizados em aula pelos discentes, de modo a esclarecer o leitor e demonstrar a evolução dos trabalhos da classe, quase toda ela sem treinamento ou habilidade prévia com desenho. Os resultados, conforme demonstrados no texto, são surpreendentes mesmo para um curso com 60 horas de duração, com alunos apresentando uma evolução notável já na metade da carga horária total. Há também um adendo, demonstrando um caso de educação inclusiva, no qual um aluno com dificuldades cognitivas apresenta um desenvolvimento surpreendente tanto na sua capacidade de observação quanto no resultado de seus desenhos. Destaca-se ainda a possibilidade de se transpor a metodologia para o ensino de desenho nos cursos fundamental e médio.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/5037
url https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/5037
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/5037/4662
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/5037/6672
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/5037/6673
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UFMS
publisher.none.fl_str_mv Editora UFMS
dc.source.none.fl_str_mv Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 5 n. 9 (2018): Educação Especial: transversalidades e interfaces; 269-281
2358-1840
reponame:Perspectivas em Diálogo
instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron:UFMS
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron_str UFMS
institution UFMS
reponame_str Perspectivas em Diálogo
collection Perspectivas em Diálogo
repository.name.fl_str_mv Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
repository.mail.fl_str_mv persdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br
_version_ 1799711246285537280