GÊNERO E INFÂNCIA (S), O QUE AS OBRAS LITERÁRIAS PODEM NOS DIZER SOBRE ISSO?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Xavier, Nubea Rodrigues
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Perspectivas em Diálogo
Texto Completo: https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/1487
Resumo: Este artigo tem como objetivo analisar a formação da criança por meio de seus comportamentos infantis e suas relações sociais dispostos a partir de uma perspectiva de gênero. Para tal procedimento, tomamos como embasamento teórico os estudos de foulcaultianos para analisar a escrita autobiográfica de autoras latino-americanas, sendo uma brasileira, Cecília Meireles e, a outra, uruguaia, Juana Ibarbourou que descrevem sobre suas reminiscências infantis. Para a análise sociológica dessas obras literárias nos pautamos em Bourdieu e Norbert Elias, a partir de seus conceitos de habitus social, individualização do sujeito e relações de poder. Como resultados, almejamos compreender como se deu a formação da criança brasileira e uruguaia, sua adequação às normas, regras, além da sua inserção enquanto sujeito social, elaborando assim, um viés sociológico sobre crianças, infâncias e gênero. 
id UFMS-2_f25b73aba1d381c6f13da4ff70dc796d
oai_identifier_str oai:periodicos.ufms.br:article/1487
network_acronym_str UFMS-2
network_name_str Perspectivas em Diálogo
repository_id_str
spelling GÊNERO E INFÂNCIA (S), O QUE AS OBRAS LITERÁRIAS PODEM NOS DIZER SOBRE ISSO?Este artigo tem como objetivo analisar a formação da criança por meio de seus comportamentos infantis e suas relações sociais dispostos a partir de uma perspectiva de gênero. Para tal procedimento, tomamos como embasamento teórico os estudos de foulcaultianos para analisar a escrita autobiográfica de autoras latino-americanas, sendo uma brasileira, Cecília Meireles e, a outra, uruguaia, Juana Ibarbourou que descrevem sobre suas reminiscências infantis. Para a análise sociológica dessas obras literárias nos pautamos em Bourdieu e Norbert Elias, a partir de seus conceitos de habitus social, individualização do sujeito e relações de poder. Como resultados, almejamos compreender como se deu a formação da criança brasileira e uruguaia, sua adequação às normas, regras, além da sua inserção enquanto sujeito social, elaborando assim, um viés sociológico sobre crianças, infâncias e gênero. Editora UFMS2016-01-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/1487Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 3 n. 5 (2016); 57-692358-1840reponame:Perspectivas em Diálogoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/1487/1095Xavier, Nubea Rodriguesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-02T12:45:02Zoai:periodicos.ufms.br:article/1487Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/indexPUBhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/oaipersdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br2358-18402358-1840opendoar:2019-07-02T12:45:02Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false
dc.title.none.fl_str_mv GÊNERO E INFÂNCIA (S), O QUE AS OBRAS LITERÁRIAS PODEM NOS DIZER SOBRE ISSO?
title GÊNERO E INFÂNCIA (S), O QUE AS OBRAS LITERÁRIAS PODEM NOS DIZER SOBRE ISSO?
spellingShingle GÊNERO E INFÂNCIA (S), O QUE AS OBRAS LITERÁRIAS PODEM NOS DIZER SOBRE ISSO?
Xavier, Nubea Rodrigues
title_short GÊNERO E INFÂNCIA (S), O QUE AS OBRAS LITERÁRIAS PODEM NOS DIZER SOBRE ISSO?
title_full GÊNERO E INFÂNCIA (S), O QUE AS OBRAS LITERÁRIAS PODEM NOS DIZER SOBRE ISSO?
title_fullStr GÊNERO E INFÂNCIA (S), O QUE AS OBRAS LITERÁRIAS PODEM NOS DIZER SOBRE ISSO?
title_full_unstemmed GÊNERO E INFÂNCIA (S), O QUE AS OBRAS LITERÁRIAS PODEM NOS DIZER SOBRE ISSO?
title_sort GÊNERO E INFÂNCIA (S), O QUE AS OBRAS LITERÁRIAS PODEM NOS DIZER SOBRE ISSO?
author Xavier, Nubea Rodrigues
author_facet Xavier, Nubea Rodrigues
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Xavier, Nubea Rodrigues
description Este artigo tem como objetivo analisar a formação da criança por meio de seus comportamentos infantis e suas relações sociais dispostos a partir de uma perspectiva de gênero. Para tal procedimento, tomamos como embasamento teórico os estudos de foulcaultianos para analisar a escrita autobiográfica de autoras latino-americanas, sendo uma brasileira, Cecília Meireles e, a outra, uruguaia, Juana Ibarbourou que descrevem sobre suas reminiscências infantis. Para a análise sociológica dessas obras literárias nos pautamos em Bourdieu e Norbert Elias, a partir de seus conceitos de habitus social, individualização do sujeito e relações de poder. Como resultados, almejamos compreender como se deu a formação da criança brasileira e uruguaia, sua adequação às normas, regras, além da sua inserção enquanto sujeito social, elaborando assim, um viés sociológico sobre crianças, infâncias e gênero. 
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-01-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/1487
url https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/1487
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/1487/1095
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UFMS
publisher.none.fl_str_mv Editora UFMS
dc.source.none.fl_str_mv Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 3 n. 5 (2016); 57-69
2358-1840
reponame:Perspectivas em Diálogo
instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron:UFMS
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron_str UFMS
institution UFMS
reponame_str Perspectivas em Diálogo
collection Perspectivas em Diálogo
repository.name.fl_str_mv Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
repository.mail.fl_str_mv persdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br
_version_ 1799711245978304513