GÊNERO E INFÂNCIA (S), O QUE AS OBRAS LITERÁRIAS PODEM NOS DIZER SOBRE ISSO?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Perspectivas em Diálogo |
Texto Completo: | https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/1487 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo analisar a formação da criança por meio de seus comportamentos infantis e suas relações sociais dispostos a partir de uma perspectiva de gênero. Para tal procedimento, tomamos como embasamento teórico os estudos de foulcaultianos para analisar a escrita autobiográfica de autoras latino-americanas, sendo uma brasileira, Cecília Meireles e, a outra, uruguaia, Juana Ibarbourou que descrevem sobre suas reminiscências infantis. Para a análise sociológica dessas obras literárias nos pautamos em Bourdieu e Norbert Elias, a partir de seus conceitos de habitus social, individualização do sujeito e relações de poder. Como resultados, almejamos compreender como se deu a formação da criança brasileira e uruguaia, sua adequação às normas, regras, além da sua inserção enquanto sujeito social, elaborando assim, um viés sociológico sobre crianças, infâncias e gênero. |
id |
UFMS-2_f25b73aba1d381c6f13da4ff70dc796d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufms.br:article/1487 |
network_acronym_str |
UFMS-2 |
network_name_str |
Perspectivas em Diálogo |
repository_id_str |
|
spelling |
GÊNERO E INFÂNCIA (S), O QUE AS OBRAS LITERÁRIAS PODEM NOS DIZER SOBRE ISSO?Este artigo tem como objetivo analisar a formação da criança por meio de seus comportamentos infantis e suas relações sociais dispostos a partir de uma perspectiva de gênero. Para tal procedimento, tomamos como embasamento teórico os estudos de foulcaultianos para analisar a escrita autobiográfica de autoras latino-americanas, sendo uma brasileira, Cecília Meireles e, a outra, uruguaia, Juana Ibarbourou que descrevem sobre suas reminiscências infantis. Para a análise sociológica dessas obras literárias nos pautamos em Bourdieu e Norbert Elias, a partir de seus conceitos de habitus social, individualização do sujeito e relações de poder. Como resultados, almejamos compreender como se deu a formação da criança brasileira e uruguaia, sua adequação às normas, regras, além da sua inserção enquanto sujeito social, elaborando assim, um viés sociológico sobre crianças, infâncias e gênero. Editora UFMS2016-01-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/1487Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 3 n. 5 (2016); 57-692358-1840reponame:Perspectivas em Diálogoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/1487/1095Xavier, Nubea Rodriguesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-02T12:45:02Zoai:periodicos.ufms.br:article/1487Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/indexPUBhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/oaipersdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br2358-18402358-1840opendoar:2019-07-02T12:45:02Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
GÊNERO E INFÂNCIA (S), O QUE AS OBRAS LITERÁRIAS PODEM NOS DIZER SOBRE ISSO? |
title |
GÊNERO E INFÂNCIA (S), O QUE AS OBRAS LITERÁRIAS PODEM NOS DIZER SOBRE ISSO? |
spellingShingle |
GÊNERO E INFÂNCIA (S), O QUE AS OBRAS LITERÁRIAS PODEM NOS DIZER SOBRE ISSO? Xavier, Nubea Rodrigues |
title_short |
GÊNERO E INFÂNCIA (S), O QUE AS OBRAS LITERÁRIAS PODEM NOS DIZER SOBRE ISSO? |
title_full |
GÊNERO E INFÂNCIA (S), O QUE AS OBRAS LITERÁRIAS PODEM NOS DIZER SOBRE ISSO? |
title_fullStr |
GÊNERO E INFÂNCIA (S), O QUE AS OBRAS LITERÁRIAS PODEM NOS DIZER SOBRE ISSO? |
title_full_unstemmed |
GÊNERO E INFÂNCIA (S), O QUE AS OBRAS LITERÁRIAS PODEM NOS DIZER SOBRE ISSO? |
title_sort |
GÊNERO E INFÂNCIA (S), O QUE AS OBRAS LITERÁRIAS PODEM NOS DIZER SOBRE ISSO? |
author |
Xavier, Nubea Rodrigues |
author_facet |
Xavier, Nubea Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Xavier, Nubea Rodrigues |
description |
Este artigo tem como objetivo analisar a formação da criança por meio de seus comportamentos infantis e suas relações sociais dispostos a partir de uma perspectiva de gênero. Para tal procedimento, tomamos como embasamento teórico os estudos de foulcaultianos para analisar a escrita autobiográfica de autoras latino-americanas, sendo uma brasileira, Cecília Meireles e, a outra, uruguaia, Juana Ibarbourou que descrevem sobre suas reminiscências infantis. Para a análise sociológica dessas obras literárias nos pautamos em Bourdieu e Norbert Elias, a partir de seus conceitos de habitus social, individualização do sujeito e relações de poder. Como resultados, almejamos compreender como se deu a formação da criança brasileira e uruguaia, sua adequação às normas, regras, além da sua inserção enquanto sujeito social, elaborando assim, um viés sociológico sobre crianças, infâncias e gênero. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-01-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/1487 |
url |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/1487 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/1487/1095 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UFMS |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UFMS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 3 n. 5 (2016); 57-69 2358-1840 reponame:Perspectivas em Diálogo instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) instacron:UFMS |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
instacron_str |
UFMS |
institution |
UFMS |
reponame_str |
Perspectivas em Diálogo |
collection |
Perspectivas em Diálogo |
repository.name.fl_str_mv |
Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
repository.mail.fl_str_mv |
persdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br |
_version_ |
1799711245978304513 |