Performatividade, trabalho docente e escola pública: um mapa dos estudos sobre a temática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schneid Scherer, Susana
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Perspectivas em Diálogo
Texto Completo: https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/9083
Resumo: Este estudo visa analisar os desdobramentos das políticas educacionais sobre o trabalho docente na escola pública, apoiando-se na concepção de performatividade como eixo de orientação. Esta categoria tem sido desenvolvida por Stephen Ball, no viés da sociologia que busca desvelar as relações entre as questões macrossociais e políticas e as questões micro-específicas atinentes ao cotidiano educacional. Nesse horizonte, desvela-se que a performatividade se articula ao movimento capitalista, o qual, entre outras medidas, dissemina a forma do mercado e uma gestão gerencial no setor público. Assim, reflete-se acerca do conceito e desdobramentos da presença da performatividade sobre a docência na escola e se realiza um debate referente tema no Brasil a partir de pesquisas realizadas em cursos de Mestrado e Doutorado, textos publicados em eventos e periódicos. Observa-se que a performatividade tem como cerne resultados e desempenhos, evocando um forte controle sobre a atividade docente e emanando critérios de competição e individualismo os quais ruem princípios democráticos como autonomia e cooperação e que sejam comprometidos com um programa de educação baseado em justiça e igualdade social.
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