A SOLIDARIEDADE COMO BASE PARA EFETIVAÇÃO DIREITOS HUMANOS NO ÂMBITO INTERNACIONAL.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Meleu, Marcelino da Silva
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Bandeira, Lais Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Direito UFMS
Texto Completo: https://periodicos.ufms.br/index.php/revdir/article/view/4074
Resumo: O presente artigo tem objeto de estudo a solidariedade como base para efetivação dos direitos humanos no âmbito internacional. Preliminarmente será feito um breve resgate histórico sobre a evolução dos direitos humanos, partindo do período axial dando maior enfoque ao chamado “Direito Internacional dos Direitos Humanos”, nascidos do pós-segunda guerra mundial que surgiu como forma de resposta as atrocidades cometidas pelo nazismo. Em um segundo momento, será abordado os efeitos da globalização (que segundo SUPIOT, não é algo novo, mas sim apenas uma etapa do processo de mundialização) na efetivação dos direitos humanos, aqui o objetivo do presente trabalho não é negar os efeitos positivos que surgiram com este evento, mas, apontar os processos violentos que se manifestaram desde o surgimento da globalização como é o caso da aporofobia. Por fim pretende-se apontar formas que garantam a efetivação dos direitos humanos no cenário internacional, apoiada no método sistêmico de Niklas Luhmann, apontando relações que fortaleçam laços de solidariedade que fortifiquem os direitos humanos, afastando um cenário de desconstrução de direitos que foram arduamente conquistados ao longo da história da humanidade. 
id UFMS-3_7afe6d2dbda246d97019752ca1b77e9d
oai_identifier_str oai:periodicos.ufms.br:article/4074
network_acronym_str UFMS-3
network_name_str Revista Direito UFMS
repository_id_str
spelling A SOLIDARIEDADE COMO BASE PARA EFETIVAÇÃO DIREITOS HUMANOS NO ÂMBITO INTERNACIONAL.O presente artigo tem objeto de estudo a solidariedade como base para efetivação dos direitos humanos no âmbito internacional. Preliminarmente será feito um breve resgate histórico sobre a evolução dos direitos humanos, partindo do período axial dando maior enfoque ao chamado “Direito Internacional dos Direitos Humanos”, nascidos do pós-segunda guerra mundial que surgiu como forma de resposta as atrocidades cometidas pelo nazismo. Em um segundo momento, será abordado os efeitos da globalização (que segundo SUPIOT, não é algo novo, mas sim apenas uma etapa do processo de mundialização) na efetivação dos direitos humanos, aqui o objetivo do presente trabalho não é negar os efeitos positivos que surgiram com este evento, mas, apontar os processos violentos que se manifestaram desde o surgimento da globalização como é o caso da aporofobia. Por fim pretende-se apontar formas que garantam a efetivação dos direitos humanos no cenário internacional, apoiada no método sistêmico de Niklas Luhmann, apontando relações que fortaleçam laços de solidariedade que fortifiquem os direitos humanos, afastando um cenário de desconstrução de direitos que foram arduamente conquistados ao longo da história da humanidade. UFMS2017-07-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufms.br/index.php/revdir/article/view/407410.21671/rdufms.v3i1.4074UFMS Law Review; Vol 3 No 1 (2017): Revista Direito UFMSRevista Direito UFMS; v. 3 n. 1 (2017): Revista Direito UFMS2447-2336reponame:Revista Direito UFMSinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/revdir/article/view/4074/3303Meleu, Marcelino da SilvaBandeira, Lais Cristinainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-07-27T18:13:17Zoai:periodicos.ufms.br:article/4074Revistahttp://seer.ufms.br/index.php/revdir/indexPUBhttps://periodicos.ufms.br/index.php/revdir/oai||revistadireitoufms1@gmail.com2447-23362447-2336opendoar:2017-07-27T18:13:17Revista Direito UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false
dc.title.none.fl_str_mv A SOLIDARIEDADE COMO BASE PARA EFETIVAÇÃO DIREITOS HUMANOS NO ÂMBITO INTERNACIONAL.
title A SOLIDARIEDADE COMO BASE PARA EFETIVAÇÃO DIREITOS HUMANOS NO ÂMBITO INTERNACIONAL.
spellingShingle A SOLIDARIEDADE COMO BASE PARA EFETIVAÇÃO DIREITOS HUMANOS NO ÂMBITO INTERNACIONAL.
Meleu, Marcelino da Silva
title_short A SOLIDARIEDADE COMO BASE PARA EFETIVAÇÃO DIREITOS HUMANOS NO ÂMBITO INTERNACIONAL.
title_full A SOLIDARIEDADE COMO BASE PARA EFETIVAÇÃO DIREITOS HUMANOS NO ÂMBITO INTERNACIONAL.
title_fullStr A SOLIDARIEDADE COMO BASE PARA EFETIVAÇÃO DIREITOS HUMANOS NO ÂMBITO INTERNACIONAL.
title_full_unstemmed A SOLIDARIEDADE COMO BASE PARA EFETIVAÇÃO DIREITOS HUMANOS NO ÂMBITO INTERNACIONAL.
title_sort A SOLIDARIEDADE COMO BASE PARA EFETIVAÇÃO DIREITOS HUMANOS NO ÂMBITO INTERNACIONAL.
author Meleu, Marcelino da Silva
author_facet Meleu, Marcelino da Silva
Bandeira, Lais Cristina
author_role author
author2 Bandeira, Lais Cristina
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Meleu, Marcelino da Silva
Bandeira, Lais Cristina
description O presente artigo tem objeto de estudo a solidariedade como base para efetivação dos direitos humanos no âmbito internacional. Preliminarmente será feito um breve resgate histórico sobre a evolução dos direitos humanos, partindo do período axial dando maior enfoque ao chamado “Direito Internacional dos Direitos Humanos”, nascidos do pós-segunda guerra mundial que surgiu como forma de resposta as atrocidades cometidas pelo nazismo. Em um segundo momento, será abordado os efeitos da globalização (que segundo SUPIOT, não é algo novo, mas sim apenas uma etapa do processo de mundialização) na efetivação dos direitos humanos, aqui o objetivo do presente trabalho não é negar os efeitos positivos que surgiram com este evento, mas, apontar os processos violentos que se manifestaram desde o surgimento da globalização como é o caso da aporofobia. Por fim pretende-se apontar formas que garantam a efetivação dos direitos humanos no cenário internacional, apoiada no método sistêmico de Niklas Luhmann, apontando relações que fortaleçam laços de solidariedade que fortifiquem os direitos humanos, afastando um cenário de desconstrução de direitos que foram arduamente conquistados ao longo da história da humanidade. 
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/revdir/article/view/4074
10.21671/rdufms.v3i1.4074
url https://periodicos.ufms.br/index.php/revdir/article/view/4074
identifier_str_mv 10.21671/rdufms.v3i1.4074
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/revdir/article/view/4074/3303
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFMS
publisher.none.fl_str_mv UFMS
dc.source.none.fl_str_mv UFMS Law Review; Vol 3 No 1 (2017): Revista Direito UFMS
Revista Direito UFMS; v. 3 n. 1 (2017): Revista Direito UFMS
2447-2336
reponame:Revista Direito UFMS
instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron:UFMS
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron_str UFMS
institution UFMS
reponame_str Revista Direito UFMS
collection Revista Direito UFMS
repository.name.fl_str_mv Revista Direito UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
repository.mail.fl_str_mv ||revistadireitoufms1@gmail.com
_version_ 1798329663224807424