A COMPREENSÃO DE PROFESSORES E ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE SAÚDE EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Corpoconsciência (Online) |
Texto Completo: | https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/3887 |
Resumo: | Objetivo: Verificar a compreensão de professores e alunos do ensino médio de escolas de Maringá (PR) acerca da saúde, a partir das aulas de Educação Física. Métodos: A pesquisa foi descritiva e envolveu seis escolas de Maringá (PR), sendo duas privadas e quatro públicas. Participaram seis professores de Educação Física e 174 alunos do ensino médio. Os professores responderam um questionário com três questões abertas e os alunos responderam outro questionário com duas perguntas abertas. Resultados: O tema saúde é trabalhado nas aulas de Educação Física das escolas pesquisadas. O entendimento de saúde pelos professores e alunos está relacionado principalmente ao bem-estar físico e à prática regular de atividade física. Conclusão: A compreensão dos professores e alunos sobre saúde poderia ser ampliada a partir dos aspectos sociais que envolvem o tema, por meio de discussões nas aulas de Educação Física. |
id |
UFMS-4_2a3e67ea1b774d866091866c92e7ac2a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/3887 |
network_acronym_str |
UFMS-4 |
network_name_str |
Revista Corpoconsciência (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A COMPREENSÃO DE PROFESSORES E ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE SAÚDE EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICAEducação em saúdeEducação FísicaEscolaObjetivo: Verificar a compreensão de professores e alunos do ensino médio de escolas de Maringá (PR) acerca da saúde, a partir das aulas de Educação Física. Métodos: A pesquisa foi descritiva e envolveu seis escolas de Maringá (PR), sendo duas privadas e quatro públicas. Participaram seis professores de Educação Física e 174 alunos do ensino médio. Os professores responderam um questionário com três questões abertas e os alunos responderam outro questionário com duas perguntas abertas. Resultados: O tema saúde é trabalhado nas aulas de Educação Física das escolas pesquisadas. O entendimento de saúde pelos professores e alunos está relacionado principalmente ao bem-estar físico e à prática regular de atividade física. Conclusão: A compreensão dos professores e alunos sobre saúde poderia ser ampliada a partir dos aspectos sociais que envolvem o tema, por meio de discussões nas aulas de Educação Física.Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso2016-08-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/3887Corpoconsciência; Revista Corpoconsciência, v. 19, nº2, mai./ago., 2015; 18-242178-5945reponame:Revista Corpoconsciência (Online)instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMSporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/3887/2812Copyright (c) 2016 Revista Corpoconsciênciainfo:eu-repo/semantics/openAccessBisconsini, Camila RinaldiRinaldi, WilsonBarbosa-Rinaldi, Ieda Parra2017-03-15T21:14:57Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/3887Revistahttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconscienciaPUBhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/oai||ecmmoreira@uol.com.br2178-59451517-6096opendoar:2017-03-15T21:14:57Revista Corpoconsciência (Online) - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A COMPREENSÃO DE PROFESSORES E ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE SAÚDE EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA |
title |
A COMPREENSÃO DE PROFESSORES E ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE SAÚDE EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA |
spellingShingle |
A COMPREENSÃO DE PROFESSORES E ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE SAÚDE EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA Bisconsini, Camila Rinaldi Educação em saúde Educação Física Escola |
title_short |
A COMPREENSÃO DE PROFESSORES E ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE SAÚDE EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA |
title_full |
A COMPREENSÃO DE PROFESSORES E ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE SAÚDE EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA |
title_fullStr |
A COMPREENSÃO DE PROFESSORES E ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE SAÚDE EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA |
title_full_unstemmed |
A COMPREENSÃO DE PROFESSORES E ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE SAÚDE EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA |
title_sort |
A COMPREENSÃO DE PROFESSORES E ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE SAÚDE EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA |
author |
Bisconsini, Camila Rinaldi |
author_facet |
Bisconsini, Camila Rinaldi Rinaldi, Wilson Barbosa-Rinaldi, Ieda Parra |
author_role |
author |
author2 |
Rinaldi, Wilson Barbosa-Rinaldi, Ieda Parra |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bisconsini, Camila Rinaldi Rinaldi, Wilson Barbosa-Rinaldi, Ieda Parra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação em saúde Educação Física Escola |
topic |
Educação em saúde Educação Física Escola |
description |
Objetivo: Verificar a compreensão de professores e alunos do ensino médio de escolas de Maringá (PR) acerca da saúde, a partir das aulas de Educação Física. Métodos: A pesquisa foi descritiva e envolveu seis escolas de Maringá (PR), sendo duas privadas e quatro públicas. Participaram seis professores de Educação Física e 174 alunos do ensino médio. Os professores responderam um questionário com três questões abertas e os alunos responderam outro questionário com duas perguntas abertas. Resultados: O tema saúde é trabalhado nas aulas de Educação Física das escolas pesquisadas. O entendimento de saúde pelos professores e alunos está relacionado principalmente ao bem-estar físico e à prática regular de atividade física. Conclusão: A compreensão dos professores e alunos sobre saúde poderia ser ampliada a partir dos aspectos sociais que envolvem o tema, por meio de discussões nas aulas de Educação Física. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-08-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/3887 |
url |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/3887 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/3887/2812 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Corpoconsciência info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Corpoconsciência |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso |
dc.source.none.fl_str_mv |
Corpoconsciência; Revista Corpoconsciência, v. 19, nº2, mai./ago., 2015; 18-24 2178-5945 reponame:Revista Corpoconsciência (Online) instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) instacron:UFMS |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
instacron_str |
UFMS |
institution |
UFMS |
reponame_str |
Revista Corpoconsciência (Online) |
collection |
Revista Corpoconsciência (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Corpoconsciência (Online) - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||ecmmoreira@uol.com.br |
_version_ |
1798325459240353792 |