A COMPREENSÃO DE PROFESSORES E ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE SAÚDE EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bisconsini, Camila Rinaldi
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Rinaldi, Wilson, Barbosa-Rinaldi, Ieda Parra
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Corpoconsciência (Online)
Texto Completo: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/3887
Resumo: Objetivo: Verificar a compreensão de professores e alunos do ensino médio de escolas de Maringá (PR) acerca da saúde, a partir das aulas de Educação Física. Métodos: A pesquisa foi descritiva e envolveu seis escolas de Maringá (PR), sendo duas privadas e quatro públicas. Participaram seis professores de Educação Física e 174 alunos do ensino médio. Os professores responderam um questionário com três questões abertas e os alunos responderam outro questionário com duas perguntas abertas. Resultados: O tema saúde é trabalhado nas aulas de Educação Física das escolas pesquisadas. O entendimento de saúde pelos professores e alunos está relacionado principalmente ao bem-estar físico e à prática regular de atividade física. Conclusão: A compreensão dos professores e alunos sobre saúde poderia ser ampliada a partir dos aspectos sociais que envolvem o tema, por meio de discussões nas aulas de Educação Física.
id UFMS-4_2a3e67ea1b774d866091866c92e7ac2a
oai_identifier_str oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/3887
network_acronym_str UFMS-4
network_name_str Revista Corpoconsciência (Online)
repository_id_str
spelling A COMPREENSÃO DE PROFESSORES E ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE SAÚDE EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICAEducação em saúdeEducação FísicaEscolaObjetivo: Verificar a compreensão de professores e alunos do ensino médio de escolas de Maringá (PR) acerca da saúde, a partir das aulas de Educação Física. Métodos: A pesquisa foi descritiva e envolveu seis escolas de Maringá (PR), sendo duas privadas e quatro públicas. Participaram seis professores de Educação Física e 174 alunos do ensino médio. Os professores responderam um questionário com três questões abertas e os alunos responderam outro questionário com duas perguntas abertas. Resultados: O tema saúde é trabalhado nas aulas de Educação Física das escolas pesquisadas. O entendimento de saúde pelos professores e alunos está relacionado principalmente ao bem-estar físico e à prática regular de atividade física. Conclusão: A compreensão dos professores e alunos sobre saúde poderia ser ampliada a partir dos aspectos sociais que envolvem o tema, por meio de discussões nas aulas de Educação Física.Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso2016-08-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/3887Corpoconsciência; Revista Corpoconsciência, v. 19, nº2, mai./ago., 2015; 18-242178-5945reponame:Revista Corpoconsciência (Online)instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMSporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/3887/2812Copyright (c) 2016 Revista Corpoconsciênciainfo:eu-repo/semantics/openAccessBisconsini, Camila RinaldiRinaldi, WilsonBarbosa-Rinaldi, Ieda Parra2017-03-15T21:14:57Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/3887Revistahttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconscienciaPUBhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/oai||ecmmoreira@uol.com.br2178-59451517-6096opendoar:2017-03-15T21:14:57Revista Corpoconsciência (Online) - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv A COMPREENSÃO DE PROFESSORES E ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE SAÚDE EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
title A COMPREENSÃO DE PROFESSORES E ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE SAÚDE EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
spellingShingle A COMPREENSÃO DE PROFESSORES E ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE SAÚDE EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Bisconsini, Camila Rinaldi
Educação em saúde
Educação Física
Escola
title_short A COMPREENSÃO DE PROFESSORES E ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE SAÚDE EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
title_full A COMPREENSÃO DE PROFESSORES E ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE SAÚDE EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
title_fullStr A COMPREENSÃO DE PROFESSORES E ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE SAÚDE EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
title_full_unstemmed A COMPREENSÃO DE PROFESSORES E ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE SAÚDE EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
title_sort A COMPREENSÃO DE PROFESSORES E ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE SAÚDE EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
author Bisconsini, Camila Rinaldi
author_facet Bisconsini, Camila Rinaldi
Rinaldi, Wilson
Barbosa-Rinaldi, Ieda Parra
author_role author
author2 Rinaldi, Wilson
Barbosa-Rinaldi, Ieda Parra
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bisconsini, Camila Rinaldi
Rinaldi, Wilson
Barbosa-Rinaldi, Ieda Parra
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em saúde
Educação Física
Escola
topic Educação em saúde
Educação Física
Escola
description Objetivo: Verificar a compreensão de professores e alunos do ensino médio de escolas de Maringá (PR) acerca da saúde, a partir das aulas de Educação Física. Métodos: A pesquisa foi descritiva e envolveu seis escolas de Maringá (PR), sendo duas privadas e quatro públicas. Participaram seis professores de Educação Física e 174 alunos do ensino médio. Os professores responderam um questionário com três questões abertas e os alunos responderam outro questionário com duas perguntas abertas. Resultados: O tema saúde é trabalhado nas aulas de Educação Física das escolas pesquisadas. O entendimento de saúde pelos professores e alunos está relacionado principalmente ao bem-estar físico e à prática regular de atividade física. Conclusão: A compreensão dos professores e alunos sobre saúde poderia ser ampliada a partir dos aspectos sociais que envolvem o tema, por meio de discussões nas aulas de Educação Física.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/3887
url https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/3887
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/3887/2812
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Corpoconsciência
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Corpoconsciência
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso
dc.source.none.fl_str_mv Corpoconsciência; Revista Corpoconsciência, v. 19, nº2, mai./ago., 2015; 18-24
2178-5945
reponame:Revista Corpoconsciência (Online)
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMS
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMS
institution UFMS
reponame_str Revista Corpoconsciência (Online)
collection Revista Corpoconsciência (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Corpoconsciência (Online) - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv ||ecmmoreira@uol.com.br
_version_ 1754565482666524672