MÉTODO SITUACIONAL: APLICAÇÃO NOS TREINAMENTOS TÉCNICO-TÁTICOS DE UMA EQUIPE DE BASE DO HANDEBOL FEMININO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dallegrave, Eduardo José
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Berno, Cleusa Simon, Folle, Alexandra
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Corpoconsciência (Online)
Texto Completo: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/4760
Resumo: O objetivo deste relato é descrever atividades relacionadas à aplicação do método situacional realizadas em sessões de treinamento de uma equipe de base cadete (sub16) feminina de handebol do município de Peritiba (SC). As atividades foram planejadas e ministradas, no mês de agosto de 2014 (16 sessões), por dois treinadores, sendo que participaram das sessões de treinamento 16 atletas com idade entre 14 a 16 anos. O desenvolvimento dos jogos ocorreu somente em situações de superioridade numérica ofensiva, sendo um pelos lados da quadra (jogo 4x3) e dois pelo centro da quadra (jogo 5x4, jogo 6x5). Com esta experiência os treinadores almejavam: desafiar-se na proposta de atividades oferecidas às atletas, uma vez que até então priorizavam a aplicação de exercícios isolados ou de combinação de fundamentos técnicos; possibilitar às atletas experiências mais relevantes no processo de tomada de decisão perante as situações problemas que o jogo de handebol apresenta.
id UFMS-4_2b264ef563b05bfd99371cdb88fc1e98
oai_identifier_str oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/4760
network_acronym_str UFMS-4
network_name_str Revista Corpoconsciência (Online)
repository_id_str
spelling MÉTODO SITUACIONAL: APLICAÇÃO NOS TREINAMENTOS TÉCNICO-TÁTICOS DE UMA EQUIPE DE BASE DO HANDEBOL FEMININOMétodo de ensinoTreinamento técnico-táticoTreinadoresAtletasO objetivo deste relato é descrever atividades relacionadas à aplicação do método situacional realizadas em sessões de treinamento de uma equipe de base cadete (sub16) feminina de handebol do município de Peritiba (SC). As atividades foram planejadas e ministradas, no mês de agosto de 2014 (16 sessões), por dois treinadores, sendo que participaram das sessões de treinamento 16 atletas com idade entre 14 a 16 anos. O desenvolvimento dos jogos ocorreu somente em situações de superioridade numérica ofensiva, sendo um pelos lados da quadra (jogo 4x3) e dois pelo centro da quadra (jogo 5x4, jogo 6x5). Com esta experiência os treinadores almejavam: desafiar-se na proposta de atividades oferecidas às atletas, uma vez que até então priorizavam a aplicação de exercícios isolados ou de combinação de fundamentos técnicos; possibilitar às atletas experiências mais relevantes no processo de tomada de decisão perante as situações problemas que o jogo de handebol apresenta.Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso2017-04-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/4760Corpoconsciência; Revista Corpoconsciência, v. 21, nº1, jan./abr., 2017; 100-1132178-5945reponame:Revista Corpoconsciência (Online)instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMSporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/4760/3333Copyright (c) 2017 Revista Corpoconsciênciainfo:eu-repo/semantics/openAccessDallegrave, Eduardo JoséBerno, Cleusa SimonFolle, Alexandra2017-04-23T21:56:51Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/4760Revistahttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconscienciaPUBhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/oai||ecmmoreira@uol.com.br2178-59451517-6096opendoar:2017-04-23T21:56:51Revista Corpoconsciência (Online) - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv MÉTODO SITUACIONAL: APLICAÇÃO NOS TREINAMENTOS TÉCNICO-TÁTICOS DE UMA EQUIPE DE BASE DO HANDEBOL FEMININO
title MÉTODO SITUACIONAL: APLICAÇÃO NOS TREINAMENTOS TÉCNICO-TÁTICOS DE UMA EQUIPE DE BASE DO HANDEBOL FEMININO
spellingShingle MÉTODO SITUACIONAL: APLICAÇÃO NOS TREINAMENTOS TÉCNICO-TÁTICOS DE UMA EQUIPE DE BASE DO HANDEBOL FEMININO
Dallegrave, Eduardo José
Método de ensino
Treinamento técnico-tático
Treinadores
Atletas
title_short MÉTODO SITUACIONAL: APLICAÇÃO NOS TREINAMENTOS TÉCNICO-TÁTICOS DE UMA EQUIPE DE BASE DO HANDEBOL FEMININO
title_full MÉTODO SITUACIONAL: APLICAÇÃO NOS TREINAMENTOS TÉCNICO-TÁTICOS DE UMA EQUIPE DE BASE DO HANDEBOL FEMININO
title_fullStr MÉTODO SITUACIONAL: APLICAÇÃO NOS TREINAMENTOS TÉCNICO-TÁTICOS DE UMA EQUIPE DE BASE DO HANDEBOL FEMININO
title_full_unstemmed MÉTODO SITUACIONAL: APLICAÇÃO NOS TREINAMENTOS TÉCNICO-TÁTICOS DE UMA EQUIPE DE BASE DO HANDEBOL FEMININO
title_sort MÉTODO SITUACIONAL: APLICAÇÃO NOS TREINAMENTOS TÉCNICO-TÁTICOS DE UMA EQUIPE DE BASE DO HANDEBOL FEMININO
author Dallegrave, Eduardo José
author_facet Dallegrave, Eduardo José
Berno, Cleusa Simon
Folle, Alexandra
author_role author
author2 Berno, Cleusa Simon
Folle, Alexandra
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dallegrave, Eduardo José
Berno, Cleusa Simon
Folle, Alexandra
dc.subject.por.fl_str_mv Método de ensino
Treinamento técnico-tático
Treinadores
Atletas
topic Método de ensino
Treinamento técnico-tático
Treinadores
Atletas
description O objetivo deste relato é descrever atividades relacionadas à aplicação do método situacional realizadas em sessões de treinamento de uma equipe de base cadete (sub16) feminina de handebol do município de Peritiba (SC). As atividades foram planejadas e ministradas, no mês de agosto de 2014 (16 sessões), por dois treinadores, sendo que participaram das sessões de treinamento 16 atletas com idade entre 14 a 16 anos. O desenvolvimento dos jogos ocorreu somente em situações de superioridade numérica ofensiva, sendo um pelos lados da quadra (jogo 4x3) e dois pelo centro da quadra (jogo 5x4, jogo 6x5). Com esta experiência os treinadores almejavam: desafiar-se na proposta de atividades oferecidas às atletas, uma vez que até então priorizavam a aplicação de exercícios isolados ou de combinação de fundamentos técnicos; possibilitar às atletas experiências mais relevantes no processo de tomada de decisão perante as situações problemas que o jogo de handebol apresenta.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/4760
url https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/4760
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/4760/3333
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Corpoconsciência
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Corpoconsciência
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso
dc.source.none.fl_str_mv Corpoconsciência; Revista Corpoconsciência, v. 21, nº1, jan./abr., 2017; 100-113
2178-5945
reponame:Revista Corpoconsciência (Online)
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMS
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMS
institution UFMS
reponame_str Revista Corpoconsciência (Online)
collection Revista Corpoconsciência (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Corpoconsciência (Online) - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv ||ecmmoreira@uol.com.br
_version_ 1798325459896762368