PROJETOS DE TRABALHO E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UM OLHAR A PARTIR DAS PRODUÇÕES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Corpoconsciência (Online) |
Texto Completo: | https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/4315 |
Resumo: | Este artigo de revisão objetiva compreender a produção sobre currículo orientado por projetos de trabalho. Entendemos que a ação didática dos projetos, pode constituir-se em uma interessante alternativa para (re)pensar a Educação Física na escola e firmar a sua legitimidade como componente curricular da Educação Básica.Para tal, como parte de uma pesquisa sobre este tema, foi realizada uma revisão nos periódicos nacionais de A2 a B5, conforme o Qualis CAPES vigente, em interface com as ciências sociais e humanas. Foram selecionados 27 periódicos e 6 artigos encontrados em que a Educação Física emergisse de maneira central na organização por projetos de trabalho. Não foi delimitado "recorte temporal" para o estudo. Os resultados apontam que embora a ação didática dos projetos de trabalho tenham uma produção consistente na área da Educação, ainda é pouco reconhecida e estudada na área da Educação Física.Palavras chave: Projetos de trabalho; Educação Física Escolar;Currículo; Interdisciplinaridade;revisão integrativa; |
id |
UFMS-4_2d25b5b540a823ef03bc87e552eef2a5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/4315 |
network_acronym_str |
UFMS-4 |
network_name_str |
Revista Corpoconsciência (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
PROJETOS DE TRABALHO E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UM OLHAR A PARTIR DAS PRODUÇÕESFormação de ProfessoresEducação FísicaSaúdeEsporteEste artigo de revisão objetiva compreender a produção sobre currículo orientado por projetos de trabalho. Entendemos que a ação didática dos projetos, pode constituir-se em uma interessante alternativa para (re)pensar a Educação Física na escola e firmar a sua legitimidade como componente curricular da Educação Básica.Para tal, como parte de uma pesquisa sobre este tema, foi realizada uma revisão nos periódicos nacionais de A2 a B5, conforme o Qualis CAPES vigente, em interface com as ciências sociais e humanas. Foram selecionados 27 periódicos e 6 artigos encontrados em que a Educação Física emergisse de maneira central na organização por projetos de trabalho. Não foi delimitado "recorte temporal" para o estudo. Os resultados apontam que embora a ação didática dos projetos de trabalho tenham uma produção consistente na área da Educação, ainda é pouco reconhecida e estudada na área da Educação Física.Palavras chave: Projetos de trabalho; Educação Física Escolar;Currículo; Interdisciplinaridade;revisão integrativa;Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso2016-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/4315Corpoconsciência; Revista Corpoconsciência, v. 20, nº2, mai./ago., 2016; 45-562178-5945reponame:Revista Corpoconsciência (Online)instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMSporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/4315/2986Copyright (c) 2016 Revista Corpoconsciênciainfo:eu-repo/semantics/openAccessCoelho, Márcio CardosoNunes, Luciana de OliveiraRocha, Leandro OliveiraMedeiros, Tiago NunesGoularte, Gabriel GulesBossle, Fabiano2017-03-15T20:58:36Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/4315Revistahttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconscienciaPUBhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/oai||ecmmoreira@uol.com.br2178-59451517-6096opendoar:2017-03-15T20:58:36Revista Corpoconsciência (Online) - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PROJETOS DE TRABALHO E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UM OLHAR A PARTIR DAS PRODUÇÕES |
title |
PROJETOS DE TRABALHO E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UM OLHAR A PARTIR DAS PRODUÇÕES |
spellingShingle |
PROJETOS DE TRABALHO E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UM OLHAR A PARTIR DAS PRODUÇÕES Coelho, Márcio Cardoso Formação de Professores Educação Física Saúde Esporte |
title_short |
PROJETOS DE TRABALHO E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UM OLHAR A PARTIR DAS PRODUÇÕES |
title_full |
PROJETOS DE TRABALHO E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UM OLHAR A PARTIR DAS PRODUÇÕES |
title_fullStr |
PROJETOS DE TRABALHO E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UM OLHAR A PARTIR DAS PRODUÇÕES |
title_full_unstemmed |
PROJETOS DE TRABALHO E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UM OLHAR A PARTIR DAS PRODUÇÕES |
title_sort |
PROJETOS DE TRABALHO E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UM OLHAR A PARTIR DAS PRODUÇÕES |
author |
Coelho, Márcio Cardoso |
author_facet |
Coelho, Márcio Cardoso Nunes, Luciana de Oliveira Rocha, Leandro Oliveira Medeiros, Tiago Nunes Goularte, Gabriel Gules Bossle, Fabiano |
author_role |
author |
author2 |
Nunes, Luciana de Oliveira Rocha, Leandro Oliveira Medeiros, Tiago Nunes Goularte, Gabriel Gules Bossle, Fabiano |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Coelho, Márcio Cardoso Nunes, Luciana de Oliveira Rocha, Leandro Oliveira Medeiros, Tiago Nunes Goularte, Gabriel Gules Bossle, Fabiano |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de Professores Educação Física Saúde Esporte |
topic |
Formação de Professores Educação Física Saúde Esporte |
description |
Este artigo de revisão objetiva compreender a produção sobre currículo orientado por projetos de trabalho. Entendemos que a ação didática dos projetos, pode constituir-se em uma interessante alternativa para (re)pensar a Educação Física na escola e firmar a sua legitimidade como componente curricular da Educação Básica.Para tal, como parte de uma pesquisa sobre este tema, foi realizada uma revisão nos periódicos nacionais de A2 a B5, conforme o Qualis CAPES vigente, em interface com as ciências sociais e humanas. Foram selecionados 27 periódicos e 6 artigos encontrados em que a Educação Física emergisse de maneira central na organização por projetos de trabalho. Não foi delimitado "recorte temporal" para o estudo. Os resultados apontam que embora a ação didática dos projetos de trabalho tenham uma produção consistente na área da Educação, ainda é pouco reconhecida e estudada na área da Educação Física.Palavras chave: Projetos de trabalho; Educação Física Escolar;Currículo; Interdisciplinaridade;revisão integrativa; |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/4315 |
url |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/4315 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/4315/2986 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Corpoconsciência info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Corpoconsciência |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso |
dc.source.none.fl_str_mv |
Corpoconsciência; Revista Corpoconsciência, v. 20, nº2, mai./ago., 2016; 45-56 2178-5945 reponame:Revista Corpoconsciência (Online) instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) instacron:UFMS |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
instacron_str |
UFMS |
institution |
UFMS |
reponame_str |
Revista Corpoconsciência (Online) |
collection |
Revista Corpoconsciência (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Corpoconsciência (Online) - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||ecmmoreira@uol.com.br |
_version_ |
1798325459055804416 |