CURRÍCULO DE FORMAÇÃO NO FUTEBOL: INTERFACE DA TEORIA BIOECOLÓGICA E A PEDAGOGIA DO ESPORTE
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Corpoconsciência (Online) |
Texto Completo: | https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/5280 |
Resumo: | Este ensaio é uma reflexão sobre a recorrente problemática das práticas assistemáticas no ensino do futebol. O objetivo constitui-se em apresentar diretrizes para a construção de currículos futebolísticos, também visando promover novas fronteiras acerca do currículo para a formação esportiva, tanto em relação a sua conceituação, quanto a sua construção. Sendo a organização do processo de ensino e aprendizagem futebolística uma emergência contemporânea, na interface da Pedagogia do Esporte e a Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano, sustentamos diretrizes para a elaboração do currículo para o ensino da modalidade. O currículo é entendido como plataforma que auxilia o planejamento, a operacionalização e sistematização do processo de ensino nos diversos contextos, no intuito que a formação gere efeitos de competência e diminua efeitos desorganizadores e, por conseguinte, constitua um caminho de melhores legados da prática do futebol. |
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