CURRÍCULO DE FORMAÇÃO NO FUTEBOL: INTERFACE DA TEORIA BIOECOLÓGICA E A PEDAGOGIA DO ESPORTE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Elson Aparecido de
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Reverdito, Riller Silva, Bettega, Otávio Baggiotto, Galatti, Larissa Rafaela, Scaglia, Alcides José
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Corpoconsciência (Online)
Texto Completo: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/5280
Resumo: Este ensaio é uma reflexão sobre a recorrente problemática das práticas assistemáticas no ensino do futebol. O objetivo constitui-se em apresentar diretrizes para a construção de currículos futebolísticos, também visando promover novas fronteiras acerca do currículo para a formação esportiva, tanto em relação a sua conceituação, quanto a sua construção. Sendo a organização do processo de ensino e aprendizagem futebolística uma emergência contemporânea, na interface da Pedagogia do Esporte e a Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano, sustentamos diretrizes para a elaboração do currículo para o ensino da modalidade. O currículo é entendido como plataforma que auxilia o planejamento, a operacionalização e sistematização do processo de ensino nos diversos contextos, no intuito que a formação gere efeitos de competência e diminua efeitos desorganizadores e, por conseguinte, constitua um caminho de melhores legados da prática do futebol.  
id UFMS-4_54986912aa071c92ef03a6f4bd654ac9
oai_identifier_str oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/5280
network_acronym_str UFMS-4
network_name_str Revista Corpoconsciência (Online)
repository_id_str
spelling CURRÍCULO DE FORMAÇÃO NO FUTEBOL: INTERFACE DA TEORIA BIOECOLÓGICA E A PEDAGOGIA DO ESPORTEFutebolEsporteCurrículo de formaçãoEste ensaio é uma reflexão sobre a recorrente problemática das práticas assistemáticas no ensino do futebol. O objetivo constitui-se em apresentar diretrizes para a construção de currículos futebolísticos, também visando promover novas fronteiras acerca do currículo para a formação esportiva, tanto em relação a sua conceituação, quanto a sua construção. Sendo a organização do processo de ensino e aprendizagem futebolística uma emergência contemporânea, na interface da Pedagogia do Esporte e a Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano, sustentamos diretrizes para a elaboração do currículo para o ensino da modalidade. O currículo é entendido como plataforma que auxilia o planejamento, a operacionalização e sistematização do processo de ensino nos diversos contextos, no intuito que a formação gere efeitos de competência e diminua efeitos desorganizadores e, por conseguinte, constitua um caminho de melhores legados da prática do futebol.  Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso2017-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/5280Corpoconsciência; Revista Corpoconsciência, v. 21, nº3, set./dez., 2017; 97-1082178-5945reponame:Revista Corpoconsciência (Online)instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMSporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/5280/3801Copyright (c) 2017 Revista Corpoconsciênciainfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Elson Aparecido deReverdito, Riller SilvaBettega, Otávio BaggiottoGalatti, Larissa RafaelaScaglia, Alcides José2017-12-01T07:11:25Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/5280Revistahttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconscienciaPUBhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/oai||ecmmoreira@uol.com.br2178-59451517-6096opendoar:2017-12-01T07:11:25Revista Corpoconsciência (Online) - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv CURRÍCULO DE FORMAÇÃO NO FUTEBOL: INTERFACE DA TEORIA BIOECOLÓGICA E A PEDAGOGIA DO ESPORTE
title CURRÍCULO DE FORMAÇÃO NO FUTEBOL: INTERFACE DA TEORIA BIOECOLÓGICA E A PEDAGOGIA DO ESPORTE
spellingShingle CURRÍCULO DE FORMAÇÃO NO FUTEBOL: INTERFACE DA TEORIA BIOECOLÓGICA E A PEDAGOGIA DO ESPORTE
Oliveira, Elson Aparecido de
Futebol
Esporte
Currículo de formação
title_short CURRÍCULO DE FORMAÇÃO NO FUTEBOL: INTERFACE DA TEORIA BIOECOLÓGICA E A PEDAGOGIA DO ESPORTE
title_full CURRÍCULO DE FORMAÇÃO NO FUTEBOL: INTERFACE DA TEORIA BIOECOLÓGICA E A PEDAGOGIA DO ESPORTE
title_fullStr CURRÍCULO DE FORMAÇÃO NO FUTEBOL: INTERFACE DA TEORIA BIOECOLÓGICA E A PEDAGOGIA DO ESPORTE
title_full_unstemmed CURRÍCULO DE FORMAÇÃO NO FUTEBOL: INTERFACE DA TEORIA BIOECOLÓGICA E A PEDAGOGIA DO ESPORTE
title_sort CURRÍCULO DE FORMAÇÃO NO FUTEBOL: INTERFACE DA TEORIA BIOECOLÓGICA E A PEDAGOGIA DO ESPORTE
author Oliveira, Elson Aparecido de
author_facet Oliveira, Elson Aparecido de
Reverdito, Riller Silva
Bettega, Otávio Baggiotto
Galatti, Larissa Rafaela
Scaglia, Alcides José
author_role author
author2 Reverdito, Riller Silva
Bettega, Otávio Baggiotto
Galatti, Larissa Rafaela
Scaglia, Alcides José
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Elson Aparecido de
Reverdito, Riller Silva
Bettega, Otávio Baggiotto
Galatti, Larissa Rafaela
Scaglia, Alcides José
dc.subject.por.fl_str_mv Futebol
Esporte
Currículo de formação
topic Futebol
Esporte
Currículo de formação
description Este ensaio é uma reflexão sobre a recorrente problemática das práticas assistemáticas no ensino do futebol. O objetivo constitui-se em apresentar diretrizes para a construção de currículos futebolísticos, também visando promover novas fronteiras acerca do currículo para a formação esportiva, tanto em relação a sua conceituação, quanto a sua construção. Sendo a organização do processo de ensino e aprendizagem futebolística uma emergência contemporânea, na interface da Pedagogia do Esporte e a Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano, sustentamos diretrizes para a elaboração do currículo para o ensino da modalidade. O currículo é entendido como plataforma que auxilia o planejamento, a operacionalização e sistematização do processo de ensino nos diversos contextos, no intuito que a formação gere efeitos de competência e diminua efeitos desorganizadores e, por conseguinte, constitua um caminho de melhores legados da prática do futebol.  
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/5280
url https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/5280
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/5280/3801
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Corpoconsciência
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Corpoconsciência
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso
dc.source.none.fl_str_mv Corpoconsciência; Revista Corpoconsciência, v. 21, nº3, set./dez., 2017; 97-108
2178-5945
reponame:Revista Corpoconsciência (Online)
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMS
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMS
institution UFMS
reponame_str Revista Corpoconsciência (Online)
collection Revista Corpoconsciência (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Corpoconsciência (Online) - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv ||ecmmoreira@uol.com.br
_version_ 1798325459932413952