A POÉTICA DE CORPOS BRINCANTES NO CONTEXTO ESCOLAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nhary, Tania Marta Costa
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Corpoconsciência (Online)
Texto Completo: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/4194
Resumo: Esse artigo tem por finalidade apresentar os resultados de uma pesquisa que teve por objetivo compreender os sentidos e os significados dos movimentos lúdico-corporais dos alunos do primeiro segmento do ensino fundamental, em atividades livres, sobretudo o recreio. Se fundamentou na teoria da complexidade e no Imaginário, como escola de pensamento e como método, de modo a elucidar e capturar as imagens arquetípicas que se circunscrevem nos jogos e brincadeiras “experienciados” por esses brincantes. Percebeu-se que essas atividades levam a um estado de “equilibração psico-sócio-corporal”, vivenciados por comportamentos míticos de heroicidade, solidariedade, partilha, afeto, transgressões e disputas.
id UFMS-4_713939bc5245ff95777926149bb899a8
oai_identifier_str oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/4194
network_acronym_str UFMS-4
network_name_str Revista Corpoconsciência (Online)
repository_id_str
spelling A POÉTICA DE CORPOS BRINCANTES NO CONTEXTO ESCOLAREducaçãoCorpoLudicidadeImaginárioEsse artigo tem por finalidade apresentar os resultados de uma pesquisa que teve por objetivo compreender os sentidos e os significados dos movimentos lúdico-corporais dos alunos do primeiro segmento do ensino fundamental, em atividades livres, sobretudo o recreio. Se fundamentou na teoria da complexidade e no Imaginário, como escola de pensamento e como método, de modo a elucidar e capturar as imagens arquetípicas que se circunscrevem nos jogos e brincadeiras “experienciados” por esses brincantes. Percebeu-se que essas atividades levam a um estado de “equilibração psico-sócio-corporal”, vivenciados por comportamentos míticos de heroicidade, solidariedade, partilha, afeto, transgressões e disputas.Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso2016-11-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/4194Corpoconsciência; Revista Corpoconsciência, v. 20, nº1, jan./abr., 2016; 27-372178-5945reponame:Revista Corpoconsciência (Online)instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMSporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/4194/2934Copyright (c) 2016 Revista Corpoconsciênciainfo:eu-repo/semantics/openAccessNhary, Tania Marta Costa2017-03-15T20:59:42Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/4194Revistahttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconscienciaPUBhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/oai||ecmmoreira@uol.com.br2178-59451517-6096opendoar:2017-03-15T20:59:42Revista Corpoconsciência (Online) - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv A POÉTICA DE CORPOS BRINCANTES NO CONTEXTO ESCOLAR
title A POÉTICA DE CORPOS BRINCANTES NO CONTEXTO ESCOLAR
spellingShingle A POÉTICA DE CORPOS BRINCANTES NO CONTEXTO ESCOLAR
Nhary, Tania Marta Costa
Educação
Corpo
Ludicidade
Imaginário
title_short A POÉTICA DE CORPOS BRINCANTES NO CONTEXTO ESCOLAR
title_full A POÉTICA DE CORPOS BRINCANTES NO CONTEXTO ESCOLAR
title_fullStr A POÉTICA DE CORPOS BRINCANTES NO CONTEXTO ESCOLAR
title_full_unstemmed A POÉTICA DE CORPOS BRINCANTES NO CONTEXTO ESCOLAR
title_sort A POÉTICA DE CORPOS BRINCANTES NO CONTEXTO ESCOLAR
author Nhary, Tania Marta Costa
author_facet Nhary, Tania Marta Costa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nhary, Tania Marta Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Corpo
Ludicidade
Imaginário
topic Educação
Corpo
Ludicidade
Imaginário
description Esse artigo tem por finalidade apresentar os resultados de uma pesquisa que teve por objetivo compreender os sentidos e os significados dos movimentos lúdico-corporais dos alunos do primeiro segmento do ensino fundamental, em atividades livres, sobretudo o recreio. Se fundamentou na teoria da complexidade e no Imaginário, como escola de pensamento e como método, de modo a elucidar e capturar as imagens arquetípicas que se circunscrevem nos jogos e brincadeiras “experienciados” por esses brincantes. Percebeu-se que essas atividades levam a um estado de “equilibração psico-sócio-corporal”, vivenciados por comportamentos míticos de heroicidade, solidariedade, partilha, afeto, transgressões e disputas.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/4194
url https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/4194
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/4194/2934
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Corpoconsciência
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Corpoconsciência
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso
dc.source.none.fl_str_mv Corpoconsciência; Revista Corpoconsciência, v. 20, nº1, jan./abr., 2016; 27-37
2178-5945
reponame:Revista Corpoconsciência (Online)
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMS
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMS
institution UFMS
reponame_str Revista Corpoconsciência (Online)
collection Revista Corpoconsciência (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Corpoconsciência (Online) - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv ||ecmmoreira@uol.com.br
_version_ 1798325458636374016