Lazer e espaços públicos: a visão dos cidadãos de vila dos cabanos em Barcarena – PA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caravelas, Denise Cassundé
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Bahia, Mirleide Chaar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Corpoconsciência (Online)
Texto Completo: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/3515
Resumo: Cada vez mais a população se encontra limitada para usufruir do lazer nos espaços públicos da cidade, seja pelo número insuficiente de espaços para atender a todos os cidadãos, seja pela desigualdade na distribuição dos mesmos, ou ainda, pelas precárias condições de utilização. Essa problemática espacial do lazer na cidade motivou este estudo que tem por objetivo conhecer as relações existentes entre as vivências de lazer da população de Barcarena – PA, especificamente de Vila dos Cabanos, e os espaços públicos da cidade, verificando, sob a visão dos moradores, como estes percebem a distribuição, manutenção, construção e reestruturação dos espaços e equipamentos públicos e, ainda, analisar como essas pessoas compreendem o lazer enquanto direito sóciopolítico. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que foi realizada por meio de uma combinação entre técnicas bibliográfica e de campo, utilizando como instrumento de coleta de dados a entrevista com roteiro semiestruturado. As entrevistas foram registradas e transcritas na íntegra, sendo tratadas, posteriormente, através da técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Como resultado, foi possível observar que a população ainda se vê desprovida de maiores possibilidades para o lazer e permanece paralisada diante das próprias necessidades, por desconhecê-lo como um direito a ser garantido. Além disso, os espaços e equipamentos públicos são escassos, assim como há uma má conservação dos que existem. Entende-se, como fator primordial, a articulação intersetorial entre várias instâncias do Poder Público, as quais consigam empreender esforços para atender, com qualidade, a um importante direito social da população.
id UFMS-4_dd72cfb6702fbd50e2f7f6abccafbace
oai_identifier_str oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/3515
network_acronym_str UFMS-4
network_name_str Revista Corpoconsciência (Online)
repository_id_str
spelling Lazer e espaços públicos: a visão dos cidadãos de vila dos cabanos em Barcarena – PALazer. Espaços. Equipamentos. Políticas Públicas.Cada vez mais a população se encontra limitada para usufruir do lazer nos espaços públicos da cidade, seja pelo número insuficiente de espaços para atender a todos os cidadãos, seja pela desigualdade na distribuição dos mesmos, ou ainda, pelas precárias condições de utilização. Essa problemática espacial do lazer na cidade motivou este estudo que tem por objetivo conhecer as relações existentes entre as vivências de lazer da população de Barcarena – PA, especificamente de Vila dos Cabanos, e os espaços públicos da cidade, verificando, sob a visão dos moradores, como estes percebem a distribuição, manutenção, construção e reestruturação dos espaços e equipamentos públicos e, ainda, analisar como essas pessoas compreendem o lazer enquanto direito sóciopolítico. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que foi realizada por meio de uma combinação entre técnicas bibliográfica e de campo, utilizando como instrumento de coleta de dados a entrevista com roteiro semiestruturado. As entrevistas foram registradas e transcritas na íntegra, sendo tratadas, posteriormente, através da técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Como resultado, foi possível observar que a população ainda se vê desprovida de maiores possibilidades para o lazer e permanece paralisada diante das próprias necessidades, por desconhecê-lo como um direito a ser garantido. Além disso, os espaços e equipamentos públicos são escassos, assim como há uma má conservação dos que existem. Entende-se, como fator primordial, a articulação intersetorial entre várias instâncias do Poder Público, as quais consigam empreender esforços para atender, com qualidade, a um importante direito social da população.Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso2011-03-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/3515Corpoconsciência; Revista Corpoconsciência, v. 14, nº1, jan./jun., 2010; 21-342178-5945reponame:Revista Corpoconsciência (Online)instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMSporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/3515/2458Caravelas, Denise CassundéBahia, Mirleide Chaarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-03-15T21:18:51Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/3515Revistahttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconscienciaPUBhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/oai||ecmmoreira@uol.com.br2178-59451517-6096opendoar:2017-03-15T21:18:51Revista Corpoconsciência (Online) - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv Lazer e espaços públicos: a visão dos cidadãos de vila dos cabanos em Barcarena – PA
title Lazer e espaços públicos: a visão dos cidadãos de vila dos cabanos em Barcarena – PA
spellingShingle Lazer e espaços públicos: a visão dos cidadãos de vila dos cabanos em Barcarena – PA
Caravelas, Denise Cassundé
Lazer. Espaços. Equipamentos. Políticas Públicas.
title_short Lazer e espaços públicos: a visão dos cidadãos de vila dos cabanos em Barcarena – PA
title_full Lazer e espaços públicos: a visão dos cidadãos de vila dos cabanos em Barcarena – PA
title_fullStr Lazer e espaços públicos: a visão dos cidadãos de vila dos cabanos em Barcarena – PA
title_full_unstemmed Lazer e espaços públicos: a visão dos cidadãos de vila dos cabanos em Barcarena – PA
title_sort Lazer e espaços públicos: a visão dos cidadãos de vila dos cabanos em Barcarena – PA
author Caravelas, Denise Cassundé
author_facet Caravelas, Denise Cassundé
Bahia, Mirleide Chaar
author_role author
author2 Bahia, Mirleide Chaar
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Caravelas, Denise Cassundé
Bahia, Mirleide Chaar
dc.subject.por.fl_str_mv Lazer. Espaços. Equipamentos. Políticas Públicas.
topic Lazer. Espaços. Equipamentos. Políticas Públicas.
description Cada vez mais a população se encontra limitada para usufruir do lazer nos espaços públicos da cidade, seja pelo número insuficiente de espaços para atender a todos os cidadãos, seja pela desigualdade na distribuição dos mesmos, ou ainda, pelas precárias condições de utilização. Essa problemática espacial do lazer na cidade motivou este estudo que tem por objetivo conhecer as relações existentes entre as vivências de lazer da população de Barcarena – PA, especificamente de Vila dos Cabanos, e os espaços públicos da cidade, verificando, sob a visão dos moradores, como estes percebem a distribuição, manutenção, construção e reestruturação dos espaços e equipamentos públicos e, ainda, analisar como essas pessoas compreendem o lazer enquanto direito sóciopolítico. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que foi realizada por meio de uma combinação entre técnicas bibliográfica e de campo, utilizando como instrumento de coleta de dados a entrevista com roteiro semiestruturado. As entrevistas foram registradas e transcritas na íntegra, sendo tratadas, posteriormente, através da técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Como resultado, foi possível observar que a população ainda se vê desprovida de maiores possibilidades para o lazer e permanece paralisada diante das próprias necessidades, por desconhecê-lo como um direito a ser garantido. Além disso, os espaços e equipamentos públicos são escassos, assim como há uma má conservação dos que existem. Entende-se, como fator primordial, a articulação intersetorial entre várias instâncias do Poder Público, as quais consigam empreender esforços para atender, com qualidade, a um importante direito social da população.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-03-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/3515
url https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/3515
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/3515/2458
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso
dc.source.none.fl_str_mv Corpoconsciência; Revista Corpoconsciência, v. 14, nº1, jan./jun., 2010; 21-34
2178-5945
reponame:Revista Corpoconsciência (Online)
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMS
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMS
institution UFMS
reponame_str Revista Corpoconsciência (Online)
collection Revista Corpoconsciência (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Corpoconsciência (Online) - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv ||ecmmoreira@uol.com.br
_version_ 1798325459181633536