Utilização das atividades recreativas no ensino fundamental II

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Fábio Vasconcelos
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Tahara, Alexandre Klein
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Corpoconsciência (Online)
Texto Completo: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/3557
Resumo: Este estudo busca trazer à luz algumas considerações acerca do uso das atividades recreativas como ferramenta pedagógica nas séries do ensino fundamental II. Visto que seu uso é bem mais presente na educação infantil ou nas séries iniciais da educação básica. A partir do referencial teórico, buscou-se apresentar informações que contribuíssem para afirmar o lúdico e o lazer como elemento importante na vida do indivíduo em todas as idades e não somente na infância, bem como sua utilização no ambiente escolar. Utilizando como método de pesquisa o estudo de caso, com entrevistas semi-estruturada realizada com 23 professores do Colégio Estadual “Osmário Batista” localizado na cidade de Canavieiras-BA, buscou-se analisar as atividades recreativas presentes no ensino do 6° ao 9°ano do ensino fundamental e os motivos que levam às suas aplicações. A partir dos dados coletados, percebeu-se que embora os professores afirmem acreditar na importância do lúdico como ferramenta de ensino, seu uso em sala de aula é bastante raro. Ficou evidente também que o objetivo maior das atividades lúdicas e de lazer presentes no colégio é apenas como entretenimento ou diversão, sem nenhuma relação de cunho educativo ou com planejamento pedagógico por parte da escola.
id UFMS-4_e26f60eb9862efd8bcd0c28bfe2b1866
oai_identifier_str oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/3557
network_acronym_str UFMS-4
network_name_str Revista Corpoconsciência (Online)
repository_id_str
spelling Utilização das atividades recreativas no ensino fundamental IIAtividades recreativasLúdicoLazerEnsinoAprendizagemEste estudo busca trazer à luz algumas considerações acerca do uso das atividades recreativas como ferramenta pedagógica nas séries do ensino fundamental II. Visto que seu uso é bem mais presente na educação infantil ou nas séries iniciais da educação básica. A partir do referencial teórico, buscou-se apresentar informações que contribuíssem para afirmar o lúdico e o lazer como elemento importante na vida do indivíduo em todas as idades e não somente na infância, bem como sua utilização no ambiente escolar. Utilizando como método de pesquisa o estudo de caso, com entrevistas semi-estruturada realizada com 23 professores do Colégio Estadual “Osmário Batista” localizado na cidade de Canavieiras-BA, buscou-se analisar as atividades recreativas presentes no ensino do 6° ao 9°ano do ensino fundamental e os motivos que levam às suas aplicações. A partir dos dados coletados, percebeu-se que embora os professores afirmem acreditar na importância do lúdico como ferramenta de ensino, seu uso em sala de aula é bastante raro. Ficou evidente também que o objetivo maior das atividades lúdicas e de lazer presentes no colégio é apenas como entretenimento ou diversão, sem nenhuma relação de cunho educativo ou com planejamento pedagógico por parte da escola.Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso2014-05-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/3557Corpoconsciência; Revista Corpoconsciência, v. 17, nº1, jan./jun., 2013; 30-402178-5945reponame:Revista Corpoconsciência (Online)instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMSporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/3557/2500Araújo, Fábio VasconcelosTahara, Alexandre Kleininfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-03-15T21:12:55Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/3557Revistahttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconscienciaPUBhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/oai||ecmmoreira@uol.com.br2178-59451517-6096opendoar:2017-03-15T21:12:55Revista Corpoconsciência (Online) - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv Utilização das atividades recreativas no ensino fundamental II
title Utilização das atividades recreativas no ensino fundamental II
spellingShingle Utilização das atividades recreativas no ensino fundamental II
Araújo, Fábio Vasconcelos
Atividades recreativas
Lúdico
Lazer
Ensino
Aprendizagem
title_short Utilização das atividades recreativas no ensino fundamental II
title_full Utilização das atividades recreativas no ensino fundamental II
title_fullStr Utilização das atividades recreativas no ensino fundamental II
title_full_unstemmed Utilização das atividades recreativas no ensino fundamental II
title_sort Utilização das atividades recreativas no ensino fundamental II
author Araújo, Fábio Vasconcelos
author_facet Araújo, Fábio Vasconcelos
Tahara, Alexandre Klein
author_role author
author2 Tahara, Alexandre Klein
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Fábio Vasconcelos
Tahara, Alexandre Klein
dc.subject.por.fl_str_mv Atividades recreativas
Lúdico
Lazer
Ensino
Aprendizagem
topic Atividades recreativas
Lúdico
Lazer
Ensino
Aprendizagem
description Este estudo busca trazer à luz algumas considerações acerca do uso das atividades recreativas como ferramenta pedagógica nas séries do ensino fundamental II. Visto que seu uso é bem mais presente na educação infantil ou nas séries iniciais da educação básica. A partir do referencial teórico, buscou-se apresentar informações que contribuíssem para afirmar o lúdico e o lazer como elemento importante na vida do indivíduo em todas as idades e não somente na infância, bem como sua utilização no ambiente escolar. Utilizando como método de pesquisa o estudo de caso, com entrevistas semi-estruturada realizada com 23 professores do Colégio Estadual “Osmário Batista” localizado na cidade de Canavieiras-BA, buscou-se analisar as atividades recreativas presentes no ensino do 6° ao 9°ano do ensino fundamental e os motivos que levam às suas aplicações. A partir dos dados coletados, percebeu-se que embora os professores afirmem acreditar na importância do lúdico como ferramenta de ensino, seu uso em sala de aula é bastante raro. Ficou evidente também que o objetivo maior das atividades lúdicas e de lazer presentes no colégio é apenas como entretenimento ou diversão, sem nenhuma relação de cunho educativo ou com planejamento pedagógico por parte da escola.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-05-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/3557
url https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/3557
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/3557/2500
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso
dc.source.none.fl_str_mv Corpoconsciência; Revista Corpoconsciência, v. 17, nº1, jan./jun., 2013; 30-40
2178-5945
reponame:Revista Corpoconsciência (Online)
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMS
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMS
institution UFMS
reponame_str Revista Corpoconsciência (Online)
collection Revista Corpoconsciência (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Corpoconsciência (Online) - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv ||ecmmoreira@uol.com.br
_version_ 1798325459214139392