Utilização das atividades recreativas no ensino fundamental II
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Corpoconsciência (Online) |
Texto Completo: | https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/3557 |
Resumo: | Este estudo busca trazer à luz algumas considerações acerca do uso das atividades recreativas como ferramenta pedagógica nas séries do ensino fundamental II. Visto que seu uso é bem mais presente na educação infantil ou nas séries iniciais da educação básica. A partir do referencial teórico, buscou-se apresentar informações que contribuíssem para afirmar o lúdico e o lazer como elemento importante na vida do indivíduo em todas as idades e não somente na infância, bem como sua utilização no ambiente escolar. Utilizando como método de pesquisa o estudo de caso, com entrevistas semi-estruturada realizada com 23 professores do Colégio Estadual “Osmário Batista” localizado na cidade de Canavieiras-BA, buscou-se analisar as atividades recreativas presentes no ensino do 6° ao 9°ano do ensino fundamental e os motivos que levam às suas aplicações. A partir dos dados coletados, percebeu-se que embora os professores afirmem acreditar na importância do lúdico como ferramenta de ensino, seu uso em sala de aula é bastante raro. Ficou evidente também que o objetivo maior das atividades lúdicas e de lazer presentes no colégio é apenas como entretenimento ou diversão, sem nenhuma relação de cunho educativo ou com planejamento pedagógico por parte da escola. |
id |
UFMS-4_e26f60eb9862efd8bcd0c28bfe2b1866 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/3557 |
network_acronym_str |
UFMS-4 |
network_name_str |
Revista Corpoconsciência (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Utilização das atividades recreativas no ensino fundamental IIAtividades recreativasLúdicoLazerEnsinoAprendizagemEste estudo busca trazer à luz algumas considerações acerca do uso das atividades recreativas como ferramenta pedagógica nas séries do ensino fundamental II. Visto que seu uso é bem mais presente na educação infantil ou nas séries iniciais da educação básica. A partir do referencial teórico, buscou-se apresentar informações que contribuíssem para afirmar o lúdico e o lazer como elemento importante na vida do indivíduo em todas as idades e não somente na infância, bem como sua utilização no ambiente escolar. Utilizando como método de pesquisa o estudo de caso, com entrevistas semi-estruturada realizada com 23 professores do Colégio Estadual “Osmário Batista” localizado na cidade de Canavieiras-BA, buscou-se analisar as atividades recreativas presentes no ensino do 6° ao 9°ano do ensino fundamental e os motivos que levam às suas aplicações. A partir dos dados coletados, percebeu-se que embora os professores afirmem acreditar na importância do lúdico como ferramenta de ensino, seu uso em sala de aula é bastante raro. Ficou evidente também que o objetivo maior das atividades lúdicas e de lazer presentes no colégio é apenas como entretenimento ou diversão, sem nenhuma relação de cunho educativo ou com planejamento pedagógico por parte da escola.Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso2014-05-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/3557Corpoconsciência; Revista Corpoconsciência, v. 17, nº1, jan./jun., 2013; 30-402178-5945reponame:Revista Corpoconsciência (Online)instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMSporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/3557/2500Araújo, Fábio VasconcelosTahara, Alexandre Kleininfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-03-15T21:12:55Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/3557Revistahttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconscienciaPUBhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/oai||ecmmoreira@uol.com.br2178-59451517-6096opendoar:2017-03-15T21:12:55Revista Corpoconsciência (Online) - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Utilização das atividades recreativas no ensino fundamental II |
title |
Utilização das atividades recreativas no ensino fundamental II |
spellingShingle |
Utilização das atividades recreativas no ensino fundamental II Araújo, Fábio Vasconcelos Atividades recreativas Lúdico Lazer Ensino Aprendizagem |
title_short |
Utilização das atividades recreativas no ensino fundamental II |
title_full |
Utilização das atividades recreativas no ensino fundamental II |
title_fullStr |
Utilização das atividades recreativas no ensino fundamental II |
title_full_unstemmed |
Utilização das atividades recreativas no ensino fundamental II |
title_sort |
Utilização das atividades recreativas no ensino fundamental II |
author |
Araújo, Fábio Vasconcelos |
author_facet |
Araújo, Fábio Vasconcelos Tahara, Alexandre Klein |
author_role |
author |
author2 |
Tahara, Alexandre Klein |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo, Fábio Vasconcelos Tahara, Alexandre Klein |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Atividades recreativas Lúdico Lazer Ensino Aprendizagem |
topic |
Atividades recreativas Lúdico Lazer Ensino Aprendizagem |
description |
Este estudo busca trazer à luz algumas considerações acerca do uso das atividades recreativas como ferramenta pedagógica nas séries do ensino fundamental II. Visto que seu uso é bem mais presente na educação infantil ou nas séries iniciais da educação básica. A partir do referencial teórico, buscou-se apresentar informações que contribuíssem para afirmar o lúdico e o lazer como elemento importante na vida do indivíduo em todas as idades e não somente na infância, bem como sua utilização no ambiente escolar. Utilizando como método de pesquisa o estudo de caso, com entrevistas semi-estruturada realizada com 23 professores do Colégio Estadual “Osmário Batista” localizado na cidade de Canavieiras-BA, buscou-se analisar as atividades recreativas presentes no ensino do 6° ao 9°ano do ensino fundamental e os motivos que levam às suas aplicações. A partir dos dados coletados, percebeu-se que embora os professores afirmem acreditar na importância do lúdico como ferramenta de ensino, seu uso em sala de aula é bastante raro. Ficou evidente também que o objetivo maior das atividades lúdicas e de lazer presentes no colégio é apenas como entretenimento ou diversão, sem nenhuma relação de cunho educativo ou com planejamento pedagógico por parte da escola. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-05-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/3557 |
url |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/3557 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/3557/2500 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso |
dc.source.none.fl_str_mv |
Corpoconsciência; Revista Corpoconsciência, v. 17, nº1, jan./jun., 2013; 30-40 2178-5945 reponame:Revista Corpoconsciência (Online) instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) instacron:UFMS |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
instacron_str |
UFMS |
institution |
UFMS |
reponame_str |
Revista Corpoconsciência (Online) |
collection |
Revista Corpoconsciência (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Corpoconsciência (Online) - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||ecmmoreira@uol.com.br |
_version_ |
1798325459214139392 |