Autopercepção de competência profissional dos estudantes de um curso superior de atividade física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Corpoconsciência (Online) |
Texto Completo: | https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/3523 |
Resumo: | O estudo da competência percebida visa a descrever a percepção do indivíduo no ambiente e sua adaptação, compreendendo determinadas ações comportamentais e a impressão registrada em contextos distintos. O objetivo deste estudo é verificar a autopercepção de competência profissional dos graduandos, dos diferentes semestres letivos, do curso de Bacharelado em Ciências da Atividade Física da Universidade de São Paulo (EACH-USP). Participam do estudo 93 indivíduos, sendo 52 do gênero feminino e 41 do gênero masculino. O instrumento de medida utilizado é a Escala de Autopercepção de Competência Profissional em Educação Física e Desportos. Para análise dos dados são realizadas Correlações e Análises de Variância Multivariadas. Os resultados mostram que a competência geral percebida está muito próxima do suficiente, conforme escala do autor; já o gênero masculino sente-se mais competente que o gênero feminino. Os dados indicam relação entre as disciplinas de programas de atividade física, consideradas pedagógicas, assim como os estágios e boas notas, com uma melhor percepção de competência. |
id |
UFMS-4_eaaeb08802569937a92a67fd6222a095 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/3523 |
network_acronym_str |
UFMS-4 |
network_name_str |
Revista Corpoconsciência (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Autopercepção de competência profissional dos estudantes de um curso superior de atividade físicaAutopercepção. Competência Profissional. Graduação. Atividade Física.O estudo da competência percebida visa a descrever a percepção do indivíduo no ambiente e sua adaptação, compreendendo determinadas ações comportamentais e a impressão registrada em contextos distintos. O objetivo deste estudo é verificar a autopercepção de competência profissional dos graduandos, dos diferentes semestres letivos, do curso de Bacharelado em Ciências da Atividade Física da Universidade de São Paulo (EACH-USP). Participam do estudo 93 indivíduos, sendo 52 do gênero feminino e 41 do gênero masculino. O instrumento de medida utilizado é a Escala de Autopercepção de Competência Profissional em Educação Física e Desportos. Para análise dos dados são realizadas Correlações e Análises de Variância Multivariadas. Os resultados mostram que a competência geral percebida está muito próxima do suficiente, conforme escala do autor; já o gênero masculino sente-se mais competente que o gênero feminino. Os dados indicam relação entre as disciplinas de programas de atividade física, consideradas pedagógicas, assim como os estágios e boas notas, com uma melhor percepção de competência. Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso2011-03-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/3523Corpoconsciência; Revista Corpoconsciência, v. 14, nº2, jul./dez., 2010; 31-422178-5945reponame:Revista Corpoconsciência (Online)instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMSporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/3523/2466Lemos, Evelin DanziLee, Cristina LandgrafDe Rose Junior, Danteinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-03-15T21:11:21Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/3523Revistahttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconscienciaPUBhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/oai||ecmmoreira@uol.com.br2178-59451517-6096opendoar:2017-03-15T21:11:21Revista Corpoconsciência (Online) - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Autopercepção de competência profissional dos estudantes de um curso superior de atividade física |
title |
Autopercepção de competência profissional dos estudantes de um curso superior de atividade física |
spellingShingle |
Autopercepção de competência profissional dos estudantes de um curso superior de atividade física Lemos, Evelin Danzi Autopercepção. Competência Profissional. Graduação. Atividade Física. |
title_short |
Autopercepção de competência profissional dos estudantes de um curso superior de atividade física |
title_full |
Autopercepção de competência profissional dos estudantes de um curso superior de atividade física |
title_fullStr |
Autopercepção de competência profissional dos estudantes de um curso superior de atividade física |
title_full_unstemmed |
Autopercepção de competência profissional dos estudantes de um curso superior de atividade física |
title_sort |
Autopercepção de competência profissional dos estudantes de um curso superior de atividade física |
author |
Lemos, Evelin Danzi |
author_facet |
Lemos, Evelin Danzi Lee, Cristina Landgraf De Rose Junior, Dante |
author_role |
author |
author2 |
Lee, Cristina Landgraf De Rose Junior, Dante |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lemos, Evelin Danzi Lee, Cristina Landgraf De Rose Junior, Dante |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Autopercepção. Competência Profissional. Graduação. Atividade Física. |
topic |
Autopercepção. Competência Profissional. Graduação. Atividade Física. |
description |
O estudo da competência percebida visa a descrever a percepção do indivíduo no ambiente e sua adaptação, compreendendo determinadas ações comportamentais e a impressão registrada em contextos distintos. O objetivo deste estudo é verificar a autopercepção de competência profissional dos graduandos, dos diferentes semestres letivos, do curso de Bacharelado em Ciências da Atividade Física da Universidade de São Paulo (EACH-USP). Participam do estudo 93 indivíduos, sendo 52 do gênero feminino e 41 do gênero masculino. O instrumento de medida utilizado é a Escala de Autopercepção de Competência Profissional em Educação Física e Desportos. Para análise dos dados são realizadas Correlações e Análises de Variância Multivariadas. Os resultados mostram que a competência geral percebida está muito próxima do suficiente, conforme escala do autor; já o gênero masculino sente-se mais competente que o gênero feminino. Os dados indicam relação entre as disciplinas de programas de atividade física, consideradas pedagógicas, assim como os estágios e boas notas, com uma melhor percepção de competência. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-03-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/3523 |
url |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/3523 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/3523/2466 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso |
dc.source.none.fl_str_mv |
Corpoconsciência; Revista Corpoconsciência, v. 14, nº2, jul./dez., 2010; 31-42 2178-5945 reponame:Revista Corpoconsciência (Online) instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) instacron:UFMS |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
instacron_str |
UFMS |
institution |
UFMS |
reponame_str |
Revista Corpoconsciência (Online) |
collection |
Revista Corpoconsciência (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Corpoconsciência (Online) - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||ecmmoreira@uol.com.br |
_version_ |
1798325459187924992 |