Educação, Sociedade e Meio Ambiente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rossi, Rafael
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: GESTO-Debate
Texto Completo: https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17195
Resumo: O presente artigo é um instrumento por meio do qual abordamos a relação entre sociedade e natureza no âmbito da sociedade capitalista na qual vivemos. Demonstramos a necessidade de toda e qualquer sociedade efetuar atos de trabalho que possibilitem transformar a natureza nas condições materiais da existência social. Também mostramos como a educação, sozinha, não possui o papel de modificar a sociedade. O capitalismo é a sociedade na qual o capital comanda e contra todo o processo de trabalho. Portanto, a partir das contribuições da pedagogia histórico-crítica e da ontologia lukácsiana, concluímos que a educação escolar preocupada com a formação integral de seus alunos precisa investir esforços na defesa crítica dos conhecimentos científicos, artísticos e filosóficos que possibilitem superar as aparências limitantes do idealismo ecológico.
id UFMS-5_3fa911fc4a7896fed2da022b03829aa8
oai_identifier_str oai:periodicos.ufms.br:article/17195
network_acronym_str UFMS-5
network_name_str GESTO-Debate
repository_id_str
spelling Educação, Sociedade e Meio AmbienteO presente artigo é um instrumento por meio do qual abordamos a relação entre sociedade e natureza no âmbito da sociedade capitalista na qual vivemos. Demonstramos a necessidade de toda e qualquer sociedade efetuar atos de trabalho que possibilitem transformar a natureza nas condições materiais da existência social. Também mostramos como a educação, sozinha, não possui o papel de modificar a sociedade. O capitalismo é a sociedade na qual o capital comanda e contra todo o processo de trabalho. Portanto, a partir das contribuições da pedagogia histórico-crítica e da ontologia lukácsiana, concluímos que a educação escolar preocupada com a formação integral de seus alunos precisa investir esforços na defesa crítica dos conhecimentos científicos, artísticos e filosóficos que possibilitem superar as aparências limitantes do idealismo ecológico.Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Campo Grande -MS.2022-09-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfaudio/x-wavhttps://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/1719510.55028/gd.v6i01-24.17195 Revista GESTO-Debate; v. 6 n. 01-31 (2022): 2022 - Fluxo Contínuo2595-3109reponame:GESTO-Debateinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17195/11402https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17195/11527Copyright (c) 2022 Revista GESTO-Debateinfo:eu-repo/semantics/openAccessRossi, Rafael2023-02-01T18:28:14Zoai:periodicos.ufms.br:article/17195Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebateONGhttps://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/oair.rossi@ufms.br || revistagestodebate@gmail.com2595-31092595-3109opendoar:2023-02-01T18:28:14GESTO-Debate - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação, Sociedade e Meio Ambiente
title Educação, Sociedade e Meio Ambiente
spellingShingle Educação, Sociedade e Meio Ambiente
Rossi, Rafael
title_short Educação, Sociedade e Meio Ambiente
title_full Educação, Sociedade e Meio Ambiente
title_fullStr Educação, Sociedade e Meio Ambiente
title_full_unstemmed Educação, Sociedade e Meio Ambiente
title_sort Educação, Sociedade e Meio Ambiente
author Rossi, Rafael
author_facet Rossi, Rafael
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rossi, Rafael
description O presente artigo é um instrumento por meio do qual abordamos a relação entre sociedade e natureza no âmbito da sociedade capitalista na qual vivemos. Demonstramos a necessidade de toda e qualquer sociedade efetuar atos de trabalho que possibilitem transformar a natureza nas condições materiais da existência social. Também mostramos como a educação, sozinha, não possui o papel de modificar a sociedade. O capitalismo é a sociedade na qual o capital comanda e contra todo o processo de trabalho. Portanto, a partir das contribuições da pedagogia histórico-crítica e da ontologia lukácsiana, concluímos que a educação escolar preocupada com a formação integral de seus alunos precisa investir esforços na defesa crítica dos conhecimentos científicos, artísticos e filosóficos que possibilitem superar as aparências limitantes do idealismo ecológico.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17195
10.55028/gd.v6i01-24.17195
url https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17195
identifier_str_mv 10.55028/gd.v6i01-24.17195
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17195/11402
https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17195/11527
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista GESTO-Debate
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista GESTO-Debate
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
audio/x-wav
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Campo Grande -MS.
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Campo Grande -MS.
dc.source.none.fl_str_mv Revista GESTO-Debate; v. 6 n. 01-31 (2022): 2022 - Fluxo Contínuo
2595-3109
reponame:GESTO-Debate
instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron:UFMS
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron_str UFMS
institution UFMS
reponame_str GESTO-Debate
collection GESTO-Debate
repository.name.fl_str_mv GESTO-Debate - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
repository.mail.fl_str_mv r.rossi@ufms.br || revistagestodebate@gmail.com
_version_ 1797239857325539328