"Marxismos" de Marx e Gramsci em Diálogos com os estudos curriculares críticos de Apple e Young
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | GESTO-Debate |
Texto Completo: | https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17096 |
Resumo: | Este artigo sintetiza as contribuições apresentadas pelos estudos curriculares críticos à diversidade temática, teórica, metodológica e política, que retrata o campo dos estudos curriculares na atualidade. Para tanto, estabelece diálogos com o que chamamos de “marxismos”, apreendidos a partir dos diferentes tratamentos dados à estrutura e à superestrutura, de acordo com as leituras/produções de Apple e, particularmente, de Young. Essas leituras/produções contribuem para os debates em torno do processo de seleção e de distribuição dos conhecimentos curriculares no espaço escolar, ainda, alimentados pela tese da formação contra hegemônica, mesmo que problematizada por diferentes opções sociológicas, filosóficas e políticas, sobre “o quê”, “como deve” e “quem deve” decidir sobre as questões dos conteúdos dos processos de escolarização. |
id |
UFMS-5_72b5ed595c0b6ac21dbbf3be8fdce549 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufms.br:article/17096 |
network_acronym_str |
UFMS-5 |
network_name_str |
GESTO-Debate |
repository_id_str |
|
spelling |
"Marxismos" de Marx e Gramsci em Diálogos com os estudos curriculares críticos de Apple e YoungEste artigo sintetiza as contribuições apresentadas pelos estudos curriculares críticos à diversidade temática, teórica, metodológica e política, que retrata o campo dos estudos curriculares na atualidade. Para tanto, estabelece diálogos com o que chamamos de “marxismos”, apreendidos a partir dos diferentes tratamentos dados à estrutura e à superestrutura, de acordo com as leituras/produções de Apple e, particularmente, de Young. Essas leituras/produções contribuem para os debates em torno do processo de seleção e de distribuição dos conhecimentos curriculares no espaço escolar, ainda, alimentados pela tese da formação contra hegemônica, mesmo que problematizada por diferentes opções sociológicas, filosóficas e políticas, sobre “o quê”, “como deve” e “quem deve” decidir sobre as questões dos conteúdos dos processos de escolarização.Faculdade de Educação, UFMS, Campo Grande -MS.2022-09-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17096 Revista GESTO-Debate; v. 4 n. 01-09 (2020): 20202595-3109reponame:GESTO-Debateinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17096/11361Copyright (c) 2022 Revista GESTO-Debateinfo:eu-repo/semantics/openAccessMartins Fernandes, Christiane Caetano Tavares Silva, Fabiany de Cássia2022-09-22T00:56:40Zoai:periodicos.ufms.br:article/17096Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebateONGhttps://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/oair.rossi@ufms.br || revistagestodebate@gmail.com2595-31092595-3109opendoar:2022-09-22T00:56:40GESTO-Debate - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
"Marxismos" de Marx e Gramsci em Diálogos com os estudos curriculares críticos de Apple e Young |
title |
"Marxismos" de Marx e Gramsci em Diálogos com os estudos curriculares críticos de Apple e Young |
spellingShingle |
"Marxismos" de Marx e Gramsci em Diálogos com os estudos curriculares críticos de Apple e Young Martins Fernandes, Christiane Caetano |
title_short |
"Marxismos" de Marx e Gramsci em Diálogos com os estudos curriculares críticos de Apple e Young |
title_full |
"Marxismos" de Marx e Gramsci em Diálogos com os estudos curriculares críticos de Apple e Young |
title_fullStr |
"Marxismos" de Marx e Gramsci em Diálogos com os estudos curriculares críticos de Apple e Young |
title_full_unstemmed |
"Marxismos" de Marx e Gramsci em Diálogos com os estudos curriculares críticos de Apple e Young |
title_sort |
"Marxismos" de Marx e Gramsci em Diálogos com os estudos curriculares críticos de Apple e Young |
author |
Martins Fernandes, Christiane Caetano |
author_facet |
Martins Fernandes, Christiane Caetano Tavares Silva, Fabiany de Cássia |
author_role |
author |
author2 |
Tavares Silva, Fabiany de Cássia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins Fernandes, Christiane Caetano Tavares Silva, Fabiany de Cássia |
description |
Este artigo sintetiza as contribuições apresentadas pelos estudos curriculares críticos à diversidade temática, teórica, metodológica e política, que retrata o campo dos estudos curriculares na atualidade. Para tanto, estabelece diálogos com o que chamamos de “marxismos”, apreendidos a partir dos diferentes tratamentos dados à estrutura e à superestrutura, de acordo com as leituras/produções de Apple e, particularmente, de Young. Essas leituras/produções contribuem para os debates em torno do processo de seleção e de distribuição dos conhecimentos curriculares no espaço escolar, ainda, alimentados pela tese da formação contra hegemônica, mesmo que problematizada por diferentes opções sociológicas, filosóficas e políticas, sobre “o quê”, “como deve” e “quem deve” decidir sobre as questões dos conteúdos dos processos de escolarização. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-09-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17096 |
url |
https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17096 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17096/11361 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista GESTO-Debate info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista GESTO-Debate |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação, UFMS, Campo Grande -MS. |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação, UFMS, Campo Grande -MS. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista GESTO-Debate; v. 4 n. 01-09 (2020): 2020 2595-3109 reponame:GESTO-Debate instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) instacron:UFMS |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
instacron_str |
UFMS |
institution |
UFMS |
reponame_str |
GESTO-Debate |
collection |
GESTO-Debate |
repository.name.fl_str_mv |
GESTO-Debate - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
repository.mail.fl_str_mv |
r.rossi@ufms.br || revistagestodebate@gmail.com |
_version_ |
1797239857505894400 |