"Marxismos" de Marx e Gramsci em Diálogos com os estudos curriculares críticos de Apple e Young

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins Fernandes, Christiane Caetano
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Tavares Silva, Fabiany de Cássia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: GESTO-Debate
Texto Completo: https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17096
Resumo: Este artigo sintetiza as contribuições apresentadas pelos estudos curriculares críticos à diversidade temática, teórica, metodológica e política, que retrata o campo dos estudos curriculares na atualidade. Para tanto, estabelece diálogos com o que chamamos de “marxismos”, apreendidos a partir dos diferentes tratamentos dados à estrutura e à superestrutura, de acordo com as leituras/produções de Apple e, particularmente, de Young. Essas leituras/produções contribuem para os debates em torno do processo de seleção e de distribuição dos conhecimentos curriculares no espaço escolar, ainda, alimentados pela tese da formação contra hegemônica, mesmo que problematizada por diferentes opções sociológicas, filosóficas e políticas, sobre “o quê”, “como deve” e “quem deve” decidir sobre as questões dos conteúdos dos processos de escolarização.
id UFMS-5_72b5ed595c0b6ac21dbbf3be8fdce549
oai_identifier_str oai:periodicos.ufms.br:article/17096
network_acronym_str UFMS-5
network_name_str GESTO-Debate
repository_id_str
spelling "Marxismos" de Marx e Gramsci em Diálogos com os estudos curriculares críticos de Apple e YoungEste artigo sintetiza as contribuições apresentadas pelos estudos curriculares críticos à diversidade temática, teórica, metodológica e política, que retrata o campo dos estudos curriculares na atualidade. Para tanto, estabelece diálogos com o que chamamos de “marxismos”, apreendidos a partir dos diferentes tratamentos dados à estrutura e à superestrutura, de acordo com as leituras/produções de Apple e, particularmente, de Young. Essas leituras/produções contribuem para os debates em torno do processo de seleção e de distribuição dos conhecimentos curriculares no espaço escolar, ainda, alimentados pela tese da formação contra hegemônica, mesmo que problematizada por diferentes opções sociológicas, filosóficas e políticas, sobre “o quê”, “como deve” e “quem deve” decidir sobre as questões dos conteúdos dos processos de escolarização.Faculdade de Educação, UFMS, Campo Grande -MS.2022-09-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17096 Revista GESTO-Debate; v. 4 n. 01-09 (2020): 20202595-3109reponame:GESTO-Debateinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17096/11361Copyright (c) 2022 Revista GESTO-Debateinfo:eu-repo/semantics/openAccessMartins Fernandes, Christiane Caetano Tavares Silva, Fabiany de Cássia2022-09-22T00:56:40Zoai:periodicos.ufms.br:article/17096Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebateONGhttps://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/oair.rossi@ufms.br || revistagestodebate@gmail.com2595-31092595-3109opendoar:2022-09-22T00:56:40GESTO-Debate - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false
dc.title.none.fl_str_mv "Marxismos" de Marx e Gramsci em Diálogos com os estudos curriculares críticos de Apple e Young
title "Marxismos" de Marx e Gramsci em Diálogos com os estudos curriculares críticos de Apple e Young
spellingShingle "Marxismos" de Marx e Gramsci em Diálogos com os estudos curriculares críticos de Apple e Young
Martins Fernandes, Christiane Caetano
title_short "Marxismos" de Marx e Gramsci em Diálogos com os estudos curriculares críticos de Apple e Young
title_full "Marxismos" de Marx e Gramsci em Diálogos com os estudos curriculares críticos de Apple e Young
title_fullStr "Marxismos" de Marx e Gramsci em Diálogos com os estudos curriculares críticos de Apple e Young
title_full_unstemmed "Marxismos" de Marx e Gramsci em Diálogos com os estudos curriculares críticos de Apple e Young
title_sort "Marxismos" de Marx e Gramsci em Diálogos com os estudos curriculares críticos de Apple e Young
author Martins Fernandes, Christiane Caetano
author_facet Martins Fernandes, Christiane Caetano
Tavares Silva, Fabiany de Cássia
author_role author
author2 Tavares Silva, Fabiany de Cássia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins Fernandes, Christiane Caetano
Tavares Silva, Fabiany de Cássia
description Este artigo sintetiza as contribuições apresentadas pelos estudos curriculares críticos à diversidade temática, teórica, metodológica e política, que retrata o campo dos estudos curriculares na atualidade. Para tanto, estabelece diálogos com o que chamamos de “marxismos”, apreendidos a partir dos diferentes tratamentos dados à estrutura e à superestrutura, de acordo com as leituras/produções de Apple e, particularmente, de Young. Essas leituras/produções contribuem para os debates em torno do processo de seleção e de distribuição dos conhecimentos curriculares no espaço escolar, ainda, alimentados pela tese da formação contra hegemônica, mesmo que problematizada por diferentes opções sociológicas, filosóficas e políticas, sobre “o quê”, “como deve” e “quem deve” decidir sobre as questões dos conteúdos dos processos de escolarização.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17096
url https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17096
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17096/11361
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista GESTO-Debate
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista GESTO-Debate
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação, UFMS, Campo Grande -MS.
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação, UFMS, Campo Grande -MS.
dc.source.none.fl_str_mv Revista GESTO-Debate; v. 4 n. 01-09 (2020): 2020
2595-3109
reponame:GESTO-Debate
instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron:UFMS
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron_str UFMS
institution UFMS
reponame_str GESTO-Debate
collection GESTO-Debate
repository.name.fl_str_mv GESTO-Debate - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
repository.mail.fl_str_mv r.rossi@ufms.br || revistagestodebate@gmail.com
_version_ 1797239857505894400