Um olhar discursivo sobre as representações de língua e linguagem dos professores Terena

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Porto, Alessandra Manoel
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMS
Texto Completo: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1703
Resumo: Este trabalho propôs identificar e analisar as representações de língua e de linguagem no discurso de professores Terena, da região de Aquidauana, em Mato Grosso do Sul, visando à investigação de como se revela o processo identitário desse povo. Os procedimentos para a coleta de dados envolveram a realização das entrevistas, com questões previamente elaboradas, e a pesquisa bibliográfica. O universo da pesquisa envolveu dez professores indígenas das escolas das aldeias localizadas na Região de Aquidauana – MS. Os professores das escolas indígenas situadas nessa região passam por processos de formação acadêmica superior (graduação e pós-graduação), convivem com uma educação bilíngue – língua terena e língua portuguesa, com projetos de fortalecimento da língua materna. De modo geral, nosso trabalho organiza-se de forma a, no primeiro capítulo, definir os aspectos teóricos centrais que norteiam as análises dos dados da pesquisa para abordar os conceitos que entrecruzam o objeto de estudo da Análise do Discurso e dos Estudos Culturais, a saber: a língua, a linguagem, o discurso, o sujeito, as formações discursivas e a identidade. No segundo capítulo, traçamos um breve percurso sobre a educação escolar indígena no Brasil e como ela vem sendo implementada no Estado de Mato Grosso do Sul, em particular na Região Aquidauana, MS, ou seja, quais são as condições de produção dos dizeres do docente indígena sob a perspectiva das relações de poder. O terceiro capítulo constitui-se pelas análises/interpretações dos dados coletados e do aporte teórico, organizados por temas: A representação da língua como marca da autenticidade Terena; A representação da língua (terena ou portuguesa) como mecanismo de controle; A representação da língua terena como elemento de vitimização; A representação da língua (terena ou portuguesa) como desejo do outro, de completude. Os excertos/respostas aos questionamentos foram organizados na categoria SP, seguida de ordem numérica, representando cada um dos sujeitos. Os enunciados foram analisados a partir das perspectivas teóricas da Análise do Discurso e de algumas noções dos Estudos Culturais, permeadas pelo método investigativo de Foucault que compreende o discurso além de sua materialidade, como relação de poder oriunda das condições de produção em que é ideologicamente engendrado, bem como dos conceitos de identidade defendidos por Bauman (2005), Bhabha (2010), Coracini (2003, 2007), Eckert-Hoff (2008), Guerra (2010), Hall (2005), e de formação discursiva por Foucault (1971, 1987, 1990, 1992, 1997) e Authier-Revuz (1990, 1998). Nas análises dos discursos dos sujeitos entrevistados, a língua materna terena é concebida como principal “marca de identidade” do povo e a língua portuguesa como “instrumento de comunicação”, como meio estratégico de sobrevivência, “imposto” pela sociedade envolvente. Assim, podemos afirmar que os docentes indígenas, por meio de discursos habitados por equívocos e contradições, têm alteradas suas formações discursivas e suas ideologias, assim como se dá nas suas identidades docentes, ou seja, são sujeitos constituídos pelo outro/branco na ilusão de que são sujeitos unos, com identidade fixa.
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De modo geral, nosso trabalho organiza-se de forma a, no primeiro capítulo, definir os aspectos teóricos centrais que norteiam as análises dos dados da pesquisa para abordar os conceitos que entrecruzam o objeto de estudo da Análise do Discurso e dos Estudos Culturais, a saber: a língua, a linguagem, o discurso, o sujeito, as formações discursivas e a identidade. No segundo capítulo, traçamos um breve percurso sobre a educação escolar indígena no Brasil e como ela vem sendo implementada no Estado de Mato Grosso do Sul, em particular na Região Aquidauana, MS, ou seja, quais são as condições de produção dos dizeres do docente indígena sob a perspectiva das relações de poder. O terceiro capítulo constitui-se pelas análises/interpretações dos dados coletados e do aporte teórico, organizados por temas: A representação da língua como marca da autenticidade Terena; A representação da língua (terena ou portuguesa) como mecanismo de controle; A representação da língua terena como elemento de vitimização; A representação da língua (terena ou portuguesa) como desejo do outro, de completude. Os excertos/respostas aos questionamentos foram organizados na categoria SP, seguida de ordem numérica, representando cada um dos sujeitos. Os enunciados foram analisados a partir das perspectivas teóricas da Análise do Discurso e de algumas noções dos Estudos Culturais, permeadas pelo método investigativo de Foucault que compreende o discurso além de sua materialidade, como relação de poder oriunda das condições de produção em que é ideologicamente engendrado, bem como dos conceitos de identidade defendidos por Bauman (2005), Bhabha (2010), Coracini (2003, 2007), Eckert-Hoff (2008), Guerra (2010), Hall (2005), e de formação discursiva por Foucault (1971, 1987, 1990, 1992, 1997) e Authier-Revuz (1990, 1998). Nas análises dos discursos dos sujeitos entrevistados, a língua materna terena é concebida como principal “marca de identidade” do povo e a língua portuguesa como “instrumento de comunicação”, como meio estratégico de sobrevivência, “imposto” pela sociedade envolvente. Assim, podemos afirmar que os docentes indígenas, por meio de discursos habitados por equívocos e contradições, têm alteradas suas formações discursivas e suas ideologias, assim como se dá nas suas identidades docentes, ou seja, são sujeitos constituídos pelo outro/branco na ilusão de que são sujeitos unos, com identidade fixa.The present study aims to identify and analyze Terena teacher’s representation of language and language in speech, in the region of Aquidauana in Mato Grosso do Sul state, with a view to investigation how the process identity is revealed that people. The procedures for data collection included questions previously prepared, interviews and literature search. The research involved ten teachers of Indigenous schools in villages located in the Region of Aquidauana – MS State. Those indigenous schools teachers undergo processes of higher academic education (undergraduate and graduate programs), living with a bilingual education - terena and portuguese languages and with pro-revitalization projects in the native language. In general, our work is organized so that in the first chapter, set the central theoretical aspects that conduct the analysis of survey data to discuss the concepts that intersect the object of study of Discourse Analysis and Cultural Studies, the knowing: language, language, discourse, the subject, the discourse formations and identity. In the second chapter, we draw a brief overview on indigenous education in Brazil and how it is being implemented in the State of Mato Grosso do Sul, particularly in the region Aquidauana, MS, or what are the conditions of production of the discourses of the teacher Indians from the perspective of power relations. The third chapter is constituted by the analysis / interpretations of the data collected and the theoretical, organized by themes: the representation of language as a mark of authenticity Terena, The representation of the language (Portuguese or Terena) as a control mechanism; The representation of language Terena as an element of victimization; The representation of language (Terena or Portuguese) as other's desire, for completeness. The answers to the questions were arranged in the SP category, followed by numerical order, each one representing a subject. The statements were analyzed from the theoretical perspectives of discourse analysis and some notions of Cultural Studies, permeated by Foucault's investigative method that understands the speech beyond its materiality, as a relationship of power coming from the conditions of production which is ideologically produced, the perspective of Bauman (2005). Bhabha (2010), Coracini (2003, 2007), Eckert-Hoff (2008), Guerra (2010), Hall (2005) and discourse formation by Foucault (1971, 1987, 1990, 1992, 1997) and Authier-Revuz (1990, 1998). Analyzing the interviewed people speeches, the terena language is considered as the main "identity feature" of them and the Portuguese language is a "communication tool" like a strategic mean of survival, "imposed" by the surrounding society. So we can say that indigenous teachers, through speeches full of ambiguities and contradictions, have changed their discourse formations and their ideologies, as their identities, in other words, they are constituted by the other/white with the illusion that they are single, with fixed identity.porAnálise do Discurso NarrativoDiscourse Analysis, NarrativeLinguagem e Cultura - Mato Grosso do SulLanguage and Culture - Mato Grosso do Sul (Brazil)Línguas IndígenasIndians - languagesIdentidade SocialGroup IdentityUm olhar discursivo sobre as representações de língua e linguagem dos professores TerenaA discursive look about representations of language and language of Terena's teachersinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisSouza, Claudete Cameschi dePorto, Alessandra Manoelinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMSinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSTHUMBNAILAlessandra Manoel Porto.pdf.jpgAlessandra Manoel Porto.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1412https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/1703/4/Alessandra%20Manoel%20Porto.pdf.jpg80df45077de1aa21d3f7b58b59ff33b4MD54TEXTAlessandra Manoel Porto.pdf.txtAlessandra Manoel Porto.pdf.txtExtracted texttext/plain440104https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/1703/3/Alessandra%20Manoel%20Porto.pdf.txtc99c61c53b3d250ae8c722e738d6630dMD53ORIGINALAlessandra Manoel Porto.pdfAlessandra Manoel Porto.pdfapplication/pdf1268980https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/1703/1/Alessandra%20Manoel%20Porto.pdf7835b7f53c6b002f82f3172549f7c9f8MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/1703/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/17032021-09-30 15:56:04.579oai:repositorio.ufms.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufms.br/oai/requestri.prograd@ufms.bropendoar:21242021-09-30T19:56:04Repositório Institucional da UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false
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