MOBILIDADE COMO QUALIDADE DE VIDA: Proposta de Intervenção na Rua Jamil Basmage, Campo Grande.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: THALYA ALVES COIMBRA
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMS
Texto Completo: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/8985
Resumo: With the overload of urban systems caused by disorderly population growth, cities face difficulties in maintaining quality infrastructure that meets the needs of citizens. In an attempt to alleviate these problems, some neighborhoods are better supplied than others, resulting in a deficit of public facilities in certain regions and a high demand for urban mobility. In view of this problem, an intervention project focusing on urban mobility is proposed on Jamil Basmage Street, in Campo Grande/MS. The project is based on concepts developed by Jane Jacobs, Jan Gehl and Raquel Rolnik, in addition to suggestions from the prefecture and consultation with the population. It is expected that the automobile will not be the main transport mode choice and that the use of active and collective modes will be encouraged.
id UFMS_05ee9ee4de7e948c0606070d3ca63266
oai_identifier_str oai:repositorio.ufms.br:123456789/8985
network_acronym_str UFMS
network_name_str Repositório Institucional da UFMS
repository_id_str 2124
spelling 2024-07-09T19:04:01Z2024-07-09T19:04:01Z2024https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/8985With the overload of urban systems caused by disorderly population growth, cities face difficulties in maintaining quality infrastructure that meets the needs of citizens. In an attempt to alleviate these problems, some neighborhoods are better supplied than others, resulting in a deficit of public facilities in certain regions and a high demand for urban mobility. In view of this problem, an intervention project focusing on urban mobility is proposed on Jamil Basmage Street, in Campo Grande/MS. The project is based on concepts developed by Jane Jacobs, Jan Gehl and Raquel Rolnik, in addition to suggestions from the prefecture and consultation with the population. It is expected that the automobile will not be the main transport mode choice and that the use of active and collective modes will be encouraged.Com a sobrecarga dos sistemas urbanos causados pelo crescimento desordenado populacional, as cidades enfrentam dificuldades em manter uma infraestrutura de qualidade que atenda as necessidades dos cidadãos. Na tentativa de amenizar estes problemas, alguns bairros são mais equipados do que outros, ocasionando em um déficit de equipamentos públicos em determinadas regiões e alta demanda da mobilidade urbana. Tendo em vista essa problemática, é proposto um projeto de intervenção com foco na mobilidade urbana na Rua Jamil Basmage, em Campo Grande/MS. O projeto é baseado nos conceitos discutidos por Jane Jacobs, Jan Gehl e Raquel Rolnik, além das sugestões da prefeitura e da consulta à população. É esperado que o modo de locomoção motorizado individual não seja o principal meio de deslocamento e que o uso de modos ativos e coletivos sejam estimulados.Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do SulUFMSCiências Exatas e da Terramobilidade urbanacaminhabilidademobilidade ativadeslocamento não motorizadointervenção urbana.MOBILIDADE COMO QUALIDADE DE VIDA: Proposta de Intervenção na Rua Jamil Basmage, Campo Grande.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisCYNTHIA DE SOUZA SANTOSTHALYA ALVES COIMBRAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMSinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSORIGINAL5818.pdf5818.pdfapplication/pdf65706111https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/8985/-1/5818.pdfd15eb7e450ed7161fb48150105580636MD5-1123456789/89852024-07-09 15:04:02.865oai:repositorio.ufms.br:123456789/8985Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufms.br/oai/requestri.prograd@ufms.bropendoar:21242024-07-09T19:04:02Repositório Institucional da UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv MOBILIDADE COMO QUALIDADE DE VIDA: Proposta de Intervenção na Rua Jamil Basmage, Campo Grande.
title MOBILIDADE COMO QUALIDADE DE VIDA: Proposta de Intervenção na Rua Jamil Basmage, Campo Grande.
spellingShingle MOBILIDADE COMO QUALIDADE DE VIDA: Proposta de Intervenção na Rua Jamil Basmage, Campo Grande.
THALYA ALVES COIMBRA
mobilidade urbana
caminhabilidade
mobilidade ativa
deslocamento não motorizado
intervenção urbana.
Ciências Exatas e da Terra
title_short MOBILIDADE COMO QUALIDADE DE VIDA: Proposta de Intervenção na Rua Jamil Basmage, Campo Grande.
title_full MOBILIDADE COMO QUALIDADE DE VIDA: Proposta de Intervenção na Rua Jamil Basmage, Campo Grande.
title_fullStr MOBILIDADE COMO QUALIDADE DE VIDA: Proposta de Intervenção na Rua Jamil Basmage, Campo Grande.
title_full_unstemmed MOBILIDADE COMO QUALIDADE DE VIDA: Proposta de Intervenção na Rua Jamil Basmage, Campo Grande.
title_sort MOBILIDADE COMO QUALIDADE DE VIDA: Proposta de Intervenção na Rua Jamil Basmage, Campo Grande.
author THALYA ALVES COIMBRA
author_facet THALYA ALVES COIMBRA
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv CYNTHIA DE SOUZA SANTOS
dc.contributor.author.fl_str_mv THALYA ALVES COIMBRA
contributor_str_mv CYNTHIA DE SOUZA SANTOS
dc.subject.por.fl_str_mv mobilidade urbana
caminhabilidade
mobilidade ativa
deslocamento não motorizado
intervenção urbana.
topic mobilidade urbana
caminhabilidade
mobilidade ativa
deslocamento não motorizado
intervenção urbana.
Ciências Exatas e da Terra
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv Ciências Exatas e da Terra
description With the overload of urban systems caused by disorderly population growth, cities face difficulties in maintaining quality infrastructure that meets the needs of citizens. In an attempt to alleviate these problems, some neighborhoods are better supplied than others, resulting in a deficit of public facilities in certain regions and a high demand for urban mobility. In view of this problem, an intervention project focusing on urban mobility is proposed on Jamil Basmage Street, in Campo Grande/MS. The project is based on concepts developed by Jane Jacobs, Jan Gehl and Raquel Rolnik, in addition to suggestions from the prefecture and consultation with the population. It is expected that the automobile will not be the main transport mode choice and that the use of active and collective modes will be encouraged.
publishDate 2024
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-07-09T19:04:01Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-07-09T19:04:01Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2024
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/8985
url https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/8985
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMS
dc.publisher.country.pt_BR.fl_str_mv
publisher.none.fl_str_mv Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMS
instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron:UFMS
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron_str UFMS
institution UFMS
reponame_str Repositório Institucional da UFMS
collection Repositório Institucional da UFMS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/8985/-1/5818.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d15eb7e450ed7161fb48150105580636
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
repository.mail.fl_str_mv ri.prograd@ufms.br
_version_ 1807552812108742656