"Qual destas moças é você?" O autoconhecimento produzido pelos testes da imprensa feminina
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Data de Publicação: | 2007 |
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Texto Completo: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/558 http://dx.doi.org/10.1590/S0102-46982007000200014 |
Resumo: | Este texto pretende refletir acerca dos discursos veiculados e produzidos por um elemento textual peculiar da imprensa feminina: os testes. O estudo fundamenta-se nos pressupostos de gênero e de alguns conceitos dos estudos foucaultianos. Pretende discutir os enunciados expressos na imprensa (revistas Capricho e Cláudia) com a temática da feminilidade e da sexualidade nas primeiras décadas da segunda metade do século XX. Os testes, mediante enunciados prescritivos e normalizadores, revelaram ser instrumentos de dispositivos pedagógicos com o objetivo de "conduzir as condutas" femininas, uma vez que se tornam capazes de provocar o exame e a confissão, tornando o discurso da intimidade visível e verbalizado. Indicam conceitos de "verdade", apoiados em códigos morais e, especialmente, em preceitos fundamentados em teorias científicas a respeito da conduta feminina. O conceito de verdade está ligado a sistemas de poder, que apontam para regimes não necessariamente negativos ou repressivos, mas, fundamentalmente, produtivos, porque incitam à reflexão e propiciam possibilidades de trabalho pessoal. |
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2011-09-28T13:22:26Z2021-09-30T19:56:11Z2007XAVIER FILHA, Constantina. "Qual destas moças é você?" o autoconhecimento produzido pelos testes da imprensa feminina. Educ. rev., Belo Horizonte, n. 46, dez. 2007 . Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982007000200014&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 28 set. 2011. http://dx.doi.org/10.1590/S0102-46982007000200014.https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/558http://dx.doi.org/10.1590/S0102-46982007000200014Este texto pretende refletir acerca dos discursos veiculados e produzidos por um elemento textual peculiar da imprensa feminina: os testes. O estudo fundamenta-se nos pressupostos de gênero e de alguns conceitos dos estudos foucaultianos. Pretende discutir os enunciados expressos na imprensa (revistas Capricho e Cláudia) com a temática da feminilidade e da sexualidade nas primeiras décadas da segunda metade do século XX. Os testes, mediante enunciados prescritivos e normalizadores, revelaram ser instrumentos de dispositivos pedagógicos com o objetivo de "conduzir as condutas" femininas, uma vez que se tornam capazes de provocar o exame e a confissão, tornando o discurso da intimidade visível e verbalizado. Indicam conceitos de "verdade", apoiados em códigos morais e, especialmente, em preceitos fundamentados em teorias científicas a respeito da conduta feminina. O conceito de verdade está ligado a sistemas de poder, que apontam para regimes não necessariamente negativos ou repressivos, mas, fundamentalmente, produtivos, porque incitam à reflexão e propiciam possibilidades de trabalho pessoal.ABSTRACT - This paper aims to make a reflection on the discourses conveyed and produced by a peculiar textual element in the female press: tests. The study is based on gender assumptions and some foucaultian concepts. It intends to discuss statements found in the press (magazines Capricho and Cláudia) regarding female themes and sexuality in the first decades of the second half of the 20th century. By using prescriptive and normalizing statements, the tests were revealed to act as pedagogical tools whose objective was "to guide female conduct", as they were able to prompt examination and confession, thus making it possible for the inner discourse to be visible and verbalized. The tests indicate concepts of "truth" supported by moral codes and, especially, by precepts based on scientific theories about female conduct. The concept of truth is connected to power systems, pointing to regimes that are not necessarily negative or repressive, but fundamentally productive, as they stimulate reflection and provide personal work possibilities.porEducação em RevistaImprensaFemininoSexualidadePressFemaleSexuality"Qual destas moças é você?" O autoconhecimento produzido pelos testes da imprensa feminina"Which one of these girls are you?" 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