Violência e tragicidade no silêncio feminino das personagens em La pierna de Severina, de Josefina Plá

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Benatti, Andre Rezende
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMS
Texto Completo: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2015
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo a análise dos contos que compõem La Pierna de Severina (1983), de Josefina Plá, escritora, artista plástica, historiadora, jornalista, dramaturga, ensaísta, catedrática, critica de arte e de literatura de origem espanhola e naturalizada paraguaia. Foram selecionados cinco contos: La Pierna de Severina, La Vitrola, Siesta, Sisé e Ña Remigia. As bases analíticas dos contos de Josefina Plá giram em torno das teorias da narrativa, de gênero, da violência e da tragicidade. No âmago dos contos de La Pierna de Severina, o feminino sempre está em questão, amarrado pelas microestruturas da narrativa. O feminino é permeado pelas diversas mazelas que ao longo da história ocidental foram o calcanhar de Aquiles das mulheres. Não por acaso a violência está subscrita em todos os contos analisados. Interessa-nos o modo como que esse feminino, envolvido pelo trágico e pelo violento, foi construído nos textos de Josefina Plá, em uma relação de interdependência das microestruturas. Assim como nos mostrou Edgar Allan Poe em Filosofia da Composição (1997), tudo foi minuciosamente escolhido dentro do texto literário de Plá. Logo podemos, com efetividade, comprovar como as personagens femininas são construídas a partir dos conceitos de violência e tragicidade, pois se estas fazem parte de toda a ascensão do homem, enquanto ser humano, podemos averbar que ela o construiu e o constrói, e se a literatura também parte da formação do homem, nela também a violência e a tragicidade se faz presente. Para empreender a análise, valemo-nos dos estudos literários de E. M. Forster, Antonio Candido, Gaston Bachelard e Gerard Genette, entre outros, bem como dos estudos de gênero e de psicanálise, com Jacques Lacan e Maud Mannoni, além dos estudos da violência e da tragicidade, baseando-nos nas concepções de Hannah Arendt, Ronaldo Lima Lins e Peter Szondi, para citar alguns dos teóricos enumerados neste trabalho.
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Interessa-nos o modo como que esse feminino, envolvido pelo trágico e pelo violento, foi construído nos textos de Josefina Plá, em uma relação de interdependência das microestruturas. Assim como nos mostrou Edgar Allan Poe em Filosofia da Composição (1997), tudo foi minuciosamente escolhido dentro do texto literário de Plá. Logo podemos, com efetividade, comprovar como as personagens femininas são construídas a partir dos conceitos de violência e tragicidade, pois se estas fazem parte de toda a ascensão do homem, enquanto ser humano, podemos averbar que ela o construiu e o constrói, e se a literatura também parte da formação do homem, nela também a violência e a tragicidade se faz presente. Para empreender a análise, valemo-nos dos estudos literários de E. M. Forster, Antonio Candido, Gaston Bachelard e Gerard Genette, entre outros, bem como dos estudos de gênero e de psicanálise, com Jacques Lacan e Maud Mannoni, além dos estudos da violência e da tragicidade, baseando-nos nas concepções de Hannah Arendt, Ronaldo Lima Lins e Peter Szondi, para citar alguns dos teóricos enumerados neste trabalho.ABSTRACT - Esta pesquisa tiene como objetivo el análisis de los cuentos componen La Pierna de Severina (1983), de Josefina Plá, escritora, artista plástica, historiadora, periodista, dramaturga, ensayista, catedrática, crítica de arte y literatura, de origen española y naturalizada paraguaya. Fueran seleccionados cinco cuentos: La Pierna de Severina, La Vitrola, Siesta, Sisé e Ña Remigia. Las bases analíticas de los cuentos de Josefina Plá giran en torno de las teorías de la narrativa, de género, de la violencia y de la tragicidad. En el amago de los cuentos de La Pierna de Severina, el femenino siempre está en cuestión, amarrado por las micro estructuras de la narrativa. Lo femenino es permeado por las diversas mácelas que a lo largo de la historia occidental siempre fueran el talón de Aquiles de las mujeres. No es por acaso que la violencia está subscrita en todos los cuentos analizados. Interésanos el modo como que ese femenino, trágico y violento, fue construido en los textos de Josefina Plá en una relación de interdependencia de las micro estructuras. Así como nos mostró Edgar Allan Poe, en Filosofia da Composição (1997), todo fue minuciosamente escogido dentro del texto literario. Ya podemos, con eficacia, demuestrar cómo los personajes femeninos se construyen a partir de los conceptos de violencia y tragicidad, pues si hacen parte de todo el ascenso del hombre, como ser humano, podemos avalar que ella lo construyó y lo construye, y si el literatura también hace parte de la formación del hombre, sino que también la violencia y la tragedia está presente en ella. Para emprender el análisis vallémonos de los estudios literários de E. M. Forster, Antonio Candido, Gaston Bachelard e Gerard Genette, entre otros, bien como de los estudios de género y psicoanalíticos, con Jacques Lacan y Maud Mannoni, más allá de los estudios de la violencia y de la tragicidad basándonos en las concepciones de Hannah Arendt, Ronaldo Lima Lins y Peter Szondi, para citar algunos de los teóricos enumerados en este trabajo.porContosViolênciaPla, Josefina, 1909-1999Short StoriesViolenceViolência e tragicidade no silêncio feminino das personagens em La pierna de Severina, de Josefina Pláinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisSantos, Rosana Cristina ZanelattoBenatti, Andre Rezendeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMSinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSTHUMBNAILAndre Rezende Benatti.pdf.jpgAndre Rezende Benatti.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1156https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/2015/4/Andre%20Rezende%20Benatti.pdf.jpg2014708ca687ff973524ec0cdec7d618MD54ORIGINALAndre Rezende Benatti.pdfAndre Rezende Benatti.pdfapplication/pdf567847https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/2015/1/Andre%20Rezende%20Benatti.pdf1d723ae3998082b8921b99c463294c57MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/2015/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXTAndre Rezende Benatti.pdf.txtAndre Rezende Benatti.pdf.txtExtracted texttext/plain0https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/2015/3/Andre%20Rezende%20Benatti.pdf.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53123456789/20152021-09-30 15:55:34.302oai:repositorio.ufms.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufms.br/oai/requestri.prograd@ufms.bropendoar:21242021-09-30T19:55:34Repositório Institucional da UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false
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