A Lira retomada. A ressignificação de formas composicionais clássicas na “Ode descontínua e remota para flauta e oboé. De Ariana para Dionísio”, de Hilda Hilst
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMS |
Texto Completo: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2365 |
Resumo: | Ao observarmos as referências a formas clássicas por parte de poetas da modernidade, constatamos o que Ezra Pound (1970) intencionava com a construção de um Paideuma: a necessidade de construir referenciais que possibilitem a consistência e desdobramento de um projeto estético. É o que acontece com Hilda Hilst ao resgatar formas da ode e da epopeia na “Ode descontínua e remota para flauta e oboé. De Ariana para Dionísio” publicado em Júbilo, Memória, Noviciado da Paixão (1974). Nela, Hilst articula um diálogo entre a tradição e a modernidade tendo em vista o resgate já mencionado. E é sob a luz das relações dos poetas modernos com esse resgate que desenvolvemos este estudo procurando entender teoricamente e analiticamente a natureza de tal fenômeno. Para tal, procuramos desenvolver, sob a perspectiva da forma e do conteúdo, o conceito de macroestruturas arquitetônicas e formas composicionais, com base nos questionamentos de Mikhail Bakhtin em Questões de Literatura e Estética (2010). Todavia, é pelo resgate da tradição que o fenômeno começa a ser observado e para isso, além de Pound (1970), nos guiou: Bloom (2002), Elliot (1989) e Paz (1984) no que se refere ao relacionamento da modernidade com a tradição em influência e ressignificação. Dessa forma, pretendemos, através dessa pesquisa, assinalar a natureza do relacionamento das macroestruturas arquitetônicas com as formas composicionais clássicas já mencionadas, observando como as formas, sendo elas arquitetônicas – no seu modo de realização da estrutura do gênero – ou composicionais – no seu modo de construir a partir da estrutura de um determinado efeito de sentido, estão juntas na construção do objeto artístico. |
id |
UFMS_1de3a38ed776a95e99294d7318d498fd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufms.br:123456789/2365 |
network_acronym_str |
UFMS |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMS |
repository_id_str |
2124 |
spelling |
2015-08-25T16:17:39Z2021-09-30T19:55:24Z2015https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2365Ao observarmos as referências a formas clássicas por parte de poetas da modernidade, constatamos o que Ezra Pound (1970) intencionava com a construção de um Paideuma: a necessidade de construir referenciais que possibilitem a consistência e desdobramento de um projeto estético. É o que acontece com Hilda Hilst ao resgatar formas da ode e da epopeia na “Ode descontínua e remota para flauta e oboé. De Ariana para Dionísio” publicado em Júbilo, Memória, Noviciado da Paixão (1974). Nela, Hilst articula um diálogo entre a tradição e a modernidade tendo em vista o resgate já mencionado. E é sob a luz das relações dos poetas modernos com esse resgate que desenvolvemos este estudo procurando entender teoricamente e analiticamente a natureza de tal fenômeno. Para tal, procuramos desenvolver, sob a perspectiva da forma e do conteúdo, o conceito de macroestruturas arquitetônicas e formas composicionais, com base nos questionamentos de Mikhail Bakhtin em Questões de Literatura e Estética (2010). Todavia, é pelo resgate da tradição que o fenômeno começa a ser observado e para isso, além de Pound (1970), nos guiou: Bloom (2002), Elliot (1989) e Paz (1984) no que se refere ao relacionamento da modernidade com a tradição em influência e ressignificação. Dessa forma, pretendemos, através dessa pesquisa, assinalar a natureza do relacionamento das macroestruturas arquitetônicas com as formas composicionais clássicas já mencionadas, observando como as formas, sendo elas arquitetônicas – no seu modo de realização da estrutura do gênero – ou composicionais – no seu modo de construir a partir da estrutura de um determinado efeito de sentido, estão juntas na construção do objeto artístico.Searching through theoretical basis for classical forms of poem present in Modern poets, we realized Ezra Pound’s (1970) intentions in constructing Paideuma, which consist of bringing up references that might make consistency and displacement of an aesthetical project possible. That is what happens to Hilda Hilst in rescuing poetic forms in ode and epopee in the “Ode Descontínua e Remota para Flauta e Oboé. De Ariana para Dionísio” (Discontinuous and Remote Ode for Flute and Oboe. From Ariana to Dionísio), published in “Júbilo, Memória, Noviciado da Paixão” – Joy, Memory, Novitiate of Passion (1974). In this work, Hilst articulates a dialogue between tradition and modernity, with a view to the before mentioned rescue. Based on the relation amid modern poets and this so-called rescue, this study aims at understanding theoretically and analytically the nature of such a phenomenon. To do so, it is developed, under the perspective of form and content, a concept of architectural macro structures and compositional forms, grounded on Mikhail Bakhtin’s questioning in “Questões de Literatura e Estética” - Questions of Literature and Aesthetics (2010). However, the phenomenon above cited is possible through rescuing tradition. That being said, besides Pound (1970), this research relies on: Bloom (2002), Elliot (1989), and Paz (1984) in terms of the relation between modernity and tradition, under influence and resingnification. Therefore, this research intends to analyze the relation between architectural macro structures and classical compositional forms above referred to, by observing the way how forms – either being them architectural – in their genre structure – or compositional – in their way of constructing from the structure of a determined effect, which are together in the construction of the artistic object.porHilda HilstOdeEpopeiaModernidadeTradiçãoMacroestruturas ArquitetônicasFormas ComposicionaisEstética LiteráriaInfluência LiteráriaRessignificaçãoA Lira retomada. A ressignificação de formas composicionais clássicas na “Ode descontínua e remota para flauta e oboé. De Ariana para Dionísio”, de Hilda Hilstinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisGrácia-Rodrigues, KelcileneWanderley, Milena Karine de Souzainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMSinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSTHUMBNAILMilena Karine de Souza Wanderley.pdf.jpgMilena Karine de Souza Wanderley.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1289https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/2365/4/Milena%20Karine%20de%20Souza%20Wanderley.pdf.jpg99659f4bb0065fa38214d7b56b249e3fMD54ORIGINALMilena Karine de Souza Wanderley.pdfMilena Karine de Souza Wanderley.pdfapplication/pdf55634772https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/2365/1/Milena%20Karine%20de%20Souza%20Wanderley.pdf696be4fa40b42d7112d3d68537b0d119MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/2365/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXTMilena Karine de Souza Wanderley.pdf.txtMilena Karine de Souza Wanderley.pdf.txtExtracted texttext/plain0https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/2365/3/Milena%20Karine%20de%20Souza%20Wanderley.pdf.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53123456789/23652024-11-19 21:13:06.802oai:repositorio.ufms.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufms.br/oai/requestri.prograd@ufms.bropendoar:21242024-11-20T01:13:06Repositório Institucional da UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A Lira retomada. A ressignificação de formas composicionais clássicas na “Ode descontínua e remota para flauta e oboé. De Ariana para Dionísio”, de Hilda Hilst |
title |
A Lira retomada. A ressignificação de formas composicionais clássicas na “Ode descontínua e remota para flauta e oboé. De Ariana para Dionísio”, de Hilda Hilst |
spellingShingle |
A Lira retomada. A ressignificação de formas composicionais clássicas na “Ode descontínua e remota para flauta e oboé. De Ariana para Dionísio”, de Hilda Hilst Wanderley, Milena Karine de Souza Hilda Hilst Ode Epopeia Modernidade Tradição Macroestruturas Arquitetônicas Formas Composicionais Estética Literária Influência Literária Ressignificação |
title_short |
A Lira retomada. A ressignificação de formas composicionais clássicas na “Ode descontínua e remota para flauta e oboé. De Ariana para Dionísio”, de Hilda Hilst |
title_full |
A Lira retomada. A ressignificação de formas composicionais clássicas na “Ode descontínua e remota para flauta e oboé. De Ariana para Dionísio”, de Hilda Hilst |
title_fullStr |
A Lira retomada. A ressignificação de formas composicionais clássicas na “Ode descontínua e remota para flauta e oboé. De Ariana para Dionísio”, de Hilda Hilst |
title_full_unstemmed |
A Lira retomada. A ressignificação de formas composicionais clássicas na “Ode descontínua e remota para flauta e oboé. De Ariana para Dionísio”, de Hilda Hilst |
title_sort |
A Lira retomada. A ressignificação de formas composicionais clássicas na “Ode descontínua e remota para flauta e oboé. De Ariana para Dionísio”, de Hilda Hilst |
author |
Wanderley, Milena Karine de Souza |
author_facet |
Wanderley, Milena Karine de Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Grácia-Rodrigues, Kelcilene |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Wanderley, Milena Karine de Souza |
contributor_str_mv |
Grácia-Rodrigues, Kelcilene |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Hilda Hilst Ode Epopeia Modernidade Tradição Macroestruturas Arquitetônicas Formas Composicionais Estética Literária Influência Literária Ressignificação |
topic |
Hilda Hilst Ode Epopeia Modernidade Tradição Macroestruturas Arquitetônicas Formas Composicionais Estética Literária Influência Literária Ressignificação |
description |
Ao observarmos as referências a formas clássicas por parte de poetas da modernidade, constatamos o que Ezra Pound (1970) intencionava com a construção de um Paideuma: a necessidade de construir referenciais que possibilitem a consistência e desdobramento de um projeto estético. É o que acontece com Hilda Hilst ao resgatar formas da ode e da epopeia na “Ode descontínua e remota para flauta e oboé. De Ariana para Dionísio” publicado em Júbilo, Memória, Noviciado da Paixão (1974). Nela, Hilst articula um diálogo entre a tradição e a modernidade tendo em vista o resgate já mencionado. E é sob a luz das relações dos poetas modernos com esse resgate que desenvolvemos este estudo procurando entender teoricamente e analiticamente a natureza de tal fenômeno. Para tal, procuramos desenvolver, sob a perspectiva da forma e do conteúdo, o conceito de macroestruturas arquitetônicas e formas composicionais, com base nos questionamentos de Mikhail Bakhtin em Questões de Literatura e Estética (2010). Todavia, é pelo resgate da tradição que o fenômeno começa a ser observado e para isso, além de Pound (1970), nos guiou: Bloom (2002), Elliot (1989) e Paz (1984) no que se refere ao relacionamento da modernidade com a tradição em influência e ressignificação. Dessa forma, pretendemos, através dessa pesquisa, assinalar a natureza do relacionamento das macroestruturas arquitetônicas com as formas composicionais clássicas já mencionadas, observando como as formas, sendo elas arquitetônicas – no seu modo de realização da estrutura do gênero – ou composicionais – no seu modo de construir a partir da estrutura de um determinado efeito de sentido, estão juntas na construção do objeto artístico. |
publishDate |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-08-25T16:17:39Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-09-30T19:55:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2365 |
url |
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2365 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMS instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) instacron:UFMS |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
instacron_str |
UFMS |
institution |
UFMS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMS |
collection |
Repositório Institucional da UFMS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/2365/4/Milena%20Karine%20de%20Souza%20Wanderley.pdf.jpg https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/2365/1/Milena%20Karine%20de%20Souza%20Wanderley.pdf https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/2365/2/license.txt https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/2365/3/Milena%20Karine%20de%20Souza%20Wanderley.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
99659f4bb0065fa38214d7b56b249e3f 696be4fa40b42d7112d3d68537b0d119 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
repository.mail.fl_str_mv |
ri.prograd@ufms.br |
_version_ |
1823324007053656064 |