A Lira retomada. A ressignificação de formas composicionais clássicas na “Ode descontínua e remota para flauta e oboé. De Ariana para Dionísio”, de Hilda Hilst

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wanderley, Milena Karine de Souza
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMS
Texto Completo: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2365
Resumo: Ao observarmos as referências a formas clássicas por parte de poetas da modernidade, constatamos o que Ezra Pound (1970) intencionava com a construção de um Paideuma: a necessidade de construir referenciais que possibilitem a consistência e desdobramento de um projeto estético. É o que acontece com Hilda Hilst ao resgatar formas da ode e da epopeia na “Ode descontínua e remota para flauta e oboé. De Ariana para Dionísio” publicado em Júbilo, Memória, Noviciado da Paixão (1974). Nela, Hilst articula um diálogo entre a tradição e a modernidade tendo em vista o resgate já mencionado. E é sob a luz das relações dos poetas modernos com esse resgate que desenvolvemos este estudo procurando entender teoricamente e analiticamente a natureza de tal fenômeno. Para tal, procuramos desenvolver, sob a perspectiva da forma e do conteúdo, o conceito de macroestruturas arquitetônicas e formas composicionais, com base nos questionamentos de Mikhail Bakhtin em Questões de Literatura e Estética (2010). Todavia, é pelo resgate da tradição que o fenômeno começa a ser observado e para isso, além de Pound (1970), nos guiou: Bloom (2002), Elliot (1989) e Paz (1984) no que se refere ao relacionamento da modernidade com a tradição em influência e ressignificação. Dessa forma, pretendemos, através dessa pesquisa, assinalar a natureza do relacionamento das macroestruturas arquitetônicas com as formas composicionais clássicas já mencionadas, observando como as formas, sendo elas arquitetônicas – no seu modo de realização da estrutura do gênero – ou composicionais – no seu modo de construir a partir da estrutura de um determinado efeito de sentido, estão juntas na construção do objeto artístico.
id UFMS_1de3a38ed776a95e99294d7318d498fd
oai_identifier_str oai:repositorio.ufms.br:123456789/2365
network_acronym_str UFMS
network_name_str Repositório Institucional da UFMS
repository_id_str 2124
spelling 2015-08-25T16:17:39Z2021-09-30T19:55:24Z2015https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2365Ao observarmos as referências a formas clássicas por parte de poetas da modernidade, constatamos o que Ezra Pound (1970) intencionava com a construção de um Paideuma: a necessidade de construir referenciais que possibilitem a consistência e desdobramento de um projeto estético. É o que acontece com Hilda Hilst ao resgatar formas da ode e da epopeia na “Ode descontínua e remota para flauta e oboé. De Ariana para Dionísio” publicado em Júbilo, Memória, Noviciado da Paixão (1974). Nela, Hilst articula um diálogo entre a tradição e a modernidade tendo em vista o resgate já mencionado. E é sob a luz das relações dos poetas modernos com esse resgate que desenvolvemos este estudo procurando entender teoricamente e analiticamente a natureza de tal fenômeno. Para tal, procuramos desenvolver, sob a perspectiva da forma e do conteúdo, o conceito de macroestruturas arquitetônicas e formas composicionais, com base nos questionamentos de Mikhail Bakhtin em Questões de Literatura e Estética (2010). Todavia, é pelo resgate da tradição que o fenômeno começa a ser observado e para isso, além de Pound (1970), nos guiou: Bloom (2002), Elliot (1989) e Paz (1984) no que se refere ao relacionamento da modernidade com a tradição em influência e ressignificação. Dessa forma, pretendemos, através dessa pesquisa, assinalar a natureza do relacionamento das macroestruturas arquitetônicas com as formas composicionais clássicas já mencionadas, observando como as formas, sendo elas arquitetônicas – no seu modo de realização da estrutura do gênero – ou composicionais – no seu modo de construir a partir da estrutura de um determinado efeito de sentido, estão juntas na construção do objeto artístico.ABSTRACT - Searching through theoretical basis for classical forms of poem present in Modern poets, we realized Ezra Pound’s (1970) intentions in constructing Paideuma, which consist of bringing up references that might make consistency and displacement of an aesthetical project possible. That is what happens to Hilda Hilst in rescuing poetic forms in ode and epopee in the “Ode Descontínua e Remota para Flauta e Oboé. De Ariana para Dionísio” (Discontinuous and Remote Ode for Flute and Oboe. From Ariana to Dionísio), published in “Júbilo, Memória, Noviciado da Paixão” – Joy, Memory, Novitiate of Passion (1974). In this work, Hilst articulates a dialogue between tradition and modernity, with a view to the before mentioned rescue. Based on the relation amid modern poets and this so-called rescue, this study aims at understanding theoretically and analytically the nature of such a phenomenon. To do so, it is developed, under the perspective of form and content, a concept of architectural macro structures and compositional forms, grounded on Mikhail Bakhtin’s questioning in “Questões de Literatura e Estética” - Questions of Literature and Aesthetics (2010). However, the phenomenon above cited is possible through rescuing tradition. That being said, besides Pound (1970), this research relies on: Bloom (2002), Elliot (1989), and Paz (1984) in terms of the relation between modernity and tradition, under influence and resingnification. Therefore, this research intends to analyze the relation between architectural macro structures and classical compositional forms above referred to, by observing the way how forms – either being them architectural – in their genre structure – or compositional – in their way of constructing from the structure of a determined effect, which are together in the construction of the artistic object.porHilst, Hilda, 1930-2004Poesia LíricaLiteratura ÉpicaHilst, Hilda Almeida Prado, 1930-2004Prado Hilst, Hilda Almeida, 1930-2004Lyric PoetryEpic LiteratureA Lira retomada. A ressignificação de formas composicionais clássicas na “Ode descontínua e remota para flauta e oboé. De Ariana para Dionísio”, de Hilda Hilstinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisGrácia-Rodrigues, KelcileneWanderley, Milena Karine de Souzainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMSinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSTHUMBNAILMilena Karine de Souza Wanderley.pdf.jpgMilena Karine de Souza Wanderley.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1289https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/2365/4/Milena%20Karine%20de%20Souza%20Wanderley.pdf.jpg99659f4bb0065fa38214d7b56b249e3fMD54ORIGINALMilena Karine de Souza Wanderley.pdfMilena Karine de Souza Wanderley.pdfapplication/pdf55634772https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/2365/1/Milena%20Karine%20de%20Souza%20Wanderley.pdf696be4fa40b42d7112d3d68537b0d119MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/2365/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXTMilena Karine de Souza Wanderley.pdf.txtMilena Karine de Souza Wanderley.pdf.txtExtracted texttext/plain0https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/2365/3/Milena%20Karine%20de%20Souza%20Wanderley.pdf.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53123456789/23652021-09-30 15:55:24.742oai:repositorio.ufms.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufms.br/oai/requestri.prograd@ufms.bropendoar:21242021-09-30T19:55:24Repositório Institucional da UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A Lira retomada. A ressignificação de formas composicionais clássicas na “Ode descontínua e remota para flauta e oboé. De Ariana para Dionísio”, de Hilda Hilst
title A Lira retomada. A ressignificação de formas composicionais clássicas na “Ode descontínua e remota para flauta e oboé. De Ariana para Dionísio”, de Hilda Hilst
spellingShingle A Lira retomada. A ressignificação de formas composicionais clássicas na “Ode descontínua e remota para flauta e oboé. De Ariana para Dionísio”, de Hilda Hilst
Wanderley, Milena Karine de Souza
Hilst, Hilda, 1930-2004
Poesia Lírica
Literatura Épica
Hilst, Hilda Almeida Prado, 1930-2004
Prado Hilst, Hilda Almeida, 1930-2004
Lyric Poetry
Epic Literature
title_short A Lira retomada. A ressignificação de formas composicionais clássicas na “Ode descontínua e remota para flauta e oboé. De Ariana para Dionísio”, de Hilda Hilst
title_full A Lira retomada. A ressignificação de formas composicionais clássicas na “Ode descontínua e remota para flauta e oboé. De Ariana para Dionísio”, de Hilda Hilst
title_fullStr A Lira retomada. A ressignificação de formas composicionais clássicas na “Ode descontínua e remota para flauta e oboé. De Ariana para Dionísio”, de Hilda Hilst
title_full_unstemmed A Lira retomada. A ressignificação de formas composicionais clássicas na “Ode descontínua e remota para flauta e oboé. De Ariana para Dionísio”, de Hilda Hilst
title_sort A Lira retomada. A ressignificação de formas composicionais clássicas na “Ode descontínua e remota para flauta e oboé. De Ariana para Dionísio”, de Hilda Hilst
author Wanderley, Milena Karine de Souza
author_facet Wanderley, Milena Karine de Souza
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Grácia-Rodrigues, Kelcilene
dc.contributor.author.fl_str_mv Wanderley, Milena Karine de Souza
contributor_str_mv Grácia-Rodrigues, Kelcilene
dc.subject.por.fl_str_mv Hilst, Hilda, 1930-2004
Poesia Lírica
Literatura Épica
Hilst, Hilda Almeida Prado, 1930-2004
Prado Hilst, Hilda Almeida, 1930-2004
Lyric Poetry
Epic Literature
topic Hilst, Hilda, 1930-2004
Poesia Lírica
Literatura Épica
Hilst, Hilda Almeida Prado, 1930-2004
Prado Hilst, Hilda Almeida, 1930-2004
Lyric Poetry
Epic Literature
description Ao observarmos as referências a formas clássicas por parte de poetas da modernidade, constatamos o que Ezra Pound (1970) intencionava com a construção de um Paideuma: a necessidade de construir referenciais que possibilitem a consistência e desdobramento de um projeto estético. É o que acontece com Hilda Hilst ao resgatar formas da ode e da epopeia na “Ode descontínua e remota para flauta e oboé. De Ariana para Dionísio” publicado em Júbilo, Memória, Noviciado da Paixão (1974). Nela, Hilst articula um diálogo entre a tradição e a modernidade tendo em vista o resgate já mencionado. E é sob a luz das relações dos poetas modernos com esse resgate que desenvolvemos este estudo procurando entender teoricamente e analiticamente a natureza de tal fenômeno. Para tal, procuramos desenvolver, sob a perspectiva da forma e do conteúdo, o conceito de macroestruturas arquitetônicas e formas composicionais, com base nos questionamentos de Mikhail Bakhtin em Questões de Literatura e Estética (2010). Todavia, é pelo resgate da tradição que o fenômeno começa a ser observado e para isso, além de Pound (1970), nos guiou: Bloom (2002), Elliot (1989) e Paz (1984) no que se refere ao relacionamento da modernidade com a tradição em influência e ressignificação. Dessa forma, pretendemos, através dessa pesquisa, assinalar a natureza do relacionamento das macroestruturas arquitetônicas com as formas composicionais clássicas já mencionadas, observando como as formas, sendo elas arquitetônicas – no seu modo de realização da estrutura do gênero – ou composicionais – no seu modo de construir a partir da estrutura de um determinado efeito de sentido, estão juntas na construção do objeto artístico.
publishDate 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-08-25T16:17:39Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.available.fl_str_mv 2021-09-30T19:55:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2365
url https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2365
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMS
instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron:UFMS
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron_str UFMS
institution UFMS
reponame_str Repositório Institucional da UFMS
collection Repositório Institucional da UFMS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/2365/4/Milena%20Karine%20de%20Souza%20Wanderley.pdf.jpg
https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/2365/1/Milena%20Karine%20de%20Souza%20Wanderley.pdf
https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/2365/2/license.txt
https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/2365/3/Milena%20Karine%20de%20Souza%20Wanderley.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 99659f4bb0065fa38214d7b56b249e3f
696be4fa40b42d7112d3d68537b0d119
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
repository.mail.fl_str_mv ri.prograd@ufms.br
_version_ 1801678512883499008