Uso de tecnologias digitais para interações em Língua Kaiowá na terra indígena Panambi-Lagoa Rica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosinete Barbosa Pedro
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMS
Texto Completo: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9014
Resumo: RESUMO Esta pesquisa tem por objetivo investigar como se estabelece o uso de tecnologias para interações em língua kaiowá pela comunidade indígena da Aldeia Panambi, no município de Douradina-MS, identificando aspectos linguísticos/identitários e caracterizando possíveis mudanças de prática de uso dessa e de outras línguas nesse contexto. Para tanto, busco: i) descrever o território étnico-cultural e linguístico na aldeia indígena Panambi-Lagoa Rica, município de Douradina-MS; ii) identificar e descrever crenças e práticas de/sobre o uso de tecnologias digitais para interações em kaiowá e demais línguas, pela comunidade; ii) analisar se as tecnologias digitais têm ajudado de alguma forma na preservação/difusão da sua cultura. Como aporte teórico, a partir da perspectiva da Linguística Aplicada, baseio-me em estudos sobre identidade cultural e identidade indígena, bem como em trabalhos que discutem aspectos da inserção de tecnologias digitais em escolas e comunidades indígenas. A pesquisa teve início a partir da história e da vivência profissional da pesquisadora, que atua como professora na Aldeia e tem acompanhado as transformações ocasionadas pelo uso de tecnologias digitais em sua comunidade. Para a geração dos dados, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas e um questionário com 3 moradores dessa aldeia, bem como registradas vivências da própria pesquisadora sobre a relevância da tecnologia em seu cotidiano e na língua materna. Trata-se, portanto, de pesquisa participativa qualitativa e de orientação etnográfica. A análise dos dados permitiu constatar que os Kaiowá de Panambi-Lagoa Rica investigados utilizam mídias digitais em sua rotina diária, sobretudo com o intuito de divulgar sua língua e cultura, por intermédio de vídeos e da escrita em kaiowá. Além disso, o fazem para comunicação com seus pares e consideram que sua identidade se (re)configura a partir desses usos, transformando-se, porém se mantendo em seu aspecto indígena Kaiowá. Palavras-chave: língua indígena; tecnologias digitais; Guaranis-Kaiowá.
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Como aporte teórico, a partir da perspectiva da Linguística Aplicada, baseio-me em estudos sobre identidade cultural e identidade indígena, bem como em trabalhos que discutem aspectos da inserção de tecnologias digitais em escolas e comunidades indígenas. A pesquisa teve início a partir da história e da vivência profissional da pesquisadora, que atua como professora na Aldeia e tem acompanhado as transformações ocasionadas pelo uso de tecnologias digitais em sua comunidade. Para a geração dos dados, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas e um questionário com 3 moradores dessa aldeia, bem como registradas vivências da própria pesquisadora sobre a relevância da tecnologia em seu cotidiano e na língua materna. Trata-se, portanto, de pesquisa participativa qualitativa e de orientação etnográfica. 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Para tanto, buscamos: i) descrever o território étnico-cultural e linguístico na aldeia Indígena Panambi-Lagoa Rica, município de Douradina-MS; ii) identificar e descrever crenças e práticas de/sobre o uso de tecnologias digitais para interações em Kaiowá e demais línguas, pela comunidade ii) analisar se as tecnologias digitais têm ajudado de alguma forma na preservação/difusão da sua cultura. Como aporte teórico, em perspectiva da Linguística Aplicada, baseamo-nos em estudos sobre identidade cultural e identidade indígena, bem como em trabalhos que discutem aspectos da inserção de tecnologias digitais em escolas e comunidades indígenas. A pesquisa teve início a partir da história e vivência profissional da pesquisadora, que atua como professora na Aldeia, e tem acompanhado as transformações ocasionadas pelo uso de tecnologias digitais em sua comunidade. Para geração dos dados, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas e questionário com 3 moradores dessa aldeia, bem como registradas vivências da própria pesquisadora, sobre a relevância da tecnologia em seu cotidiano e língua materna. Trata-se, portanto, de pesquisa participativa qualitativa e de orientação etnográfica. A análise dos dados permitiu constatar que os Kaiowá de Panambi-Lagoa Rica investigados utilizam mídias digitais em sua rotina diária, sobretudo com o intuito de divulgar sua língua e cultura, por intermédio de vídeos e da escrita em Kaiowá. Além disso, o fazem para comunicação com seus pares, e consideram que sua identidade se (re)configura a partir desses usos, transformando-se, porém mantendose em seu aspecto indígena Kaiowá.Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do SulUFMSBrasilLíngua indígenatecnologias digitaisGuaranis Kaiowá.Uso de tecnologias digitais para interações em Língua Kaiowá na terra indígena Panambi-Lagoa Ricainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisFabiana Pocas Biondo AraujoRosinete Barbosa Pedroinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMSinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSORIGINALDissertação_Rosinete Barbosa Pedro_FINAL 8 JUL 2024 (1).pdfDissertação_Rosinete Barbosa Pedro_FINAL 8 JUL 2024 (1).pdfapplication/pdf17640445https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/9014/-1/Dissertac%cc%a7a%cc%83o_Rosinete%20Barbosa%20Pedro_FINAL%208%20JUL%202024%20%281%29.pdf2eacf22dccc32b32a7443bf18a0dde4dMD5-1123456789/90142024-07-12 11:03:14.543oai:repositorio.ufms.br:123456789/9014Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufms.br/oai/requestri.prograd@ufms.bropendoar:21242024-07-12T15:03:14Repositório Institucional da UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false
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