Estereoscopia em Avatar : significação no cinema 3d

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kubota, Renan Carvalho
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMS
Texto Completo: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1829
Resumo: Considerando a versão 3D do filme Avatar, do diretor James Cameron, que alterou o cinema por meio das técnicas estereoscópicas, o presente estudo tem como objetivo relacionar a representação tridimensional no filme Avatar com o dispositivo cinematográfico, verificando o modo como à técnica estereoscópica é aplicada para representar o espaço na narrativa cinematográfica. Para justificar este estudo, partimos da evolução da representação do espaço das imagens figurativas, buscando explicar como a imagem pictórica se complexificou ao longo do tempo, incorporando aspectos que imitam o sofisticado sistema de percepção visual humana do espaço. A metodologia para realização desta análise envolve um procedimento técnico laborioso, que utiliza softwares para aferir a paralaxe, utilizados para averiguarmos cuidadosamente à composição de cada plano escolhido. Com a finalidade de demonstrar a hipótese do nosso trabalho de que o filme Avatar incorpora a técnica estereoscópica, buscando produzir significado enquanto elemento de linguagem cinematográfica.
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Com a finalidade de demonstrar a hipótese do nosso trabalho de que o filme Avatar incorpora a técnica estereoscópica, buscando produzir significado enquanto elemento de linguagem cinematográfica.ABSTRACT - Considering the 3D version of Avatar, director James Cameron, who changed cinema by means of stereoscopic techniques, this study aims to relate the three-dimensional representation in the Avatar movie with the cinematic device, checking how the stereoscopic technique is applied to represent the space in the narrative film. To justify this study, we start from the evolution of representation of figurative images of space, seeking to explain how the pictorial image has been complicated over time, incorporating features that mimic the sophisticated system of human visual perception of space. The methodology for this analysis involves an elaborate technical procedure, which uses software to measure the parallax used to measure the composition of each carefully chosen plan. With the purpose of demonstrate the hypothesis of our work that incorporates film Avatar stereoscopic technique, trying to produce meaning as an element of film language.porTécnica CinematográficaTechnical FilmTerceira DimensãoThird DimensionFotografia CinematográficaFilm PhotographyPercepçãoPerceptionLinguagem CinematográficaLanguage FilmEstereoscopia em Avatar : significação no cinema 3dinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisSouza, Hélio Augusto Godoy deKubota, Renan Carvalhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMSinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSTHUMBNAILRENAN CARVALHO KUBOTA.pdf.jpgRENAN CARVALHO KUBOTA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1311https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/1829/4/RENAN%20CARVALHO%20KUBOTA.pdf.jpg1a1e60e058cdbd40191338d528101f77MD54TEXTRENAN CARVALHO KUBOTA.pdf.txtRENAN CARVALHO KUBOTA.pdf.txtExtracted texttext/plain330307https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/1829/3/RENAN%20CARVALHO%20KUBOTA.pdf.txt354b53ce8d693e630200f12524c92d81MD53ORIGINALRENAN CARVALHO KUBOTA.pdfRENAN CARVALHO KUBOTA.pdfapplication/pdf9928338https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/1829/1/RENAN%20CARVALHO%20KUBOTA.pdfb6246de651d1d4560040135168dec7acMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/1829/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/18292021-09-30 15:56:05.009oai:repositorio.ufms.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufms.br/oai/requestri.prograd@ufms.bropendoar:21242021-09-30T19:56:05Repositório Institucional da UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false
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