O discurso indígena sobre as questões ambientais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Jandercy Penha da Silva
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMS
Texto Completo: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2159
Resumo: Resultante de pesquisa de caráter exploratório e empírico, a partir de uma proposta transdisciplinar e do método arqueogenealógico de Foucault, essa dissertação tem como objetivo geral estudar o processo identitário do indígena e sua relação com o meio ambiente por meio do discurso do povo Kinikinau, tendo como aporte teórico a Análise do Discurso de linha francesa. Como objetivo específico elegeu-se encontrar, com base em regularidades enunciativas e dispersões do discurso, as diferentes formações discursivas, os interdiscursos e os efeitos de sentido possíveis que perpassam a memória discursiva dos Kinikinau e as representações de terra = mãe/provedora e terra = nação/ origem nos discursos dos sujeitos Kinikinau, via materialidade linguística. Para alcançar tais objetivos realizaram-se três visitas à Aldeia São João com o intuito de nos aproximarmos dos sujeitos e conquistar a “confiança”. Nessas visitas, por meio de conversas informais, coletamos dados referentes à história do povo que foram registrados em “Diário de Campo”. Após a familiarização dos sujeitos, realizamos entrevistas com dois professores Kinikinau, em forma de narrativa, que constituem o corpus dessa pesquisa. A pesquisa foi desenvolvida na Aldeia São João, município de Porto Murtinho-MS, a 70Km aproximadamente do município de Bonito-MS, em terras Kadiwéu. Nessa aldeia está reunido o maior número de Kinikinau, dividindo o espaço com Kadiwéu, “os donos da terra”, e com alguns Terena. A análise dos dados pautouse, em especial no pensamento de Pêcheux (1988), Foucault (1970, 1971, 2008), Authier-Revuz (1990), Coracini (2007,2011), Hall (1996), Bhabha (1998), Bauman (2006) e Castells (2005). A dissertação foi organizada em três capítulos. O primeiro é dedicado ao referencial teórico advindo da Análise do Discurso de linha francesa e dos Estudos Culturais, com acréscimo de considerações sobre a legislação ambientalista. O segundo apresenta a trajetória histórica do povo e dos sujeitos Kinikinau com o objetivo de refletir sobre as condições de produção dos discursos analisados. No terceiro e último capítulo encontram-se a análise e interpretação dos dados coletados. Para análise e interpretação, partimos da hipótese de pesquisa de que a constituição identitária do indígena Kinikinau - em meio a um processo de constantes transformações sociais - é formada por meio deum discurso de resistência, uma reação contra os efeitos da globalização e dos projetos de desenvolvimento priorizados pelo Estado recorrendo, sobretudo, aos antecedentes históricos que formam a base de sua cultura no que concerne ao convívio harmonioso com a natureza. Constatou-se, nos recortes analisados, que, em decorrência das inúmeras transformações nas estruturas econômicas e políticas, os povos indígenas tem sua cultura afetada pelos modos de vida do branco e, portanto, (re) significam suas práticas, crenças e necessidades na contemporaneidade situando-se no entre lugar conflituoso que, de um lado, os coloca frente a frente com os valores da sociedade hegemônica e, de outro lado, o mantém em uma relação de dependência e integração com a natureza, com os valores culturais de seu grupo.
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O primeiro é dedicado ao referencial teórico advindo da Análise do Discurso de linha francesa e dos Estudos Culturais, com acréscimo de considerações sobre a legislação ambientalista. O segundo apresenta a trajetória histórica do povo e dos sujeitos Kinikinau com o objetivo de refletir sobre as condições de produção dos discursos analisados. No terceiro e último capítulo encontram-se a análise e interpretação dos dados coletados. Para análise e interpretação, partimos da hipótese de pesquisa de que a constituição identitária do indígena Kinikinau - em meio a um processo de constantes transformações sociais - é formada por meio deum discurso de resistência, uma reação contra os efeitos da globalização e dos projetos de desenvolvimento priorizados pelo Estado recorrendo, sobretudo, aos antecedentes históricos que formam a base de sua cultura no que concerne ao convívio harmonioso com a natureza. 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As specific goal elected to find, based in enunciative regularities and discourse dispersions, the different discursive formations, the interspeeches and the effects of possible sense that pervade the Kinikinau’s discursive memory the representation of land = mother/provide and land = nation/origin in the Kinikinau’sdiscourse, through linguistic materiality. To reach such goals three visits were made to Aldeia São João with the objective to come near people and take “confidence”. In these visits, through informal conversations, we collected data relative to the history of the people that were registered in “Field Diary”. After the familiarizations of the people, we interviewed two Kinikinau teachers, in narrative form, that cosntitute this research córpus. The research was developed in the Aldeia São João, district of Porto Murtinho, about 70 km away from Bonito – MS, in Kadiwéu’s land. In this aldeia is the biggest number of Kinikinau, sharing space with Kadiwéu, “the owner of the land”, ans some Terena Indians. The data analysis was based, specially in Pêcheux’s thought (1988), Foucault (1970, 1971, 2008), Authier-Revuz (1990), Coracini (2007,2011), Hall (1996), Bhabha (1998), Bauman (2006) e Castells (2005). The dissertation was organizaed in three chapters. The first one is dedicated to the theoretical referential from the Discourse Analysis of the French line and from the Cultural Studies, with considerations added about the environmentalist law. The second one presentes the historical way of Kinikinau people with the objective to reflect about the production conditions of the analyzed discourses. In the third and last chapter are the analysis and interpretation of the collected data. To analyzis and interpretation we started from the research hypothesis that the indentity constitution of Kinikinau indian – among a process of constant social transformation – is formed through a resistence, a reaction against the globalization effects and the development projects prioritized by the State evoking, mainly, to the historical antecedents that form the basis of their culture in what concerns to the harmonious familiarity with nature. It was found in the analyzed snips that due to the numerous transformations in the economical and political structures, the indian people have had their culture affected by the White people’s way of life thereforemean their practices, beliefs and necessities in the contemporaneity positioning between quarrelsome place, that from one side, put them in front of with the hegemonic society values and by the other hand, keep them in a depending and integration relation with nature, with the cultural values of their group.porÍndiosMeio AmbienteAnálise do DiscursoIndiansDiscourse AnalysisO discurso indígena sobre as questões ambientaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisSouza, Claudete Cameschi deCarvalho, Jandercy Penha da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMSinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSTHUMBNAILJANDERCY PENHA DA SILVA CARVALHO.pdf.jpgJANDERCY PENHA DA SILVA CARVALHO.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1255https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/2159/4/JANDERCY%20PENHA%20DA%20SILVA%20CARVALHO.pdf.jpgc7aab4528d6aea890213705f2a14554fMD54ORIGINALJANDERCY PENHA DA SILVA CARVALHO.pdfJANDERCY PENHA DA SILVA CARVALHO.pdfapplication/pdf14102166https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/2159/1/JANDERCY%20PENHA%20DA%20SILVA%20CARVALHO.pdf9df70d6a61bd2ccbbd1c58b9e503c816MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/2159/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXTJANDERCY PENHA DA SILVA CARVALHO.pdf.txtJANDERCY PENHA DA SILVA CARVALHO.pdf.txtExtracted texttext/plain0https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/2159/3/JANDERCY%20PENHA%20DA%20SILVA%20CARVALHO.pdf.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53123456789/21592021-09-30 15:56:02.199oai:repositorio.ufms.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufms.br/oai/requestri.prograd@ufms.bropendoar:21242021-09-30T19:56:02Repositório Institucional da UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false
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