A construção dramatúrgica de O coelho e a onça (história dos bichos brasileiros), de Plínio Marcos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMS |
Texto Completo: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1635 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo analisar a peça infantil O Coelho e a Onça (história dos bichos brasileiros) escrita pelo dramaturgo Plínio Marcos, no ano de 1988, tentando comprovar que a peça, apesar de ter sido escrita destinada ao público infantil, mantém a proposta política e estética do dramaturgo que ficou conhecido por suas peças adultas com linguagem seca, objetiva, retratando os marginalizados pela sociedade. A peça é composta de um ato em que sete personagens antropomorfizadas – Gato, Coelho, Onça, Tartaruga, Tatu, Cachorro e Macaco – narram a história do tempo em que não havia discórdia na Terra, até a Onça, estimulada pelo Gato, sentir vontade de degustar carne animal, gerando o fim da paz no Universo. Realizou-se a contextualização da época em que a peça foi escrita, por meio dos estudos de Gaspari (2004) e Süssekind (2004), levantando, na sequência, pontos sobre um histórico recente brasileiro da produção literária e dramática para o público infantil. Antes da realização da análise qualitativa e quantitativa dos discursos das personagens da peça objeto deste estudo embasada em Bakhtin (1992), são citados alguns aspectos de análise de obras dramáticas, como espaço, tempo, personagem e discurso, pautando-se, principalmente, nas contribuições de Aristóteles (1999), Ryngaert (1995), Pallotini (1989) e Ubersfeld (2005). Por fim, são referidas algumas de suas peças destinadas ao público adulto, comprovando que a linguagem marcante e o conteúdo politizado comum às obras de Plínio Marcos permaneceu nessa obra destinada às crianças. |
id |
UFMS_6aec2254193f63fbda976b9632144dde |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufms.br:123456789/1635 |
network_acronym_str |
UFMS |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMS |
repository_id_str |
2124 |
spelling |
2012-09-21T13:29:24Z2021-09-30T19:57:21Z2012https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1635O presente trabalho tem como objetivo analisar a peça infantil O Coelho e a Onça (história dos bichos brasileiros) escrita pelo dramaturgo Plínio Marcos, no ano de 1988, tentando comprovar que a peça, apesar de ter sido escrita destinada ao público infantil, mantém a proposta política e estética do dramaturgo que ficou conhecido por suas peças adultas com linguagem seca, objetiva, retratando os marginalizados pela sociedade. A peça é composta de um ato em que sete personagens antropomorfizadas – Gato, Coelho, Onça, Tartaruga, Tatu, Cachorro e Macaco – narram a história do tempo em que não havia discórdia na Terra, até a Onça, estimulada pelo Gato, sentir vontade de degustar carne animal, gerando o fim da paz no Universo. Realizou-se a contextualização da época em que a peça foi escrita, por meio dos estudos de Gaspari (2004) e Süssekind (2004), levantando, na sequência, pontos sobre um histórico recente brasileiro da produção literária e dramática para o público infantil. Antes da realização da análise qualitativa e quantitativa dos discursos das personagens da peça objeto deste estudo embasada em Bakhtin (1992), são citados alguns aspectos de análise de obras dramáticas, como espaço, tempo, personagem e discurso, pautando-se, principalmente, nas contribuições de Aristóteles (1999), Ryngaert (1995), Pallotini (1989) e Ubersfeld (2005). Por fim, são referidas algumas de suas peças destinadas ao público adulto, comprovando que a linguagem marcante e o conteúdo politizado comum às obras de Plínio Marcos permaneceu nessa obra destinada às crianças.This study aims to analyze the children's play O Coelho e a Onça (história dos bichos brasileiros), written by Plínio Marcos, in 1988, trying to prove that the play, despite having been written aimed at children, the playwright has the aesthetics of the proposed policy for his adult plays, because dry language, objective, with protagonists marginalized by society. The play is composed of an act, in which seven anthropomorphic characters - Gato, Coelho, Onça, Tartaruga, Tatu, Cachorro and Macaco – narrate the story of the time when there was discord in the Earth until the Onça, stimulated by the Gato, feel willingness to taste animal flesh, causing the end of peace at Universe. Was carried out the context of the time the play was written, through studies Gaspari (2004) and Süssekind (2004), after, the recent history of Brazilian children’s literature and dramatic. Prior to the qualitative and quantitative analysis of the speeches of the characters in the play object of this study grounded in Bakhtin (1992), are cited some aspects of analysis of dramatic works, such as space, time, character and speech, basing themselves mainly , the contributions of Aristotle (1999), Ryngaert (1995), Pallotini (1989) and Ubersfeld (2005). Finally, are referred some adult plays written by Plínio Marcos, proving that the language and the politicized content is common in Plínio Marcos plays to remained in this for the children.porTeatro Infantojuvenil (Literatura)Children's PlaysTeatro Infanto-juvenil BrasileiroChildren's Plays, BrazilianTeatro Brasileiro - história e críticaBrazilian Drama - history and criticismA construção dramatúrgica de O coelho e a onça (história dos bichos brasileiros), de Plínio Marcosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisEnedino, Wagner CorsinoDyonisio, Ana Paula Menotiinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMSinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSTHUMBNAILAna Paula Menoti Dyonisio.pdf.jpgAna Paula Menoti Dyonisio.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1337https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/1635/4/Ana%20Paula%20Menoti%20Dyonisio.pdf.jpg2bb7f1a0910f2efe6204e6e2f7c23e3cMD54TEXTAna Paula Menoti Dyonisio.pdf.txtAna Paula Menoti Dyonisio.pdf.txtExtracted texttext/plain231836https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/1635/3/Ana%20Paula%20Menoti%20Dyonisio.pdf.txt72376a3e79f3b5702314e7e1d19a83fdMD53ORIGINALAna Paula Menoti Dyonisio.pdfAna Paula Menoti Dyonisio.pdfapplication/pdf398600https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/1635/1/Ana%20Paula%20Menoti%20Dyonisio.pdf8ed9967f28e7a0af734839fb1f773183MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/1635/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/16352021-09-30 15:57:21.427oai:repositorio.ufms.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufms.br/oai/requestri.prograd@ufms.bropendoar:21242021-09-30T19:57:21Repositório Institucional da UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A construção dramatúrgica de O coelho e a onça (história dos bichos brasileiros), de Plínio Marcos |
title |
A construção dramatúrgica de O coelho e a onça (história dos bichos brasileiros), de Plínio Marcos |
spellingShingle |
A construção dramatúrgica de O coelho e a onça (história dos bichos brasileiros), de Plínio Marcos Dyonisio, Ana Paula Menoti Teatro Infantojuvenil (Literatura) Children's Plays Teatro Infanto-juvenil Brasileiro Children's Plays, Brazilian Teatro Brasileiro - história e crítica Brazilian Drama - history and criticism |
title_short |
A construção dramatúrgica de O coelho e a onça (história dos bichos brasileiros), de Plínio Marcos |
title_full |
A construção dramatúrgica de O coelho e a onça (história dos bichos brasileiros), de Plínio Marcos |
title_fullStr |
A construção dramatúrgica de O coelho e a onça (história dos bichos brasileiros), de Plínio Marcos |
title_full_unstemmed |
A construção dramatúrgica de O coelho e a onça (história dos bichos brasileiros), de Plínio Marcos |
title_sort |
A construção dramatúrgica de O coelho e a onça (história dos bichos brasileiros), de Plínio Marcos |
author |
Dyonisio, Ana Paula Menoti |
author_facet |
Dyonisio, Ana Paula Menoti |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Enedino, Wagner Corsino |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dyonisio, Ana Paula Menoti |
contributor_str_mv |
Enedino, Wagner Corsino |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teatro Infantojuvenil (Literatura) Children's Plays Teatro Infanto-juvenil Brasileiro Children's Plays, Brazilian Teatro Brasileiro - história e crítica Brazilian Drama - history and criticism |
topic |
Teatro Infantojuvenil (Literatura) Children's Plays Teatro Infanto-juvenil Brasileiro Children's Plays, Brazilian Teatro Brasileiro - história e crítica Brazilian Drama - history and criticism |
description |
O presente trabalho tem como objetivo analisar a peça infantil O Coelho e a Onça (história dos bichos brasileiros) escrita pelo dramaturgo Plínio Marcos, no ano de 1988, tentando comprovar que a peça, apesar de ter sido escrita destinada ao público infantil, mantém a proposta política e estética do dramaturgo que ficou conhecido por suas peças adultas com linguagem seca, objetiva, retratando os marginalizados pela sociedade. A peça é composta de um ato em que sete personagens antropomorfizadas – Gato, Coelho, Onça, Tartaruga, Tatu, Cachorro e Macaco – narram a história do tempo em que não havia discórdia na Terra, até a Onça, estimulada pelo Gato, sentir vontade de degustar carne animal, gerando o fim da paz no Universo. Realizou-se a contextualização da época em que a peça foi escrita, por meio dos estudos de Gaspari (2004) e Süssekind (2004), levantando, na sequência, pontos sobre um histórico recente brasileiro da produção literária e dramática para o público infantil. Antes da realização da análise qualitativa e quantitativa dos discursos das personagens da peça objeto deste estudo embasada em Bakhtin (1992), são citados alguns aspectos de análise de obras dramáticas, como espaço, tempo, personagem e discurso, pautando-se, principalmente, nas contribuições de Aristóteles (1999), Ryngaert (1995), Pallotini (1989) e Ubersfeld (2005). Por fim, são referidas algumas de suas peças destinadas ao público adulto, comprovando que a linguagem marcante e o conteúdo politizado comum às obras de Plínio Marcos permaneceu nessa obra destinada às crianças. |
publishDate |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-09-21T13:29:24Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-09-30T19:57:21Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1635 |
url |
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1635 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMS instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) instacron:UFMS |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
instacron_str |
UFMS |
institution |
UFMS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMS |
collection |
Repositório Institucional da UFMS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/1635/4/Ana%20Paula%20Menoti%20Dyonisio.pdf.jpg https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/1635/3/Ana%20Paula%20Menoti%20Dyonisio.pdf.txt https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/1635/1/Ana%20Paula%20Menoti%20Dyonisio.pdf https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/1635/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2bb7f1a0910f2efe6204e6e2f7c23e3c 72376a3e79f3b5702314e7e1d19a83fd 8ed9967f28e7a0af734839fb1f773183 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
repository.mail.fl_str_mv |
ri.prograd@ufms.br |
_version_ |
1807552851903250432 |