Na trilha dos saltimbancos : balada de um palhaço subversivo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Carin Cássia de Louro de
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMS
Texto Completo: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1942
Resumo: Ancorando-se nas contribuições de Ubersfeld (2005), Ryngaert (1996, 1998) e Pavis (1999) sobre as noções que configuram o discurso teatral e os personagens; apoiada pelos estudos de Bolognesi (2003), Burnier (2001) e Lecoq (2010) acerca da configuração do palhaço e do universo circense, bem como na crítica biográfica, especialmente Souza (2002) e Chaia (2002); Said (2005) sobre o intelectual subalterno, esta pesquisa tem como objeto de análise o texto Balada de um palhaço, de Plínio Marcos, escrito em 1986. Após vivências no período de repressão, o dramaturgo brasileiro incursiona suas produções a uma vertente mística, permeada de idealismo filosófico. Importa mencionar que os traços biográficos que constituem a vida do escritor são de extrema importância, devendo ser tomados como parte desse conjunto que redesenha vida e obra. Assim, a peça Balada de um palhaço (1986) surge como uma meditação sobre a atividade artística, em exercício de metalinguagem. Nesse segmento, o objetivo da pesquisa é traçar o perfil dos personagens Bobo Plin e Menelão, de modo a estabelecer considerações acerca dos conceitos e configurações de palhaço e suas relações com o universo circense, com o bufão e a Commedia dell’arte; a crítica biográfica e o intelectual subalterno, bem como homologias entre as estruturas artísticas e a estrutura social brasileira, ressaltando as ligações entre o discurso e a ideologia presentes na obra e, dessa forma, trazer à baila a discussão acerca da disparidade artística: arte por ideal ou arte como produto mercadológico. O primeiro capítulo “Balada do palhaço: as configurações do avesso de si” abarca o percurso do universo circense no âmbito mundial e nacional, bem como os conceitos, as configurações do palhaço e suas relações com o corpo bufonesco e a Commedia dell’arte. O segundo “Do circo à vida e da vida à ficção: a balada biográfica (auto) ficcional de Plínio Marcos” trata acerca da crítica biográfica, das relações da vida e a produção artística do autor, da memória como recurso artístico e, ainda, posição desse artista enquanto intelectual subalterno. “Na coxia do circo: as relações de poder sob a lona”, terceiro capítulo, focaliza os personagens Bobo Plin e Menelão, as relações de poder e de oposição, a ideologia e pensamentos sócio-político-econômicos presentes nos discursos, bem como a escolha do cenário e a presença dos recursos melodramáticos nas cenas.
id UFMS_745c9d9a443e935a812536f79b0f2948
oai_identifier_str oai:repositorio.ufms.br:123456789/1942
network_acronym_str UFMS
network_name_str Repositório Institucional da UFMS
repository_id_str 2124
spelling 2014-03-24T20:13:55Z2021-09-30T19:56:35Z2012https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1942Ancorando-se nas contribuições de Ubersfeld (2005), Ryngaert (1996, 1998) e Pavis (1999) sobre as noções que configuram o discurso teatral e os personagens; apoiada pelos estudos de Bolognesi (2003), Burnier (2001) e Lecoq (2010) acerca da configuração do palhaço e do universo circense, bem como na crítica biográfica, especialmente Souza (2002) e Chaia (2002); Said (2005) sobre o intelectual subalterno, esta pesquisa tem como objeto de análise o texto Balada de um palhaço, de Plínio Marcos, escrito em 1986. Após vivências no período de repressão, o dramaturgo brasileiro incursiona suas produções a uma vertente mística, permeada de idealismo filosófico. Importa mencionar que os traços biográficos que constituem a vida do escritor são de extrema importância, devendo ser tomados como parte desse conjunto que redesenha vida e obra. Assim, a peça Balada de um palhaço (1986) surge como uma meditação sobre a atividade artística, em exercício de metalinguagem. Nesse segmento, o objetivo da pesquisa é traçar o perfil dos personagens Bobo Plin e Menelão, de modo a estabelecer considerações acerca dos conceitos e configurações de palhaço e suas relações com o universo circense, com o bufão e a Commedia dell’arte; a crítica biográfica e o intelectual subalterno, bem como homologias entre as estruturas artísticas e a estrutura social brasileira, ressaltando as ligações entre o discurso e a ideologia presentes na obra e, dessa forma, trazer à baila a discussão acerca da disparidade artística: arte por ideal ou arte como produto mercadológico. O primeiro capítulo “Balada do palhaço: as configurações do avesso de si” abarca o percurso do universo circense no âmbito mundial e nacional, bem como os conceitos, as configurações do palhaço e suas relações com o corpo bufonesco e a Commedia dell’arte. O segundo “Do circo à vida e da vida à ficção: a balada biográfica (auto) ficcional de Plínio Marcos” trata acerca da crítica biográfica, das relações da vida e a produção artística do autor, da memória como recurso artístico e, ainda, posição desse artista enquanto intelectual subalterno. “Na coxia do circo: as relações de poder sob a lona”, terceiro capítulo, focaliza os personagens Bobo Plin e Menelão, as relações de poder e de oposição, a ideologia e pensamentos sócio-político-econômicos presentes nos discursos, bem como a escolha do cenário e a presença dos recursos melodramáticos nas cenas.Anchoring on the contributions of Ubersfeld (2005), Ryngaert (1996, 1998) and Pavis (1999) on the notions that shape the theatrical discourse and characters; supported by studies Bolognesi (2003), Burnier (2001) and Lecoq ( 2010) about the configuration of the universe clown and circus, as well as biographical criticism, especially Souza (2002) and Chaia (2002), Said (2005) on the intellectual inferior, this research aims to analyze the text of Balada de um palhaço, Plinio Marcos, written in 1986. After experiences in the period of repression, the Brazilian playwright penetrates his productions to a mystical, permeated with philosophical idealism. It is worth mentioning that the biographical traits that constitute the writer's life are extremely important and should be taken as part of this set that redraws life and work. Thus, the play Balada de um palhaço (1986) emerges as a meditation on the artistic activity, in exercise of metalanguage. In this segment, the objective of the research is profiling the characters Bobo Plin and Menelão, to establish considerations about the concepts and configurations clown and his relationship with the universe circus, the clown and Commedia dell'arte; biographical criticism and intellectual inferior, and homologies between artistic structures and Brazilian social structure, stressing the links between discourse and ideology in the present work and thus bring up the discussion about the disparity art: art for art as ideal or product marketing . The first chapter "Balada de um palhaço: as configurações o avesso de si" route covers the universe circus at the global and national levels, as well as the concepts, settings Clown and his relationship with the body bufonesco and Commedia dell'arte. The second “Do circo à vida e da vida à ficção: a balada biográfica (auto) ficcional de Plínio Marcos" is about the biographical criticism, the relations of life and artistic production of the author's memory as artistic resource and also position this artist as intellectual inferior. “Na coxia do circo: as relações de poder sob a lona”, the third chapter focuses on the characters Bobo Plin and Menelão, relations of power and opposition, the ideology and thoughts socio-politico-economic discourse in the present as well as choice of scenery and the presence of resources in melodramatic scenes.porTeatro BrasileiroBrazilian DramaDramaturgos BrasileirosDramatists, BrazilianPalhaçosClownsCrítica TeatralDramatic CriticismNa trilha dos saltimbancos : balada de um palhaço subversivoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisEnedino, Wagner CorsinoFreitas, Carin Cássia de Louro deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMSinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSTHUMBNAILCarin.pdf.jpgCarin.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1385https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/1942/4/Carin.pdf.jpg133659b10d80b7420329daa37d8256e4MD54TEXTCarin.pdf.txtCarin.pdf.txtExtracted texttext/plain225143https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/1942/3/Carin.pdf.txtec0052ed46020952e3a21943d190efd6MD53ORIGINALCarin.pdfCarin.pdfapplication/pdf794675https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/1942/1/Carin.pdf54913a036676493764c3b290766f4b32MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/1942/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/19422021-09-30 15:56:35.432oai:repositorio.ufms.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufms.br/oai/requestri.prograd@ufms.bropendoar:21242021-09-30T19:56:35Repositório Institucional da UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Na trilha dos saltimbancos : balada de um palhaço subversivo
title Na trilha dos saltimbancos : balada de um palhaço subversivo
spellingShingle Na trilha dos saltimbancos : balada de um palhaço subversivo
Freitas, Carin Cássia de Louro de
Teatro Brasileiro
Brazilian Drama
Dramaturgos Brasileiros
Dramatists, Brazilian
Palhaços
Clowns
Crítica Teatral
Dramatic Criticism
title_short Na trilha dos saltimbancos : balada de um palhaço subversivo
title_full Na trilha dos saltimbancos : balada de um palhaço subversivo
title_fullStr Na trilha dos saltimbancos : balada de um palhaço subversivo
title_full_unstemmed Na trilha dos saltimbancos : balada de um palhaço subversivo
title_sort Na trilha dos saltimbancos : balada de um palhaço subversivo
author Freitas, Carin Cássia de Louro de
author_facet Freitas, Carin Cássia de Louro de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Enedino, Wagner Corsino
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Carin Cássia de Louro de
contributor_str_mv Enedino, Wagner Corsino
dc.subject.por.fl_str_mv Teatro Brasileiro
Brazilian Drama
Dramaturgos Brasileiros
Dramatists, Brazilian
Palhaços
Clowns
Crítica Teatral
Dramatic Criticism
topic Teatro Brasileiro
Brazilian Drama
Dramaturgos Brasileiros
Dramatists, Brazilian
Palhaços
Clowns
Crítica Teatral
Dramatic Criticism
description Ancorando-se nas contribuições de Ubersfeld (2005), Ryngaert (1996, 1998) e Pavis (1999) sobre as noções que configuram o discurso teatral e os personagens; apoiada pelos estudos de Bolognesi (2003), Burnier (2001) e Lecoq (2010) acerca da configuração do palhaço e do universo circense, bem como na crítica biográfica, especialmente Souza (2002) e Chaia (2002); Said (2005) sobre o intelectual subalterno, esta pesquisa tem como objeto de análise o texto Balada de um palhaço, de Plínio Marcos, escrito em 1986. Após vivências no período de repressão, o dramaturgo brasileiro incursiona suas produções a uma vertente mística, permeada de idealismo filosófico. Importa mencionar que os traços biográficos que constituem a vida do escritor são de extrema importância, devendo ser tomados como parte desse conjunto que redesenha vida e obra. Assim, a peça Balada de um palhaço (1986) surge como uma meditação sobre a atividade artística, em exercício de metalinguagem. Nesse segmento, o objetivo da pesquisa é traçar o perfil dos personagens Bobo Plin e Menelão, de modo a estabelecer considerações acerca dos conceitos e configurações de palhaço e suas relações com o universo circense, com o bufão e a Commedia dell’arte; a crítica biográfica e o intelectual subalterno, bem como homologias entre as estruturas artísticas e a estrutura social brasileira, ressaltando as ligações entre o discurso e a ideologia presentes na obra e, dessa forma, trazer à baila a discussão acerca da disparidade artística: arte por ideal ou arte como produto mercadológico. O primeiro capítulo “Balada do palhaço: as configurações do avesso de si” abarca o percurso do universo circense no âmbito mundial e nacional, bem como os conceitos, as configurações do palhaço e suas relações com o corpo bufonesco e a Commedia dell’arte. O segundo “Do circo à vida e da vida à ficção: a balada biográfica (auto) ficcional de Plínio Marcos” trata acerca da crítica biográfica, das relações da vida e a produção artística do autor, da memória como recurso artístico e, ainda, posição desse artista enquanto intelectual subalterno. “Na coxia do circo: as relações de poder sob a lona”, terceiro capítulo, focaliza os personagens Bobo Plin e Menelão, as relações de poder e de oposição, a ideologia e pensamentos sócio-político-econômicos presentes nos discursos, bem como a escolha do cenário e a presença dos recursos melodramáticos nas cenas.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-03-24T20:13:55Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-09-30T19:56:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1942
url https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1942
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMS
instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron:UFMS
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron_str UFMS
institution UFMS
reponame_str Repositório Institucional da UFMS
collection Repositório Institucional da UFMS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/1942/4/Carin.pdf.jpg
https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/1942/3/Carin.pdf.txt
https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/1942/1/Carin.pdf
https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/1942/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 133659b10d80b7420329daa37d8256e4
ec0052ed46020952e3a21943d190efd6
54913a036676493764c3b290766f4b32
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
repository.mail.fl_str_mv ri.prograd@ufms.br
_version_ 1807552836957896704