Clarice Lispector entre a pintura e a escritura de água viva : um recorte comparativo-biográfico-cultural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Marcos Antônio de
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMS
Texto Completo: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1823
Resumo: Nesta pesquisa, como sugere o título, “Clarice Lispector entre a pintura e a escritura de Água viva”, faço uma análise da produção pictural (vinte e dois quadros pintados por Clarice Lispector) e do livro Água viva (1973) embasada nos postulados dos estudos comparados, culturais e da crítica biográfica. Não obstante, vale salientar ao leitor que a produção pictural clariciana resume-se em uma atividade “amadora da intelectual” (GOTLIB), realizada, em sua grande maioria, entre os anos de 1975 e 1976. Nesse sentido, apesar de o livro ter sido publicado dois anos antes (1973) da prática mais intensa da artista na pintura, defendo a ideia de que ele antecipa o processo pictural de Clarice Lispector. Para tanto, o “recorte” crítico proposto toma o livro Água viva como um suplemento (DERRIDA) das pinturas, e vice-versa. Nesse tocante, as semelhanças não são poucas, a começar pela constatação de que no livro temse uma narradora-pintora que se propõe a dialogar com seu processo de criação pictural/verbal. Por conseguinte, nas pinturas, já que algumas são descritas no livro pela narradora-pintora, comprova-se o mesmo “recorte” biográfico apresentado no livro Água viva. Partindo disso, articulo a ideia de que o livro e as pinturas são partes e complementam o bios de Clarice Lispector na mesma medida em que ambos suplementam-se como obra e como vida.
id UFMS_9a0a3d46565a6e6cdd617ca4238d7fc6
oai_identifier_str oai:repositorio.ufms.br:123456789/1823
network_acronym_str UFMS
network_name_str Repositório Institucional da UFMS
repository_id_str 2124
spelling 2013-11-06T19:16:21Z2021-09-30T19:57:16Z2012https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1823Nesta pesquisa, como sugere o título, “Clarice Lispector entre a pintura e a escritura de Água viva”, faço uma análise da produção pictural (vinte e dois quadros pintados por Clarice Lispector) e do livro Água viva (1973) embasada nos postulados dos estudos comparados, culturais e da crítica biográfica. Não obstante, vale salientar ao leitor que a produção pictural clariciana resume-se em uma atividade “amadora da intelectual” (GOTLIB), realizada, em sua grande maioria, entre os anos de 1975 e 1976. Nesse sentido, apesar de o livro ter sido publicado dois anos antes (1973) da prática mais intensa da artista na pintura, defendo a ideia de que ele antecipa o processo pictural de Clarice Lispector. Para tanto, o “recorte” crítico proposto toma o livro Água viva como um suplemento (DERRIDA) das pinturas, e vice-versa. Nesse tocante, as semelhanças não são poucas, a começar pela constatação de que no livro temse uma narradora-pintora que se propõe a dialogar com seu processo de criação pictural/verbal. Por conseguinte, nas pinturas, já que algumas são descritas no livro pela narradora-pintora, comprova-se o mesmo “recorte” biográfico apresentado no livro Água viva. Partindo disso, articulo a ideia de que o livro e as pinturas são partes e complementam o bios de Clarice Lispector na mesma medida em que ambos suplementam-se como obra e como vida.RESUMEN - En esta investigación, según lo que el título puede sugerir, “Clarice Lispector entre a pintura e a escritura de Água viva”, lo que hago es un análisis de la producción pictural (o pinturesca) de la autora, que se compone de los veintidós cuadros pintados por Clarice Lispector, y del libro Água viva, escrito en 1973, basada en los postulados de los estudios comparados, culturales y de la crítica biográfica. Sin embargo, al lector cumple decir que la producción pictural clariciana se resume a una actividad “amadora de la intelectual” (GOTLIB), mayormente realizada entre los años de 1975 y de 1976. En este respecto, pese a que el libro haya sido publicado em 1973, dos años antes de la práctica más intensa de la artista en la pintura, defiendo la idea de que su escritura anticipa el proceso pictural de Clarice Lispector. Por ello, el “recorte” crítico por mí propuesto toma el libro Água viva como un suplemento (DERRIDA) de las pinturas, igual que las pinturas lo son del libro. Siguiendo esta línea de razonamiento, hay no pocas semejanzas entre las obras, empezando por la constatación de que en el libro se percibe una narradora-pintora que se propone establecer un diálogo con su proceso de creación pictural/verbal. Por consiguiente, en las pinturas, puesto que hay la descripción de algumas en el libro hecha por la narradora-pintora, se comprueba el mismo “recorte” biográfico presentado en la obra literaria Água viva. A partir de tales consideraciones, puedo articular la idea de que el libro y las pinturas son partes que complementan el bios de Clarice Lispector en la misma medida que ambos se suplementan o se completan como obra y como vida.porPinturaPaintingLiteratura BrasileiraBrazilian LiteratureClarice Lispector entre a pintura e a escritura de água viva : um recorte comparativo-biográfico-culturalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisNolasco, Edgar CézarOliveira, Marcos Antônio deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMSinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSTHUMBNAILMARCOS ANTÔNIO DE OLIVEIRA.pdf.jpgMARCOS ANTÔNIO DE OLIVEIRA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1196https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/1823/4/MARCOS%20ANT%c3%94NIO%20DE%20OLIVEIRA.pdf.jpg99bc0e68370d7e96a2244192f776a5ecMD54TEXTMARCOS ANTÔNIO DE OLIVEIRA.pdf.txtMARCOS ANTÔNIO DE OLIVEIRA.pdf.txtExtracted texttext/plain18862https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/1823/3/MARCOS%20ANT%c3%94NIO%20DE%20OLIVEIRA.pdf.txte674dccd6f205e26ea12aae4285a1fb8MD53ORIGINALMARCOS ANTÔNIO DE OLIVEIRA.pdfMARCOS ANTÔNIO DE OLIVEIRA.pdfapplication/pdf154081https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/1823/1/MARCOS%20ANT%c3%94NIO%20DE%20OLIVEIRA.pdf46cfb8379bbcb56a4c71252bd1aeed77MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/1823/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/18232021-09-30 15:57:16.326oai:repositorio.ufms.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufms.br/oai/requestri.prograd@ufms.bropendoar:21242021-09-30T19:57:16Repositório Institucional da UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Clarice Lispector entre a pintura e a escritura de água viva : um recorte comparativo-biográfico-cultural
title Clarice Lispector entre a pintura e a escritura de água viva : um recorte comparativo-biográfico-cultural
spellingShingle Clarice Lispector entre a pintura e a escritura de água viva : um recorte comparativo-biográfico-cultural
Oliveira, Marcos Antônio de
Pintura
Painting
Literatura Brasileira
Brazilian Literature
title_short Clarice Lispector entre a pintura e a escritura de água viva : um recorte comparativo-biográfico-cultural
title_full Clarice Lispector entre a pintura e a escritura de água viva : um recorte comparativo-biográfico-cultural
title_fullStr Clarice Lispector entre a pintura e a escritura de água viva : um recorte comparativo-biográfico-cultural
title_full_unstemmed Clarice Lispector entre a pintura e a escritura de água viva : um recorte comparativo-biográfico-cultural
title_sort Clarice Lispector entre a pintura e a escritura de água viva : um recorte comparativo-biográfico-cultural
author Oliveira, Marcos Antônio de
author_facet Oliveira, Marcos Antônio de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Nolasco, Edgar Cézar
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Marcos Antônio de
contributor_str_mv Nolasco, Edgar Cézar
dc.subject.por.fl_str_mv Pintura
Painting
Literatura Brasileira
Brazilian Literature
topic Pintura
Painting
Literatura Brasileira
Brazilian Literature
description Nesta pesquisa, como sugere o título, “Clarice Lispector entre a pintura e a escritura de Água viva”, faço uma análise da produção pictural (vinte e dois quadros pintados por Clarice Lispector) e do livro Água viva (1973) embasada nos postulados dos estudos comparados, culturais e da crítica biográfica. Não obstante, vale salientar ao leitor que a produção pictural clariciana resume-se em uma atividade “amadora da intelectual” (GOTLIB), realizada, em sua grande maioria, entre os anos de 1975 e 1976. Nesse sentido, apesar de o livro ter sido publicado dois anos antes (1973) da prática mais intensa da artista na pintura, defendo a ideia de que ele antecipa o processo pictural de Clarice Lispector. Para tanto, o “recorte” crítico proposto toma o livro Água viva como um suplemento (DERRIDA) das pinturas, e vice-versa. Nesse tocante, as semelhanças não são poucas, a começar pela constatação de que no livro temse uma narradora-pintora que se propõe a dialogar com seu processo de criação pictural/verbal. Por conseguinte, nas pinturas, já que algumas são descritas no livro pela narradora-pintora, comprova-se o mesmo “recorte” biográfico apresentado no livro Água viva. Partindo disso, articulo a ideia de que o livro e as pinturas são partes e complementam o bios de Clarice Lispector na mesma medida em que ambos suplementam-se como obra e como vida.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-11-06T19:16:21Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-09-30T19:57:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1823
url https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1823
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMS
instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron:UFMS
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron_str UFMS
institution UFMS
reponame_str Repositório Institucional da UFMS
collection Repositório Institucional da UFMS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/1823/4/MARCOS%20ANT%c3%94NIO%20DE%20OLIVEIRA.pdf.jpg
https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/1823/3/MARCOS%20ANT%c3%94NIO%20DE%20OLIVEIRA.pdf.txt
https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/1823/1/MARCOS%20ANT%c3%94NIO%20DE%20OLIVEIRA.pdf
https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/1823/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 99bc0e68370d7e96a2244192f776a5ec
e674dccd6f205e26ea12aae4285a1fb8
46cfb8379bbcb56a4c71252bd1aeed77
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
repository.mail.fl_str_mv ri.prograd@ufms.br
_version_ 1815448044452184064