Poéticas mestiças: a representação de raça e de mestiçagem em performances selecionadas de Paulo Nazareth
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMS |
Texto Completo: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4790 |
Resumo: | The present work aims to analyze the performances Authentic Mixed Man (2008); Cruzeiro do Sul – acredito que seja a cor da minha pele (2010); Banana Market / Art Market (2011) e Antropologia do Negro (2014) of Paulo Nazareth that materializes the notion of race and of miscegenation and, through this investigation, the conceptual, aesthetic and discursive choices of the works, searching for possible positions, criticisms and artistic interpretations about the identity, representation and stereotypes that surround the mestizo theme mainly in the brazilian context. Considering the importance given to miscegenation as one of the central points for the formation of brazilian national identity, artistic representations, in their most diverse languages, often offered a romantic perspective on the multiracial formation of the brazilian population. The artist Paulo Nazareth (1977-) is then dedicated to investigating poetically, in his travels between geographic and symbolic territories, the associated ideas around the figure of the mestizo, racial violence, confrontation and similarity between different folks. The theoretical framework used as a support for the study expands from authors such as RoseLee Goldberg (1984; 2006; 2007), Jorge Glusberg (2013) and Renato Cohen (2002), who will serve as a focus for conducting bibliographic research on the artistic language of performance; the theoretical exploration of other fields of research. knowledge will be approached to deepen some terms related to the issue of race and miscegenation, such as whitening, identity and myth of the three races, through the studies and reflections of Lilia Schwarcz (1993; 1994; 1996; 1998; 2012a; 2012b; 2015; 2019), Kabengele Munanga (2000; 2015), Renato Ortiz (1986; 2006), in addition to other authors; who deal with racial issues and are crucial for the development of critical studies of miscegenation. Keywords: Paulo Nazareth; Race; Miscegenation; Performance; Contemporary Art. |
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The artist Paulo Nazareth (1977-) is then dedicated to investigating poetically, in his travels between geographic and symbolic territories, the associated ideas around the figure of the mestizo, racial violence, confrontation and similarity between different folks. The theoretical framework used as a support for the study expands from authors such as RoseLee Goldberg (1984; 2006; 2007), Jorge Glusberg (2013) and Renato Cohen (2002), who will serve as a focus for conducting bibliographic research on the artistic language of performance; the theoretical exploration of other fields of research. knowledge will be approached to deepen some terms related to the issue of race and miscegenation, such as whitening, identity and myth of the three races, through the studies and reflections of Lilia Schwarcz (1993; 1994; 1996; 1998; 2012a; 2012b; 2015; 2019), Kabengele Munanga (2000; 2015), Renato Ortiz (1986; 2006), in addition to other authors; who deal with racial issues and are crucial for the development of critical studies of miscegenation. Keywords: Paulo Nazareth; Race; Miscegenation; Performance; Contemporary Art.O presente trabalho tem como objetivo analisar as performances Authentic Mixed Man (2008); Cruzeiro do Sul – acredito que seja a cor da minha pele (2010); Banana Market / Art Market (2011) e Antropologia do Negro (2014) de Paulo Nazareth que materializam noções de raça e de mestiçagem e, através dessa investigação, das escolhas conceituais, estéticas e discursivas das obras, buscar possíveis posicionamentos, críticas e interpretações artísticas acerca da identidade, da representação e dos estereótipos raciais que cercam o tema do mestiço principalmente no contexto brasileiro. Tendo em consideração a importância atribuída à mestiçagem como um dos pontos centrais para a formação da identidade nacional brasileira, as representações artísticas, nas suas mais diversas linguagens, frequentemente ofereceram uma perspectiva romântica acerca da formação multirracial da população brasileira. O artista mineiro Paulo Nazareth (1977-) se dedica então a investigar poeticamente, em suas andanças entre territórios geográficos e simbólicos, as ideias associadas em torno da figura do mestiço, da violência racial, da confrontação e das possíveis semelhanças entre os diferentes povos. O referencial teórico utilizado como suporte para o estudo se expande a partir da autora RoseLee Goldberg (1984; 2006; 2007), além de autores como Jorge Glusberg (2013) e Renato Cohen (2002), que servirão como esteio para a realização da pesquisa bibliográfica acerca da linguagem artística da performance; a exploração teórica de outros campos de conhecimento será abordada para o aprofundamento de alguns termos relacionados à raça e mestiçagem, como branqueamento, identidade e mito das três raças, através dos estudos e reflexões de Lilia Schwarcz (1993; 1994; 1996; 1998; 2012a; 2012b; 2015; 2019), Kabengele Munanga (2000; 2015), Renato Ortiz (1986; 2006), além de outros autores e autoras que tratam das questões raciais e são cruciais para o desenvolvimento de estudos críticos da mestiçagem. Palavras-chave: Paulo Nazareth; Raça; Mestiçagem; Performance; Arte ContemporâneaFundação Universidade Federal de Mato Grosso do SulUFMSBrasilPaulo NazarethRaçaMestiçagemPerformanceArte ContemporâneaPoéticas MestiçasPoéticas mestiças: a representação de raça e de mestiçagem em performances selecionadas de Paulo Nazarethinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisWellington Furtado RamosSIMONE BEATRIZ DE PAULA VAZESinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMSinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSORIGINALSimone.Vazes (Dissertação) (2).pdfSimone.Vazes (Dissertação) (2).pdfapplication/pdf4338981https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/4790/-1/Simone.Vazes%20%28Disserta%c3%a7%c3%a3o%29%20%282%29.pdf639703cd2ad1bfc8b0faf1b0fcd2e70eMD5-1123456789/47902022-05-16 14:37:32.849oai:repositorio.ufms.br:123456789/4790Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufms.br/oai/requestri.prograd@ufms.bropendoar:21242022-05-16T18:37:32Repositório Institucional da UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false |
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