Políticas de formação docente : implementação do programa institucional de bolsas de inciação à docência (PIBID) no Mato Grosso do Sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maciel, Caroline Correia
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMS
Texto Completo: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3188
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo contribuir para reflexão e conhecimento do processo de implementação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) no Mato Grosso do Sul, tendo como base as políticas de formação docente reguladas pelo governo do Partido dos Trabalhadores (PT). Para tanto, pretende-se utilizar como instrumento de investigação os documentos e dados presentes no site oficial do programa, com vistas à analisar o seu histórico, suas normativas e a quantidade de bolsas e subprojetos destinados às licenciaturas participantes, desde o início de sua implementação, em 2007, até o ano de 2016. Além desses meios, uma entrevista é realizada com os coordenadores institucionais que possuem vínculo aos projetos do PIBID/UEMS e do PIBID/UFMS, com questionamentos de cunho pedagógico e social em relação ao desenvolvimento do programa. A partir disso, nota-se que o PIBID, de forma geral, apresenta suas normativas, inclusive os objetivos, com aproximações aos interesses marcados pela reestruturação produtiva e pelas políticas neoliberais, e no ambiente da formação inicial e continuada o programa evidencia estar atrelado à concepção da epistemologia da prática. No contexto de suas bolsas, percebe-se sua distribuição de forma desigual entre as licenciaturas, fato que está associado às determinações hegemônicas entorno das políticas do ensino básico e superior. Em relação ao programa no Mato Grosso do Sul, nota-se que sua implementação está significativamente associada ao desenvolvimento nacional. Com isso, verifica-se uma contribuição do programa vinculada à permanência dos alunos no ensino superior, tendo em vista o crescimento na quantidade de bolsas de iniciação à docência. Porém, quando essas bolsas são comparadas a quantidade de matrículas nas licenciaturas, identifica-se um percentual muito baixo de acesso ao programa, tanto no Brasil como no MS. Diante disso, e mediante os pressupostos e análises estabelecidas, observa-se que o PIBID é um programa criado para compensar as necessidades de formação para adequação do novo tipo de trabalho, bem como para amenizar as fraturas sociais provenientes da neoliberalização no campo das políticas educacionais
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A partir disso, nota-se que o PIBID, de forma geral, apresenta suas normativas, inclusive os objetivos, com aproximações aos interesses marcados pela reestruturação produtiva e pelas políticas neoliberais, e no ambiente da formação inicial e continuada o programa evidencia estar atrelado à concepção da epistemologia da prática. No contexto de suas bolsas, percebe-se sua distribuição de forma desigual entre as licenciaturas, fato que está associado às determinações hegemônicas entorno das políticas do ensino básico e superior. Em relação ao programa no Mato Grosso do Sul, nota-se que sua implementação está significativamente associada ao desenvolvimento nacional. Com isso, verifica-se uma contribuição do programa vinculada à permanência dos alunos no ensino superior, tendo em vista o crescimento na quantidade de bolsas de iniciação à docência. Porém, quando essas bolsas são comparadas a quantidade de matrículas nas licenciaturas, identifica-se um percentual muito baixo de acesso ao programa, tanto no Brasil como no MS. Diante disso, e mediante os pressupostos e análises estabelecidas, observa-se que o PIBID é um programa criado para compensar as necessidades de formação para adequação do novo tipo de trabalho, bem como para amenizar as fraturas sociais provenientes da neoliberalização no campo das políticas educacionaisABSTRACT - The present work aims to contribute for the reflection and knowledge of the implementation proccess of Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) in Mato Grosso do Sul, based on teacher education policies regulated by the government of Partido dos Trabalhadores (PT) party. Therefore, intends to use as a research tool documents and data present on the official website of the program, with views to analyze its history, regulations, the number of scholarships and subprojects aimed at undergraduate participants, from the beginning of its implementation, in 2007, until 2015. Subsequently, an interview is held with institutional coordinators who have links to the projects of PIBID/UEMS and PIBID/UFMS, with questions of a pedagogical and social nature regarding to the program development. From this, it is noted that PIBID, in general, presents its regulations, including the objectives, with approaches to interests marked by productive restructuring and by neoliberal policies, and in the environment of the initial and continuous formation the program shows to be linked to the conception of the practice epistemology. In the context of its grants, its distribution is unequally seen between undergraduate degrees, a fact that is associated with the hegemonic determinations surrounding the policies of basic and higher education. Regarding the program in Mato Grosso do Sul, it is noted that it implementation is significantly associated to the national development. Thus, verifies the PT government’s attempt to promote, from the program, the students permanence in higher education, taking into consideration the growth in the number of scholarships for teaching, however, when these grants are compared to the amount of enrollments in undergraduate degrees, a very low percentage of access to the program is identified, both in Brazil and in MS. Given this, and upon assumptions and established analysis, it is observed that PIBID is a program created to compensate the training needs to adapt the new type of work, and to ease the social fractures from the neoliberal policies, in the field of education.porAjuda Federal à EducaçãoEducação - aspectos sociaisFormação ProfissionalProfessores - formaçãoEstudantes - auxílio financeiroFederal Aid to EducationEducation - social aspectsOccupational TrainingTeachers, Training ofStudent AidPolíticas de formação docente : implementação do programa institucional de bolsas de inciação à docência (PIBID) no Mato Grosso do Sulinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisRodríguez, Margarita VictoriaMaciel, Caroline Correiainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMSinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSTHUMBNAILPolíticas de formação docente implementação do programa institucional de bolsas de inciação à docência (PIBID) no Mato Grosso do Sul.pdf.jpgPolíticas de formação docente implementação do programa institucional de bolsas de inciação à docência (PIBID) no Mato Grosso do Sul.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1179https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/3188/4/Pol%c3%adticas%20de%20forma%c3%a7%c3%a3o%20docente%20%20implementa%c3%a7%c3%a3o%20do%20programa%20institucional%20de%20bolsas%20de%20incia%c3%a7%c3%a3o%20%c3%a0%20doc%c3%aancia%20%28PIBID%29%20no%20Mato%20Grosso%20do%20Sul.pdf.jpgd9dd6bf7dda54390933f38d3667163efMD54ORIGINALPolíticas de formação docente implementação do programa institucional de bolsas de inciação à docência (PIBID) no Mato Grosso do Sul.pdfPolíticas de formação docente implementação do programa institucional de bolsas de inciação à docência (PIBID) no Mato Grosso do Sul.pdfapplication/pdf2713310https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/3188/1/Pol%c3%adticas%20de%20forma%c3%a7%c3%a3o%20docente%20%20implementa%c3%a7%c3%a3o%20do%20programa%20institucional%20de%20bolsas%20de%20incia%c3%a7%c3%a3o%20%c3%a0%20doc%c3%aancia%20%28PIBID%29%20no%20Mato%20Grosso%20do%20Sul.pdf7acee9b650106bc99a990a85298e528cMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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