INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE: As práticas das empresas de cosméticos para redução do uso de plásticos no Brasil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMS |
Texto Completo: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/5541 |
Resumo: | O Brasil e o mundo têm discutido sobre a importância de fazer a prática da redução e/ ou reutilização de plásticos, considerando seu tempo de decomposição e os malefícios que trazem ao meio ambiente e consequentemente às pessoas. Neste contexto, o presente estudo tem por objetivo analisar quais são as práticas das empresas de cosméticos para redução do uso plástico no Brasil. Para contextualização, foi estudado sobre quatro empresas atuantes no setor de cosméticos: Natura, Boticário, L'Oréal e Hinode. Realizou-se uma pesquisa documental por meio dos relatórios de sustentabilidade destas empresas. Com isso, identificou-se que as empresas desenvolvem práticas e ações relacionadas principalmente ao processo produtivo, especialmente por meio de inovações. Além disso, as empresas estudadas possuem ações com foco nos seus consumidores, buscando contribuir para o processo de logística reversa das embalagens pós-consumo. Por fim, as empresas também possuem ações que contribuem para localidades específicas tendo como foco benefícios sociais ou ambientais. |
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Além disso, as empresas estudadas possuem ações com foco nos seus consumidores, buscando contribuir para o processo de logística reversa das embalagens pós-consumo. Por fim, as empresas também possuem ações que contribuem para localidades específicas tendo como foco benefícios sociais ou ambientais.O Brasil e o mundo têm discutido sobre a importância de fazer a prática da redução e/ ou reutilização de plásticos, considerando seu tempo de decomposição e os malefícios que trazem ao meio ambiente e consequentemente às pessoas. Neste contexto, o presente estudo tem por objetivo analisar quais são as práticas das empresas de cosméticos para redução do uso plástico no Brasil. Para contextualização, foi estudado sobre quatro empresas atuantes no setor de cosméticos: Natura, Boticário, L'Oréal e Hinode. Realizou-se uma pesquisa documental por meio dos relatórios de sustentabilidade destas empresas. Com isso, identificou-se que as empresas desenvolvem práticas e ações relacionadas principalmente ao processo produtivo, especialmente por meio de inovações. Além disso, as empresas estudadas possuem ações com foco nos seus consumidores, buscando contribuir para o processo de logística reversa das embalagens pós-consumo. 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