A recepção do gênero cyberpunk na literatura brasileira: o caso Santa Clara Poltergeist
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMS |
Texto Completo: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1365 |
Resumo: | Surgido na década de 1980, no contexto social e tecnológico norte-americano, o cyberpunk é um gênero da ficção científica que representa um futuro próximo distópico, onde corporações multinacionais governam um mundo povoado por cyborgs, tecno-marginais e drogas. Sendo assim, considerando que o gênero cyberpunk representa, fundamentalmente, a realidade norteamericana e que a noção de "influência" sempre deve ser relacionada com a situação do país receptor, a recepção do gênero cyberpunk na literatura brasileira apresenta-se como problema pertinente para uma análise aprofundada, principalmente no que tange às distinções entre a produção norte-americana e a brasileira. Entre as obras representantes do gênero cyberpunk na literatura brasileira, a escolha de Santa Clara Poltergeist (1991), de Fausto Fawcett, como estudo de caso deve-se, principalmente, à quantia de autores que a abordam em artigos e livros - Ginway (2005), Causo (1996), Lemos (1993), Tavares (1992), entre outros -, possibilitando um diálogo enriquecedor para a pesquisa. A atualidade e a importância do tema também se verifica nas discussões sobre o pós-modernismo, onde alguns autores apresentam o cyberpunk como um gênero tipicamente pós-moderno (Amaral, 2003) e outros como a suprema expressão literária do capitalismo tardio (Jameson, 2006). |
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2012-05-11T19:31:26Z2021-09-30T19:55:20Z2007https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1365Surgido na década de 1980, no contexto social e tecnológico norte-americano, o cyberpunk é um gênero da ficção científica que representa um futuro próximo distópico, onde corporações multinacionais governam um mundo povoado por cyborgs, tecno-marginais e drogas. Sendo assim, considerando que o gênero cyberpunk representa, fundamentalmente, a realidade norteamericana e que a noção de "influência" sempre deve ser relacionada com a situação do país receptor, a recepção do gênero cyberpunk na literatura brasileira apresenta-se como problema pertinente para uma análise aprofundada, principalmente no que tange às distinções entre a produção norte-americana e a brasileira. Entre as obras representantes do gênero cyberpunk na literatura brasileira, a escolha de Santa Clara Poltergeist (1991), de Fausto Fawcett, como estudo de caso deve-se, principalmente, à quantia de autores que a abordam em artigos e livros - Ginway (2005), Causo (1996), Lemos (1993), Tavares (1992), entre outros -, possibilitando um diálogo enriquecedor para a pesquisa. A atualidade e a importância do tema também se verifica nas discussões sobre o pós-modernismo, onde alguns autores apresentam o cyberpunk como um gênero tipicamente pós-moderno (Amaral, 2003) e outros como a suprema expressão literária do capitalismo tardio (Jameson, 2006).Appeared in 1980's, in North-American social and technologic context, the cyberpunk is a genre of the science fiction as represents a near and anti-utopian future, where multinationals corporations rule a world populated by cyborgs, tecno-vandals and drugs. If the cyberpunk genre represents, fundamentally, the North-American reality and the notion of "influence" ever have to be related with the situation of receptor country, the reception of the cyberpunk genre in Brazilian literature shows a pertinent problem for a deepened analysis, principally the distinctions between North-American and Brazilian production. Among the representatives works of the cyberpunk genre in Brazilian literature, we choose Santa Clara Poltergeist (1991), by Fausto Fawcett, as study of case because many authors broach that work in articles and books - Ginway (2005), Causo (1996), Lemos (1993), Tavares (1992), and others -, making a rich dialogue for this research. The actuality and the importance of the theme is verified in the discussions about the post-modernism, where some authors show the cyberpunk as typically post-modern genre (Amaral, 2003) and others as the supreme literary expression of late capitalism (Jameson, 2006).porLiteratura ComparadaPós-ModernismoFicção CientíficaCyberpunkCapitalismo TardioLiteratura BrasileiraCultura Norte-americanaDistopiaRecepção LiteráriaCorporações MultinacionaisCyborgsA recepção do gênero cyberpunk na literatura brasileira: o caso Santa Clara Poltergeistinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisSantos, Edgar Cezar Nolasco dosLondero, Rodolfo Roratoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMSinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSTHUMBNAILRodolfo Rorato.pdf.jpgRodolfo Rorato.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1104https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/1365/4/Rodolfo%20Rorato.pdf.jpg4d0050bfe37e519b2bba008d4dd0374eMD54TEXTRodolfo Rorato.pdf.txtRodolfo Rorato.pdf.txtExtracted texttext/plain392027https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/1365/3/Rodolfo%20Rorato.pdf.txt9311acdadf6a534d801458224a3ba220MD53ORIGINALRodolfo Rorato.pdfRodolfo Rorato.pdfapplication/pdf881733https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/1365/1/Rodolfo%20Rorato.pdf7560110fae9144580dec43673d981c00MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/1365/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/13652024-11-08 14:35:18.405oai:repositorio.ufms.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufms.br/oai/requestri.prograd@ufms.bropendoar:21242024-11-08T18:35:18Repositório Institucional da UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false |
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Surgido na década de 1980, no contexto social e tecnológico norte-americano, o cyberpunk é um gênero da ficção científica que representa um futuro próximo distópico, onde corporações multinacionais governam um mundo povoado por cyborgs, tecno-marginais e drogas. Sendo assim, considerando que o gênero cyberpunk representa, fundamentalmente, a realidade norteamericana e que a noção de "influência" sempre deve ser relacionada com a situação do país receptor, a recepção do gênero cyberpunk na literatura brasileira apresenta-se como problema pertinente para uma análise aprofundada, principalmente no que tange às distinções entre a produção norte-americana e a brasileira. Entre as obras representantes do gênero cyberpunk na literatura brasileira, a escolha de Santa Clara Poltergeist (1991), de Fausto Fawcett, como estudo de caso deve-se, principalmente, à quantia de autores que a abordam em artigos e livros - Ginway (2005), Causo (1996), Lemos (1993), Tavares (1992), entre outros -, possibilitando um diálogo enriquecedor para a pesquisa. A atualidade e a importância do tema também se verifica nas discussões sobre o pós-modernismo, onde alguns autores apresentam o cyberpunk como um gênero tipicamente pós-moderno (Amaral, 2003) e outros como a suprema expressão literária do capitalismo tardio (Jameson, 2006). |
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