ENSINO DA MÚSICA NA FORMAÇÃO HUMANA: CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES DE MÚSICA DO PROJETO ARTE E CULTURA DA SEMED (SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO) DE CAMPO GRANDE-MS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: NUNES, Nathália Gueiros
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMS
Texto Completo: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4355
Resumo: Esta pesquisa objetiva analisar a configuração do Ensino da Música em relação a formação humana emancipadora por meio das concepções dos professores de música das escolas de educação básica que atuam no Projeto Arte e Cultura da SEMED (Secretaria Municipal de Educação) de Campo Grande- MS.Parte-se da tese do que as concepções dos professores de música de escolas de educação básica expressam e revelam sobre o ensino da música na formação humana? Devido ao fato de que o ensino da música ocupa espaço e tempo insuficientes no espaço escolar, e que o não lugar do ensino da música nas escolas de educação básica também pode ser atribuído pela não compreensão do papel da música na formação humana. O referencial teórico está pautado pela Teoria Histórico-Cultural, de Vygotsky e seus seguidores, teoria esta que subsidia o entendimento da constituição do sujeito e do papel da arte na formação humana. Também se faz interlocução com a Pedagogia Histórico-Crítica, desenvolvida por Dermeval Saviani a fim de compreender a função da escola de educação básica no processo de democratização da sociedade brasileira. Afim de comprrendermos essa relação do ensino da música na formação humana no espaço escolar, decidimos dar voz aos professores de música que estão perante essa realidade, por meio de entrevistas.Foram entrevistados seis professores licenciados em música, sujeitos da pesquisa, que atuam na escola de educação básica, especificamente no Projeto Arte e Cultura da Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande- MS (SEMED). Concluimos mediante as concepções dos professores que o ensino da música na escola ainda não foi consolidado, e que ainda há o questionamento “Para que ensinar música?”. O ensino da música tenta ser justificado como meio para outros fins. É visto como benéfico, mas não como necessário. Consideramos que o ensino da música não precisa ser justificado, mas configurado como necessário por sua própria existência histórico-cultural, e à escola cabe socializar esse saber promovendo a superação do senso comum para provocar a transformação e tomada de consciência dos sujeitos.O não lugar da música na escola é apenas um reflexo do não lugar para a produção do saber nesta sociedade organizada e dividia em classes, onde os sujeitos não possuem condições materiais para seu desenvolvimento e encontram-se cada vez mais alienados. O sistema faz com que os professores tenham práticas pragmáticas valorizando mais o produto das apresentações que o processo de aprendizagem. O ensino da música para além das datas comemorativas envolve: currículo, formação de professores (que dialogue com a realidade escolar) e condições de trabaho para o professor de música. Esses desafios quanto ao não lugar do ensino da música e quanto às condições objetivas e subjetivas em que os professores atuam são reflexo da deterioração do ensino público brasileiro que toda área da educação enfrenta. Deste modo, apreende-se que para que o ensino da música seja emancipatório, esses desafios precisam ser superados com comprometimento técnico e político que considerem as condições históricoculturais e as possibilidades de apropriação do saber. Apesar do formato do Projeto Arte e Cultura reeditar as práticas tradicionais de ensino da música especializado que os professores já estão acostumados,no espaço escolar, o Projeto Arte e Cultura revela- se como uma proposta pedagógica, que estabelece um espaço para o ensino da música na escola de educação básica, contribuindo para democratização do saber, inspirando a transformação social, e consequentemente a formação e emancipação humana.
id UFMS_e2e32ff1ad6fb41c3783818a2ad06058
oai_identifier_str oai:repositorio.ufms.br:123456789/4355
network_acronym_str UFMS
network_name_str Repositório Institucional da UFMS
repository_id_str 2124
spelling 2022-02-21T15:51:56Z2020-12-152020-10-30https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4355Esta pesquisa objetiva analisar a configuração do Ensino da Música em relação a formação humana emancipadora por meio das concepções dos professores de música das escolas de educação básica que atuam no Projeto Arte e Cultura da SEMED (Secretaria Municipal de Educação) de Campo Grande- MS.Parte-se da tese do que as concepções dos professores de música de escolas de educação básica expressam e revelam sobre o ensino da música na formação humana? Devido ao fato de que o ensino da música ocupa espaço e tempo insuficientes no espaço escolar, e que o não lugar do ensino da música nas escolas de educação básica também pode ser atribuído pela não compreensão do papel da música na formação humana. O referencial teórico está pautado pela Teoria Histórico-Cultural, de Vygotsky e seus seguidores, teoria esta que subsidia o entendimento da constituição do sujeito e do papel da arte na formação humana. Também se faz interlocução com a Pedagogia Histórico-Crítica, desenvolvida por Dermeval Saviani a fim de compreender a função da escola de educação básica no processo de democratização da sociedade brasileira. Afim de comprrendermos essa relação do ensino da música na formação humana no espaço escolar, decidimos dar voz aos professores de música que estão perante essa realidade, por meio de entrevistas.Foram entrevistados seis professores licenciados em música, sujeitos da pesquisa, que atuam na escola de educação básica, especificamente no Projeto Arte e Cultura da Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande- MS (SEMED). Concluimos mediante as concepções dos professores que o ensino da música na escola ainda não foi consolidado, e que ainda há o questionamento “Para que ensinar música?”. O ensino da música tenta ser justificado como meio para outros fins. É visto como benéfico, mas não como necessário. Consideramos que o ensino da música não precisa ser justificado, mas configurado como necessário por sua própria existência histórico-cultural, e à escola cabe socializar esse saber promovendo a superação do senso comum para provocar a transformação e tomada de consciência dos sujeitos.O não lugar da música na escola é apenas um reflexo do não lugar para a produção do saber nesta sociedade organizada e dividia em classes, onde os sujeitos não possuem condições materiais para seu desenvolvimento e encontram-se cada vez mais alienados. O sistema faz com que os professores tenham práticas pragmáticas valorizando mais o produto das apresentações que o processo de aprendizagem. O ensino da música para além das datas comemorativas envolve: currículo, formação de professores (que dialogue com a realidade escolar) e condições de trabaho para o professor de música. Esses desafios quanto ao não lugar do ensino da música e quanto às condições objetivas e subjetivas em que os professores atuam são reflexo da deterioração do ensino público brasileiro que toda área da educação enfrenta. Deste modo, apreende-se que para que o ensino da música seja emancipatório, esses desafios precisam ser superados com comprometimento técnico e político que considerem as condições históricoculturais e as possibilidades de apropriação do saber. Apesar do formato do Projeto Arte e Cultura reeditar as práticas tradicionais de ensino da música especializado que os professores já estão acostumados,no espaço escolar, o Projeto Arte e Cultura revela- se como uma proposta pedagógica, que estabelece um espaço para o ensino da música na escola de educação básica, contribuindo para democratização do saber, inspirando a transformação social, e consequentemente a formação e emancipação humana.This research aims to analyze the configuration of Music Education in relation to emancipatory human formation through the conceptions of music teachers from basic education schools that work in the Art and Culture Project of SEMED (Municipal Education Secretariat) of Campo Grande - MS. Is it based on the thesis of what the conceptions of music teachers in elementary schools express and reveal about the teaching of music in human formation? Due to the fact that the teaching of music occupies insufficient space and time in the school space, and that the non-place of music teaching in schools of basic education can also be attributed to the lack of understanding of the role of music in human formation. The theoretical framework is based on the Historical-Cultural Theory, by Vygotsky and his followers, a theory that supports the understanding of the constitution of the subject and the role of art in human formation. Interlocution is also made with the Historical-Critical Pedagogy, developed by Dermeval Saviani in order to understand the role of the basic education school in the process of democratization of Brazilian society. In order to understand this relationship of music teaching in human education in the school space, we decided to give voice to music teachers who are facing this reality, through interviews. Six licensed music teachers, subjects of the research, who work in the school were interviewed. basic education, specifically in the Art and Culture Project of the Municipal Education Secretariat of Campo Grande - MS (SEMED). We conclude through the teachers' conceptions that the teaching of music at school has not yet been consolidated, and that there is still the question “Why teach music?”. Music teaching tries to be justified as a means for other purposes. It is seen as beneficial, but not as necessary. We believe that music education does not need to be justified, but configured as necessary by its own historical-cultural existence, and the school must socialize this knowledge, promoting the overcoming of common sense to bring about the transformation and awareness of the subjects. of music at school is just a reflection of the non-place for the production of knowledge in this organized society and divided into classes, where subjects do not have material conditions for their development and are increasingly alienated. The system allows teachers to have pragmatic practices, valuing the product of presentations more than the learning process. Teaching music beyond the commemorative dates involves: curriculum, teacher training (which dialogues with the school reality) and working conditions for the music teacher. These challenges regarding the non-place of music teaching and the objective and subjective conditions in which teachers operate are a reflection of the deterioration of Brazilian public education that the entire area of education faces. Thus, it is learned that for music teaching to be emancipatory, these challenges need to be overcome with technical and political commitment that take into account the historical-cultural conditions and the possibilities for appropriating knowledge. Despite the format of the Art and Culture Project to re-edit traditional music teaching practices, in which teachers are already used, the Art and Culture Project reveals itself as a pedagogical proposal, which establishes a space for the teaching of music in the education school. basic, contributing to the democratization of knowledge, inspiring social transformation, and consequently human formation and emancipation.porUniversidade Federal de Mato Grosso do SulPrograma de Pós-graduação em Educação (Campus Campo Grande)UFMSBrasilFAEDAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEducaçãoEnsino de música; Professores; Escolas de Educação Básica; Teoria Histórico-CulturalMusic teaching; Teachers; Basic Education Schools; Historical-Cultur TheoryENSINO DA MÚSICA NA FORMAÇÃO HUMANA: CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES DE MÚSICA DO PROJETO ARTE E CULTURA DA SEMED (SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO) DE CAMPO GRANDE-MSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisURT, SONIA DA CUNHAhttp://lattes.cnpq.br/5338193871900977http://lattes.cnpq.br/9136970237272310NUNES, Nathália Gueirosreponame:Repositório Institucional da UFMSinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSTHUMBNAILNATHÁLIA GUEIROS.pdf.jpgNATHÁLIA GUEIROS.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1312https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/4355/5/NATH%c3%81LIA%20GUEIROS.pdf.jpga6f9b6e16b8068a55acc4f7d85cf98a5MD55TEXTNATHÁLIA GUEIROS.pdf.txtNATHÁLIA GUEIROS.pdf.txtExtracted texttext/plain400046https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/4355/4/NATH%c3%81LIA%20GUEIROS.pdf.txta559d02a6bf2aca53142f1b5932bad5eMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82031https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/4355/3/license.txt9671aa5ac42cb06edaf75013367dfe04MD53CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/4355/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52ORIGINALNATHÁLIA GUEIROS.pdfNATHÁLIA GUEIROS.pdfapplication/pdf1372554https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/4355/1/NATH%c3%81LIA%20GUEIROS.pdf1d825cba29a949284baf9672ffde0fb2MD51123456789/43552022-02-22 03:01:24.725oai:repositorio.ufms.br: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ório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufms.br/oai/requestri.prograd@ufms.bropendoar:21242022-02-22T07:01:24Repositório Institucional da UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv ENSINO DA MÚSICA NA FORMAÇÃO HUMANA: CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES DE MÚSICA DO PROJETO ARTE E CULTURA DA SEMED (SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO) DE CAMPO GRANDE-MS
title ENSINO DA MÚSICA NA FORMAÇÃO HUMANA: CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES DE MÚSICA DO PROJETO ARTE E CULTURA DA SEMED (SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO) DE CAMPO GRANDE-MS
spellingShingle ENSINO DA MÚSICA NA FORMAÇÃO HUMANA: CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES DE MÚSICA DO PROJETO ARTE E CULTURA DA SEMED (SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO) DE CAMPO GRANDE-MS
NUNES, Nathália Gueiros
Educação
Ensino de música; Professores; Escolas de Educação Básica; Teoria Histórico-Cultural
Music teaching; Teachers; Basic Education Schools; Historical-Cultur Theory
title_short ENSINO DA MÚSICA NA FORMAÇÃO HUMANA: CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES DE MÚSICA DO PROJETO ARTE E CULTURA DA SEMED (SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO) DE CAMPO GRANDE-MS
title_full ENSINO DA MÚSICA NA FORMAÇÃO HUMANA: CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES DE MÚSICA DO PROJETO ARTE E CULTURA DA SEMED (SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO) DE CAMPO GRANDE-MS
title_fullStr ENSINO DA MÚSICA NA FORMAÇÃO HUMANA: CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES DE MÚSICA DO PROJETO ARTE E CULTURA DA SEMED (SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO) DE CAMPO GRANDE-MS
title_full_unstemmed ENSINO DA MÚSICA NA FORMAÇÃO HUMANA: CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES DE MÚSICA DO PROJETO ARTE E CULTURA DA SEMED (SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO) DE CAMPO GRANDE-MS
title_sort ENSINO DA MÚSICA NA FORMAÇÃO HUMANA: CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES DE MÚSICA DO PROJETO ARTE E CULTURA DA SEMED (SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO) DE CAMPO GRANDE-MS
author NUNES, Nathália Gueiros
author_facet NUNES, Nathália Gueiros
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv URT, SONIA DA CUNHA
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5338193871900977
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9136970237272310
dc.contributor.author.fl_str_mv NUNES, Nathália Gueiros
contributor_str_mv URT, SONIA DA CUNHA
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Educação
topic Educação
Ensino de música; Professores; Escolas de Educação Básica; Teoria Histórico-Cultural
Music teaching; Teachers; Basic Education Schools; Historical-Cultur Theory
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de música; Professores; Escolas de Educação Básica; Teoria Histórico-Cultural
Music teaching; Teachers; Basic Education Schools; Historical-Cultur Theory
description Esta pesquisa objetiva analisar a configuração do Ensino da Música em relação a formação humana emancipadora por meio das concepções dos professores de música das escolas de educação básica que atuam no Projeto Arte e Cultura da SEMED (Secretaria Municipal de Educação) de Campo Grande- MS.Parte-se da tese do que as concepções dos professores de música de escolas de educação básica expressam e revelam sobre o ensino da música na formação humana? Devido ao fato de que o ensino da música ocupa espaço e tempo insuficientes no espaço escolar, e que o não lugar do ensino da música nas escolas de educação básica também pode ser atribuído pela não compreensão do papel da música na formação humana. O referencial teórico está pautado pela Teoria Histórico-Cultural, de Vygotsky e seus seguidores, teoria esta que subsidia o entendimento da constituição do sujeito e do papel da arte na formação humana. Também se faz interlocução com a Pedagogia Histórico-Crítica, desenvolvida por Dermeval Saviani a fim de compreender a função da escola de educação básica no processo de democratização da sociedade brasileira. Afim de comprrendermos essa relação do ensino da música na formação humana no espaço escolar, decidimos dar voz aos professores de música que estão perante essa realidade, por meio de entrevistas.Foram entrevistados seis professores licenciados em música, sujeitos da pesquisa, que atuam na escola de educação básica, especificamente no Projeto Arte e Cultura da Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande- MS (SEMED). Concluimos mediante as concepções dos professores que o ensino da música na escola ainda não foi consolidado, e que ainda há o questionamento “Para que ensinar música?”. O ensino da música tenta ser justificado como meio para outros fins. É visto como benéfico, mas não como necessário. Consideramos que o ensino da música não precisa ser justificado, mas configurado como necessário por sua própria existência histórico-cultural, e à escola cabe socializar esse saber promovendo a superação do senso comum para provocar a transformação e tomada de consciência dos sujeitos.O não lugar da música na escola é apenas um reflexo do não lugar para a produção do saber nesta sociedade organizada e dividia em classes, onde os sujeitos não possuem condições materiais para seu desenvolvimento e encontram-se cada vez mais alienados. O sistema faz com que os professores tenham práticas pragmáticas valorizando mais o produto das apresentações que o processo de aprendizagem. O ensino da música para além das datas comemorativas envolve: currículo, formação de professores (que dialogue com a realidade escolar) e condições de trabaho para o professor de música. Esses desafios quanto ao não lugar do ensino da música e quanto às condições objetivas e subjetivas em que os professores atuam são reflexo da deterioração do ensino público brasileiro que toda área da educação enfrenta. Deste modo, apreende-se que para que o ensino da música seja emancipatório, esses desafios precisam ser superados com comprometimento técnico e político que considerem as condições históricoculturais e as possibilidades de apropriação do saber. Apesar do formato do Projeto Arte e Cultura reeditar as práticas tradicionais de ensino da música especializado que os professores já estão acostumados,no espaço escolar, o Projeto Arte e Cultura revela- se como uma proposta pedagógica, que estabelece um espaço para o ensino da música na escola de educação básica, contribuindo para democratização do saber, inspirando a transformação social, e consequentemente a formação e emancipação humana.
publishDate 2020
dc.date.available.fl_str_mv 2020-12-15
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-10-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-21T15:51:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4355
url https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4355
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Educação (Campus Campo Grande)
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMS
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv FAED
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMS
instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron:UFMS
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron_str UFMS
institution UFMS
reponame_str Repositório Institucional da UFMS
collection Repositório Institucional da UFMS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/4355/5/NATH%c3%81LIA%20GUEIROS.pdf.jpg
https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/4355/4/NATH%c3%81LIA%20GUEIROS.pdf.txt
https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/4355/3/license.txt
https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/4355/2/license_rdf
https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/4355/1/NATH%c3%81LIA%20GUEIROS.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv a6f9b6e16b8068a55acc4f7d85cf98a5
a559d02a6bf2aca53142f1b5932bad5e
9671aa5ac42cb06edaf75013367dfe04
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
1d825cba29a949284baf9672ffde0fb2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
repository.mail.fl_str_mv ri.prograd@ufms.br
_version_ 1807552850388058112