ENSINO DA MÚSICA NA FORMAÇÃO HUMANA: CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES DE MÚSICA DO PROJETO ARTE E CULTURA DA SEMED (SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO) DE CAMPO GRANDE-MS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMS |
Texto Completo: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4355 |
Resumo: | Esta pesquisa objetiva analisar a configuração do Ensino da Música em relação a formação humana emancipadora por meio das concepções dos professores de música das escolas de educação básica que atuam no Projeto Arte e Cultura da SEMED (Secretaria Municipal de Educação) de Campo Grande- MS.Parte-se da tese do que as concepções dos professores de música de escolas de educação básica expressam e revelam sobre o ensino da música na formação humana? Devido ao fato de que o ensino da música ocupa espaço e tempo insuficientes no espaço escolar, e que o não lugar do ensino da música nas escolas de educação básica também pode ser atribuído pela não compreensão do papel da música na formação humana. O referencial teórico está pautado pela Teoria Histórico-Cultural, de Vygotsky e seus seguidores, teoria esta que subsidia o entendimento da constituição do sujeito e do papel da arte na formação humana. Também se faz interlocução com a Pedagogia Histórico-Crítica, desenvolvida por Dermeval Saviani a fim de compreender a função da escola de educação básica no processo de democratização da sociedade brasileira. Afim de comprrendermos essa relação do ensino da música na formação humana no espaço escolar, decidimos dar voz aos professores de música que estão perante essa realidade, por meio de entrevistas.Foram entrevistados seis professores licenciados em música, sujeitos da pesquisa, que atuam na escola de educação básica, especificamente no Projeto Arte e Cultura da Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande- MS (SEMED). Concluimos mediante as concepções dos professores que o ensino da música na escola ainda não foi consolidado, e que ainda há o questionamento “Para que ensinar música?”. O ensino da música tenta ser justificado como meio para outros fins. É visto como benéfico, mas não como necessário. Consideramos que o ensino da música não precisa ser justificado, mas configurado como necessário por sua própria existência histórico-cultural, e à escola cabe socializar esse saber promovendo a superação do senso comum para provocar a transformação e tomada de consciência dos sujeitos.O não lugar da música na escola é apenas um reflexo do não lugar para a produção do saber nesta sociedade organizada e dividia em classes, onde os sujeitos não possuem condições materiais para seu desenvolvimento e encontram-se cada vez mais alienados. O sistema faz com que os professores tenham práticas pragmáticas valorizando mais o produto das apresentações que o processo de aprendizagem. O ensino da música para além das datas comemorativas envolve: currículo, formação de professores (que dialogue com a realidade escolar) e condições de trabaho para o professor de música. Esses desafios quanto ao não lugar do ensino da música e quanto às condições objetivas e subjetivas em que os professores atuam são reflexo da deterioração do ensino público brasileiro que toda área da educação enfrenta. Deste modo, apreende-se que para que o ensino da música seja emancipatório, esses desafios precisam ser superados com comprometimento técnico e político que considerem as condições históricoculturais e as possibilidades de apropriação do saber. Apesar do formato do Projeto Arte e Cultura reeditar as práticas tradicionais de ensino da música especializado que os professores já estão acostumados,no espaço escolar, o Projeto Arte e Cultura revela- se como uma proposta pedagógica, que estabelece um espaço para o ensino da música na escola de educação básica, contribuindo para democratização do saber, inspirando a transformação social, e consequentemente a formação e emancipação humana. |
id |
UFMS_e2e32ff1ad6fb41c3783818a2ad06058 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufms.br:123456789/4355 |
network_acronym_str |
UFMS |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMS |
repository_id_str |
2124 |
spelling |
2022-02-21T15:51:56Z2020-12-152020-10-30https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4355Esta pesquisa objetiva analisar a configuração do Ensino da Música em relação a formação humana emancipadora por meio das concepções dos professores de música das escolas de educação básica que atuam no Projeto Arte e Cultura da SEMED (Secretaria Municipal de Educação) de Campo Grande- MS.Parte-se da tese do que as concepções dos professores de música de escolas de educação básica expressam e revelam sobre o ensino da música na formação humana? Devido ao fato de que o ensino da música ocupa espaço e tempo insuficientes no espaço escolar, e que o não lugar do ensino da música nas escolas de educação básica também pode ser atribuído pela não compreensão do papel da música na formação humana. O referencial teórico está pautado pela Teoria Histórico-Cultural, de Vygotsky e seus seguidores, teoria esta que subsidia o entendimento da constituição do sujeito e do papel da arte na formação humana. Também se faz interlocução com a Pedagogia Histórico-Crítica, desenvolvida por Dermeval Saviani a fim de compreender a função da escola de educação básica no processo de democratização da sociedade brasileira. Afim de comprrendermos essa relação do ensino da música na formação humana no espaço escolar, decidimos dar voz aos professores de música que estão perante essa realidade, por meio de entrevistas.Foram entrevistados seis professores licenciados em música, sujeitos da pesquisa, que atuam na escola de educação básica, especificamente no Projeto Arte e Cultura da Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande- MS (SEMED). Concluimos mediante as concepções dos professores que o ensino da música na escola ainda não foi consolidado, e que ainda há o questionamento “Para que ensinar música?”. O ensino da música tenta ser justificado como meio para outros fins. É visto como benéfico, mas não como necessário. Consideramos que o ensino da música não precisa ser justificado, mas configurado como necessário por sua própria existência histórico-cultural, e à escola cabe socializar esse saber promovendo a superação do senso comum para provocar a transformação e tomada de consciência dos sujeitos.O não lugar da música na escola é apenas um reflexo do não lugar para a produção do saber nesta sociedade organizada e dividia em classes, onde os sujeitos não possuem condições materiais para seu desenvolvimento e encontram-se cada vez mais alienados. O sistema faz com que os professores tenham práticas pragmáticas valorizando mais o produto das apresentações que o processo de aprendizagem. O ensino da música para além das datas comemorativas envolve: currículo, formação de professores (que dialogue com a realidade escolar) e condições de trabaho para o professor de música. Esses desafios quanto ao não lugar do ensino da música e quanto às condições objetivas e subjetivas em que os professores atuam são reflexo da deterioração do ensino público brasileiro que toda área da educação enfrenta. Deste modo, apreende-se que para que o ensino da música seja emancipatório, esses desafios precisam ser superados com comprometimento técnico e político que considerem as condições históricoculturais e as possibilidades de apropriação do saber. Apesar do formato do Projeto Arte e Cultura reeditar as práticas tradicionais de ensino da música especializado que os professores já estão acostumados,no espaço escolar, o Projeto Arte e Cultura revela- se como uma proposta pedagógica, que estabelece um espaço para o ensino da música na escola de educação básica, contribuindo para democratização do saber, inspirando a transformação social, e consequentemente a formação e emancipação humana.This research aims to analyze the configuration of Music Education in relation to emancipatory human formation through the conceptions of music teachers from basic education schools that work in the Art and Culture Project of SEMED (Municipal Education Secretariat) of Campo Grande - MS. Is it based on the thesis of what the conceptions of music teachers in elementary schools express and reveal about the teaching of music in human formation? Due to the fact that the teaching of music occupies insufficient space and time in the school space, and that the non-place of music teaching in schools of basic education can also be attributed to the lack of understanding of the role of music in human formation. The theoretical framework is based on the Historical-Cultural Theory, by Vygotsky and his followers, a theory that supports the understanding of the constitution of the subject and the role of art in human formation. Interlocution is also made with the Historical-Critical Pedagogy, developed by Dermeval Saviani in order to understand the role of the basic education school in the process of democratization of Brazilian society. In order to understand this relationship of music teaching in human education in the school space, we decided to give voice to music teachers who are facing this reality, through interviews. Six licensed music teachers, subjects of the research, who work in the school were interviewed. basic education, specifically in the Art and Culture Project of the Municipal Education Secretariat of Campo Grande - MS (SEMED). We conclude through the teachers' conceptions that the teaching of music at school has not yet been consolidated, and that there is still the question “Why teach music?”. Music teaching tries to be justified as a means for other purposes. It is seen as beneficial, but not as necessary. We believe that music education does not need to be justified, but configured as necessary by its own historical-cultural existence, and the school must socialize this knowledge, promoting the overcoming of common sense to bring about the transformation and awareness of the subjects. of music at school is just a reflection of the non-place for the production of knowledge in this organized society and divided into classes, where subjects do not have material conditions for their development and are increasingly alienated. The system allows teachers to have pragmatic practices, valuing the product of presentations more than the learning process. Teaching music beyond the commemorative dates involves: curriculum, teacher training (which dialogues with the school reality) and working conditions for the music teacher. These challenges regarding the non-place of music teaching and the objective and subjective conditions in which teachers operate are a reflection of the deterioration of Brazilian public education that the entire area of education faces. Thus, it is learned that for music teaching to be emancipatory, these challenges need to be overcome with technical and political commitment that take into account the historical-cultural conditions and the possibilities for appropriating knowledge. Despite the format of the Art and Culture Project to re-edit traditional music teaching practices, in which teachers are already used, the Art and Culture Project reveals itself as a pedagogical proposal, which establishes a space for the teaching of music in the education school. basic, contributing to the democratization of knowledge, inspiring social transformation, and consequently human formation and emancipation.porUniversidade Federal de Mato Grosso do SulPrograma de Pós-graduação em Educação (Campus Campo Grande)UFMSBrasilFAEDAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEducaçãoEnsino de música; Professores; Escolas de Educação Básica; Teoria Histórico-CulturalMusic teaching; Teachers; Basic Education Schools; Historical-Cultur TheoryENSINO DA MÚSICA NA FORMAÇÃO HUMANA: CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES DE MÚSICA DO PROJETO ARTE E CULTURA DA SEMED (SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO) DE CAMPO GRANDE-MSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisURT, SONIA DA CUNHAhttp://lattes.cnpq.br/5338193871900977http://lattes.cnpq.br/9136970237272310NUNES, Nathália Gueirosreponame:Repositório Institucional da UFMSinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSTHUMBNAILNATHÁLIA GUEIROS.pdf.jpgNATHÁLIA GUEIROS.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1312https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/4355/5/NATH%c3%81LIA%20GUEIROS.pdf.jpga6f9b6e16b8068a55acc4f7d85cf98a5MD55TEXTNATHÁLIA GUEIROS.pdf.txtNATHÁLIA GUEIROS.pdf.txtExtracted texttext/plain400046https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/4355/4/NATH%c3%81LIA%20GUEIROS.pdf.txta559d02a6bf2aca53142f1b5932bad5eMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82031https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/4355/3/license.txt9671aa5ac42cb06edaf75013367dfe04MD53CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/4355/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52ORIGINALNATHÁLIA GUEIROS.pdfNATHÁLIA GUEIROS.pdfapplication/pdf1372554https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/4355/1/NATH%c3%81LIA%20GUEIROS.pdf1d825cba29a949284baf9672ffde0fb2MD51123456789/43552022-02-22 03:01:24.725oai:repositorio.ufms.br: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ório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufms.br/oai/requestri.prograd@ufms.bropendoar:21242022-02-22T07:01:24Repositório Institucional da UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
ENSINO DA MÚSICA NA FORMAÇÃO HUMANA: CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES DE MÚSICA DO PROJETO ARTE E CULTURA DA SEMED (SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO) DE CAMPO GRANDE-MS |
title |
ENSINO DA MÚSICA NA FORMAÇÃO HUMANA: CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES DE MÚSICA DO PROJETO ARTE E CULTURA DA SEMED (SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO) DE CAMPO GRANDE-MS |
spellingShingle |
ENSINO DA MÚSICA NA FORMAÇÃO HUMANA: CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES DE MÚSICA DO PROJETO ARTE E CULTURA DA SEMED (SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO) DE CAMPO GRANDE-MS NUNES, Nathália Gueiros Educação Ensino de música; Professores; Escolas de Educação Básica; Teoria Histórico-Cultural Music teaching; Teachers; Basic Education Schools; Historical-Cultur Theory |
title_short |
ENSINO DA MÚSICA NA FORMAÇÃO HUMANA: CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES DE MÚSICA DO PROJETO ARTE E CULTURA DA SEMED (SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO) DE CAMPO GRANDE-MS |
title_full |
ENSINO DA MÚSICA NA FORMAÇÃO HUMANA: CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES DE MÚSICA DO PROJETO ARTE E CULTURA DA SEMED (SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO) DE CAMPO GRANDE-MS |
title_fullStr |
ENSINO DA MÚSICA NA FORMAÇÃO HUMANA: CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES DE MÚSICA DO PROJETO ARTE E CULTURA DA SEMED (SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO) DE CAMPO GRANDE-MS |
title_full_unstemmed |
ENSINO DA MÚSICA NA FORMAÇÃO HUMANA: CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES DE MÚSICA DO PROJETO ARTE E CULTURA DA SEMED (SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO) DE CAMPO GRANDE-MS |
title_sort |
ENSINO DA MÚSICA NA FORMAÇÃO HUMANA: CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES DE MÚSICA DO PROJETO ARTE E CULTURA DA SEMED (SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO) DE CAMPO GRANDE-MS |
author |
NUNES, Nathália Gueiros |
author_facet |
NUNES, Nathália Gueiros |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
URT, SONIA DA CUNHA |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5338193871900977 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9136970237272310 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
NUNES, Nathália Gueiros |
contributor_str_mv |
URT, SONIA DA CUNHA |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Educação |
topic |
Educação Ensino de música; Professores; Escolas de Educação Básica; Teoria Histórico-Cultural Music teaching; Teachers; Basic Education Schools; Historical-Cultur Theory |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de música; Professores; Escolas de Educação Básica; Teoria Histórico-Cultural Music teaching; Teachers; Basic Education Schools; Historical-Cultur Theory |
description |
Esta pesquisa objetiva analisar a configuração do Ensino da Música em relação a formação humana emancipadora por meio das concepções dos professores de música das escolas de educação básica que atuam no Projeto Arte e Cultura da SEMED (Secretaria Municipal de Educação) de Campo Grande- MS.Parte-se da tese do que as concepções dos professores de música de escolas de educação básica expressam e revelam sobre o ensino da música na formação humana? Devido ao fato de que o ensino da música ocupa espaço e tempo insuficientes no espaço escolar, e que o não lugar do ensino da música nas escolas de educação básica também pode ser atribuído pela não compreensão do papel da música na formação humana. O referencial teórico está pautado pela Teoria Histórico-Cultural, de Vygotsky e seus seguidores, teoria esta que subsidia o entendimento da constituição do sujeito e do papel da arte na formação humana. Também se faz interlocução com a Pedagogia Histórico-Crítica, desenvolvida por Dermeval Saviani a fim de compreender a função da escola de educação básica no processo de democratização da sociedade brasileira. Afim de comprrendermos essa relação do ensino da música na formação humana no espaço escolar, decidimos dar voz aos professores de música que estão perante essa realidade, por meio de entrevistas.Foram entrevistados seis professores licenciados em música, sujeitos da pesquisa, que atuam na escola de educação básica, especificamente no Projeto Arte e Cultura da Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande- MS (SEMED). Concluimos mediante as concepções dos professores que o ensino da música na escola ainda não foi consolidado, e que ainda há o questionamento “Para que ensinar música?”. O ensino da música tenta ser justificado como meio para outros fins. É visto como benéfico, mas não como necessário. Consideramos que o ensino da música não precisa ser justificado, mas configurado como necessário por sua própria existência histórico-cultural, e à escola cabe socializar esse saber promovendo a superação do senso comum para provocar a transformação e tomada de consciência dos sujeitos.O não lugar da música na escola é apenas um reflexo do não lugar para a produção do saber nesta sociedade organizada e dividia em classes, onde os sujeitos não possuem condições materiais para seu desenvolvimento e encontram-se cada vez mais alienados. O sistema faz com que os professores tenham práticas pragmáticas valorizando mais o produto das apresentações que o processo de aprendizagem. O ensino da música para além das datas comemorativas envolve: currículo, formação de professores (que dialogue com a realidade escolar) e condições de trabaho para o professor de música. Esses desafios quanto ao não lugar do ensino da música e quanto às condições objetivas e subjetivas em que os professores atuam são reflexo da deterioração do ensino público brasileiro que toda área da educação enfrenta. Deste modo, apreende-se que para que o ensino da música seja emancipatório, esses desafios precisam ser superados com comprometimento técnico e político que considerem as condições históricoculturais e as possibilidades de apropriação do saber. Apesar do formato do Projeto Arte e Cultura reeditar as práticas tradicionais de ensino da música especializado que os professores já estão acostumados,no espaço escolar, o Projeto Arte e Cultura revela- se como uma proposta pedagógica, que estabelece um espaço para o ensino da música na escola de educação básica, contribuindo para democratização do saber, inspirando a transformação social, e consequentemente a formação e emancipação humana. |
publishDate |
2020 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-12-15 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-10-30 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-02-21T15:51:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4355 |
url |
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4355 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-graduação em Educação (Campus Campo Grande) |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
FAED |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMS instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) instacron:UFMS |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
instacron_str |
UFMS |
institution |
UFMS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMS |
collection |
Repositório Institucional da UFMS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/4355/5/NATH%c3%81LIA%20GUEIROS.pdf.jpg https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/4355/4/NATH%c3%81LIA%20GUEIROS.pdf.txt https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/4355/3/license.txt https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/4355/2/license_rdf https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/4355/1/NATH%c3%81LIA%20GUEIROS.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a6f9b6e16b8068a55acc4f7d85cf98a5 a559d02a6bf2aca53142f1b5932bad5e 9671aa5ac42cb06edaf75013367dfe04 e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 1d825cba29a949284baf9672ffde0fb2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
repository.mail.fl_str_mv |
ri.prograd@ufms.br |
_version_ |
1807552850388058112 |