O processo de subjetivação do indígena em material didático subsidiado pelas (novas) tecnologias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Icléia Caires
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMS
Texto Completo: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3040
Resumo: Ao lançar um olhar discurso-desconstrutivista sobre o discurso didático-pedagógico, este estudo problematiza, os possíveis efeitos de sentido de in-exclusão do sujeito indígena emergentes do Guia Didático “Cineastas Indígenas para Jovens e Crianças”, aparato produzido por uma OnG indigenista chamada “Vídeos nas Aldeias” e publicizado no ciberespaço. Especificamente, buscamos: 1) investigar, a partir da noção de interdiscurso, no bojo da Análise do Discurso, representações construídas pela mídia sobre o acontecimento discursivo Guia Didático no ciberespaço; 2) analisar como são construídas as representações sociais de terra e exclusão que perpassam a escritura do guia sobre os indígenas a partir da perspectiva discursiva e do processo de referenciação; 3) apresentar as imagens que a escritura constrói do sujeito indígena e sua cultura perante a sociedade; 4) historicizar os acontecimentos discursivos a fim de averiguar como é constituído o discurso sobre os sujeitos indígenas enunciados de entre-lugares onde o branco se depara com práticas e valores sociais diferentes. Partimos da hipótese de que a representação identitário-cultural do indígena, nesse arquivo subsidiado pelas (novas) tecnologias, publicado como consolidação da Lei 11.645/08, ocorre via discurso do branco e acarreta um processo de subjetivação/identificação desses sujeitos que, em lugar de amenizar o estranhamento da sociedade hegemônica em relação aos sujeitos indígenas com seus traços culturais e identidade histórica, acaba por contribuir, de forma in-excludente para o (re)forço do preconceito, da estereotipação e do estabelecimento das fronteiras étnico-culturais. Focados em um viés epistemológico que compreenda o marginalizado, pautamo-nos, transdisciplinarmente, na perspectiva da Análise do Discurso de origem francesa (PÊCHEUX, 1988; CORACINI, 2007)); no artifício metodológico arqueogenealógico de Foucault (1988, 1997, 2001, 2006, 2013a, 2013b, 2014; e, na visada teórica pós-colonialista (MIGNOLO, 2003-2005-2008; CASTRO-GÓMES, 2005; MORENO, 2005; QUIJANO, 2005, BHABHA, 2013; NOLASCO, 2013; GUERRA, 2015). Dessa forma, dividimos este trabalho em três capítulos: “As dimensões históricas e suas implicações no discurso didático sobre os indígenas subsidiado pelas (novas) tecnologias”, “O entrelaçar dos fios teóricos: a construção do dispositivo analítico” e “Nas fronteiras do dizer: um olhar discursivo sobre processo de subjetivação do Indígena em material didático”. O primeiro dedica-se à escavação das condições sócio-históricas e ideológicas a partir das quais surgiu o livro didático, das questões históricas que envolvem os diversos povos indígenas e da mobilização jurídico-política que se erige na ânsia da integração, além da importância do ciberespaço como esfera de virtualização dos ditos e veiculação dos deslocamentos identitários dos sujeitos. No segundo, entrelaçamos as noções trabalhadas pela AD de origem Francesa, articuladas às contribuições da arqueogenealogia foucaultiana, de modo a formar uma baliza teórica que discuta discurso, sujeito, interdiscurso, formação discursiva, relações de saber-poder, arquivo, governamentalidade. Além disso, trazemos o aporte teórico pós-colonialista, que nos possibilita tecer deslocamentos críticos por meio das epistemologias do Sul, cuja produção científica se orienta para a compreensão dos sujeitos a partir de seus lócus geo-histórico e suas nuances periféricas. No último, apresentamos a análise de recortes do material em foco, problematizando a constituição do processo de subjetivação do indígena nesse artefato publicizado no ciberespaço, em um gesto que possa vir a contribuir com os estudos discursivos sobre a prática da linguagem na contemporaneidade, na condição de agenciadora de condutas e propagadora de traços identitários dos sujeitos. Por meio da análise discursiva, pode-se verificar que o texto funciona como um aparato legitimador de um imaginário que estabelece diferenças entre colonizador/branco e colonizado/indígena, em que noções de “raça” e “cultura” funcionam como dispositivos geradores de identidades opostas, mantenedoras do processo de exclusão pelas vias inclusivas.
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Partimos da hipótese de que a representação identitário-cultural do indígena, nesse arquivo subsidiado pelas (novas) tecnologias, publicado como consolidação da Lei 11.645/08, ocorre via discurso do branco e acarreta um processo de subjetivação/identificação desses sujeitos que, em lugar de amenizar o estranhamento da sociedade hegemônica em relação aos sujeitos indígenas com seus traços culturais e identidade histórica, acaba por contribuir, de forma in-excludente para o (re)forço do preconceito, da estereotipação e do estabelecimento das fronteiras étnico-culturais. 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O primeiro dedica-se à escavação das condições sócio-históricas e ideológicas a partir das quais surgiu o livro didático, das questões históricas que envolvem os diversos povos indígenas e da mobilização jurídico-política que se erige na ânsia da integração, além da importância do ciberespaço como esfera de virtualização dos ditos e veiculação dos deslocamentos identitários dos sujeitos. No segundo, entrelaçamos as noções trabalhadas pela AD de origem Francesa, articuladas às contribuições da arqueogenealogia foucaultiana, de modo a formar uma baliza teórica que discuta discurso, sujeito, interdiscurso, formação discursiva, relações de saber-poder, arquivo, governamentalidade. Além disso, trazemos o aporte teórico pós-colonialista, que nos possibilita tecer deslocamentos críticos por meio das epistemologias do Sul, cuja produção científica se orienta para a compreensão dos sujeitos a partir de seus lócus geo-histórico e suas nuances periféricas. No último, apresentamos a análise de recortes do material em foco, problematizando a constituição do processo de subjetivação do indígena nesse artefato publicizado no ciberespaço, em um gesto que possa vir a contribuir com os estudos discursivos sobre a prática da linguagem na contemporaneidade, na condição de agenciadora de condutas e propagadora de traços identitários dos sujeitos. Por meio da análise discursiva, pode-se verificar que o texto funciona como um aparato legitimador de um imaginário que estabelece diferenças entre colonizador/branco e colonizado/indígena, em que noções de “raça” e “cultura” funcionam como dispositivos geradores de identidades opostas, mantenedoras do processo de exclusão pelas vias inclusivas.ABSTRACT - To launch a view speech - deconstructivist the didactic pedagogical discourse, we intend with this study to discuss the possible effects of sense of exclusion of indigenous, emerged from the teaching guide " Filmmakers of the Indigenous Youth and Children " device produced by a so-called indigenous NGO " video in the Villages " and published in cyberspace. Specifically, we seek to: 1) investigate, from the notion of interdiscourse, in the midst of discourse analysis, representations constructed by the media about the event discursive Didactic Guide in cyberspace; 2) Analyze how are built the social representations of land and exclusion that pervade the writing of the guide on indigenous from the discursive perspective and referral process; 3) Present the images that scripture building of indigenous subject and culture in society; 4) historicizing the discursive events in order to ascertain how the speech made on the statements indigenous subjects of a between place where white faces different social practices and values. We start from the assumption that the identity and cultural representation of indigenous, that subsidized file by the (new) technologies, published as consolidation of Law 11,645 / 08, occurs via the white speech and entails a process of subjectivity / identification of these subjects instead of soften the strangeness of the hegemonic society in relation to indigenous subjects with their cultural traits and historical identity, ultimately contributes, in-exclusionary way to (re) I force of prejudice, stereotyping and the establishment of ethnic and cultural boundaries. Focused on an epistemological bias comprising the marginalized, guided us, transdisciplinary, the perspective analysis of the French perspective (PÊCHEUX, 1988; CORACINI, 2007); with methodological artifice of arqueogenealógico of Foucault (1988, 1997, 2001, 2006, 2013a, 2013b, 2014; and, in postcolonial theoretical view (MIGNOLO, 2003-2005-2008; CASTRO-GÓMES, 2005; MORENO, 2005; QUIJANO, 2005, BHABHA, 2013; NOLASCO, 2013; GUERRA, 2015). Thus, we divided this work into three chapters: "The historical dimensions and its implications in didactic discourse on indigenous subsidized by the (new) technologies," "The intertwining of theoretical strands: the construction of the analytical device" and "On the borders of say: a discursive look at subjective process of the Indigenous in courseware. " The first is dedicated to the excavation of the socio-historical and ideological conditions from which arose the textbook, the historical issues surrounding the various indigenous peoples and the legal and political mobilization that is erected in the integration craving and the importance of cyberspace as virtualization realm of sayings and placement of identity movements of the subjects. In the second chapter, we interweave notions worked for guidance Discourse Analysis French articulated the contributions of Foucault's arqueogenealogia, so to form a theoretical goal to discuss speech, subject, interdiscourse, discursive formation, relations know- power, file, governmentality. In addition, we bring the postcolonial theoretical framework that allows us to weave critical shifts through South epistemologies, whose scientific production is oriented to understand the subject from its geo-historical locus and its peripheral nuances. At last, we present the analysis of the focus on the material cutouts, questioning the constitution of the indigenous subjective process that artifact publicized in cyberspace, in a gesture that might contribute to the discourse studies on the practice of language in contemporary society, provided procurer of pipes and propagator of identifying features of the subjects. Through discourse analysis, one can see that the text functions as a legitimating apparatus of an imaginary establishing differences between colonizer / white and colonized / indigenous, in which notions of "race" and "culture" function as identities generating devices opposite, sponsors of the deletion process by inclusive way.porSubjetividadeAnálise do DiscursoIntegração SocialÍndios na Comunicação de MassaSubjectivityDiscourse AnalysisSocial IntegrationIndians in Mass MediaO processo de subjetivação do indígena em material didático subsidiado pelas (novas) tecnologiasThe Subjectivity Process in Indigenous Handouts subsidized by the (New) technologies.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisGuerra, Vânia Maria LescanoMoreira, Icléia Cairesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMSinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSTHUMBNAILO processo de subjetivação do indígena em material didático subsidiado pelas.pdf.jpgO processo de subjetivação do indígena em material didático subsidiado pelas.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1405https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/3040/4/O%20processo%20de%20subjetiva%c3%a7%c3%a3o%20do%20ind%c3%adgena%20em%20material%20did%c3%a1tico%20subsidiado%20pelas.pdf.jpge4e39b4b01e3ac39e9483c0050068fabMD54TEXTO processo de subjetivação do indígena em material didático subsidiado pelas.pdf.txtO processo de subjetivação do indígena em material didático subsidiado pelas.pdf.txtExtracted texttext/plain333757https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/3040/3/O%20processo%20de%20subjetiva%c3%a7%c3%a3o%20do%20ind%c3%adgena%20em%20material%20did%c3%a1tico%20subsidiado%20pelas.pdf.txtbaced0f67183bbb906ae902f3fb9ed18MD53ORIGINALO processo de subjetivação do indígena em material didático subsidiado pelas.pdfO processo de subjetivação do indígena em material didático subsidiado pelas.pdfapplication/pdf1206712https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/3040/1/O%20processo%20de%20subjetiva%c3%a7%c3%a3o%20do%20ind%c3%adgena%20em%20material%20did%c3%a1tico%20subsidiado%20pelas.pdf8670b1092ed2233d4471aea3a800ec01MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81650https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/3040/2/license.txt748ee79844dde07252d847e53532b648MD52123456789/30402021-09-30 15:57:53.377oai:repositorio.ufms.br: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ório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufms.br/oai/requestri.prograd@ufms.bropendoar:21242021-09-30T19:57:53Repositório Institucional da UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false
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