SOFTWARE ARTE E INTERATIVIDADE: VIGILÂNCIA LÍQUIDA E O CORPO NA OBRA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMS |
Texto Completo: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9414 |
Resumo: | Esta pesquisa está inserida no campo artístico contemporâneo, mais precisamente na Arte Tecnológica e seus desdobramentos na Software Arte e na Arte Generativa. Tem como objetivo compreender brevemente, em aspectos teóricos e práticos, como as plataformas audiovisuais híbridas de programação computacional são usadas nos processos de criação artística. Para a construção poética e estética de proposição artística, será feita através do pensamento IHC (Interação Humano-Computador) e CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) a partir dos textos de Zygmunt Bauman sobre a vigilância líquida. Como resultado dessas conexões, objetivamos também a construção poética e estética da proposição artística de uma obra interativa, produzida a partir de software baseado em ambiente de programação computacional denominado Cables. |
id |
UFMS_f3098ba6984fee21c2530ff35ce4f719 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufms.br:123456789/9414 |
network_acronym_str |
UFMS |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMS |
repository_id_str |
2124 |
spelling |
2024-09-17T15:14:24Z2022-12-102022https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9414Esta pesquisa está inserida no campo artístico contemporâneo, mais precisamente na Arte Tecnológica e seus desdobramentos na Software Arte e na Arte Generativa. Tem como objetivo compreender brevemente, em aspectos teóricos e práticos, como as plataformas audiovisuais híbridas de programação computacional são usadas nos processos de criação artística. Para a construção poética e estética de proposição artística, será feita através do pensamento IHC (Interação Humano-Computador) e CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) a partir dos textos de Zygmunt Bauman sobre a vigilância líquida. Como resultado dessas conexões, objetivamos também a construção poética e estética da proposição artística de uma obra interativa, produzida a partir de software baseado em ambiente de programação computacional denominado Cables.This research is inserted in the contemporary artistic field, more precisely in Technological Art and its developments in Software Art and Generative Art. It aims to briefly understand, in theoretical and practical aspects, how hybrid audiovisual platforms of computer programming are used in artistic creation processes. For the poetic and aesthetic construction of an artistic proposition, it will be done through HCI (Human-Computer Interaction) and CTS (Science, Technology and Society) thinking based on Zygmunt Bauman's texts on liquid surveillance. As a result of these connections, we also aim at the poetic and aesthetic construction of the artistic proposition of an interactive work, produced from software based on a computer programming environment called Cables.porUniversidade federal de mato grosso do sulUFMSBrasilFAALCCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESSoftware arteArte ContemporâneaObra interativaVigilância LíquidaPoéticas TecnológicasSOFTWARE ARTE E INTERATIVIDADE: VIGILÂNCIA LÍQUIDA E O CORPO NA OBRAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisPaschoal de Melo, Veniselattes.cnpq.brlattes.cnpq.brSTÉFANI COSTA, JÉSSICAinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMSinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82031https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/9414/2/license.txt9671aa5ac42cb06edaf75013367dfe04MD52ORIGINALJÉSSICASTÉFANICOSTA.TCC (1).pdfJÉSSICASTÉFANICOSTA.TCC (1).pdfapplication/pdf21605964https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/9414/1/J%c3%89SSICAST%c3%89FANICOSTA.TCC%20%281%29.pdfcc094a0e6923487bdaa0a717feae86d3MD51123456789/94142024-09-17 11:14:25.932oai:repositorio.ufms.br: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ório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufms.br/oai/requestri.prograd@ufms.bropendoar:21242024-09-17T15:14:25Repositório Institucional da UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
SOFTWARE ARTE E INTERATIVIDADE: VIGILÂNCIA LÍQUIDA E O CORPO NA OBRA |
title |
SOFTWARE ARTE E INTERATIVIDADE: VIGILÂNCIA LÍQUIDA E O CORPO NA OBRA |
spellingShingle |
SOFTWARE ARTE E INTERATIVIDADE: VIGILÂNCIA LÍQUIDA E O CORPO NA OBRA STÉFANI COSTA, JÉSSICA CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Software arte Arte Contemporânea Obra interativa Vigilância Líquida Poéticas Tecnológicas |
title_short |
SOFTWARE ARTE E INTERATIVIDADE: VIGILÂNCIA LÍQUIDA E O CORPO NA OBRA |
title_full |
SOFTWARE ARTE E INTERATIVIDADE: VIGILÂNCIA LÍQUIDA E O CORPO NA OBRA |
title_fullStr |
SOFTWARE ARTE E INTERATIVIDADE: VIGILÂNCIA LÍQUIDA E O CORPO NA OBRA |
title_full_unstemmed |
SOFTWARE ARTE E INTERATIVIDADE: VIGILÂNCIA LÍQUIDA E O CORPO NA OBRA |
title_sort |
SOFTWARE ARTE E INTERATIVIDADE: VIGILÂNCIA LÍQUIDA E O CORPO NA OBRA |
author |
STÉFANI COSTA, JÉSSICA |
author_facet |
STÉFANI COSTA, JÉSSICA |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Paschoal de Melo, Venise |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
STÉFANI COSTA, JÉSSICA |
contributor_str_mv |
Paschoal de Melo, Venise |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Software arte Arte Contemporânea Obra interativa Vigilância Líquida Poéticas Tecnológicas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Software arte Arte Contemporânea Obra interativa Vigilância Líquida Poéticas Tecnológicas |
description |
Esta pesquisa está inserida no campo artístico contemporâneo, mais precisamente na Arte Tecnológica e seus desdobramentos na Software Arte e na Arte Generativa. Tem como objetivo compreender brevemente, em aspectos teóricos e práticos, como as plataformas audiovisuais híbridas de programação computacional são usadas nos processos de criação artística. Para a construção poética e estética de proposição artística, será feita através do pensamento IHC (Interação Humano-Computador) e CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) a partir dos textos de Zygmunt Bauman sobre a vigilância líquida. Como resultado dessas conexões, objetivamos também a construção poética e estética da proposição artística de uma obra interativa, produzida a partir de software baseado em ambiente de programação computacional denominado Cables. |
publishDate |
2022 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-12-10 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-09-17T15:14:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9414 |
url |
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9414 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade federal de mato grosso do sul |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
FAALC |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade federal de mato grosso do sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMS instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) instacron:UFMS |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
instacron_str |
UFMS |
institution |
UFMS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMS |
collection |
Repositório Institucional da UFMS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/9414/2/license.txt https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/9414/1/J%c3%89SSICAST%c3%89FANICOSTA.TCC%20%281%29.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9671aa5ac42cb06edaf75013367dfe04 cc094a0e6923487bdaa0a717feae86d3 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
repository.mail.fl_str_mv |
ri.prograd@ufms.br |
_version_ |
1815447964485681152 |