A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM AUTISMO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CRISTIANE ALVES DOS SANTOS
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMS
Texto Completo: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7481
Resumo: The present work aims to analyze the importance of play for the integral development of students with autism in the early years of Elementary School, seeking to understand how games can contribute to the overall development and acquisition of knowledge of students. It seeks to reflect on the contributions of play to the teaching and learning process of these students. The research aims to help teachers reflect and review their pedagogical practices in relation to playfulness, motivating them to expand their knowledge, thus providing students with autism with a new way of enriching their knowledge through activities that bring joy, motivation, empathy, knowledge production and cognitive and motor development. The methodology used is based on a literature review that aimed to analyze the perspectives of different authors on the proposed topic. It is believed that playfulness is an instrument that allows students to progress in learning and acquire various skills and for teachers to improve their educational practice.
id UFMS_fb18a78dc82740ddb7047bd4702c3cf6
oai_identifier_str oai:repositorio.ufms.br:123456789/7481
network_acronym_str UFMS
network_name_str Repositório Institucional da UFMS
repository_id_str 2124
spelling 2023-11-30T20:27:28Z2023-11-30T20:27:28Z2023https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7481The present work aims to analyze the importance of play for the integral development of students with autism in the early years of Elementary School, seeking to understand how games can contribute to the overall development and acquisition of knowledge of students. It seeks to reflect on the contributions of play to the teaching and learning process of these students. The research aims to help teachers reflect and review their pedagogical practices in relation to playfulness, motivating them to expand their knowledge, thus providing students with autism with a new way of enriching their knowledge through activities that bring joy, motivation, empathy, knowledge production and cognitive and motor development. The methodology used is based on a literature review that aimed to analyze the perspectives of different authors on the proposed topic. It is believed that playfulness is an instrument that allows students to progress in learning and acquire various skills and for teachers to improve their educational practice.O presente trabalho tem como objetivo analisar a importância do lúdico para o desenvolvimento integral dos estudantes com autismo nos anos iniciais do Ensino Fundamental, procurando compreender como os jogos podem contribuir para o desenvolvimento global e a aquisição de conhecimentos dos estudantes. Busca refletir sobre as contribuições do lúdico para o processo de ensino e aprendizagem destes estudantes. A pesquisa visa colaborar para que os professores possam refletir, rever suas práticas pedagógicas em relação a ludicidade, motivando-os a ampliar os conhecimentos, proporcionando assim aos alunos com autismo uma nova forma de enriquecer seus conhecimentos através de atividades que traz alegria, motivação, empatia, produção de conhecimento e o desenvolvimento cognitivo e motor. A metodologia utilizada baseia-se em uma revisão de literatura que teve por objetivo analisar as perspectivas de diferentes autores sobre o tema proposto. Acredita-se que a ludicidade é um instrumento que possibilita o estudante um progresso na aprendizagem, e aquisição de diversas habilidades e ao professor o aperfeiçoamento de sua prática educativa.Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do SulUFMSCiências HumanasLudicidadeEducação InclusivaPráticas PedagógicasA IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM AUTISMOinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisNELSON DIASCRISTIANE ALVES DOS SANTOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMSinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSORIGINAL1904.pdf1904.pdfapplication/pdf493819https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/7481/-1/1904.pdf0b3a724ebcb7bb5d1b2ea5d920b082b9MD5-1123456789/74812023-11-30 16:27:29.163oai:repositorio.ufms.br:123456789/7481Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufms.br/oai/requestri.prograd@ufms.bropendoar:21242023-11-30T20:27:29Repositório Institucional da UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM AUTISMO
title A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM AUTISMO
spellingShingle A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM AUTISMO
CRISTIANE ALVES DOS SANTOS
Ludicidade
Educação Inclusiva
Práticas Pedagógicas
Ciências Humanas
title_short A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM AUTISMO
title_full A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM AUTISMO
title_fullStr A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM AUTISMO
title_full_unstemmed A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM AUTISMO
title_sort A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM AUTISMO
author CRISTIANE ALVES DOS SANTOS
author_facet CRISTIANE ALVES DOS SANTOS
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv NELSON DIAS
dc.contributor.author.fl_str_mv CRISTIANE ALVES DOS SANTOS
contributor_str_mv NELSON DIAS
dc.subject.por.fl_str_mv Ludicidade
Educação Inclusiva
Práticas Pedagógicas
topic Ludicidade
Educação Inclusiva
Práticas Pedagógicas
Ciências Humanas
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv Ciências Humanas
description The present work aims to analyze the importance of play for the integral development of students with autism in the early years of Elementary School, seeking to understand how games can contribute to the overall development and acquisition of knowledge of students. It seeks to reflect on the contributions of play to the teaching and learning process of these students. The research aims to help teachers reflect and review their pedagogical practices in relation to playfulness, motivating them to expand their knowledge, thus providing students with autism with a new way of enriching their knowledge through activities that bring joy, motivation, empathy, knowledge production and cognitive and motor development. The methodology used is based on a literature review that aimed to analyze the perspectives of different authors on the proposed topic. It is believed that playfulness is an instrument that allows students to progress in learning and acquire various skills and for teachers to improve their educational practice.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-11-30T20:27:28Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-11-30T20:27:28Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7481
url https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7481
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMS
dc.publisher.country.pt_BR.fl_str_mv
publisher.none.fl_str_mv Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMS
instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron:UFMS
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron_str UFMS
institution UFMS
reponame_str Repositório Institucional da UFMS
collection Repositório Institucional da UFMS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/7481/-1/1904.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 0b3a724ebcb7bb5d1b2ea5d920b082b9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
repository.mail.fl_str_mv ri.prograd@ufms.br
_version_ 1815447975999045632