REFLEXÕES E REESTRUTURAÇÕES DO TRABALHO DOCENTE PÓS-PANDEMIA NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CAMPO GRANDE, MS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GEOVANA DE OLIVEIRA
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMS
Texto Completo: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6125
Resumo: O artigo trata da reestruturação do trabalho docente a partir do retorno das aulas presenciais na Rede Municipal de Ensino no município de Campo Grande – MS. Para tanto, elegeu-se como objetivo geral compreender quais as reestruturações no trabalho docente estão sendo necessárias no período pós-pandêmico de escolas municipais e na mesma medida atingir os objetivos específicos ora elencados. Tais: analisar como tem sido a retomada das aulas presenciais na percepção docente, identificar os principais desafios para os professores no processo educacional no retorno às aulas presenciais e por fim, levantar informações profissionais acerca das expectativas e angústias do professorado em relação a tal retorno. Na oportunidade, optou-se pelo método de pesquisa bibliográfica e documental, na qual obras atuais foram lidas e analisadas e as ideias principais foram tomadas como ponto de partida para que a temática ora selecionada fosse desenvolvida com propriedade e fidelidade. Para finalizar, um questionário foi aplicado a um grupo de professores com o intuito de perceber suas aflições, indagações e expectativas em relação às aulas presenciais no período pós-pandemia. A partir dessas etapas, os resultados apontaram que o fim da pandemia não representou, em suma, um acalento ao professorado e tampouco deu garantias de saúde enquanto desenvolviam suas tarefas cotidianas em sala de aula. Posto isto, conclui-se que tal retorno se consolidou como um ‘campo minado’ para toda a equipe docente. Haja vista que emoções se afloram, novos desafios pedagógicos foram lançados e ainda, traumas tiveram que ser superados.
id UFMS_ffd50c92cc6a7052b351324c9fb88c8a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufms.br:123456789/6125
network_acronym_str UFMS
network_name_str Repositório Institucional da UFMS
repository_id_str 2124
spelling 2023-06-30T01:07:48Z2023-06-30T01:07:48Z2023https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6125O artigo trata da reestruturação do trabalho docente a partir do retorno das aulas presenciais na Rede Municipal de Ensino no município de Campo Grande – MS. Para tanto, elegeu-se como objetivo geral compreender quais as reestruturações no trabalho docente estão sendo necessárias no período pós-pandêmico de escolas municipais e na mesma medida atingir os objetivos específicos ora elencados. Tais: analisar como tem sido a retomada das aulas presenciais na percepção docente, identificar os principais desafios para os professores no processo educacional no retorno às aulas presenciais e por fim, levantar informações profissionais acerca das expectativas e angústias do professorado em relação a tal retorno. Na oportunidade, optou-se pelo método de pesquisa bibliográfica e documental, na qual obras atuais foram lidas e analisadas e as ideias principais foram tomadas como ponto de partida para que a temática ora selecionada fosse desenvolvida com propriedade e fidelidade. Para finalizar, um questionário foi aplicado a um grupo de professores com o intuito de perceber suas aflições, indagações e expectativas em relação às aulas presenciais no período pós-pandemia. A partir dessas etapas, os resultados apontaram que o fim da pandemia não representou, em suma, um acalento ao professorado e tampouco deu garantias de saúde enquanto desenvolviam suas tarefas cotidianas em sala de aula. Posto isto, conclui-se que tal retorno se consolidou como um ‘campo minado’ para toda a equipe docente. Haja vista que emoções se afloram, novos desafios pedagógicos foram lançados e ainda, traumas tiveram que ser superados.O artigo trata da reestruturação do trabalho docente a partir do retorno das aulas presenciais na Rede Municipal de Ensino no município de Campo Grande – MS. Para tanto, elegeu-se como objetivo geral compreender quais as reestruturações no trabalho docente estão sendo necessárias no período pós-pandêmico de escolas municipais e na mesma medida atingir os objetivos específicos ora elencados. Tais: analisar como tem sido a retomada das aulas presenciais na percepção docente, identificar os principais desafios para os professores no processo educacional no retorno às aulas presenciais e por fim, levantar informações profissionais acerca das expectativas e angústias do professorado em relação a tal retorno. Na oportunidade, optou-se pelo método de pesquisa bibliográfica e documental, na qual obras atuais foram lidas e analisadas e as ideias principais foram tomadas como ponto de partida para que a temática ora selecionada fosse desenvolvida com propriedade e fidelidade. Para finalizar, um questionário foi aplicado a um grupo de professores com o intuito de perceber suas aflições, indagações e expectativas em relação às aulas presenciais no período pós-pandemia. A partir dessas etapas, os resultados apontaram que o fim da pandemia não representou, em suma, um acalento ao professorado e tampouco deu garantias de saúde enquanto desenvolviam suas tarefas cotidianas em sala de aula. Posto isto, conclui-se que tal retorno se consolidou como um ‘campo minado’ para toda a equipe docente. Haja vista que emoções se afloram, novos desafios pedagógicos foram lançados e ainda, traumas tiveram que ser superados.Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do SulUFMSCiências HumanasEnsino RemotoPandemiaAulas PresenciaisREFLEXÕES E REESTRUTURAÇÕES DO TRABALHO DOCENTE PÓS-PANDEMIA NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CAMPO GRANDE, MSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisSANDRA NOVAIS SOUSAGEOVANA DE OLIVEIRAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMSinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSORIGINAL865.pdf865.pdfapplication/pdf221491https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/6125/-1/865.pdf4e44c2f9db79805dc400feff0fd80dd4MD5-1123456789/61252023-06-29 21:07:49.548oai:repositorio.ufms.br:123456789/6125Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufms.br/oai/requestri.prograd@ufms.bropendoar:21242023-06-30T01:07:49Repositório Institucional da UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv REFLEXÕES E REESTRUTURAÇÕES DO TRABALHO DOCENTE PÓS-PANDEMIA NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CAMPO GRANDE, MS
title REFLEXÕES E REESTRUTURAÇÕES DO TRABALHO DOCENTE PÓS-PANDEMIA NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CAMPO GRANDE, MS
spellingShingle REFLEXÕES E REESTRUTURAÇÕES DO TRABALHO DOCENTE PÓS-PANDEMIA NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CAMPO GRANDE, MS
GEOVANA DE OLIVEIRA
Ensino Remoto
Pandemia
Aulas Presenciais
Ciências Humanas
title_short REFLEXÕES E REESTRUTURAÇÕES DO TRABALHO DOCENTE PÓS-PANDEMIA NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CAMPO GRANDE, MS
title_full REFLEXÕES E REESTRUTURAÇÕES DO TRABALHO DOCENTE PÓS-PANDEMIA NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CAMPO GRANDE, MS
title_fullStr REFLEXÕES E REESTRUTURAÇÕES DO TRABALHO DOCENTE PÓS-PANDEMIA NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CAMPO GRANDE, MS
title_full_unstemmed REFLEXÕES E REESTRUTURAÇÕES DO TRABALHO DOCENTE PÓS-PANDEMIA NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CAMPO GRANDE, MS
title_sort REFLEXÕES E REESTRUTURAÇÕES DO TRABALHO DOCENTE PÓS-PANDEMIA NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CAMPO GRANDE, MS
author GEOVANA DE OLIVEIRA
author_facet GEOVANA DE OLIVEIRA
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv SANDRA NOVAIS SOUSA
dc.contributor.author.fl_str_mv GEOVANA DE OLIVEIRA
contributor_str_mv SANDRA NOVAIS SOUSA
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Remoto
Pandemia
Aulas Presenciais
topic Ensino Remoto
Pandemia
Aulas Presenciais
Ciências Humanas
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv Ciências Humanas
description O artigo trata da reestruturação do trabalho docente a partir do retorno das aulas presenciais na Rede Municipal de Ensino no município de Campo Grande – MS. Para tanto, elegeu-se como objetivo geral compreender quais as reestruturações no trabalho docente estão sendo necessárias no período pós-pandêmico de escolas municipais e na mesma medida atingir os objetivos específicos ora elencados. Tais: analisar como tem sido a retomada das aulas presenciais na percepção docente, identificar os principais desafios para os professores no processo educacional no retorno às aulas presenciais e por fim, levantar informações profissionais acerca das expectativas e angústias do professorado em relação a tal retorno. Na oportunidade, optou-se pelo método de pesquisa bibliográfica e documental, na qual obras atuais foram lidas e analisadas e as ideias principais foram tomadas como ponto de partida para que a temática ora selecionada fosse desenvolvida com propriedade e fidelidade. Para finalizar, um questionário foi aplicado a um grupo de professores com o intuito de perceber suas aflições, indagações e expectativas em relação às aulas presenciais no período pós-pandemia. A partir dessas etapas, os resultados apontaram que o fim da pandemia não representou, em suma, um acalento ao professorado e tampouco deu garantias de saúde enquanto desenvolviam suas tarefas cotidianas em sala de aula. Posto isto, conclui-se que tal retorno se consolidou como um ‘campo minado’ para toda a equipe docente. Haja vista que emoções se afloram, novos desafios pedagógicos foram lançados e ainda, traumas tiveram que ser superados.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-06-30T01:07:48Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-06-30T01:07:48Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6125
url https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6125
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMS
dc.publisher.country.pt_BR.fl_str_mv
publisher.none.fl_str_mv Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMS
instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron:UFMS
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron_str UFMS
institution UFMS
reponame_str Repositório Institucional da UFMS
collection Repositório Institucional da UFMS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/6125/-1/865.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 4e44c2f9db79805dc400feff0fd80dd4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
repository.mail.fl_str_mv ri.prograd@ufms.br
_version_ 1815448010874683392