REFLEXÕES E REESTRUTURAÇÕES DO TRABALHO DOCENTE PÓS-PANDEMIA NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CAMPO GRANDE, MS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMS |
Texto Completo: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6125 |
Resumo: | O artigo trata da reestruturação do trabalho docente a partir do retorno das aulas presenciais na Rede Municipal de Ensino no município de Campo Grande – MS. Para tanto, elegeu-se como objetivo geral compreender quais as reestruturações no trabalho docente estão sendo necessárias no período pós-pandêmico de escolas municipais e na mesma medida atingir os objetivos específicos ora elencados. Tais: analisar como tem sido a retomada das aulas presenciais na percepção docente, identificar os principais desafios para os professores no processo educacional no retorno às aulas presenciais e por fim, levantar informações profissionais acerca das expectativas e angústias do professorado em relação a tal retorno. Na oportunidade, optou-se pelo método de pesquisa bibliográfica e documental, na qual obras atuais foram lidas e analisadas e as ideias principais foram tomadas como ponto de partida para que a temática ora selecionada fosse desenvolvida com propriedade e fidelidade. Para finalizar, um questionário foi aplicado a um grupo de professores com o intuito de perceber suas aflições, indagações e expectativas em relação às aulas presenciais no período pós-pandemia. A partir dessas etapas, os resultados apontaram que o fim da pandemia não representou, em suma, um acalento ao professorado e tampouco deu garantias de saúde enquanto desenvolviam suas tarefas cotidianas em sala de aula. Posto isto, conclui-se que tal retorno se consolidou como um ‘campo minado’ para toda a equipe docente. Haja vista que emoções se afloram, novos desafios pedagógicos foram lançados e ainda, traumas tiveram que ser superados. |
id |
UFMS_ffd50c92cc6a7052b351324c9fb88c8a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufms.br:123456789/6125 |
network_acronym_str |
UFMS |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMS |
repository_id_str |
2124 |
spelling |
2023-06-30T01:07:48Z2023-06-30T01:07:48Z2023https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6125O artigo trata da reestruturação do trabalho docente a partir do retorno das aulas presenciais na Rede Municipal de Ensino no município de Campo Grande – MS. Para tanto, elegeu-se como objetivo geral compreender quais as reestruturações no trabalho docente estão sendo necessárias no período pós-pandêmico de escolas municipais e na mesma medida atingir os objetivos específicos ora elencados. Tais: analisar como tem sido a retomada das aulas presenciais na percepção docente, identificar os principais desafios para os professores no processo educacional no retorno às aulas presenciais e por fim, levantar informações profissionais acerca das expectativas e angústias do professorado em relação a tal retorno. Na oportunidade, optou-se pelo método de pesquisa bibliográfica e documental, na qual obras atuais foram lidas e analisadas e as ideias principais foram tomadas como ponto de partida para que a temática ora selecionada fosse desenvolvida com propriedade e fidelidade. Para finalizar, um questionário foi aplicado a um grupo de professores com o intuito de perceber suas aflições, indagações e expectativas em relação às aulas presenciais no período pós-pandemia. A partir dessas etapas, os resultados apontaram que o fim da pandemia não representou, em suma, um acalento ao professorado e tampouco deu garantias de saúde enquanto desenvolviam suas tarefas cotidianas em sala de aula. Posto isto, conclui-se que tal retorno se consolidou como um ‘campo minado’ para toda a equipe docente. Haja vista que emoções se afloram, novos desafios pedagógicos foram lançados e ainda, traumas tiveram que ser superados.O artigo trata da reestruturação do trabalho docente a partir do retorno das aulas presenciais na Rede Municipal de Ensino no município de Campo Grande – MS. Para tanto, elegeu-se como objetivo geral compreender quais as reestruturações no trabalho docente estão sendo necessárias no período pós-pandêmico de escolas municipais e na mesma medida atingir os objetivos específicos ora elencados. Tais: analisar como tem sido a retomada das aulas presenciais na percepção docente, identificar os principais desafios para os professores no processo educacional no retorno às aulas presenciais e por fim, levantar informações profissionais acerca das expectativas e angústias do professorado em relação a tal retorno. Na oportunidade, optou-se pelo método de pesquisa bibliográfica e documental, na qual obras atuais foram lidas e analisadas e as ideias principais foram tomadas como ponto de partida para que a temática ora selecionada fosse desenvolvida com propriedade e fidelidade. Para finalizar, um questionário foi aplicado a um grupo de professores com o intuito de perceber suas aflições, indagações e expectativas em relação às aulas presenciais no período pós-pandemia. A partir dessas etapas, os resultados apontaram que o fim da pandemia não representou, em suma, um acalento ao professorado e tampouco deu garantias de saúde enquanto desenvolviam suas tarefas cotidianas em sala de aula. Posto isto, conclui-se que tal retorno se consolidou como um ‘campo minado’ para toda a equipe docente. Haja vista que emoções se afloram, novos desafios pedagógicos foram lançados e ainda, traumas tiveram que ser superados.Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do SulUFMSCiências HumanasEnsino RemotoPandemiaAulas PresenciaisREFLEXÕES E REESTRUTURAÇÕES DO TRABALHO DOCENTE PÓS-PANDEMIA NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CAMPO GRANDE, MSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisSANDRA NOVAIS SOUSAGEOVANA DE OLIVEIRAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMSinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSORIGINAL865.pdf865.pdfapplication/pdf221491https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/6125/-1/865.pdf4e44c2f9db79805dc400feff0fd80dd4MD5-1123456789/61252023-06-29 21:07:49.548oai:repositorio.ufms.br:123456789/6125Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufms.br/oai/requestri.prograd@ufms.bropendoar:21242023-06-30T01:07:49Repositório Institucional da UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
REFLEXÕES E REESTRUTURAÇÕES DO TRABALHO DOCENTE PÓS-PANDEMIA NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CAMPO GRANDE, MS |
title |
REFLEXÕES E REESTRUTURAÇÕES DO TRABALHO DOCENTE PÓS-PANDEMIA NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CAMPO GRANDE, MS |
spellingShingle |
REFLEXÕES E REESTRUTURAÇÕES DO TRABALHO DOCENTE PÓS-PANDEMIA NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CAMPO GRANDE, MS GEOVANA DE OLIVEIRA Ensino Remoto Pandemia Aulas Presenciais Ciências Humanas |
title_short |
REFLEXÕES E REESTRUTURAÇÕES DO TRABALHO DOCENTE PÓS-PANDEMIA NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CAMPO GRANDE, MS |
title_full |
REFLEXÕES E REESTRUTURAÇÕES DO TRABALHO DOCENTE PÓS-PANDEMIA NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CAMPO GRANDE, MS |
title_fullStr |
REFLEXÕES E REESTRUTURAÇÕES DO TRABALHO DOCENTE PÓS-PANDEMIA NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CAMPO GRANDE, MS |
title_full_unstemmed |
REFLEXÕES E REESTRUTURAÇÕES DO TRABALHO DOCENTE PÓS-PANDEMIA NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CAMPO GRANDE, MS |
title_sort |
REFLEXÕES E REESTRUTURAÇÕES DO TRABALHO DOCENTE PÓS-PANDEMIA NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CAMPO GRANDE, MS |
author |
GEOVANA DE OLIVEIRA |
author_facet |
GEOVANA DE OLIVEIRA |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
SANDRA NOVAIS SOUSA |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
GEOVANA DE OLIVEIRA |
contributor_str_mv |
SANDRA NOVAIS SOUSA |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Remoto Pandemia Aulas Presenciais |
topic |
Ensino Remoto Pandemia Aulas Presenciais Ciências Humanas |
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv |
Ciências Humanas |
description |
O artigo trata da reestruturação do trabalho docente a partir do retorno das aulas presenciais na Rede Municipal de Ensino no município de Campo Grande – MS. Para tanto, elegeu-se como objetivo geral compreender quais as reestruturações no trabalho docente estão sendo necessárias no período pós-pandêmico de escolas municipais e na mesma medida atingir os objetivos específicos ora elencados. Tais: analisar como tem sido a retomada das aulas presenciais na percepção docente, identificar os principais desafios para os professores no processo educacional no retorno às aulas presenciais e por fim, levantar informações profissionais acerca das expectativas e angústias do professorado em relação a tal retorno. Na oportunidade, optou-se pelo método de pesquisa bibliográfica e documental, na qual obras atuais foram lidas e analisadas e as ideias principais foram tomadas como ponto de partida para que a temática ora selecionada fosse desenvolvida com propriedade e fidelidade. Para finalizar, um questionário foi aplicado a um grupo de professores com o intuito de perceber suas aflições, indagações e expectativas em relação às aulas presenciais no período pós-pandemia. A partir dessas etapas, os resultados apontaram que o fim da pandemia não representou, em suma, um acalento ao professorado e tampouco deu garantias de saúde enquanto desenvolviam suas tarefas cotidianas em sala de aula. Posto isto, conclui-se que tal retorno se consolidou como um ‘campo minado’ para toda a equipe docente. Haja vista que emoções se afloram, novos desafios pedagógicos foram lançados e ainda, traumas tiveram que ser superados. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-06-30T01:07:48Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-06-30T01:07:48Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6125 |
url |
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6125 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMS |
dc.publisher.country.pt_BR.fl_str_mv |
|
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMS instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) instacron:UFMS |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
instacron_str |
UFMS |
institution |
UFMS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMS |
collection |
Repositório Institucional da UFMS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/6125/-1/865.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4e44c2f9db79805dc400feff0fd80dd4 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
repository.mail.fl_str_mv |
ri.prograd@ufms.br |
_version_ |
1815448010874683392 |