Tecnologias digitais na produção científica da revista Química Nova na Escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abreu, Marcelo Augusto Reis de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UFMT
Texto Completo: http://bdm.ufmt.br/handle/1/3658
Resumo: This paper describes qualitative bibliographic research and aims to answer the research problem of what scientific production in the Química Nova na Escola (QNEsc) journal? To answer this question, it was necessary to establish 5 categories: Virtual Learning Environments (VLE), Software, Applications, Computer Modeling, and Digital Games from the survey of articles in the magazine on the theme of Digital Technologies, being approached and taken into consideration the educational and methodological aspects that were analyzed with the use of digital resources in the educational context. The results obtained highlight the importance of digital technologies for teaching chemistry, in different contents and subjects about chemistry. Growth in the publication of articles on digital technologies was observed, and the VLE category had the most published papers.
id UFMT-1_2edf3a7b68cbb0ec5dd1ad434a210409
oai_identifier_str oai:localhost:1/3658
network_acronym_str UFMT-1
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UFMT
repository_id_str
spelling Tecnologias digitais na produção científica da revista Química Nova na EscolaCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICARevista Química Nova na EscolaTecnologias digitaisEnsino de químicaSoftwaresAmbiente virtual de aprendizagemNew Chemistry in School JournalDigital technologiesChemistry teachingSoftwareVirtual learning environmentThis paper describes qualitative bibliographic research and aims to answer the research problem of what scientific production in the Química Nova na Escola (QNEsc) journal? To answer this question, it was necessary to establish 5 categories: Virtual Learning Environments (VLE), Software, Applications, Computer Modeling, and Digital Games from the survey of articles in the magazine on the theme of Digital Technologies, being approached and taken into consideration the educational and methodological aspects that were analyzed with the use of digital resources in the educational context. The results obtained highlight the importance of digital technologies for teaching chemistry, in different contents and subjects about chemistry. Growth in the publication of articles on digital technologies was observed, and the VLE category had the most published papers.Este trabalho descreve uma pesquisa qualitativo de cunho bibliográfico e tem por objetivo responder o problema da pesquisa sobre qual a produção científica na revista Química Nova na Escola (QNEsc)? Para responder essa pergunta, foram necessários estabelecer 5 categorias: Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), Softwares, Aplicativos, Modelagem no Computador e Jogos Digitais oriundas do levantamento dos artigos da revista sobre a temática Tecnologias Digitais, sendo abordado e levado em consideração os aspectos educacionais e metodológicos que foram analisados com o uso de recursos digitais no contexto educacional. Os resultados obtidos ressaltam a importância das tecnologias digitais para o ensino Química, em diferentes conteúdos e assuntos sobre a química. Foi observado um crescimento na publicação de artigos sobre a temática tecnologias digitais, sendo a categoria AVA com mais publicações de trabalhos.Universidade Federal de Mato GrossoBrasilInstituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)UFMT CUC - CuiabáQuímica - CUC - LicenciaturaMello, Irene Cristina de495.976.201-20http://lattes.cnpq.br/2638382068961952Silva, Marcela Marques066.371.186-05http://lattes.cnpq.br/5062704748108657Mello, Irene Cristina de495.976.201-20http://lattes.cnpq.br/2638382068961952Silva, Marcela Marques066.371.186-05http://lattes.cnpq.br/5062704748108657Oliveira, Douglas Freitas de047.077.591-22http://lattes.cnpq.br/2808735190016514Abreu, Marcelo Augusto Reis de2023-11-28T18:21:58Z2023-06-072023-11-28T18:21:58Z2023-06-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/datasetABREU, Marcelo Augusto Reis de. Tecnologias digitais na produção científica da revista Química Nova na Escola. 2023. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2023.http://bdm.ufmt.br/handle/1/3658porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UFMTinstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMT2023-12-02T06:06:27Zoai:localhost:1/3658Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.ufmt.br/PUBhttp://200.129.241.122/oai/requestopendoar:2023-12-02T06:06:27falseBiblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.ufmt.br/PUBhttp://200.129.241.122/oai/requestbibliotecacentral@ufmt.br||opendoar:2023-12-02T06:06:27Biblioteca Digital de Monografias da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv Tecnologias digitais na produção científica da revista Química Nova na Escola
title Tecnologias digitais na produção científica da revista Química Nova na Escola
spellingShingle Tecnologias digitais na produção científica da revista Química Nova na Escola
Abreu, Marcelo Augusto Reis de
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Revista Química Nova na Escola
Tecnologias digitais
Ensino de química
Softwares
Ambiente virtual de aprendizagem
New Chemistry in School Journal
Digital technologies
Chemistry teaching
Software
Virtual learning environment
title_short Tecnologias digitais na produção científica da revista Química Nova na Escola
title_full Tecnologias digitais na produção científica da revista Química Nova na Escola
title_fullStr Tecnologias digitais na produção científica da revista Química Nova na Escola
title_full_unstemmed Tecnologias digitais na produção científica da revista Química Nova na Escola
title_sort Tecnologias digitais na produção científica da revista Química Nova na Escola
author Abreu, Marcelo Augusto Reis de
author_facet Abreu, Marcelo Augusto Reis de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mello, Irene Cristina de
495.976.201-20
http://lattes.cnpq.br/2638382068961952
Silva, Marcela Marques
066.371.186-05
http://lattes.cnpq.br/5062704748108657
Mello, Irene Cristina de
495.976.201-20
http://lattes.cnpq.br/2638382068961952
Silva, Marcela Marques
066.371.186-05
http://lattes.cnpq.br/5062704748108657
Oliveira, Douglas Freitas de
047.077.591-22
http://lattes.cnpq.br/2808735190016514
dc.contributor.author.fl_str_mv Abreu, Marcelo Augusto Reis de
dc.subject.por.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Revista Química Nova na Escola
Tecnologias digitais
Ensino de química
Softwares
Ambiente virtual de aprendizagem
New Chemistry in School Journal
Digital technologies
Chemistry teaching
Software
Virtual learning environment
topic CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Revista Química Nova na Escola
Tecnologias digitais
Ensino de química
Softwares
Ambiente virtual de aprendizagem
New Chemistry in School Journal
Digital technologies
Chemistry teaching
Software
Virtual learning environment
description This paper describes qualitative bibliographic research and aims to answer the research problem of what scientific production in the Química Nova na Escola (QNEsc) journal? To answer this question, it was necessary to establish 5 categories: Virtual Learning Environments (VLE), Software, Applications, Computer Modeling, and Digital Games from the survey of articles in the magazine on the theme of Digital Technologies, being approached and taken into consideration the educational and methodological aspects that were analyzed with the use of digital resources in the educational context. The results obtained highlight the importance of digital technologies for teaching chemistry, in different contents and subjects about chemistry. Growth in the publication of articles on digital technologies was observed, and the VLE category had the most published papers.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-28T18:21:58Z
2023-06-07
2023-11-28T18:21:58Z
2023-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
info:eu-repo/semantics/dataset
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ABREU, Marcelo Augusto Reis de. Tecnologias digitais na produção científica da revista Química Nova na Escola. 2023. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2023.
http://bdm.ufmt.br/handle/1/3658
identifier_str_mv ABREU, Marcelo Augusto Reis de. Tecnologias digitais na produção científica da revista Química Nova na Escola. 2023. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2023.
url http://bdm.ufmt.br/handle/1/3658
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
Brasil
Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)
UFMT CUC - Cuiabá
Química - CUC - Licenciatura
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
Brasil
Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)
UFMT CUC - Cuiabá
Química - CUC - Licenciatura
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UFMT
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UFMT
collection Biblioteca Digital de Monografias da UFMT
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv bibliotecacentral@ufmt.br||
_version_ 1813012970804871168