O VLT no contexto da política de mobilidade urbana do aglomerado urbano Cuiabá-Várzea Grande

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Candine, Paulo Sérgio Oliveira
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UFMT
Texto Completo: http://bdm.ufmt.br/handle/1/622
Resumo: For decades the movement of people and goods is causing problems of all kinds, from kilometric congestion, high levels of pollution caused by the emission of gases mainly from individual vehicles, as well as other important adversities. It is known, however, that the model of ideal urban planning management requires taking into account the hierarchy of modes, favoring the collective and non-motorized modes of travel, an almost opposite of what is being done in Cuiabá/Várzea Grande. With a current major concern, public authorities created the regulatory tools and planning of urban mobility. Based on these tools, such as the Law on Urban Mobility and Urban Mobility Plan of the Metropolitan Area of the Valley of Rio Cuiabá, together with an analysis prepared technical documents such as designs of the System of VLT, modal average capacity being deployed in the metropolitan area, we found the degree of priority that the system has/will have over other forms of transport.
id UFMT-1_3699a0a6688efdc8378a203a27b1ed72
oai_identifier_str oai:localhost:1/622
network_acronym_str UFMT-1
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UFMT
repository_id_str
spelling O VLT no contexto da política de mobilidade urbana do aglomerado urbano Cuiabá-Várzea GrandeCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILMobilidade urbanaTransporte públicoVLTUrban mobilityPublic transportVLTFor decades the movement of people and goods is causing problems of all kinds, from kilometric congestion, high levels of pollution caused by the emission of gases mainly from individual vehicles, as well as other important adversities. It is known, however, that the model of ideal urban planning management requires taking into account the hierarchy of modes, favoring the collective and non-motorized modes of travel, an almost opposite of what is being done in Cuiabá/Várzea Grande. With a current major concern, public authorities created the regulatory tools and planning of urban mobility. Based on these tools, such as the Law on Urban Mobility and Urban Mobility Plan of the Metropolitan Area of the Valley of Rio Cuiabá, together with an analysis prepared technical documents such as designs of the System of VLT, modal average capacity being deployed in the metropolitan area, we found the degree of priority that the system has/will have over other forms of transport.Há décadas a circulação de pessoas e mercadorias vem causando problemas de todas as naturezas, desde congestionamentos quilométricos, aos altos níveis de poluição provocados pela emissão de gases a partir de veículos, principalmente individuais, além de outras adversidades igualmente importantes. Sabe-se, entretanto, que o modelo de gestão ideal exige um planejamento urbano levando em conta a hierarquização dos modais, priorizando os modos coletivos e não motorizados de deslocamento, uma política praticamente oposta do que vem sendo feito em Cuiabá/Várzea Grande. Com uma preocupação atual maior, as entidades públicas criaram ferramentas de regulamentação e planejamento da Mobilidade Urbana. Baseando-se nessas ferramentas, como a Lei da Mobilidade Urbana e o Plano de Mobilidade Urbana da Região Metropolitana do Vale do Rio Cuiabá, acompanhado da análise de documentos técnicos elaborados, como projetos do Sistema de VLT, modal de média capacidade que está sendo implantado na região metropolitana, verificamos o grau de priorização que o Sistema tem/terá em relação as outras formas de transporte.Universidade Federal de Mato GrossoBrasilFaculdade de Arquitetura, Engenharia e Tecnologia (FAET)UFMT CUC - CuiabáEngenharia Civil - CUCAzevedo, Doriane616.265.971-20http://lattes.cnpq.br/7822387235315790Azevedo, Doriane616.265.971-20http://lattes.cnpq.br/7822387235315790Magalhães, Sérgio Luiz Morais498.448.147-15http://lattes.cnpq.br/7177803656912594Oliveira, Eldemir Pereira de142.739.931-04http://lattes.cnpq.br/8010840373748627Candine, Paulo Sérgio Oliveira2019-02-12T12:00:11Z2014-03-262019-02-12T12:00:11Z2014-03-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/datasetCANDINE, Paulo Sérgio Oliveira. O VLT no contexto da política de mobilidade urbana do aglomerado urbano Cuiabá-Várzea Grande. 2014. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) – Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Arquitetura, Engenharia e Tecnologia, Cuiabá, 2014.http://bdm.ufmt.br/handle/1/622porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UFMTinstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMT2019-02-13T06:00:35Zoai:localhost:1/622Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.ufmt.br/PUBhttp://200.129.241.122/oai/requestopendoar:2019-02-13T06:00:35falseBiblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.ufmt.br/PUBhttp://200.129.241.122/oai/requestbibliotecacentral@ufmt.br||opendoar:2019-02-13T06:00:35Biblioteca Digital de Monografias da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv O VLT no contexto da política de mobilidade urbana do aglomerado urbano Cuiabá-Várzea Grande
title O VLT no contexto da política de mobilidade urbana do aglomerado urbano Cuiabá-Várzea Grande
spellingShingle O VLT no contexto da política de mobilidade urbana do aglomerado urbano Cuiabá-Várzea Grande
Candine, Paulo Sérgio Oliveira
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL
Mobilidade urbana
Transporte público
VLT
Urban mobility
Public transport
VLT
title_short O VLT no contexto da política de mobilidade urbana do aglomerado urbano Cuiabá-Várzea Grande
title_full O VLT no contexto da política de mobilidade urbana do aglomerado urbano Cuiabá-Várzea Grande
title_fullStr O VLT no contexto da política de mobilidade urbana do aglomerado urbano Cuiabá-Várzea Grande
title_full_unstemmed O VLT no contexto da política de mobilidade urbana do aglomerado urbano Cuiabá-Várzea Grande
title_sort O VLT no contexto da política de mobilidade urbana do aglomerado urbano Cuiabá-Várzea Grande
author Candine, Paulo Sérgio Oliveira
author_facet Candine, Paulo Sérgio Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Azevedo, Doriane
616.265.971-20
http://lattes.cnpq.br/7822387235315790
Azevedo, Doriane
616.265.971-20
http://lattes.cnpq.br/7822387235315790
Magalhães, Sérgio Luiz Morais
498.448.147-15
http://lattes.cnpq.br/7177803656912594
Oliveira, Eldemir Pereira de
142.739.931-04
http://lattes.cnpq.br/8010840373748627
dc.contributor.author.fl_str_mv Candine, Paulo Sérgio Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL
Mobilidade urbana
Transporte público
VLT
Urban mobility
Public transport
VLT
topic CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL
Mobilidade urbana
Transporte público
VLT
Urban mobility
Public transport
VLT
description For decades the movement of people and goods is causing problems of all kinds, from kilometric congestion, high levels of pollution caused by the emission of gases mainly from individual vehicles, as well as other important adversities. It is known, however, that the model of ideal urban planning management requires taking into account the hierarchy of modes, favoring the collective and non-motorized modes of travel, an almost opposite of what is being done in Cuiabá/Várzea Grande. With a current major concern, public authorities created the regulatory tools and planning of urban mobility. Based on these tools, such as the Law on Urban Mobility and Urban Mobility Plan of the Metropolitan Area of the Valley of Rio Cuiabá, together with an analysis prepared technical documents such as designs of the System of VLT, modal average capacity being deployed in the metropolitan area, we found the degree of priority that the system has/will have over other forms of transport.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-03-26
2014-03-26
2019-02-12T12:00:11Z
2019-02-12T12:00:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
info:eu-repo/semantics/dataset
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CANDINE, Paulo Sérgio Oliveira. O VLT no contexto da política de mobilidade urbana do aglomerado urbano Cuiabá-Várzea Grande. 2014. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) – Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Arquitetura, Engenharia e Tecnologia, Cuiabá, 2014.
http://bdm.ufmt.br/handle/1/622
identifier_str_mv CANDINE, Paulo Sérgio Oliveira. O VLT no contexto da política de mobilidade urbana do aglomerado urbano Cuiabá-Várzea Grande. 2014. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) – Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Arquitetura, Engenharia e Tecnologia, Cuiabá, 2014.
url http://bdm.ufmt.br/handle/1/622
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
Brasil
Faculdade de Arquitetura, Engenharia e Tecnologia (FAET)
UFMT CUC - Cuiabá
Engenharia Civil - CUC
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
Brasil
Faculdade de Arquitetura, Engenharia e Tecnologia (FAET)
UFMT CUC - Cuiabá
Engenharia Civil - CUC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UFMT
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UFMT
collection Biblioteca Digital de Monografias da UFMT
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv bibliotecacentral@ufmt.br||
_version_ 1813012945841422336