O VLT no contexto da política de mobilidade urbana do aglomerado urbano Cuiabá-Várzea Grande
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UFMT |
Texto Completo: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/622 |
Resumo: | For decades the movement of people and goods is causing problems of all kinds, from kilometric congestion, high levels of pollution caused by the emission of gases mainly from individual vehicles, as well as other important adversities. It is known, however, that the model of ideal urban planning management requires taking into account the hierarchy of modes, favoring the collective and non-motorized modes of travel, an almost opposite of what is being done in Cuiabá/Várzea Grande. With a current major concern, public authorities created the regulatory tools and planning of urban mobility. Based on these tools, such as the Law on Urban Mobility and Urban Mobility Plan of the Metropolitan Area of the Valley of Rio Cuiabá, together with an analysis prepared technical documents such as designs of the System of VLT, modal average capacity being deployed in the metropolitan area, we found the degree of priority that the system has/will have over other forms of transport. |
id |
UFMT-1_3699a0a6688efdc8378a203a27b1ed72 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:1/622 |
network_acronym_str |
UFMT-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UFMT |
repository_id_str |
|
spelling |
O VLT no contexto da política de mobilidade urbana do aglomerado urbano Cuiabá-Várzea GrandeCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILMobilidade urbanaTransporte públicoVLTUrban mobilityPublic transportVLTFor decades the movement of people and goods is causing problems of all kinds, from kilometric congestion, high levels of pollution caused by the emission of gases mainly from individual vehicles, as well as other important adversities. It is known, however, that the model of ideal urban planning management requires taking into account the hierarchy of modes, favoring the collective and non-motorized modes of travel, an almost opposite of what is being done in Cuiabá/Várzea Grande. With a current major concern, public authorities created the regulatory tools and planning of urban mobility. Based on these tools, such as the Law on Urban Mobility and Urban Mobility Plan of the Metropolitan Area of the Valley of Rio Cuiabá, together with an analysis prepared technical documents such as designs of the System of VLT, modal average capacity being deployed in the metropolitan area, we found the degree of priority that the system has/will have over other forms of transport.Há décadas a circulação de pessoas e mercadorias vem causando problemas de todas as naturezas, desde congestionamentos quilométricos, aos altos níveis de poluição provocados pela emissão de gases a partir de veículos, principalmente individuais, além de outras adversidades igualmente importantes. Sabe-se, entretanto, que o modelo de gestão ideal exige um planejamento urbano levando em conta a hierarquização dos modais, priorizando os modos coletivos e não motorizados de deslocamento, uma política praticamente oposta do que vem sendo feito em Cuiabá/Várzea Grande. Com uma preocupação atual maior, as entidades públicas criaram ferramentas de regulamentação e planejamento da Mobilidade Urbana. Baseando-se nessas ferramentas, como a Lei da Mobilidade Urbana e o Plano de Mobilidade Urbana da Região Metropolitana do Vale do Rio Cuiabá, acompanhado da análise de documentos técnicos elaborados, como projetos do Sistema de VLT, modal de média capacidade que está sendo implantado na região metropolitana, verificamos o grau de priorização que o Sistema tem/terá em relação as outras formas de transporte.Universidade Federal de Mato GrossoBrasilFaculdade de Arquitetura, Engenharia e Tecnologia (FAET)UFMT CUC - CuiabáEngenharia Civil - CUCAzevedo, Doriane616.265.971-20http://lattes.cnpq.br/7822387235315790Azevedo, Doriane616.265.971-20http://lattes.cnpq.br/7822387235315790Magalhães, Sérgio Luiz Morais498.448.147-15http://lattes.cnpq.br/7177803656912594Oliveira, Eldemir Pereira de142.739.931-04http://lattes.cnpq.br/8010840373748627Candine, Paulo Sérgio Oliveira2019-02-12T12:00:11Z2014-03-262019-02-12T12:00:11Z2014-03-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/datasetCANDINE, Paulo Sérgio Oliveira. O VLT no contexto da política de mobilidade urbana do aglomerado urbano Cuiabá-Várzea Grande. 2014. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) – Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Arquitetura, Engenharia e Tecnologia, Cuiabá, 2014.http://bdm.ufmt.br/handle/1/622porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UFMTinstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMT2019-02-13T06:00:35Zoai:localhost:1/622Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.ufmt.br/PUBhttp://200.129.241.122/oai/requestopendoar:2019-02-13T06:00:35falseBiblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.ufmt.br/PUBhttp://200.129.241.122/oai/requestbibliotecacentral@ufmt.br||opendoar:2019-02-13T06:00:35Biblioteca Digital de Monografias da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O VLT no contexto da política de mobilidade urbana do aglomerado urbano Cuiabá-Várzea Grande |
title |
O VLT no contexto da política de mobilidade urbana do aglomerado urbano Cuiabá-Várzea Grande |
spellingShingle |
O VLT no contexto da política de mobilidade urbana do aglomerado urbano Cuiabá-Várzea Grande Candine, Paulo Sérgio Oliveira CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL Mobilidade urbana Transporte público VLT Urban mobility Public transport VLT |
title_short |
O VLT no contexto da política de mobilidade urbana do aglomerado urbano Cuiabá-Várzea Grande |
title_full |
O VLT no contexto da política de mobilidade urbana do aglomerado urbano Cuiabá-Várzea Grande |
title_fullStr |
O VLT no contexto da política de mobilidade urbana do aglomerado urbano Cuiabá-Várzea Grande |
title_full_unstemmed |
O VLT no contexto da política de mobilidade urbana do aglomerado urbano Cuiabá-Várzea Grande |
title_sort |
O VLT no contexto da política de mobilidade urbana do aglomerado urbano Cuiabá-Várzea Grande |
author |
Candine, Paulo Sérgio Oliveira |
author_facet |
Candine, Paulo Sérgio Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Azevedo, Doriane 616.265.971-20 http://lattes.cnpq.br/7822387235315790 Azevedo, Doriane 616.265.971-20 http://lattes.cnpq.br/7822387235315790 Magalhães, Sérgio Luiz Morais 498.448.147-15 http://lattes.cnpq.br/7177803656912594 Oliveira, Eldemir Pereira de 142.739.931-04 http://lattes.cnpq.br/8010840373748627 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Candine, Paulo Sérgio Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL Mobilidade urbana Transporte público VLT Urban mobility Public transport VLT |
topic |
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL Mobilidade urbana Transporte público VLT Urban mobility Public transport VLT |
description |
For decades the movement of people and goods is causing problems of all kinds, from kilometric congestion, high levels of pollution caused by the emission of gases mainly from individual vehicles, as well as other important adversities. It is known, however, that the model of ideal urban planning management requires taking into account the hierarchy of modes, favoring the collective and non-motorized modes of travel, an almost opposite of what is being done in Cuiabá/Várzea Grande. With a current major concern, public authorities created the regulatory tools and planning of urban mobility. Based on these tools, such as the Law on Urban Mobility and Urban Mobility Plan of the Metropolitan Area of the Valley of Rio Cuiabá, together with an analysis prepared technical documents such as designs of the System of VLT, modal average capacity being deployed in the metropolitan area, we found the degree of priority that the system has/will have over other forms of transport. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-03-26 2014-03-26 2019-02-12T12:00:11Z 2019-02-12T12:00:11Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/bachelorThesis info:eu-repo/semantics/dataset |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
CANDINE, Paulo Sérgio Oliveira. O VLT no contexto da política de mobilidade urbana do aglomerado urbano Cuiabá-Várzea Grande. 2014. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) – Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Arquitetura, Engenharia e Tecnologia, Cuiabá, 2014. http://bdm.ufmt.br/handle/1/622 |
identifier_str_mv |
CANDINE, Paulo Sérgio Oliveira. O VLT no contexto da política de mobilidade urbana do aglomerado urbano Cuiabá-Várzea Grande. 2014. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) – Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Arquitetura, Engenharia e Tecnologia, Cuiabá, 2014. |
url |
http://bdm.ufmt.br/handle/1/622 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso Brasil Faculdade de Arquitetura, Engenharia e Tecnologia (FAET) UFMT CUC - Cuiabá Engenharia Civil - CUC |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso Brasil Faculdade de Arquitetura, Engenharia e Tecnologia (FAET) UFMT CUC - Cuiabá Engenharia Civil - CUC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UFMT instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) instacron:UFMT |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
instacron_str |
UFMT |
institution |
UFMT |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UFMT |
collection |
Biblioteca Digital de Monografias da UFMT |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Monografias da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
bibliotecacentral@ufmt.br|| |
_version_ |
1813012945841422336 |