A centralidade da melancolia na teoria do drama barroco alemão de Walter Benjamin
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UFMT |
Texto Completo: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/3027 |
Resumo: | A melancolia pode ser considerada um dos temas mais antigos e instigantes da história ocidental, tendo sido objeto das mais diversas e distintas formas de expressão e do conhecimento humano. Neste trabalho objetivamos estudar a melancolia como categoria central na teoria do drama barroco alemão do filósofo Walter Benjamin. Para tanto, partiremos de uma análise do conceito de melancolia da antiguidade à modernidade, buscando compreender as principais características acerca da melancolia e de que maneira elas influenciam e se relacionam com a teoria benjaminiana. Em seguida, nos voltaremos - in stricto – para a teoria da melancolia contida no drama barroco sob três aspectos: a forma do Barroco e o método benjaminiano, a origem da melancolia no contexto histórico do Barroco e, por fim, ao drama em si, o jogo melancólico entre autor e personagens. |
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A centralidade da melancolia na teoria do drama barroco alemão de Walter BenjaminCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIAMelancoliaLutoMorteDrama barrocoTrauerspielA melancolia pode ser considerada um dos temas mais antigos e instigantes da história ocidental, tendo sido objeto das mais diversas e distintas formas de expressão e do conhecimento humano. Neste trabalho objetivamos estudar a melancolia como categoria central na teoria do drama barroco alemão do filósofo Walter Benjamin. Para tanto, partiremos de uma análise do conceito de melancolia da antiguidade à modernidade, buscando compreender as principais características acerca da melancolia e de que maneira elas influenciam e se relacionam com a teoria benjaminiana. Em seguida, nos voltaremos - in stricto – para a teoria da melancolia contida no drama barroco sob três aspectos: a forma do Barroco e o método benjaminiano, a origem da melancolia no contexto histórico do Barroco e, por fim, ao drama em si, o jogo melancólico entre autor e personagens.Universidade Federal de Mato GrossoBrasilInstituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS)UFMT CUC - CuiabáFilosofia - CUC - LicenciaturaKurle, Adriano Bueno008.701.510-29http://lattes.cnpq.br/7802838473979757Kurle, Adriano Bueno008.701.510-29http://lattes.cnpq.br/7802838473979757Alves, Everton José2023-05-09T16:48:02Z2022-09-272023-05-09T16:48:02Z2022-07-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/datasetALVES, Everton José. A centralidade da melancolia na teoria do drama barroco alemão de Walter Benjamin. 2022. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Cuiabá, 2022.http://bdm.ufmt.br/handle/1/3027porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UFMTinstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMT2023-05-21T07:00:24Zoai:localhost:1/3027Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.ufmt.br/PUBhttp://200.129.241.122/oai/requestopendoar:2023-05-21T07:00:24falseBiblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.ufmt.br/PUBhttp://200.129.241.122/oai/requestbibliotecacentral@ufmt.br||opendoar:2023-05-21T07:00:24Biblioteca Digital de Monografias da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
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