A centralidade da melancolia na teoria do drama barroco alemão de Walter Benjamin

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Everton José
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UFMT
Texto Completo: http://bdm.ufmt.br/handle/1/3027
Resumo: A melancolia pode ser considerada um dos temas mais antigos e instigantes da história ocidental, tendo sido objeto das mais diversas e distintas formas de expressão e do conhecimento humano. Neste trabalho objetivamos estudar a melancolia como categoria central na teoria do drama barroco alemão do filósofo Walter Benjamin. Para tanto, partiremos de uma análise do conceito de melancolia da antiguidade à modernidade, buscando compreender as principais características acerca da melancolia e de que maneira elas influenciam e se relacionam com a teoria benjaminiana. Em seguida, nos voltaremos - in stricto – para a teoria da melancolia contida no drama barroco sob três aspectos: a forma do Barroco e o método benjaminiano, a origem da melancolia no contexto histórico do Barroco e, por fim, ao drama em si, o jogo melancólico entre autor e personagens.
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