Metafísica da música em Schopenhauer : a expressão da vontade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Baaklini, David Assad
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UFMT
Texto Completo: http://bdm.ufmt.br/handle/1/2986
Resumo: O presente texto tem a intenção de estudar a música como objeto teórico na visão de Schopenhauer. Para isso, teremos de entender qual caminho que o autor tomou para chegar a suas conclusões e assim embasarmos à conclusão presente nesta monografia. Apesar do próprio filosofo Arthur Schopenhauer se declarar platônico e kantiano, existem diferenças basilares entre a sua linha de pensamento e entre as doutrinas de Platão e de Kant. Para Platão, o Mundo das Idéias reside na atemporalidade e consiste na perfeição das coisas metafisicamente consideradas, sendo o mundo físico uma cópia temporal e imperfeita desse mundo ideal. Na visão de Kant, o conhecimento limita-se aos Fenômenos, opondo-se ao conhecimento do real, ou da Coisa em Si. Schopenhauer apresenta a obra O Mundo Como Vontade e Representação. Nessa obra, Schopenhauer expõe uma teoria filosófica que serviria como um elemento conciliador entre as filosofias de Platão e de Kant. Para tanto, ele, Schopenhauer, cria um novo conceito, inspirado nas doutrinas budista e hinduísta, a partir do qual seria possível uma explicação para o sofrimento presente no mundo – a Vontade. Para Schopenhauer, a Vontade é a parte metafísica, e a representação é a parte física (a Vontade sendo a “o fundamento” da representação: grosso modo, a Vontade “cria” a representação) Segundo Schopenhauer, a dor e a tristeza do ser humano só podem cessar através da arte, e ele, Schopenhauer, elenca a arte por graus de capacidade de apresentar a Vontade de forma simbólica, sendo a música, por ser a arte mais capaz de simbolicamente apresentar a Vontade, a arte mais sublime. A música é o movimento da Vontade que mais se aproxima da Coisa em si, a Vontade pura, aquela não é guiada por Fenômenos, imagens ou Representação. Esta monografia pretende entender a Vontade como o fundamento do mundo fenomênico, sendo a música a via de apresentação desse fundamento.
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