Avaliação mediadora : seus limites e possibilidades na concepção de graduandos do Curso de Pedagogia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UFMT |
Texto Completo: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/1237 |
Resumo: | Esta pesquisa foi realizada na forma de Trabalho de Conclusão do Curso de Pedagogia, na disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), e tem como tema a avaliação mediadora. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que envolveu levantamento bibliográfico de livros sobre o tema da avaliação na Biblioteca da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Campus de Rondonópolis, e de artigos científicos sobre avaliação mediadora disponíveis na página eletrônica Scielo Scientific Electronic Library Online (http://www.scielo.org/php/index.php), além da realização de entrevista semiestruturada com dois graduandos do 4º ano do Curso de Graduação em Pedagogia do mesmo Campus. O foco na avaliação mediadora foi definido por conta de meu interesse neste tema, sendo que o tema avaliação foi estudado na disciplina “Currículo e Avaliação” e também na disciplina de “Didática”. Outras disciplinas do curso também problematizaram a avaliação, uma vez que esta é considerada como um desafio a ser enfrentado nas escolas com vistas a superar as práticas classificatórias excludentes. Sendo assim, aprofundar os estudos sobre avaliação me auxiliará como futura professora de crianças pequenas, visto que, em momentos do Estágio Supervisionado em uma experiência com o PIBID na escola, pude sentir a complexidade do trabalho docente. Diante disso, a questão que levou a este estudo foi: quais concepções de avaliação da aprendizagem têm os graduandos do quarto ano de Pedagogia da UFMT? Para sua realização foi definido o objetivo geral de compreender quais concepções de avaliação da aprendizagem têm os graduandos do quarto ano de Pedagogia da UFMT, a fim de problematizar os limites e possibilidades da avaliação como mediação. Já os objetivos específicos deste estudo foram: realizar levantamento de obras e autores lidos no curso de Pedagogia e também de outros autores que tratem da avaliação da aprendizagem; identificar e discutir as concepções de avaliação da aprendizagem de graduandos do 4º ano do Curso de Pedagogia da UFMT e compreender os limites e as possibilidades da avaliação na visão dos graduandos, além de discutir a importância da avaliação mediadora. Os autores que deram embasamento teórico ao Trabalho de Conclusão de Curso foram: Jussara Hoffmann, Carlos Cipriano Luckesi, Maria da Graça Nicoletti Mizukami, Celso dos S. Vasconcellos, dentre outros. Nem todos os autores estudados usam a expressão “avaliação mediadora”, mas, de algum modo, discutem a função da avaliação na garantia da aprendizagem, aproximando a discussão do papel mediador da avaliação no processo ensino-aprendizagem. Na entrevista com os graduandos, a concepção de avaliação mediadora foi apresentada de diferentes modos e dentre elas cito: como uma maneira de conhecer as capacidades e habilidades das crianças, mas também com o papel de favorecer a aprendizagem a partir de uma intervenção individual diferenciada. O desafio de romper com práticas classificatórias (tradicionais) é perceptível na visão de uma graduanda. Considero, no entanto, que a visão crítica dos graduandos sobre a avaliação, seus limites e possibilidades que também busquei discutir neste trabalho, são o resultado de uma formação crítica no Curso de Pedagogia da UFMT, Câmpus de Rondonópolis, que pode, ainda que lentamente, mudar o cenário da avaliação nas escolas. |
id |
UFMT-1_4ce08d06760011b7b4ddee1defe8afb0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:1/1237 |
network_acronym_str |
UFMT-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UFMT |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação mediadora : seus limites e possibilidades na concepção de graduandos do Curso de PedagogiaCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOAvaliação mediadoraEnsino-aprendizagemConcepções de graduandos de pedagogiaEsta pesquisa foi realizada na forma de Trabalho de Conclusão do Curso de Pedagogia, na disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), e tem como tema a avaliação mediadora. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que envolveu levantamento bibliográfico de livros sobre o tema da avaliação na Biblioteca da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Campus de Rondonópolis, e de artigos científicos sobre avaliação mediadora disponíveis na página eletrônica Scielo Scientific Electronic Library Online (http://www.scielo.org/php/index.php), além da realização de entrevista semiestruturada com dois graduandos do 4º ano do Curso de Graduação em Pedagogia do mesmo Campus. O foco na avaliação mediadora foi definido por conta de meu interesse neste tema, sendo que o tema avaliação foi estudado na disciplina “Currículo e Avaliação” e também na disciplina de “Didática”. Outras disciplinas do curso também problematizaram a avaliação, uma vez que esta é considerada como um desafio a ser enfrentado nas escolas com vistas a superar as práticas classificatórias excludentes. Sendo assim, aprofundar os estudos sobre avaliação me auxiliará como futura professora de crianças pequenas, visto que, em momentos do Estágio Supervisionado em uma experiência com o PIBID na escola, pude sentir a complexidade do trabalho docente. Diante disso, a questão que levou a este estudo foi: quais concepções de avaliação da aprendizagem têm os graduandos do quarto ano de Pedagogia da UFMT? Para sua realização foi definido o objetivo geral de compreender quais concepções de avaliação da aprendizagem têm os graduandos do quarto ano de Pedagogia da UFMT, a fim de problematizar os limites e possibilidades da avaliação como mediação. Já os objetivos específicos deste estudo foram: realizar levantamento de obras e autores lidos no curso de Pedagogia e também de outros autores que tratem da avaliação da aprendizagem; identificar e discutir as concepções de avaliação da aprendizagem de graduandos do 4º ano do Curso de Pedagogia da UFMT e compreender os limites e as possibilidades da avaliação na visão dos graduandos, além de discutir a importância da avaliação mediadora. Os autores que deram embasamento teórico ao Trabalho de Conclusão de Curso foram: Jussara Hoffmann, Carlos Cipriano Luckesi, Maria da Graça Nicoletti Mizukami, Celso dos S. Vasconcellos, dentre outros. Nem todos os autores estudados usam a expressão “avaliação mediadora”, mas, de algum modo, discutem a função da avaliação na garantia da aprendizagem, aproximando a discussão do papel mediador da avaliação no processo ensino-aprendizagem. Na entrevista com os graduandos, a concepção de avaliação mediadora foi apresentada de diferentes modos e dentre elas cito: como uma maneira de conhecer as capacidades e habilidades das crianças, mas também com o papel de favorecer a aprendizagem a partir de uma intervenção individual diferenciada. O desafio de romper com práticas classificatórias (tradicionais) é perceptível na visão de uma graduanda. Considero, no entanto, que a visão crítica dos graduandos sobre a avaliação, seus limites e possibilidades que também busquei discutir neste trabalho, são o resultado de uma formação crítica no Curso de Pedagogia da UFMT, Câmpus de Rondonópolis, que pode, ainda que lentamente, mudar o cenário da avaliação nas escolas.Universidade Federal de Mato GrossoBrasilInstituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – RondonópolisUFMT CUR - RondonopólisPedagogia - CURCunha, Érika Virgílio Rodrigues dahttp://lattes.cnpq.br/1583175347126296Cunha, Érika Virgílio Rodrigues dahttp://lattes.cnpq.br/1583175347126296Martins, Rosana Mariahttp://lattes.cnpq.br/0099631864718875Theodoro, Thaís Silva Verãohttp://lattes.cnpq.br/1882172824631487Souza, Rosilene Leite da Silva2019-07-02T18:31:01Z2019-04-032019-07-02T18:31:01Z2019-04-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/datasetSOUZA, Rosilene Leite da Silva. Avaliação mediadora: seus limites e possibilidades na concepção de graduandos do Curso de Pedagogia. 2019. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Rondonópolis, 2019.http://bdm.ufmt.br/handle/1/1237porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UFMTinstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMT2019-07-06T07:00:42Zoai:localhost:1/1237Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.ufmt.br/PUBhttp://200.129.241.122/oai/requestopendoar:2019-07-06T07:00:42falseBiblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.ufmt.br/PUBhttp://200.129.241.122/oai/requestbibliotecacentral@ufmt.br||opendoar:2019-07-06T07:00:42Biblioteca Digital de Monografias da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação mediadora : seus limites e possibilidades na concepção de graduandos do Curso de Pedagogia |
title |
Avaliação mediadora : seus limites e possibilidades na concepção de graduandos do Curso de Pedagogia |
spellingShingle |
Avaliação mediadora : seus limites e possibilidades na concepção de graduandos do Curso de Pedagogia Souza, Rosilene Leite da Silva CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Avaliação mediadora Ensino-aprendizagem Concepções de graduandos de pedagogia |
title_short |
Avaliação mediadora : seus limites e possibilidades na concepção de graduandos do Curso de Pedagogia |
title_full |
Avaliação mediadora : seus limites e possibilidades na concepção de graduandos do Curso de Pedagogia |
title_fullStr |
Avaliação mediadora : seus limites e possibilidades na concepção de graduandos do Curso de Pedagogia |
title_full_unstemmed |
Avaliação mediadora : seus limites e possibilidades na concepção de graduandos do Curso de Pedagogia |
title_sort |
Avaliação mediadora : seus limites e possibilidades na concepção de graduandos do Curso de Pedagogia |
author |
Souza, Rosilene Leite da Silva |
author_facet |
Souza, Rosilene Leite da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cunha, Érika Virgílio Rodrigues da http://lattes.cnpq.br/1583175347126296 Cunha, Érika Virgílio Rodrigues da http://lattes.cnpq.br/1583175347126296 Martins, Rosana Maria http://lattes.cnpq.br/0099631864718875 Theodoro, Thaís Silva Verão http://lattes.cnpq.br/1882172824631487 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Rosilene Leite da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Avaliação mediadora Ensino-aprendizagem Concepções de graduandos de pedagogia |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Avaliação mediadora Ensino-aprendizagem Concepções de graduandos de pedagogia |
description |
Esta pesquisa foi realizada na forma de Trabalho de Conclusão do Curso de Pedagogia, na disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), e tem como tema a avaliação mediadora. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que envolveu levantamento bibliográfico de livros sobre o tema da avaliação na Biblioteca da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Campus de Rondonópolis, e de artigos científicos sobre avaliação mediadora disponíveis na página eletrônica Scielo Scientific Electronic Library Online (http://www.scielo.org/php/index.php), além da realização de entrevista semiestruturada com dois graduandos do 4º ano do Curso de Graduação em Pedagogia do mesmo Campus. O foco na avaliação mediadora foi definido por conta de meu interesse neste tema, sendo que o tema avaliação foi estudado na disciplina “Currículo e Avaliação” e também na disciplina de “Didática”. Outras disciplinas do curso também problematizaram a avaliação, uma vez que esta é considerada como um desafio a ser enfrentado nas escolas com vistas a superar as práticas classificatórias excludentes. Sendo assim, aprofundar os estudos sobre avaliação me auxiliará como futura professora de crianças pequenas, visto que, em momentos do Estágio Supervisionado em uma experiência com o PIBID na escola, pude sentir a complexidade do trabalho docente. Diante disso, a questão que levou a este estudo foi: quais concepções de avaliação da aprendizagem têm os graduandos do quarto ano de Pedagogia da UFMT? Para sua realização foi definido o objetivo geral de compreender quais concepções de avaliação da aprendizagem têm os graduandos do quarto ano de Pedagogia da UFMT, a fim de problematizar os limites e possibilidades da avaliação como mediação. Já os objetivos específicos deste estudo foram: realizar levantamento de obras e autores lidos no curso de Pedagogia e também de outros autores que tratem da avaliação da aprendizagem; identificar e discutir as concepções de avaliação da aprendizagem de graduandos do 4º ano do Curso de Pedagogia da UFMT e compreender os limites e as possibilidades da avaliação na visão dos graduandos, além de discutir a importância da avaliação mediadora. Os autores que deram embasamento teórico ao Trabalho de Conclusão de Curso foram: Jussara Hoffmann, Carlos Cipriano Luckesi, Maria da Graça Nicoletti Mizukami, Celso dos S. Vasconcellos, dentre outros. Nem todos os autores estudados usam a expressão “avaliação mediadora”, mas, de algum modo, discutem a função da avaliação na garantia da aprendizagem, aproximando a discussão do papel mediador da avaliação no processo ensino-aprendizagem. Na entrevista com os graduandos, a concepção de avaliação mediadora foi apresentada de diferentes modos e dentre elas cito: como uma maneira de conhecer as capacidades e habilidades das crianças, mas também com o papel de favorecer a aprendizagem a partir de uma intervenção individual diferenciada. O desafio de romper com práticas classificatórias (tradicionais) é perceptível na visão de uma graduanda. Considero, no entanto, que a visão crítica dos graduandos sobre a avaliação, seus limites e possibilidades que também busquei discutir neste trabalho, são o resultado de uma formação crítica no Curso de Pedagogia da UFMT, Câmpus de Rondonópolis, que pode, ainda que lentamente, mudar o cenário da avaliação nas escolas. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-02T18:31:01Z 2019-04-03 2019-07-02T18:31:01Z 2019-04-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/bachelorThesis info:eu-repo/semantics/dataset |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SOUZA, Rosilene Leite da Silva. Avaliação mediadora: seus limites e possibilidades na concepção de graduandos do Curso de Pedagogia. 2019. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Rondonópolis, 2019. http://bdm.ufmt.br/handle/1/1237 |
identifier_str_mv |
SOUZA, Rosilene Leite da Silva. Avaliação mediadora: seus limites e possibilidades na concepção de graduandos do Curso de Pedagogia. 2019. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Rondonópolis, 2019. |
url |
http://bdm.ufmt.br/handle/1/1237 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso Brasil Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Rondonópolis UFMT CUR - Rondonopólis Pedagogia - CUR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso Brasil Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Rondonópolis UFMT CUR - Rondonopólis Pedagogia - CUR |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UFMT instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) instacron:UFMT |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
instacron_str |
UFMT |
institution |
UFMT |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UFMT |
collection |
Biblioteca Digital de Monografias da UFMT |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Monografias da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
bibliotecacentral@ufmt.br|| |
_version_ |
1804658247204864000 |