Avaliação mediadora : seus limites e possibilidades na concepção de graduandos do Curso de Pedagogia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Rosilene Leite da Silva
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UFMT
Texto Completo: http://bdm.ufmt.br/handle/1/1237
Resumo: Esta pesquisa foi realizada na forma de Trabalho de Conclusão do Curso de Pedagogia, na disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), e tem como tema a avaliação mediadora. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que envolveu levantamento bibliográfico de livros sobre o tema da avaliação na Biblioteca da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Campus de Rondonópolis, e de artigos científicos sobre avaliação mediadora disponíveis na página eletrônica Scielo Scientific Electronic Library Online (http://www.scielo.org/php/index.php), além da realização de entrevista semiestruturada com dois graduandos do 4º ano do Curso de Graduação em Pedagogia do mesmo Campus. O foco na avaliação mediadora foi definido por conta de meu interesse neste tema, sendo que o tema avaliação foi estudado na disciplina “Currículo e Avaliação” e também na disciplina de “Didática”. Outras disciplinas do curso também problematizaram a avaliação, uma vez que esta é considerada como um desafio a ser enfrentado nas escolas com vistas a superar as práticas classificatórias excludentes. Sendo assim, aprofundar os estudos sobre avaliação me auxiliará como futura professora de crianças pequenas, visto que, em momentos do Estágio Supervisionado em uma experiência com o PIBID na escola, pude sentir a complexidade do trabalho docente. Diante disso, a questão que levou a este estudo foi: quais concepções de avaliação da aprendizagem têm os graduandos do quarto ano de Pedagogia da UFMT? Para sua realização foi definido o objetivo geral de compreender quais concepções de avaliação da aprendizagem têm os graduandos do quarto ano de Pedagogia da UFMT, a fim de problematizar os limites e possibilidades da avaliação como mediação. Já os objetivos específicos deste estudo foram: realizar levantamento de obras e autores lidos no curso de Pedagogia e também de outros autores que tratem da avaliação da aprendizagem; identificar e discutir as concepções de avaliação da aprendizagem de graduandos do 4º ano do Curso de Pedagogia da UFMT e compreender os limites e as possibilidades da avaliação na visão dos graduandos, além de discutir a importância da avaliação mediadora. Os autores que deram embasamento teórico ao Trabalho de Conclusão de Curso foram: Jussara Hoffmann, Carlos Cipriano Luckesi, Maria da Graça Nicoletti Mizukami, Celso dos S. Vasconcellos, dentre outros. Nem todos os autores estudados usam a expressão “avaliação mediadora”, mas, de algum modo, discutem a função da avaliação na garantia da aprendizagem, aproximando a discussão do papel mediador da avaliação no processo ensino-aprendizagem. Na entrevista com os graduandos, a concepção de avaliação mediadora foi apresentada de diferentes modos e dentre elas cito: como uma maneira de conhecer as capacidades e habilidades das crianças, mas também com o papel de favorecer a aprendizagem a partir de uma intervenção individual diferenciada. O desafio de romper com práticas classificatórias (tradicionais) é perceptível na visão de uma graduanda. Considero, no entanto, que a visão crítica dos graduandos sobre a avaliação, seus limites e possibilidades que também busquei discutir neste trabalho, são o resultado de uma formação crítica no Curso de Pedagogia da UFMT, Câmpus de Rondonópolis, que pode, ainda que lentamente, mudar o cenário da avaliação nas escolas.
id UFMT-1_4ce08d06760011b7b4ddee1defe8afb0
oai_identifier_str oai:localhost:1/1237
network_acronym_str UFMT-1
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UFMT
repository_id_str
spelling Avaliação mediadora : seus limites e possibilidades na concepção de graduandos do Curso de PedagogiaCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOAvaliação mediadoraEnsino-aprendizagemConcepções de graduandos de pedagogiaEsta pesquisa foi realizada na forma de Trabalho de Conclusão do Curso de Pedagogia, na disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), e tem como tema a avaliação mediadora. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que envolveu levantamento bibliográfico de livros sobre o tema da avaliação na Biblioteca da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Campus de Rondonópolis, e de artigos científicos sobre avaliação mediadora disponíveis na página eletrônica Scielo Scientific Electronic Library Online (http://www.scielo.org/php/index.php), além da realização de entrevista semiestruturada com dois graduandos do 4º ano do Curso de Graduação em Pedagogia do mesmo Campus. O foco na avaliação mediadora foi definido por conta de meu interesse neste tema, sendo que o tema avaliação foi estudado na disciplina “Currículo e Avaliação” e também na disciplina de “Didática”. Outras disciplinas do curso também problematizaram a avaliação, uma vez que esta é considerada como um desafio a ser enfrentado nas escolas com vistas a superar as práticas classificatórias excludentes. Sendo assim, aprofundar os estudos sobre avaliação me auxiliará como futura professora de crianças pequenas, visto que, em momentos do Estágio Supervisionado em uma experiência com o PIBID na escola, pude sentir a complexidade do trabalho docente. Diante disso, a questão que levou a este estudo foi: quais concepções de avaliação da aprendizagem têm os graduandos do quarto ano de Pedagogia da UFMT? Para sua realização foi definido o objetivo geral de compreender quais concepções de avaliação da aprendizagem têm os graduandos do quarto ano de Pedagogia da UFMT, a fim de problematizar os limites e possibilidades da avaliação como mediação. Já os objetivos específicos deste estudo foram: realizar levantamento de obras e autores lidos no curso de Pedagogia e também de outros autores que tratem da avaliação da aprendizagem; identificar e discutir as concepções de avaliação da aprendizagem de graduandos do 4º ano do Curso de Pedagogia da UFMT e compreender os limites e as possibilidades da avaliação na visão dos graduandos, além de discutir a importância da avaliação mediadora. Os autores que deram embasamento teórico ao Trabalho de Conclusão de Curso foram: Jussara Hoffmann, Carlos Cipriano Luckesi, Maria da Graça Nicoletti Mizukami, Celso dos S. Vasconcellos, dentre outros. Nem todos os autores estudados usam a expressão “avaliação mediadora”, mas, de algum modo, discutem a função da avaliação na garantia da aprendizagem, aproximando a discussão do papel mediador da avaliação no processo ensino-aprendizagem. Na entrevista com os graduandos, a concepção de avaliação mediadora foi apresentada de diferentes modos e dentre elas cito: como uma maneira de conhecer as capacidades e habilidades das crianças, mas também com o papel de favorecer a aprendizagem a partir de uma intervenção individual diferenciada. O desafio de romper com práticas classificatórias (tradicionais) é perceptível na visão de uma graduanda. Considero, no entanto, que a visão crítica dos graduandos sobre a avaliação, seus limites e possibilidades que também busquei discutir neste trabalho, são o resultado de uma formação crítica no Curso de Pedagogia da UFMT, Câmpus de Rondonópolis, que pode, ainda que lentamente, mudar o cenário da avaliação nas escolas.Universidade Federal de Mato GrossoBrasilInstituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – RondonópolisUFMT CUR - RondonopólisPedagogia - CURCunha, Érika Virgílio Rodrigues dahttp://lattes.cnpq.br/1583175347126296Cunha, Érika Virgílio Rodrigues dahttp://lattes.cnpq.br/1583175347126296Martins, Rosana Mariahttp://lattes.cnpq.br/0099631864718875Theodoro, Thaís Silva Verãohttp://lattes.cnpq.br/1882172824631487Souza, Rosilene Leite da Silva2019-07-02T18:31:01Z2019-04-032019-07-02T18:31:01Z2019-04-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/datasetSOUZA, Rosilene Leite da Silva. Avaliação mediadora: seus limites e possibilidades na concepção de graduandos do Curso de Pedagogia. 2019. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Rondonópolis, 2019.http://bdm.ufmt.br/handle/1/1237porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UFMTinstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMT2019-07-06T07:00:42Zoai:localhost:1/1237Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.ufmt.br/PUBhttp://200.129.241.122/oai/requestopendoar:2019-07-06T07:00:42falseBiblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.ufmt.br/PUBhttp://200.129.241.122/oai/requestbibliotecacentral@ufmt.br||opendoar:2019-07-06T07:00:42Biblioteca Digital de Monografias da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação mediadora : seus limites e possibilidades na concepção de graduandos do Curso de Pedagogia
title Avaliação mediadora : seus limites e possibilidades na concepção de graduandos do Curso de Pedagogia
spellingShingle Avaliação mediadora : seus limites e possibilidades na concepção de graduandos do Curso de Pedagogia
Souza, Rosilene Leite da Silva
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Avaliação mediadora
Ensino-aprendizagem
Concepções de graduandos de pedagogia
title_short Avaliação mediadora : seus limites e possibilidades na concepção de graduandos do Curso de Pedagogia
title_full Avaliação mediadora : seus limites e possibilidades na concepção de graduandos do Curso de Pedagogia
title_fullStr Avaliação mediadora : seus limites e possibilidades na concepção de graduandos do Curso de Pedagogia
title_full_unstemmed Avaliação mediadora : seus limites e possibilidades na concepção de graduandos do Curso de Pedagogia
title_sort Avaliação mediadora : seus limites e possibilidades na concepção de graduandos do Curso de Pedagogia
author Souza, Rosilene Leite da Silva
author_facet Souza, Rosilene Leite da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cunha, Érika Virgílio Rodrigues da
http://lattes.cnpq.br/1583175347126296
Cunha, Érika Virgílio Rodrigues da
http://lattes.cnpq.br/1583175347126296
Martins, Rosana Maria
http://lattes.cnpq.br/0099631864718875
Theodoro, Thaís Silva Verão
http://lattes.cnpq.br/1882172824631487
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Rosilene Leite da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Avaliação mediadora
Ensino-aprendizagem
Concepções de graduandos de pedagogia
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Avaliação mediadora
Ensino-aprendizagem
Concepções de graduandos de pedagogia
description Esta pesquisa foi realizada na forma de Trabalho de Conclusão do Curso de Pedagogia, na disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), e tem como tema a avaliação mediadora. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que envolveu levantamento bibliográfico de livros sobre o tema da avaliação na Biblioteca da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Campus de Rondonópolis, e de artigos científicos sobre avaliação mediadora disponíveis na página eletrônica Scielo Scientific Electronic Library Online (http://www.scielo.org/php/index.php), além da realização de entrevista semiestruturada com dois graduandos do 4º ano do Curso de Graduação em Pedagogia do mesmo Campus. O foco na avaliação mediadora foi definido por conta de meu interesse neste tema, sendo que o tema avaliação foi estudado na disciplina “Currículo e Avaliação” e também na disciplina de “Didática”. Outras disciplinas do curso também problematizaram a avaliação, uma vez que esta é considerada como um desafio a ser enfrentado nas escolas com vistas a superar as práticas classificatórias excludentes. Sendo assim, aprofundar os estudos sobre avaliação me auxiliará como futura professora de crianças pequenas, visto que, em momentos do Estágio Supervisionado em uma experiência com o PIBID na escola, pude sentir a complexidade do trabalho docente. Diante disso, a questão que levou a este estudo foi: quais concepções de avaliação da aprendizagem têm os graduandos do quarto ano de Pedagogia da UFMT? Para sua realização foi definido o objetivo geral de compreender quais concepções de avaliação da aprendizagem têm os graduandos do quarto ano de Pedagogia da UFMT, a fim de problematizar os limites e possibilidades da avaliação como mediação. Já os objetivos específicos deste estudo foram: realizar levantamento de obras e autores lidos no curso de Pedagogia e também de outros autores que tratem da avaliação da aprendizagem; identificar e discutir as concepções de avaliação da aprendizagem de graduandos do 4º ano do Curso de Pedagogia da UFMT e compreender os limites e as possibilidades da avaliação na visão dos graduandos, além de discutir a importância da avaliação mediadora. Os autores que deram embasamento teórico ao Trabalho de Conclusão de Curso foram: Jussara Hoffmann, Carlos Cipriano Luckesi, Maria da Graça Nicoletti Mizukami, Celso dos S. Vasconcellos, dentre outros. Nem todos os autores estudados usam a expressão “avaliação mediadora”, mas, de algum modo, discutem a função da avaliação na garantia da aprendizagem, aproximando a discussão do papel mediador da avaliação no processo ensino-aprendizagem. Na entrevista com os graduandos, a concepção de avaliação mediadora foi apresentada de diferentes modos e dentre elas cito: como uma maneira de conhecer as capacidades e habilidades das crianças, mas também com o papel de favorecer a aprendizagem a partir de uma intervenção individual diferenciada. O desafio de romper com práticas classificatórias (tradicionais) é perceptível na visão de uma graduanda. Considero, no entanto, que a visão crítica dos graduandos sobre a avaliação, seus limites e possibilidades que também busquei discutir neste trabalho, são o resultado de uma formação crítica no Curso de Pedagogia da UFMT, Câmpus de Rondonópolis, que pode, ainda que lentamente, mudar o cenário da avaliação nas escolas.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-02T18:31:01Z
2019-04-03
2019-07-02T18:31:01Z
2019-04-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
info:eu-repo/semantics/dataset
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUZA, Rosilene Leite da Silva. Avaliação mediadora: seus limites e possibilidades na concepção de graduandos do Curso de Pedagogia. 2019. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Rondonópolis, 2019.
http://bdm.ufmt.br/handle/1/1237
identifier_str_mv SOUZA, Rosilene Leite da Silva. Avaliação mediadora: seus limites e possibilidades na concepção de graduandos do Curso de Pedagogia. 2019. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Rondonópolis, 2019.
url http://bdm.ufmt.br/handle/1/1237
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
Brasil
Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Rondonópolis
UFMT CUR - Rondonopólis
Pedagogia - CUR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
Brasil
Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Rondonópolis
UFMT CUR - Rondonopólis
Pedagogia - CUR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UFMT
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UFMT
collection Biblioteca Digital de Monografias da UFMT
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv bibliotecacentral@ufmt.br||
_version_ 1804658247204864000